Guia para viajar apenas com mala de mão

mala de mão
mala de mão

Desde que a ANAC alterou as regras da franquia de bagagem, escolher o que levar na viagem ficou um pouco mais complicado. Afinal, agora todos os nossos pertences devem caber em uma mala de mão. E se já é difícil fazer viagens nacionais com tão pouco espaço, imagine para quem pretende ir ao exterior? 

A gente sabe que a mala de mão é pequena. Mas, com jeitinho é possível organizar tudo o que é essencial para sua viagem dentro dela. Por isso, neste post elaboramos um guia de como organizar a sua bagagem. Temos certeza que depois deste artigo você vai ficar expert no assunto. 

Venha com a gente! 

O que pode ser considerado uma mala de mão? 

Quando pensamos em mala de mão, imaginamos uma bagagem pequena apenas para itens pessoais e de emergência. Contudo, se você vai viajar de avião, saiba que para ser considerada uma mala de mão a sua bolsa deve atender a uma medida específica. Por via de regra a dimensão ideal para esse tipo de bagagem é 55X35X25cm, no máximo. 

Dimensões da mala de mão
Dimensões da mala de mão

Além disso, essa mala deve pesar até 10kg. Entretanto, essas regras podem ter algumas mudanças de uma companhia para outra ou de acordo com o seu tipo de viagem. A Latam, por exemplo, permite que os passageiros levem até 16kg na bolsa de mão. Desde que, esteja em um voo internacional e em cabine executiva. Assim, é sempre bom consultar o regulamento da empresa com relação a franquia de bagagem.

Como escolher a mala de mão perfeita? 

Com as dimensões e peso permitidos da mala de mão, chegou a hora de escolher a bagagem. Hoje no mercado existem vários modelos de diferentes matérias primas, cores, formatos, marcas e claro, preço. Tudo isso deve ser levado em conta, mas principalmente dois aspectos: a capacidade e a praticidade. 

Lembre-se que você não vai despachar essa bagagem e em um voo com mais de uma escala, carregar essa mala pra lá e pra cá pode ser bem desconfortável. Nesse sentido, as bolsas com rodinha são a melhor escolha, pois facilita o seu deslocamento. Com relação ao material, as malas rígidas, geralmente produzidas de policarbonato, propileno ou ABS, são mais duráveis. 

O que levar em conta ao escolher a mala de mão
O que levar em conta ao escolher a mala de mão

Por serem impermeáveis, resistem à chuva e também protegem os seus objetos do impacto. Mas, como o próprio nome diz, elas são rígidas, ou seja, o espaço é limitado e não expande. Além disso, ela é mais pesada e por isso é necessário maior atenção ao peso. Há ainda as malas de nylon e poliéster. Essas bagagens se adaptam melhor quando você precisa colocar algo a mais.

Por ser de tecido mais flexível elas expandem. Esse tipo de mala também é mais barata do que as do tipo rígida. A desvantagem que ela apresenta é por, na maioria dos casos, não ser impermeável. Assim, se algo acontecer, é capaz de danificar o seu objeto. Por fim, dependendo da qualidade do material, essas malas podem estragar com mais facilidade. 

Check list para arrumar a mala de mão

Com apenas uma mala de mão para viajar, todas as nossas escolhas devem ser bem pensadas. Afinal, queremos garantir que tudo o que é essencial vai estar lá dentro. Para facilitar esse processo, montamos um check list de como organizar a sua bagagem. Confira!

Use necessaires

Quando temos espaço sobrando não nos importamos muito onde colocar cada coisa. Mas, quanto tudo que temos é uma mala de mão, cada cantinho conta. Assim, utilizar necessaires nos ajuda a otimizar a bagagem. Use-as para colocar objetos de higiene pessoal como escova de dente, sabonete, shampoo. Da mesma forma, elas servem para organizar bijuterias e até roupas íntimas. 

Leve tudo mini 

Se você vai fazer uma viagem de fim de semana ou de 5 a 8 dias não precisa levar objetos em full size. Shampoo, condicionador, hidratante, todos os itens de higiene pessoal, podem ser colocados em frascos menores. Geralmente, em farmácias e lojas de produtos para casa é possível encontrar esse tipo de kit. Algumas pessoas não abrem mão de usar o secador de cabelo. 

Esse é um item que toma muito espaço na mala de mão e está disponível na maioria dos hotéis. Então, só leve se você já entrou em contato com a acomodação e se certificou de que ele não é oferecido por lá. Ainda assim, sugerimos que compre um secador daqueles pequenos, que são dobráveis, próprio para viagem. 

Kits de viagem são práticos e facilitam o transporte de produtos de higiene pessoal
Kits de viagem são práticos e facilitam o transporte de produtos de higiene pessoal

Por fim, um bom motivo para levar tudo em tamanho mini são as regras para voos internacionais. Nessas viagens, cada passageiro pode levar na mala de mão, líquidos armazenados em frascos de até 100ml, transportando no máximo 1 litros. Ou seja, 10 recipientes de 100 ml.

