Qual a diferença entre conta digital e carteira digital?

descubra a diferença entre conta e carteira digital

Quem nos acompanha por aqui com certeza já sabe que o mercado financeiro está passando por uma revolução constante graças ao avanço da tecnologia. A cada dia surgem mais opções de contas, carteiras e bancos digitais que nascem com o objetivo de facilitar e simplificar a vida dos seus clientes. 

A lista de empresas que já oferecem esses serviços virtuais é gigantesca. Sendo assim, torna-se cada vez mais simples utilizar essas ferramentas. Entretanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que são e como funcionam as carteiras e contas digitais e o que as diferenciam dos serviços bancários tradicionais. Por isso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você  precisa saber sobre contas e carteiras digitais, suas diferenças e funcionalidades. Portanto, continue conosco e confira agora mesmo!

Veja também:

O que é uma conta digital?

Uma conta digital nada mais é que uma versão virtual das contas bancárias tradicionais que já conhecemos. Elas oferecem serviços como transações, pagamentos, geram boletos, possibilitam extratos e tudo aquilo que uma conta convencional proporciona. 

Além disso, assim como nos bancos tradicionais, algumas contas digitais oferecem cartões de crédito e serviços exclusivos para os seus clientes. Ou seja, é o seu banco na palma das mãos, sem necessidade de se deslocar até uma agência. 

Como funciona?

As contas digitais funcionam de forma muito simples, prática e intuitiva. Em regra, basta instalar o aplicativo da instituição desejada, realizar o cadastro e começar a utilizar os serviços. A maioria das empresas enviam o cartão físico ao seu endereço sem qualquer custo e a partir da abertura da conta já é possível iniciar as movimentações financeiras. Tudo de forma virtual e segura. 

Além disso, a maioria das contas digitais disponibilizam cartões virtuais que podem ser utilizados em compras online, facilitando ainda mais a vida financeira dos seus usuários. Ou seja, tudo pode ser feito em apenas alguns cliques. Desde pagamento de boletos até compras em shoppings virtuais.

O que é uma carteira digital?

As carteiras digitais são ferramentas que possibilitam transações financeiras através do seu aparelho celular. É, literalmente, uma forma de utilizar o seu cartão sem o seu cartão em mãos. As carteiras digitais armazenam dados dos cartões de crédito e/ou débito dos seus usuários. Logo, os clientes podem realizar compras através do seu celular ou smartwatch.

As carteiras digitais funcionam da mesma maneira que uma carteira tradicional. Lá dentro estão armazenados ou seus cartões e, quando quiser, basta utilizá-los para compras em lojas físicas ou virtuais. No caso das compras presenciais, basta aproximar o seu cartão (que estará guardado na carteira digital) da maquininha e o pagamento já será efetuado. Além disso, algumas lojas já permitem o pagamento via QR code, que também pode ser feito através das carteiras digitais.

Como funciona?

Para utilizar uma carteira digital basta instalar o aplicativo da carteira desejada (algumas marcas como Samsung e Apple possuem carteiras digitais próprias que já vêm instaladas nos aparelhos). Após realizar cadastro no aplicativo, será necessário inserir as informações do seu cartão físico. 

Em alguns casos será necessário ativar o pagamento por aproximação diretamente na sua conta para que a carteira digital funcione em compras feitas em lojas físicas. Além disso, algumas instituições permitem que os seus usuários transfiram dinheiro para as carteiras digitais. Sendo assim, os pagamentos podem ser realizados diretamente com o dinheiro que está guardado na carteira virtual.

Diferença entre conta e carteira digital

Enquanto as contas digitais são uma conta bancária, as carteiras digitais compilam os seus cartões e dinheiro, possibilitando (e facilitando) os pagamentos através de aparelhos celulares e smartwatch. Uma conta digital não servirá para agrupar os seus cartões, por exemplo. Ela apenas fornecerá um cartão. Vejamos um exemplo:

José é cliente do banco X, possuindo uma conta digital e um cartão de crédito da instituição. Contudo, ele sempre esquece a sua carteira com o dinheiro e o cartão em casa, o que dificulta a realização de pagamentos em estabelecimentos físicos. Logo, José decide instalar uma carteira digital e armazenar os dados do seu cartão de crédito lá. Sendo assim, todas as vezes que ele for às compras, poderá pagar apenas aproximando o seu celular da maquininha.

Qual vale mais a pena?

Como foi possível conferir no exemplo anterior, conta e carteira digital oferecem serviços distintos. Logo, não há como definir qual é melhor ou pior. Sendo assim, o ideal em alguns casos é a utilização dos dois juntos. Muitas pessoas já cadastram os seus cartões frutos de contas digitais em suas carteiras virtuais. Se unidas, essas ferramentas podem tornar a sua vida financeira muito mais simples e prática. Portanto, busque empresas sérias e seguras e aproveite o melhor que a tecnologia tem a oferecer!

Ainda não sabe como escolher o melhor cartão de crédito?

Conheça o TOP 10 melhores cartões do Império!

Pensando nisso, criamos o e-book TOP 10 melhores cartões do Império, especialmente para você. Nele você encontrará uma seleção cuidadosa dos melhores cartões de crédito para quem deseja acumular milhas, visitar salas vip e conseguir diversos benefícios disponíveis no mercado. 

E o melhor: você pode ter acesso a todo este material de forma gratuita. Basta clicar aqui e fazer o download. 

Cristo Redentor: 5 Curiosidades sobre o monumento icônico Passeios em Paris: 5 opções imperdíveis Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos