Sweet spots e o segredo para os melhores resgates com milhas

Sweet spots
O que são sweet spots

Se você acompanha o blog do Império há algum tempo, com certeza já aprendeu diversas estratégias para acumular milhas. Desde as mais básicas até as avançadas. Assim, para quem quer ter sucesso no mundo dos programas de fidelidade, dominar essas técnicas é crucial. Entretanto, é ainda importante usar esses pontos com sabedoria. Para isso, é necessário conhecer os sweet spots.

Embora pareça uma novidade, esse conceito está diretamente ligado a forma como utilizamos as nossas milhas e pontos. Então, se você nunca tinha ouvido falar sobre o assunto, fique tranquilo! Neste post vamos explicar do que se trata, onde encontrar os sweet spots e alguns exemplos práticos. 

Quer aprender? Então venha com a gente! 

O que são os sweet spots

Aqui no Brasil o interesse pelos programas de fidelidade e todos os benefícios que eles podem gerar, cresce a cada ano. Contudo, muito do que aprendemos sobre essas plataformas vem de fora. Assim, o conceito de sweet spots não tem uma tradução exata para o português. Mas, podemos interpretar livremente como encontrar o ponto certo ou a melhor oferta. 

Assim, o termo sweet spots é empregado entre os milheiros para se referir aos melhores resgates utilizando pontos e milhas. Esses sweet spots estão presentes dentro de cada programa de fidelidade e não são necessariamente os mesmos. Dessa maneira, conhecendo a melhor oferta de cada plataforma você pode repensar a forma como utiliza os seus pontos e milhas para ter melhores resultados. 

Voo Brasil – Estados Unidos

Imagine que você deseja ir para os Estados Unidos comprando a sua passagem com milhas. Assim, se você fizer uma pesquisa rápida nos programas de fidelidade aqui do Brasil vai ver que o preço de um bilhete na econômica, com mais de 10 horas de duração, chega facilmente a 100 mil pontos. 

Contudo, o Miles&Go oferece ótimas opções de resgate para voos saindo do Brasil com destino a América do Norte. Assim, a mesma viagem pode custar na companhia 70 mil pontos na econômica e 100 mil na executiva. Não é preciso fazer muita conta para perceber que a oferta da TAP é mais vantajosa. 

Sweet spot TAP
Sweet spot TAP

Talvez você esteja se perguntando como fazer para resgatar essas passagens em um programa estrangeiro. Muito simples. Felizmente, o TAP Miles&Go tem parceria com bancos aqui do Brasil. Dessa forma, é possível transferir pontos do cartão direto para a plataforma. Na maioria dos casos a paridade é de 1:1 e com certa frequência ocorrem promoções de transferência bonificada.

Um bom exemplo foi a promoção entre Livelo e Miles&Go em janeiro de 2021. 

Transferência bonificada livelo e tap
Transferência bonificada entre Livelo e Miles&Go

Continue aprendendo como utilizar as suas milhas

Viagem Brasil – Europa

Outro belo exemplo de sweet spots são os trechos com milhas oferecidos pelo Iberia Plus. No programa de fidelidade é possível encontrar trechos de São Paulo para Madrid, ida e volta por apenas 86.250 avios nas cabines Econômica Premium e Executiva. A companhia também oferece voos para Lisboa a partir de 86.000 pontos.

O resgate de voos com milhas para Europa é bem interessante para os clientes Esfera
O resgate de voos com milhas para Europa é bem interessante para os clientes Esfera

O Iberia Plus também é parceiro de programas de banco aqui do Brasil tanto da Livelo (Banco do Brasil e Bradesco) quanto da Esfera (Santander). Entretanto, podemos considerar essa oferta como sweet spot para os clientes Esfera, pois na plataforma a paridade de transferência é de 1:1. 

Já na Livelo, a cada 2 pontos do programa você acumula 1 avio. Assim, a oferta do Iberia Plus não é tão interessante para esses clientes. Pois, seria necessário o dobro de pontos para poder resgatar o mesmo bilhete. Ou seja, 172.500 milhas. 

Sweet spots em voos domésticos

Da mesma forma, é possível encontrar sweet spots nos programas de fidelidade aqui do Brasil. Para sermos sinceros é até mais fácil. Em muitas ocasiões, Smiles, LATAM Pass e TudoAzul oferecem trechos a partir de 3.000 pontos. Assim, tudo o que você precisa fazer é ficar atento a essas oportunidades.

Sweet spots em programas de fidelidade de hotéis

Os sweet spots também estão presentes nos programas de fidelidade das redes de hotéis. Entretanto, eles são um pouco mais complexos. Geralmente, as melhores ofertas nessas plataformas envolvem a participação em algum tipo compra ou reserva em período pré determinado. 

Um bom exemplo foi a promoção realizada pelo ALL (Accor) no início deste ano. O programa estava oferecendo aos participantes duas noites no Fairmont Copacabana, com direito a acompanhante por 32 mil pontos. Além disso, estava incluso no pacote pensão completa, couple massage, garrafas de vinho, entre outros.  

Geralmente os sweet spots de hotéis envolvem a participação em uma promoção
Geralmente os sweet spots de hotéis envolvem a participação em uma promoção

Veja outros conteúdos que podem interessar:

Como encontrar sweet spots?

Agora que você já sabe o que são sweet spots deve estar se perguntando como encontrá-los. A verdade é que essas oportunidades não estão dando sopa por aí. Dessa forma, se você deseja fazer resgates mais interessantes utilizando os seus pontos e milhas, a primeira coisa a se fazer é definir um objetivo. 

Se a sua intenção é ir para o Japão com milhas, comece a pesquisar quais são as empresas que operam esse trajeto saindo do Brasil. Em seguida, descubra qual a quantidade necessária de pontos para realizar o resgate. O próximo passo é comparar o valor cobrado por cada empresa e decidir qual delas tem a melhor tarifa. 

Não se esqueça de buscar quem são as empresas parceiras do programa em que encontrou o sweet spot. Afinal, esses acordos podem facilitar a sua vida. Por fim, saiba que o conceito de sweet spots também leva em conta as suas preferências. Isto é, o trecho que deseja realizar, tipo de cabine de voo, entre outros. Por isso, a pesquisa é fundamental.

Outra boa dica é contar com a ajuda de quem já tem experiência em programas de fidelidade e resgate com milhas. No e-book Bíblia das Milhas e Pontos, reunimos tudo sobre esse universo. Lá apresentamos os principais programas de fidelidade do Brasil e do mundo, os melhores cartões de crédito para acumular pontos e estratégias para quem quer viajar mais pagando menos. 

Você pode ter todo esse conteúdo na palma da sua mão. Basta clicar no banner abaixo para adquirir a sua Bíblia das Milhas e Pontos.

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber