TAP Miles&Go: um guia completo sobre o programa

Aniversário da TAP
No aniversário da TAP você compra trechos internacionais por apenas 75 euros

Se você é leitor do nosso blog sabe que por aqui nós sempre incentivamos você a participar de programas de fidelidade. Afinal, eles nos rendem diversos benefícios, dentre eles viagens gratuitas. Por isso, é importante conhecer tanto os clubes nacionais quanto internacionais. Sobre estes últimos o TAP Miles&Go faz bastante sucesso entre os brasileiros. 

Assim, já estava mais do que na hora de ter um post inteirinho dedicado para falar deste programa. Neste artigo você vai conhecer a fundo o Miles&Go. Como participar, de que maneira acumular pontos, quais são as categorias de elite e como alcançá-las, clube de milhas e muito mais. 

Continue a leitura e descubra!

O TAP Miles&Go

Esse é o programa de fidelidade da companhia portuguesa TAP que era conhecido anteriormente como Vitória. Entretanto, nos últimos anos o Miles&Go passou por um diversas mudanças que melhoraram o sistema de resgate de passagens com milhas, reduzindo assim o valor das tarifas. 

TAP Miles&Go
TAP Miles&Go

Além disso, criou um clube de pontos e aumentou a quantidade de assentos disponíveis para o resgate de bilhetes com milhas. Outro ponto positivo foi a intensificação da frequência das promoções, assim como a extensão do prazo de validade das milhas para três anos. Por fim, o programa fechou mais parcerias com mais bancos do Brasil.

Todas essas novidades aproximaram os consumidores brasileiros do Miles&Go e fizeram com que ele fosse eleito em 2019 como o melhor programa de fidelidade internacional. Além disso, a TAP tem parceria com as companhias Azul e Gol e é membro do grupo Star Alliance. 

Como acumular pontos no programa

Os brasileiros que desejam participar do TAP Miles&Go podem ficar tranquilos. Pois, graças à parceria do programa com bancos brasileiros é possível trocar os pontos do cartão de crédito por milhas e ainda aproveitar as promoções de transferência bonificada. As instituições financeiras são: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa, C6 Bank, Banco Pan, Membership Rewards da American Express e Livelo.

Na maioria dos casos a paridade entre o banco e o TAP Miles&Go é de um para um e a partir de mil pontos já é possível realizar a transferência. Além disso, o programa conta com um clube de milhas que oferece quantidade fixa de pontos e outros benefícios como bagagem extra e prioridade no embarque. Vamos falar sobre esse produto mais à frente.

Categorias de elite TAP Miles&Go

Esse é um ponto muito importante sempre que falamos de um programa de fidelidade. Afinal, as categorias de elite oferecem aos participantes mais engajados algumas regalias. Entretanto, para desfrutar desses benefícios é preciso um certo esforço. O TAP Miles&Go conta com três status de clientes. Confira a seguir. 

Categoria Miles&Go

Categoria básica do programa Miles&Go
Categoria básica do programa Miles&Go

Ao se cadastrar no programa você fará parte dessa categoria. Assim, entre os benefícios oferecidos para esses clientes estão a possibilidade de resgatar viagens, produtos e serviços com pontos. Da mesma forma, é possível adiantar milhas para serem pagas posteriormente e receber upgrade de cabine. 

Além disso, o programa ainda oferece 25% de desconto no Bilhete-Prêmio em voos TAP para crianças, descontos, promoções exclusivas, bilhete de volta ao mundo e presentes de aniversário. Você ainda pode converter 50% das suas milhas bônus em milhas status para alcançar a categoria Silver.

Miles&Go Silver

Miles&Go Silver
Miles&Go Silver

Para alcançar esse grupo são necessários 30 mil milhas status ou 25 voos com a TAP. Contudo, para manter, será preciso 20 mil milhas ou 15 voos. Além de todos os benefícios da categoria anterior, os clientes Silver têm direito a check-in e embarque prioritário, bem como reserva antecipada de assento. Da mesma forma, ao resgatar trechos voados esses participantes recebem 25% a mais de milhas e tem acesso aos lounges da companhia.

Miles&Go Gold

Miles&Go Gold
Miles&Go Gold

Esse é o melhor grupo do programa. Além de todos os benefícios das categorias anteriores, os clientes Gold contam com 50% de milhas extras no resgate de trechos já realizados. Da mesma forma, ao comprar um bilhete em dinheiro você ganha até 40% de desconto na emissão de uma passagem com pontos para um acompanhante. Essa categoria também oferece uma bagagem de porão extra e milhas bônus que não expiram. 

Os clientes desse grupo também são isentos do pagamento de taxas de serviço e podem presentear um outro participante do programa com o status Gold. Por fim, para alcançar essa posição são necessários 70 mil pontos ou 50 voos com a TAP. Entretanto, para manter é preciso 50 mil milhas status ou 40 trechos.

Miles&Go Naviagtor: a categoria secreta 

TAP Miles&Go Navigator
TAP Miles&Go Navigator

Já pensou fazer parte de um programa de fidelidade altamente exclusivo, praticamente secreto? Pois é, quem está cadastrado no TAP Miles&Go tem essa chance. Pouca gente sabe, mas o programa possui um status chamado Navigator, acessível apenas para convidados. Assim, os clientes deste grupo seleto contam com todos os benefícios Gold. 

Além disso, têm à disposição serviço Concierge disponível das 5h00 às 00h00 e 20 mil milhas de adiantamento. Outros benefícios da categoria são milhas status que transitam na renovação do estatuto, milhas bônus que não expiram, marcação de lugares para os acompanhantes na mesma reserva e transporte gratuito de equipamento desportivo.

Acumulando pontos qualificáveis 

Para subir de categorias, os participantes do programa Miles&Go precisam acumular milhas de status. Assim, esses benefícios são contabilizados separadamente e acumulados sempre que você viaja com a TAP e companhias aéreas da rede Star Alliance. Cada participante tem 12 meses para conseguir pontos necessários contados a partir do mês seguinte a sua adesão.

Veja como acumular pontos qualificáveis no programa
Veja como acumular pontos qualificáveis no programa

Outra forma de conseguir pontos qualificáveis no programa é por meio da conversão de milhas bônus em milhas status. O TAP Miles&Go permite que os participantes façam essa troca mediante o pagamento de uma taxa. Assim, é possível fazer a conversão em lotes de 2.000 pontos. Contudo, é importante ressaltar que as milhas bônus valem 50% dos pontos qualificáveis. 

Campanhas status match 

Outra maneira de conseguir alcançar as categorias de elite no programa é por meio do status match. Assim, o TAP Miles&Go permite que clientes elite de outras plataformas usem os seus status para alcançar os grupos Silver e Gold do programa. O processo consiste em três etapas:

  1. Verificar se há correspondência entre o seu programa e o Miles&Go;
  2. Enviar o formulário de candidatura para a equiparação de status; 
  3. Cumprir o desafio. 

Ao todo, é possível fazer o status match com 21 programas de fidelidade diferentes. Entre eles estão o LATAM Pass, Smiles e TudoAzul. Com relação ao desafio, os participantes precisam assinar o Club TAP Miles&Go ou fazer uma compra de 4.000 milhas ou mais. Veja a seguir a equivalência entre os programas brasileiros. 

Status Match Miles&Go
Status Match Miles&Go

Club TAP Miles&Go

Os clubes de milhas são bem populares entre os programas de fidelidade aqui no Brasil. Basicamente, os participantes pagam uma assinatura e todos os meses recebem uma quantidade fixa de milhas. No exterior, não é tão comum encontrar plataformas que ofereçam esse serviço. 

Contudo, o TAP Miles&Go é um dos poucos programas internacionais que possuem clube de milhas. Atualmente são quatro planos para potencializar o ganho de pontos, além de outros benefícios. Confira na tabela abaixo todos os benefícios e preços deste produto. 

Planos e benefícios do Clube TAP Miles&Go
Planos e benefícios do Clube TAP Miles&Go

Bilhete Volta ao Mundo

Esse é um dos diferenciais no resgate de bilhetes com a TAP. Ao alcançar 250 mil pontos você pode resgatar a passagem prêmio de volta ao mundo na classe econômica. Com 350 mil milhas você pode fazer essa viagem na classe executiva. Para garantir esse benefício você precisa entrar em contato com a companhia e solicitar os seus voos. 

Sweet spots: melhores resgates com milhas TAP Miles&Go

Quem participa de programas de fidelidade, certamente deseja viajar mais usando milhas ao invés de dinheiro. Contudo, nem sempre é fácil encontrar boas opções de resgate com pontos. Como sabemos, esses bilhetes também sofrem com alterações de preço. Assim, conhecer os sweet spots ou seja, os melhores resgates do TAP Miles&Go, já é meio caminho andado. 

Uma grande vantagem do programa é que ele trabalha com tabelas fixas para resgate em cada região. Além disso, por ser membro Star Alliance, os participantes têm à disposição uma boa quantidade de companhias parceiras. Assim, fica fácil encontrar ótimas oportunidades dentro do programa. Veja a seguir os principais sweet spots Miles&Go. 

  • Brasil – Panamá: voos a partir de 60 mil pontos na classe econômica;
  • Voo Brasil – México: 35 mil milhas na econômica ou 80 mil na executiva;
  • Brasil – República Dominicana: a partir de 70.000 na classe econômica;
  • Brasil – Canadá: 70 mil pontos e classe econômica e 100 mil na executiva;
  • Voo Brasil – Estados Unidos: 70 mil milhas na econômica;
  • Voos Brasil – Emirados Árabes Unidos: 160 mil na econômica e 210 mil na executiva e econômica;
  • Brasil – Suíça: 140.000 na econômica e 230.000 na executiva.

Considerações finais

O TAP Miles&Go é um dos programas de fidelidade internacional mais completos que existe. Além disso, é muito atrativo para os brasileiros não só pela parceria com várias instituições financeiras, como também pela quantidade de promoções de transferência realizadas. Vale lembrar, que a companhia realiza voos em todo o país tornando assim a participação no programa ainda mais interessante. 

Curtiu este post? Então continue aprendendo sobre programas de fidelidade com estes conteúdos que separamos para você: 

Artigo publicado em novembro de 2020 e atualizado desde então.