Hotwire e Priceline: hacks para reservar hotéis de luxo pagando pouco

Hotwire e Priceline
Hotwire e Priceline

Quando programamos uma viagem a escolha do hotel é uma das partes mais importantes do planejamento. Afinal, a acomodação tem impacto significativo nessa experiência. Assim, muitos viajantes vivem em busca de uma reserva que ofereça a melhor estadia com o menor preço. Nesse sentido, as plataformas Hotwire e Priceline ganham destaque. 

Ambas são conhecidas por oferecer diárias em hotéis de luxo e de grandes redes por preços bem abaixo do mercado. É claro, que esse tipo de proposta gera muita euforia e ao mesmo tempo dúvidas. Por isso, no post de hoje você vai aprender tudo sobre a Hotwire e Priceline e como utilizá-las para economizar em sua próxima viagem. 

Entendendo as vendas “opacas” 

Antes de falar sobre cada uma dessas plataformas, precisamos explicar um conceito que norteia o trabalho da Hotwire e Priceline. Essas empresas trabalham com o que chamamos de vendas opacas. De maneira simplificada, é como se você comprasse algo sem saber o que de fato está adquirindo. 

As vendas opacas resultam em diárias mais baratas
As vendas opacas resultam em diárias mais baratas

Assim, tanto no Priceline quanto na Hotwire, ao fazer uma reserva você tem algumas informações suprimidas. Dá para saber, por exemplo, qual a localização, as amenidades oferecidas, a quantidade de estrelas e também as avaliações de outros hóspedes. Porém, o nome do hotel só é revelado após a compra.

É claro que não saber qual é o nome do hotel gera muita desconfiança de quem está do outro lado. Afinal, como eles podem garantir que as demais informações são verídicas? Bem, para a nossa segurança esses sites fazem parte de grandes grupos de como Booking Holdings e Expedia Group.

A Hotwire

A plataforma faz parte do Expedia Group, um dos maiores agentes de viagens online. Fundada nos anos 2000, a Hotwire oferece passagens aéreas, aluguel de carro, pacote de férias e quarto de hotéis com preços bem abaixo do mercado. O site ficou bastante popular por trazer ofertas para diárias em hotéis de luxo em várias partes do mundo. Inclusive, a venda de hospedagem é o carro chefe da empresa. 

Como fazer uma reserva na Hotwire
Como fazer uma reserva na Hotwire

Como funciona

Para encontrar a sua acomodação na Hotwire é muito simples. Basta informar a cidade, data, número de pessoas e quarto e o site vai apresentar as melhores ofertas. Entretanto, como a empresa trabalha com vendas opacas você não saberá quais são os hotéis. Assim, a plataforma oferece alguns filtros. 

Ofertas de reserva na Hotwire
Ofertas de reserva na Hotwire

Ou seja, você pode restringir a sua pesquisa a hotéis localizados em uma determinada região, com uma quantidade mínima de estrelas, pelas amenidades e valores. Também é possível filtrar acomodações levando em conta a avaliação de outros hóspedes. Inclusive, as notas são baseadas nas opiniões de clientes do Expedia.  

Depois de fazer a pesquisa com todos os filtros necessários vão aparecer as melhores ofertas, de acordo com as suas preferências. No card de cada hotel é possível ver a região em que ele está localizado, a nota dos hóspedes, as amenidades e pontos próximos. Embora o site não revele o nome do hotel, eles indicam os possíveis estabelecimentos ou grupo ao qual a acomodação faz parte. 

Assim, após avaliar as ofertas disponíveis e escolher entre uma delas, o site irá direcioná-lo à página de reserva. Inclusive, nessa área é possível ver para qual hotel o último cliente a escolher aquela opção foi indicado. No pagamento da reserva você poderá ver a descrição de tudo o que foi cobrado pela reserva, incluindo taxas. Por fim, deve-se inserir uma forma de pagamento válida e concluir a operação. 

Detalhes importantes para reserva no Hotwire

Como sabemos o site não informa qual será o hotel até que você conclua a reserva. Assim, para evitar surpresas negativas, é importante ficar de olho em alguns detalhes. O primeiro deles é a área onde o hotel está localizado. Inclusive, esse é um dos filtros oferecidos pela plataforma e nós recomendamos fortemente que você utilize. 

Assim, saber em qual região o hotel está localizado é um grande avanço. Afinal, você não quer ficar em uma acomodação super distante dos principais pontos de interesse e muito menos em um bairro perigoso. Por isso, antes de escolher uma oferta pesquise quais são as melhores regiões para ficar hospedado no seu destino. 

Em sites como TripAdvisor é bem tranquilo encontrar esse tipo de informação. Ainda sobre as regiões, quanto maior e mais turística for a cidade, melhor é a subdivisão oferecida pelo Hotwire. Outro detalhe muito importante: a maioria das acomodações não oferecem café da manhã como parte do pacote. 

Acontece que muitos hotéis nos Estados Unidos e Europa tem como política oferecer café da manhã apenas nas hospedagens de 2 e 3 estrelas. Assim, se você deseja ficar em um hotel de 4 ou 5 estrelas com essa amenidade, sugerimos que inclua esse filtro na sua busca. Por fim, atente-se para o fato de que o valor é apresentado em dólares e por diária.

Confira outras dicas para economizar durante a viagem

Priceline

Outra plataforma muito conhecida por oferecer excelentes ofertas para reservas de hospedagem é a Priceline. A empresa faz parte do grupo Booking Holdings que tem em seu portfólio outros nomes como Booking.com, Kayak, Agoda e Rentalcars.com. Assim, o site entrou em funcionamento no ano de 1998. 

