Como é a Cordilheira dos Andes na Argentina?

Cordilheira dos andes
Cordilheira dos andes

A Cordilheira dos Andes é uma das mais extensas do mundo. Ela passa por vários países sul americanos, como  Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Argentina e Chile e atrai milhares de turistas do mundo inteiro todos os anos. Quem acompanha o Guia de Viagens do Império provavelmente já sabe que a América do Sul abriga uma série de lugares fascinantes que valem muito a visita.

Nesse sentido, a Argentina já apareceu algumas vezes por aqui e se destaca pelas suas belezas naturais e artificiais. Pensando nisso, o Império das Milhas traz hoje tudo sobre o pedaço argentino da Cordilheira dos Andes. Se interessou? Então continue conosco e confira agora mesmo!

A parte argentina da Cordilheira dos Andes

A cadeia montanhosa sul americana, que recebe o nome de Cordilheira dos Andes, é uma das maiores do planeta e abriga sítios arqueológicos pré-colombianos que encantam pesquisadores, turistas e curiosos. 

A região montanhosa é simplesmente encantadora. Por lá o silêncio impera e as belezas naturais conquistam os corações. O local é rico não apenas em elementos naturais, mas também em história e cultura dos povos originários. 

A Cordilheira inicia no local chamado Vale do Uspallata, onde foi gravado o filme Sete anos no Tibet e a vista é fascinante do início ao fim. A maioria dos passeios à Cordilheira seguem o mesmo roteiro, passando pela Rota Nacional 7. A rodovia cruza a cordilheira e liga a cidade de Mendoza a Santiago, no Chile.

Cordilheira dos Andes Argentina
Mendoza, Argentina

Por isso, se você está planejando uma viagem à Argentina, vale muito a pena inserir uma parada ao oeste para conhecer os Andes. Sendo assim, será necessário programar um roteiro no qual esteja incluso a cidade de Mendoza

Mendoza é uma pequena cidade argentina que abriga algumas das maiores jóias do país. É por lá que você vai encontrar passeios e excursões para a Cordilheira dos Andes e outras montanhas locais. A compra dos ingressos para os passeios pode ser feita através dos sites das agências de turismo argentinas. Contudo, recomendamos que a compra seja realizada no próprio país, pois a possibilidade de negociar e pagar em Pesos pode deixar o passeio ainda mais barato. 

Passeios para fazer na Cordilheira dos Andes na Argentina

Para conhecer a parte fascinante dos Andes que está localizada na Argentina será necessário adquirir ingressos de passeios ou excursões que te levem até o local. Por isso, confira agora alguns dos passeios mais comuns e que mais encantam os visitantes:

Visita ao Parque Aconcágua

Este é um daqueles passeios que todo viajante precisa fazer pelo menos uma vez na vida.  O parque abriga o Monte Aconcágua que, com 6.961 metros de altitude, é o maior do continente. Ainda, o local é palco de atividades como camping e trilhas.

Além disso, algumas agências de turismo oferecem serviços de tracking para os turistas que desejam passear e conhecer mais sobre o parque. A maioria das excursões contam com roteiros que incluem a visita ao local, em especial pelas paisagens naturais extremamente conservadas que existem por lá. 

Parque Aconcágua

Passeio a cavalo na Cordilheira dos Andes

Algumas empresas de turismo oferecem um dos passeios mais fascinantes que você poderá encontrar na região dos andes. Os passeios a cavalo costumam acontecer próximos ao horário do pôr do sol e têm duração média de duas horas e meia.

Alguns pacotes incluem paradas em vinícolas tradicionais que ficam aos arredores da cordilheira e, ao fim, a parada é nos Andes para a apreciação do pôr do sol nas montanhas. Sem sombra de dúvidas uma experiência inesquecível. 

Pôr do sol no Andes

Passeio da Alta Montanha

O Passeio da Alta Montanha ou Circuito da Montanha é o nome dado ao roteiro dos passeios que incluem paradas em todos os pontos mais importantes da cordilheira. Normalmente eles passam por Potrerillos, Uspallata, Puente del Inca e terminam no Aconcágua.

Potrerillos

A primeira parada, é uma represa abastecida pelo Rio Mendoza, que produz energia hidrelétrica para a região. Normalmente as paradas acontecem nos mirantes, onde é possível vislumbrar uma paisagem sensacional, formada pela fusão do dique às montanhas no fundo. Alguns roteiros ainda incluem parada na Ponte de Picheuta, que é uma das construções mais importantes na história da independência argentina. 

Uspallata 

É o ponto de início oficial da Cordilheira dos Andes. O povoado é considerado como um grande oásis artificial e possui uma extensão de vegetação fascinante. Normalmente as excursões param em restaurantes e lojinhas para que os turistas possam comer ou comprar lanches para o restante da viagem. Inclusive, o local é excelente para provar algumas comidas típicas da Argentina, como a empanada e o alfajor. 

Puente del Inca 

É um dos pontos altos da viagem. Ela está localizada sobre o Rio Caves e encanta os turistas pela sua beleza e pelas lendas e superstições que a envolvem. Algumas lendas tradicionais afirmam que a ponte surgiu após o filho de um grande guerreiro do Império Inca adoecer. A história afirma que os soldados incas se debruçaram para que o garoto atravessasse e se curasse com as águas do rio, porém acabaram petrificados, formando uma ponte. Contudo, sabe-se que ela foi formada pelas erosões do rio e a sua cor é amarelada graças aos altos níveis de enxofre presentes nas águas.

Por lá você encontra ainda as ruínas de um luxuoso hotel construído em 1965, que foi destruído por uma grande avalanche. Além disso, existem várias lojinhas de artesanato no local. 

Após o passeio, algumas excursões ainda passam pela estação de esqui Los Penitentes. Contudo, o local só funciona durante a alta do inverno, quando as montanhas e tudo ao seu redor está cheio de neve

Puente del Inca

Aconcágua

Como já falamos, o Parque Aconcágua é cheio de atividades e paradas para se fazer. Por lá você encontra o monte mais alto da América do Sul e pode sentir de pertinho a magia da Cordilheira dos Andes. 

Além disso, vale lembrar que algumas empresas ainda realizam paradas em locais fascinantes como o Povoado Las Cuevas, onde existem lojinhas, restaurantes e hospedagens para que os turistas possam descansar e se alimentar durante o passeio. 

Após esta parada, é comum que haja uma visita ao Cristo Redentor dos Andes, que é uma subida de mais de 4 mil metros que se encontra na divisa da Argentina com o Chile. O caminho é um pouco tortuoso, mas a vista final com certeza vale a pena. 

Venha conhecer a Cordilheira dos Andes com o Império

Ficou com vontade de conhecer de pertinho a cordilheira? Tire já o sonho do papel! Por que perder tempo planejando de forma errônea a sua viagem? O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência. 

Portanto, acesse o site, faça sua consulta e viva essa experiência única com o Império das Passagens.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis