O que fazer em Bariloche: 20 dicas e atrações para visitar a neve na Argentina

O que fazer em Bariloche
O que fazer em Bariloche

Se tem um destino que está na lista de viagem de muitos brasileiros é a Bariloche. O lugar é famoso por ser um ponto para aqueles que desejam conhecer a neve sem ter que cruzar o oceano ou mesmo sair do continente sul americano. Entretanto, este destino oferece muito mais do que um clima frio. Por isso, o Império das Milhas te conta hoje o que fazer  em Bariloche. 

Neste guia você encontrará as principais atividades para fazer durante a sua visita a Bariloche. Além disso, vamos contar algumas dicas de como se preparar para essa viagem, quando ir, quanto tempo ficar e outras cositas más. 

Quer saber mais? Então venha com a gente e confira agora mesmo! 

O que fazer em Bariloche: resumo do destino

San Carlos de Bariloche é uma cidade de aproximadamente 130 mil habitantes, localizada na região da Patagônia argentina e a 1.600 km da capital do país, Buenos Aires. Cercada pelo lago Nahuel Huapi e a Cordilheira dos Andes, o lugar é famoso pelas montanhas propícias à prática de esqui. Além disso, tem uma culinária rica em peixes como truta, salmão e chocolates deliciosos. 

A paisagem de lagos cristalinos e montanhas cobertas de neve, durante o inverno, se complementam com a arquitetura da cidade, influenciada pela colonização austríaca e alemã. 

Como chegar em Bariloche?

Para chegar até Bariloche os brasileiros podem escolher dois trajetos. O primeiro é pousar diretamente no aeroporto da cidade. Há opções de voos saindo das principais capitais do Brasil. 

Da mesma forma, é possível ir até a capital Buenos Aires e de lá seguir para Bariloche. De avião, o deslocamento entre as duas cidades dura cerca de 2h20min. Mas, para quem está com mais tempo e quer aproveitar para conhecer um pouco mais da Argentina, alugar um carro pode ser uma boa opção. 

Aqui vale uma observação: do ponto de vista econômico, a diferença entre voos diretos para Bariloche e comprar a viagem separada, é de aproximadamente R$ 591,00. Isso, considerando que analisamos passagens no mês de julho, saindo de São Paulo. Assim, cabe a você analisar qual a melhor opção para época da sua viagem.  

passagens de são paulo para buenos aires - pesquisa feita em 08/01/2024
passagens de são paulo para buenos aires – pesquisa feita em 08/01/2024
passagens de são paulo para bariloche – pesquisa feita em 08/01/2024

Documentos necessários para viajar para a Argentina 

Outro fator que torna Bariloche a primeira opção de muitos brasileiros para conhecer a neve é a documentação. Graças ao Mercosul, nós podemos visitar países da América do Sul, incluindo a Argentina, sem precisar de visto ou mesmo passaporte. Assim, para entrar no país, basta apresentar um RG com imagem que permita identificar o portador. Contudo, lembre-se que CNH, carteira de trabalho e outros documentos não são aceitos.

Bariloche está localizada na região norte da Argentina
Bariloche está localizada na região norte da Argentina

Quando ir a Bariloche? 

É claro que para muitas pessoas a única época para visitar Bariloche é durante o inverno que, inclusive, acontece no mesmo período que aqui no Brasil. Mas, a verdade é que a cidade oferece outros atrativos nas demais estações. Nos meses de verão, por exemplo, as temperaturas são um pouco mais altas. Contudo o clima ainda é ameno e propício para atividades como caminhadas. 

O inverno é a época preferida pelos turistas para visitar Bariloche
O inverno é a época preferida pelos turistas para visitar Bariloche

De junho a agosto o frio é mais rigoroso. É nessa época também que as montanhas da região ficam cobertas de neve, permitindo a prática de esqui e outros esportes. Assim, esses meses são considerados de alta temporada na cidade, logo, os preços de passagens aéreas, hospedagens e atividades turísticas são mais altos. 

Quantos dias ficar em Bariloche? 

Bariloche oferece muitas atrações para os seus visitantes. Assim, para que você possa conhecer as mais importantes, o ideal é reservar no mínimo 5 dias. Mas, para quem deseja explorar o lugar um pouco mais e quem sabe até visitar cidades ao redor o indicado são de sete a dez dias. 

Quanto custa visitar Bariloche? 

A moeda oficial é o Peso Argentino, que em comparação com o real, é bem desvalorizado. Em partes, essa é uma boa notícia para os brasileiros. Pois, teoricamente essa diferença aumenta o nosso poder de compra. Contudo, na prática, os preços dos produtos são bem inflacionados. Ou seja, no final das contas a nossa vantagem acaba diminuindo. 

Por outro lado, visitar Bariloche ainda é interessante do ponto de vista econômico. Embora a cidade não seja o lugar mais barato do mundo, os custos com alimentação por exemplo são semelhantes aos de uma grande capital aqui no Brasil. Resumindo, você vai gastar como se estivesse passeando em São Paulo ou no Rio de Janeiro. 

O peso argentino é a moeda oficial utilizada em Bariloche, mas é possível comprar com dólar e reais
O peso argentino é a moeda oficial utilizada em Bariloche, mas é possível comprar com dólar e reais

Com relação ao câmbio, a cidade aceita tanto reais quanto dólares. Contudo, cada estabelecimento tem a sua cotação, o que pode não ser tão vantajoso. Assim, levar dólares e reais para trocar por peso argentino continua sendo o melhor negócio. 

O que fazer em Bariloche: passeios e atrações imperdíveis

Agora que você já tem as principais informações para planejar a sua viagem para Bariloche, chegou a hora de conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Como você já sabe, muitos passeios estão ligados à prática de esportes na neve. Mas, nós também separamos outras atividades para tornar essa experiência ainda mais incrível. Confira! 

Esqui no Cerro Catedral 

Este é o maior complexo para esportes na neve da América do Sul. O Cerro Catedral conta com pistas para esqui, snowboard e esqui alpino para praticantes em todos os níveis. Mas, além disso, o local oferece uma superestrutura e mesmo que você não queira esquiar vai poder fazer passeios pelas montanhas e aproveitar os restaurantes. 

O Cerro Catedral fica um pouco afastado da cidade de Bariloche. Mas, nos arredores é possível encontrar hotéis, restaurantes e lojas para o aluguel de roupas e equipamentos. Além disso, o complexo fica aberto durante o ano todo. Em outras épocas é possível fazer tour histórico, salto de tirolesa e escalada. 

Cerro Catedral
Cerro Catedral

Para visitar o lugar você deve comprar um passe diário. Contudo, turistas que desejam aprender a esquiar acabam adquirindo os chamados passes. Com esse tipo de bilhete é possível visitar o parque por vários dias e ter acesso a diferentes pistas. Entretanto, os valores podem mudar de acordo com a quantidade de dias, idade, pistas, entre outros. Assim, o ideal é consultar o site do Cerro Catedral e verificar os preços. 

Uma vista de Bariloche no Cerro Campanário 

Às margens do lago Nahuel Huapi está o Cerro Campanário. Com mais de 1040 metros de altura, o morro oferece uma vista incrível dos arredores de Bariloche. Assim, o trajeto para chegar até o alto da montanha é feito por meio de teleféricos. No meio do caminho os visitantes podem fazer paradas em diversos mirantes. 

Com vista de diversos ângulos, o Cerro Campanário é um ponto ideal para fazer fotos. Mas aqui vai duas dicas: reserve um tempo para fazer esse passeio com calma, e capriche nas roupas de frio. À medida que você vai subindo, a temperatura diminui e em dia com vento a sensação térmica é de mais frio ainda. No final do passeio você vai poder se aquecer com um delicioso chocolate ou café no topo da montanha. 

Circuito Chico: o principal city tour de Bariloche

Esse é o passeio mais tradicional de Bariloche e quase que obrigatório para quem visita à cidade pela primeira vez. Trata-se de um circuito de 60km com partida do centro da cidade em destino ao Hotel Llao Llao, construído em 1948. Durante o trajeto os turistas passam pela Avenida Bustillo de onde podem contemplar as ilhas do Ovo e da Galinha, além de pequenas praias. 

O Circuito Chico é um ótimo passeio para conhecer a cidade
O Circuito Chico é um ótimo passeio para conhecer a cidade

O city tour dura em média 4 horas, mas pode ser mais longo ou mais curto de acordo com a vontade dos turistas. Ao longo do caminho os visitantes se deparam com diversos mirantes. Esse é um passeio muito interessante para se fazer logo nos primeiros dias da viagem. Assim, você terá uma visão macro da cidade. Por fim, é possível realizar o Circuito Chico com agências ou sozinho de carro.

Esquibunda em Piedras Blancas

Se você não é muito amante de esportes, talvez não esteja disposto a passar os seus dias em Bariloche tentando aprender a esquiar. Por outro lado, é um desperdício passar pelas montanhas geladas da cidade e não sentir a adrenalina de escorregar ladeira abaixo. Assim, uma alternativa muito interessante é Piedras Blancas.

Essa é uma estação voltada para a prática de esquibunda e passeios de trenó. Ou seja, é ideal para quem não tem habilidades para esquiar e para famílias com crianças. Além das descidas no gelo, os visitantes podem subir até o topo da montanha por meio de teleférico. De lá de cima a vista é incrível e você vai poder tirar várias fotos. 

Visita ao Cerro Otto

No mesmo dia da sua visita a Piedras Blancas você pode aproveitar para conhecer o Cerro Otto. Pois, os dois lugares ficam próximos. Esse é um dos passeios imperdíveis para quem visita Bariloche. Aqui, os visitantes sobem até o topo da montanha usando um teleférico. Já no trajeto é possível se impressionar com a vista. 

Ao chegar no topo do morro os visitantes podem aproveitar para fazer caminhadas guiadas e esquibunda. Outra grande atração do Cerro Otto é a Confeitaria Giratória. O lugar se movimenta lentamente e a cada 20 minutos realiza uma volta de 360°. No cardápio, além de doces, você vai encontrar lanches e opções de almoço.

Cerro Otto
Cerro Otto

Inclusive, durante o almoço a confeitaria costuma ficar cheia. Assim, se você quiser almoçar por lá e sentar próximo a janela, chegue cedo. Ainda na parte interna do Cerro Otto os visitantes têm acesso a uma galeria de arte, lojinhas de lembranças e boate. Uma dica muito importante é com relação ao deslocamento. 

Não há transporte público que faça o trajeto do centro até o Cerro Otto ou Piedras Blancas. Contudo, ao adquirir o bilhete do teleférico para Cerro Otto na cidade você ganha o direito de usar o ônibus gratuito que leva para a montanha. Assim, você já garante transporte e ainda economiza. 

Passeios de barco 

Algumas das atividades de Bariloche incluem passeios de barco pelo Lago Nahuel Huapi. Assim, dentre elas estão uma visita a Ilha Victoria e a Puerto Blest. A ilha fica próxima a cidade de Villa La Angostura e conta com uma vista panorâmica incrível da região. Já o passeio para Puerto Blest inclui uma parada na trilha da Cascata Los Cántaros.

O passeio de barco é acompanhado por diversas aves. Inclusive, uma das atrações é alimentá-las durante o trajeto. A viagem termina no mirante para a Baía do Rio Frías em que os visitantes podem admirar a vista. Além disso, é possível emendar e navegar nas águas do Frías. 

Dia na Villa La Angostura

Quem pretende fazer uma viagem mais longa pode pensar em dar uma esticadinha para conhecer a Villa La Angostura. A cidade fica a 80km de Bariloche e tem um clima muito agradável. Lá, a diversão é conhecer o Cerro Bayo, fazer passeios de barco, visitar as lojinhas e aproveitar a culinária. 

Villa La Angostura

Passeio pelo centro de Bariloche

Quem pensa que Bariloche se resume a montanhas para esquiar está muito enganado. A cidade ainda oferece outras atividades em ambiente urbano. Assim, a Rua Mitre é o ponto principal para quem deseja fazer compras. É lá que fica a Galería del Sol, o lugar conta com diversas lojas boas para fazer compras. 

Inclusive, na galeria você vai encontrar muitas lojas vendendo roupas de frio. Na mesma rua fica a famosa Frantom Chocolates. O lugar vende produtos de fabricação própria e é uma boa pedida para um café da manhã. Bariloche é especialista em chocolates, assim quem visita a cidade não pode deixar de passar na Rapa Nui e Havana. 

Durante a sua visita a Bariloche não deixe de passar pela Rua Mitre para fazer algumas compras
Durante a sua visita a Bariloche não deixe de passar pela Rua Mitre para fazer algumas compras

Na Havana, além dos chocolates você vai encontrar alfajores com doce de leite e doce de leite puro. Ainda na loja os visitantes podem conhecer o Museu do Chocolate e acompanhar o processo de fabricação do chocolate. Para quem curte um agito durante a noite, Bariloche não decepciona. Além de restaurantes, a cidade tem opções de bares, boates e até cassino. 

Centro Cívico

Para muitas pessoas, conhecer um lugar novo quer dizer aprender sobre a história do lugar. Assim, quem visita Bariloche pode aprender sobre a cidade em um passeio pelo Centro Cívico. No local fica localizado o Museu de La Patagonia, o monumento a Julio Roca e a bandeira da Argentina. Vale muito a pena incluir este local no seu roteiro. 

Dicas para a sua primeira vez em Bariloche

Bariloche com certeza é um destino incrível. E se você escolher esse lugar para visitar a neve pela primeira vez, então precisa ver algumas dicas que nós separamos para que a sua experiência seja perfeita. Confira! 

Roupas de frio

Em um país de clima tropical com o Brasil, é muito comum que os seus habitantes não estejam acostumados com invernos rigorosos. Assim, quando estamos nos planejando para uma viagem de neve, se preocupar com o que vestir é fundamental. Bem, nesses lugares o ideal é usar camadas de roupa. 

Por exemplo, usar uma segunda pele, um suéter e por cima um casaco mais pesado. Dessa forma, você vai ficar aquecido enquanto estiver andando pela cidade. Ao visitar um ambiente fechado é só tirar o casaco mais pesado. A segunda pele é algo que nós recomendamos fortemente, pois ela ajuda a manter a temperatura corporal. 

Para se proteger do frio o ideal é vestir algumas camadas de roupas
Para se proteger do frio o ideal é vestir algumas camadas de roupas

Vale lembrar que não é comum encontrarmos esse tipo de roupa aqui no Brasil. Assim, é interessante que você pesquise na internet. Muitas lojas de artigos esportivos vendem segunda pele. Outro detalhe importante é com relação ao vestuário para esquiar. Nesse caso, o mais prático e econômico é alugar essas roupas no centro de Bariloche. 

Esquiar pela primeira vez

Se você nunca esquiou é normal que fique um pouco ansioso para saber como vai ser a sua primeira experiência. Mas, quem visita Bariloche pode ficar tranquilo. Como dissemos anteriormente, as pistas de esqui são divididas de acordo com o nível de experiência de cada pessoa. 

Esquiar pela primeira vez não será tão fácil, mas com a prática você vai conseguir aproveitar a experiência
Esquiar pela primeira vez não será tão fácil, mas com a prática você vai conseguir aproveitar a experiência

Assim, nas pistas menos inclinadas você vai poder aprender como frear, mudar de direção e se posicionar. Mas, se a sua intenção é voltar da sua viagem sabendo esquiar, vale a pena investir em algumas aulas durante os seus dias em Bariloche. Geralmente, as grandes estações de esqui contam com esse serviço pago à parte. 

Transporte

Muitas atrações ficam afastadas de Bariloche. Assim, é bom se preparar para utilizar transporte público, táxi e aplicativo de transporte. Quem fica hospedado no centro da cidade, tem mais opções à disposição. Contudo, se você pretende ficar em um hotel mais distante, alugar um carro pode ser interessante. 

Além de não ficar à mercê de outras formas de transporte, você terá mais liberdade para se locomover. Inclusive, será mais fácil caso queira visitar outras cidades próximas a Bariloche. 

Em Bariloche pode ser interessante alugar um veículo

Sem dúvida, Bariloche é um destino que está na lista de muito brasileiros. Afinal, o lugar oferece diversas atrações e atividades interessantes. Com este post esperamos que você consiga montar uma viagem incrível para viver aventuras nessa cidade!

Curtiu este conteúdo? Então confira outras dicas de viagem que nós separamos para você e não se esqueça de deixar um comentário no final do post!

Guia das salas VIP Santos Dumont em 2024 Salas VIP no Aeroporto de Viracopos 2024 Como ficar na sala VIP dos aeroportos Salas Vip Galeão: conheça os lounges do aeroporto