Escolha peças coringas

Já resolvemos como levar os itens pequenos. Agora chegou a parte mais importante da organização da mala de mão. É bem difícil encontrar uma pessoa que não leve roupa a mais para uma viagem. Afinal, sempre passa na nossa cabeça aqueles pensamentos: “e se acontecer um imprevisto?”; “e se o tempo mudar?”; “e se eu não me sentir bem com esse look?”. 

Essas dúvidas são normais. Mas, para elas, a gente tem a resposta: escolha peças coringas. O primeiro passo é pensar na quantidade de dias que você vai passar viajando e escolher os looks pensando em cada dia. Em seguida, monte combinações com roupas que conversam entre si, ou seja, nada daquela blusa que só combina com um único short. 

Se você vai viajar apenas om uma mala de mão, dê preferência a peças coringas

Pense também em peças que podem ser usadas em mais de uma ocasião, como por exemplo, um vestido preto, uma calça mais alinhada e uma sandália arrumadinha. Escolha também, acessórios pequenos, mas que mudem o visual. A ideia é poder usar o mesmo look tanto para ir num passeio quanto numa festa, adicionando apenas alguns detalhes. 

Por fim, nada de levar aquela roupa que você nunca usa. Se você não gosta de vestir no seu dia-a-dia, imagine durante a viagem. Dê preferência a peças com tecidos leves. Pois, além de não amassar, eles não fazem tanto peso e ocupam menos espaço na sua mala de mão. 

Você não vai usar 10 pares de sapato na viagem

Os sapatos são um dos maiores ladrões de espaço da nossa mala de mão. Além disso, eles têm um peso considerável. Assim, a melhor coisa a se fazer é economizar na quantidade de pares. Um bom número para levar são 3. O tênis é uma boa pedida na maioria das viagens e você pode levá-lo no pé. 

Você não precisa de mais do que três pares de sapato na sua viagem

Os outros dois pares devem ser escolhidos de acordo com o seu destino. Geralmente para mulheres é interessante levar uma sandália rasteira e mais uma sapatilha ou salto. Se você estiver indo para um lugar frio, pode trocar a rasteira por uma bota. Para os homens é interessante um segundo tênis e um chinelo. Por fim, coloque todos em saquinhos de pano para evitar o contato com as roupas. 

Roupas pesadas fora da mala

Se você vai viajar para um lugar de frio ou que o tempo muda várias vezes no mesmo dia, vai precisar levar um casaco ou roupa mais pesada. Mas, isso não significa que elas devem ir dentro da sua mala de mão. Uma dica que sempre usamos aqui no Império é levar essas peças na mão ou vesti-las.

Prefira levar casacos e roupas mais pesadas fora da mala

Outra coisa bem importante, se você vai para um lugar que tem neve, não fique preocupado em comprar um monte de roupas de inverno para levar. Geralmente, nesses lugares você encontra lojas que vendem essas peças com um preço mais em conta ou mesmo que permitem o aluguel. Assim, você não leva peso extra e, se necessário, compra uma franquia de bagagem apenas para a volta. 

Use sacos a vácuo para otimizar o espaço

Essa é uma dica muito importante. Principalmente para quem vai fazer uma viagem mais longa só com mala de mão. Usar sacos a vácuo pode aumentar, e muito, o espaço disponível na sua bagagem. Com ele, o volume das suas roupas diminui consideravelmente, facilitando a organização de tudo o que precisa ser levado. 

Não esqueça da bolsa pessoal!

Até aqui você já colocou roupas, sapatos e objetos de higiene pessoal na sua mala. Mas, talvez você queira levar uma câmera fotográfica, notebook ou objetos mais frágeis como perfume. É para isso que serve a bolsa pessoal. Todo passageiro pode levar uma mala de mão e mais um outro item que pode ser uma mochila, bolsa de ombro e até uma sacola pequena. 

É nessa bolsa que esses objetos que são frágeis e mais pesados devem ser levados. Primeiro para não fazer peso extra na mala de mão e depois porque nessa bagagem fica mais fácil na hora de passar pelo raio x. Inclusive, dependendo do tamanho dessa bolsa, você pode colocar a necessaire de cuidados pessoais nela. 

Deixe a bolsa pessoal para levar notebook, câmera fotográfica, documentos e objetos de valor
Deixe a bolsa pessoal para levar notebook, câmera fotográfica, documentos e objetos de valor

Viajar apenas com uma mala de mão pode ser um desafio. Mas, não é uma missão impossível. Neste post vimos que fazendo as escolhas certas e usando algumas dicas e truques dá para levar tudo o que é necessário. Quando o assunto é viagem com bagagem de mão tenha sempre em mente a máxima de que menos é mais! 

Se você curtiu este post e quer aprender mais dicas para a sua viagem, dá uma olhada nesses artigos que nós selecionamos: