O que fazer em Ilhéus: passeios imperdíveis e dicas de viagem

o que fazer em ilhéus
o que fazer em ilhéus

O Império das Milhas te conta hoje o que fazer em Ilhéus: o paraíso baiano cheio de charme, história e, claro, praias dignas de cartão postal. A terra do cacau, imortalizada em obras literárias, é famosa pelas suas águas paradisíacas, pelas aventuras em meio à natureza, pelo seu centro histórico marcante, pela gastronomia típica e, obviamente, pela cultura do cacau, além da produção de chocolate. 

E aí, quer saber mais sobre esse paraíso? Então venha com o Império e descubra agora mesmo o que fazer em Ilhéus para aproveitar cada segundo da sua viagem!

Resumo do destino

Sim, as praias de Ilhéus são sensacionais, mas diferente do que muitos pensam, o local vai muito além do banho de mar. A terra natal de Jorge Amado carrega em suas ruas e construções o peso da história e da cultura local. As dezenas de casarões antigos, que parecem ter saído diretamente dos livros, e fazendas de cacau são apenas o começo do que a cidade tem para oferecer. 

A princesa do sul da Bahia, imortalizada por obras literárias como Gabriela, ficou famosa na época dos barões do cacau, graças aos altos níveis de produção do fruto. 

Claro, suas praias paradisíacas são imperdíveis, mas há muito mais para se explorar além do óbvio. Por isso, venha conosco e descubra agora mesmo o que há de melhor para fazer por lá!

O que fazer em Ilhéus passeios imperdíveis e dicas de viagem
O que fazer em Ilhéus: passeios imperdíveis e dicas de viagem

Quando ir e quanto tempo ficar em Ilhéus?

Localizada no litoral Sul da Bahia, a cerca de 311 km da capital, Ilhéus tem um clima tropical e úmido onde faz calor em boa parte do ano, mas também chove bastante. Por isso, se você quer aproveitar ao máximo a cidade, o ideal é visitá-la durante meses secos, como setembro e outubro. 

Além disso, vale lembrar que a alta temporada em Ilhéus acontece no verão, quando a cidade fica mais movimentada com turistas e os preços costumam subir. 

Por ser uma cidade recheada de atrações, o ideal seria ficar ao menos três dias. Assim, você terá tempo suficiente para aproveitar tanto as praias quanto as atrações culturais e históricas. 

Veja também:

O que fazer em Salvador

O que fazer em Ilhéus: melhores passeios e atrações

Praias de Ilhéus

Obviamente não poderíamos começar de outra forma! As praias de Ilhéus são verdadeiros cartões postais e merecem a sua visita. Por lá a lista de praias para se conhecer é bem extensa, mas algumas das que não podem ficar de fora do seu roteiro, sem dúvidas, são a Praia do Sul e a Praia do Norte. 

Casa de Cultura Jorge Amado

O Museu funciona na casa onde viveu Jorge Amado e conta com um acervo sensacional que conta a história da vida e das obras do autor. Um passeio imperdível para os amantes das artes, da cultura e da literatura nacional. 

O que fazer em Ilhéus: melhores passeios e atrações
Casa de Cultura Jorge Amado / reprodução: prefeirura de ilhéus

Bar Vesúvio

Já pensou comer um lanche ou tomar uma cerveja gelada em um dos lugares que foram imortalizados e deram vida às obras de Jorge Amado? Pois bem, o Bar Vesúvio foi cenário em vários livros do autor e, por isso, é um dos locais mais visitados na cidade. 

Além disso, nas noites de terça-feira é possível apreciar apresentações teatrais inspiradas no romance “Gabriela Cravo e Canela”

Paróquia São Jorge 

A igreja de São Jorge em Ilhéus é a mais antiga da cidade, datada do ano de 1556, época das capitanias hereditárias no Brasil. No local você também poderá encontrar o Museu de Arte Sacra, fundado em 1970, que conta  com um acervo incrível. O local é extremamente conservado e leva os viajantes a uma verdadeira viagem no tempo.

Visita às fazendas e cacau

e não dá para ir à terra do cacau e deixar de conhecer o cultivo, não é mesmo? Apesar de termos visto uma queda na produção nos últimos anos, o local ainda tem um cultivo lindo e de extrema importância para a economia do sul do estado da Bahia. Por isso, fazendas cacaueiras, como a YRERÊ e a Primavera fazem muito sucesso!

O que fazer em Ilhéus: melhores passeios e atrações
fazenda YRERÊ / reprodução: fazenda YRERÊ

Loja do Chocolate Caseiro 

Na Rodovia Ilhéus-Uruçuca você encontra a A Chocolate Caseiro Ilhéus, que conta com uma fábrica e uma loja de chocolates artesanais incríveis. Por lá é possível comprar doces como bombons, trufas, licores, tabletes de chocolate, ovos de páscoa, geleias, etc

Veja também:

O que fazer em Morro de São Paulo, Bahia

Morro de Pernambuco

A trilha do Morro de Pernambuco é uma das mais famosas de Ilhéus. Ela é de fácil acesso e pode ser feita pela maioria das pessoas. Além disso, o destino final garante uma vista panorâmica da cidade de tirar o fôlego, com ampla visão do centro histórico de Ilhéus e da baía. 

Como chegar em Ilhéus 

O que fazer em Ilhéus passeios imperdíveis e dicas de viagem
O que fazer em Ilhéus: passeios imperdíveis e dicas de viagem

E agora quer você já sabe que a princesa do sul da Bahia é uma das cidades mais encantadoras da região, o Império te conta como chegar lá. Confira agora mesmo!

  • De avião

Para quem busca rapidez e comodidade, o Aeroporto Jorge Amado é a escolha perfeita. Localizado a apenas alguns quilômetros do centro da cidade, o aeroporto recebe voos diários de diversas partes do país, inclusive de Salvador, capital do Estado. Companhias aéreas como LATAM, Gol e Azul oferecem voos regulares para Ilhéus.

  • De carro

Para quem gosta de botar o pé na estrada e tem tempo para fazer o trajeto, ir de carro é uma excelente opção. A cidade é facilmente acessível por rodovias bem conservadas, com destaque para a BR-101. A distância de Salvador, capital da Bahia, até Ilhéus é de 454,7Km e o percurso dura cerca de 7 horas. 

Vale lembrar que quem opta por fazer o trecho pela estrada ganha de brinde vistas inesquecíveis da costa baiana.

Vale lembrar que ônibus de diversas empresas partem diariamente de cidades como Salvador, Itabuna e Vitória da Conquista em direção a Ilhéus, o que pode ser uma opção econômica para os viajantes.

Planejando uma viagem para Ilhéus? Viaje com o Império das Passagens!

Quer tirar o sonho do papel e conhecer as belezas da terra de Jorge Amado? O Império te ajuda! Agora que você descobriu o que fazer em Ilhéus, com certeza já bateu a vontade de viver essa aventura, não é mesmo? 

Então não perca tempo! Tire o sonho do papel e conheça esses destinos incríveis. Acesse agora mesmo o Império das Passagens. A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para você aproveitar. Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote.

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber