O que fazer em Mendoza: Guia completo com 5 sugestões

Parque de Aconcágua em Mendoza. Foto: Nicolas Perez/Unsplash

Falar do que fazer em Mendoza é também falar sobre a sua cultura vinícola. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), a Argentina é o quinto maior produtor de vinho do mundo, e uma de suas principais regiões vinícolas é justamente Mendoza. 

Porém, Mendoza não é apenas um paraíso para amantes do vinho. Com a sua ótima localização aos pés da famosa Cordilheira dos Andes, a cidade cativa qualquer um que a visite. Por isso, decidimos elaborar este artigo, daremos um guia completo do que fazer em Mendoza. Confira!

Conheça Mendoza

Foto: Nicolás Gutiérrez Cervetto/Unsplash

Antes de falar nossas sugestões do que fazer em Mendoza, vamos apresentar um pouco de sua história. 

Para quem não conhece, Mendoza é uma cidade localizada na região oeste da Argentina. Mais precisamente, ela fica aos pés da Cordilheira dos Andes. É a capital da província de mesmo nome. A história de Mendoza começa na colonização espanhola do século XVI. 

Foi nesse período que a cidade foi fundada e nomeada em homenagem ao governador regional, García Hurtado de Mendoza. Foram os colonizadores que introduziram a viticultura, aproveitando o solo e o clima favoráveis. Ao longo dos anos, a produção de vinho cresceu e a uva Malbec se tornou emblemática.

Desde então, a área desempenha um papel fundamental na economia argentina. A região testemunhou eventos-chave durante a luta pela independência do país do domínio espanhol. 

Atualmente, além de ser um dos principais destinos turísticos da Argentina, essa cidade é conhecida mundialmente pelos seus vinhos, pelas paisagens espetaculares e uma rica herança cultural que atrai visitantes de todo o mundo. Sem mais delongas, confira 5 opções do que fazer em Mendoza. 

O que fazer em Mendoza: 5 opções

1) Visitar as vinícolas

o que fazer em mendoza
Bodega Salentein – Mendoza. Foto: Matt Broch/Unsplash

A primeira sugestão não poderia ser outra. Como mencionamos na introdução, falar de Mendoza é falar de vinhos. Por isso, quem visita a cidade não pode deixar de visitar as várias vinícolas por lá. Mendoza é famosa por seus Malbecs saborosos e seus varietais elegantes. Sendo assim, recomendamos fazer um passeio pelas vinícolas locais, onde você poderá aprender sobre o processo de produção do vinho, caminhar pelos vinhedos e desfrutar de degustações guiadas. Entre as vinícolas de destaque, citamos a Bodega Catena Zapata e a Bodega Salentein. Ambas conhecidas pelos vinhos excepcionais e de alta qualidade. 

2) Passear pelos parques

Parque Provincial Aconcágua. Foto: Rafael Hoyos Weht/Unsplash

Se você é um amante de atividades ao ar livre, vai amar Mendoza. A cidade é perfeita para praticar trekking e escalada. O Parque Provincial Aconcágua é o lar da montanha mais alta das Américas, o Monte Aconcágua. Claro, alcançar o cume é um desafio difícil que é reservado para alpinistas experientes, mas você ainda pode aproveitar algumas caminhadas e trilhas de diferentes níveis de dificuldade pela região. As vistas panorâmicas das montanhas andinas e dos glaciares são deslumbrantes!

3) Explorar o centro de Mendoza

Plaza Independencia – Mendoza. Foto: Reprodução

Visitar o centro dessa cidade  é uma experiência encantadora para quem procura o que fazer em Mendoza. Ela possui uma arquitetura charmosa, ruas arborizadas e uma atmosfera acolhedora. Veja a seguir quais lugares incluir em seu roteiro:

  • Plaza Independencia: Principal praça da cidade, onde você pode relaxar e aproveitar a área verde. Logo no centro da praça, há um monumento ao General San Martín, um dos heróis da independência argentina; 
  • Calle Sarmiento: Uma das principais ruas do centro, cheia de lojas, cafés, restaurantes e boutiques. É o lugar ideal para fazer compras e vivenciar o estilo de vida mendocino;
  • Peatonal Sarmiento: Rua exclusiva para pedestres. Lá, você pode caminhar tranquilamente, fazer compras nas lojas e comer em algum restaurante local;
  • Mercado Central: É um mercado tradicional no qual você encontra produtos locais, como frutas frescas, queijos, azeitonas, vinhos e muito mais;
  • Basílica de San Francisco: Uma bela igreja que fica no coração de Mendoza. Ela possui uma arquitetura impressionante. Vale muito a pena visitá-la tanto pela importância histórica quanto pela beleza. 

4) Saborear a culinária local

Maipú

Além de ser um point para quem gosta de vinhos, Mendoza também é perfeita para os amantes de gastronomia. A culinária local inclui pratos tradicionais da Argentina, como as famosas empanadas e o churrasco argentino. Nossa dica: visite a cidade de Maipú. Por lá você encontrará uma grande variedade de restaurantes e parrillas (churrascarias) que oferecem pratos deliciosos. E claro, não se esqueça de um bom Malbec para acompanhar a sua refeição. 

5) Relaxe nas Termas de Cacheuta

Termas de Cacheuta. Foto: Reprodução

A melhor parte das viagens que planejamos é o momento de relaxar. Afinal de contas, é por isso que muitos programam a viagem dos sonhos. Assim, se você está em busca de relaxamento, recomendamos você a visitar as Termas de Cacheuta. Essas termas naturais oferecem águas termais relaxantes e piscinas com uma vista magnífica das montanhas. Desfrute de banhos relaxantes, massagens e tratamentos de spa para recarregar suas energias.

Saiba o que fazer em Mendoza com o Império das Passagens

Gostou das sugestões do que fazer em Mendoza? Se você quiser vivenciar ao vivo e em cores tudo que listamos aqui, o Império das Passagens é o lugar ideal para isso. 

Desde 2018, emitimos centenas de bilhetes aéreos para diversos destinos ao redor mundo. Nós realizamos o sonho de viagem de muitas pessoas e o próximo pode ser o seu. Portanto, não perca tempo! Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote agora mesmo.

Cartão de Crédito Will Bank: qual é o limite inicial? Como conseguir um Cartão Black em 2024 O que fazer em Salvador em 2024 As 7 melhores praias de São Luís do Maranhão