Priceline
Priceline

Na época, o fundador da Priceline percebeu que as companhias aéreas voavam com apenas dois terços das aeronaves cheias. É claro que isso representava prejuízo para essas empresas, mas também a oportunidade de consumidores conseguirem ofertas mais atrativas para passagens aéreas e hotéis. 

A ideia principal era que os viajantes pudessem fazer ofertas pelos assentos nas aeronaves e quartos de hotéis que não haviam sido ocupados. Dessa forma, essas pessoas conseguiriam preços bem abaixo do mercado e as companhias aéreas e hotéis teriam mais lucro trabalhando com capacidade máxima. 

Lances no Priceline 

O que mais chamava atenção a respeito do Priceline é que essa plataforma oferecia aos seus clientes a oportunidade de pagar o quanto desejassem pela reserva de hotel. Entretanto, no início de 2020 essa função não está mais disponível, o que é uma pena. Mas, ainda assim é possível encontrar excelentes ofertas no site. 

Como fazer reservas com o Priceline

Como encontrar a sua reserva no Priceline
Como encontrar a sua reserva no Priceline

Atualmente a plataforma oferece um sistema de reserva bem parecido com o da Hotwire. Isto é, você informa o destino, datas, número de pessoas. A partir daí o Priceline vai informar quais são as melhores ofertas para aquela pesquisa sem dizer qual é o hotel. Você também pode incluir alguns filtros para ajudar na sua busca. 

Como por exemplo, amenidades, cancelamento grátis, pagamento na acomodação, região, quantidade de estrelas, avaliação dos hóspedes e marca. O site ainda informa quais são as ofertas mais escolhidas e você pode visualizar o valor das diárias em reais. Assim como na Hotwire é bom ficar atento a localização escolhida e nota de outros consumidores. 

Detalhes da reserva no Priceline
Detalhes da reserva no Priceline

Ao escolher uma oferta o site informa quais são as principais amenidades do hotel e mais alguns detalhes sobre a localização. Além disso, em alguns casos é possível escolher o tipo de cama que você vai encontrar no quarto. Vale lembrar que mudanças interferem no valor final. Por último, é preciso fazer um cadastro na plataforma e inserir uma forma de pagamento válida para finalizar a reserva. 

Price Breakers

Embora a opção de leilão não esteja mais ativa, o Priceline desenvolveu outra forma de oferecer preços ainda mais baixos que o normal para os seus clientes. A nova ferramenta se chama “Price Breakers”. Funciona assim, você faz uma pesquisa na plataforma e ao invés de selecionar a opção “Express Deals” escolhe o “Price Breakers”. 

O Price Breakers é uma ferramenta que ajuda a encontrar diárias ainda mais baratas
O Price Breakers é uma ferramenta que ajuda a encontrar diárias ainda mais baratas

A novidade dessa ferramenta é que ela seleciona três hotéis com características semelhantes — localização, estrelas, avaliação e preço — e faz uma oferta com um valor até 50% menor para diária. A grande vantagem aqui é que o Priceline informa quais são as possíveis acomodações. 

Assim, já na reserva, você sabe quais são os possíveis hotéis. Pois, nessa opção a plataforma mostra o nome, endereço e é obrigada a fazer a sua reserva em uma das acomodações apresentadas. Além disso, o preço da diária nesse sistema é bem menor do que o oferecido na reserva expressa. 

Continue aprendendo sobre viagens

Principais dúvidas sobre a Hotwire e Priceline

Até aqui você aprendeu o que é venda opaca e como economizar nas reservas utilizando o Hotwire e Priceline. Entretanto, como já diz o ditado, “quando a esmola é grande o santo desconfia”. E por isso, você deve estar se perguntando por que os preços são tão baixos nesses sites e se há riscos. Assim, selecionamos as principais dúvidas sobre essas plataformas e respondemos para você. Confira. 

Como esses sites conseguem preços tão baixos?

Imagine que um hotel tenha 100 quartos para ser reservados por R$ 200,00 a diária. Entretanto, em um final de semana, o estabelecimento só conseguiu vender 60 acomodações. Isso quer dizer que durante 2 ou 3 noites 40 apartamentos estarão vagos. Ou seja, um enorme prejuízo. 

Existe uma justificativa para os preços praticados pela Hotwire e Priceline
Existe uma justificativa para os preços praticados pela Hotwire e Priceline

Mas, e se esse hotel decidisse fazer uma promoção relâmpago e oferecesse diárias para aquele final de semana por R$ 130,00? A chance de ter a ocupação na capacidade máxima com certeza seria maior. É aí que entra o Priceline e a Hotwire. Tanto essas plataformas, quanto os hotéis sabem que não é simples ocupar 100 quartos cobrando a tarifa cheia. 

Assim, os hotéis estabelecem um limite mínimo que aceitam receber pela diária, enquanto que a Hotwire e Priceline ficam encarregados de encontrar hóspedes para ocupar as acomodações vagas. Contudo, essa oferta não pode ser feita de maneira arbitrária. Afinal, outras pessoas pagaram a tarifa cheia e podem questionar tal prática.

Vale a pena reservar um hotel no escuro? Quais são os riscos? 

As principais vantagens de utilizar essas plataformas são: reservar acomodações melhores — 4 e 5 estrelas — pagando o preço de um quarto mais simples. Assim como, diminuir os custos da viagem. Só por esses dois motivos acreditamos que vale a pena testar tanto o Hotwire quanto o Priceline. 

Entretanto, não podemos negar que existem alguns riscos. Os principais são: ser colocado no pior quarto do hotel ou em uma acomodação para fumantes, não poder escolher o tipo de cama ou ser cobrado por uma cama extra. Boa parte das reservas nesses sites não oferecem reembolso, assim, caso você precise alterar a sua viagem é bem provável que perca essa grana. 

Reservas opacas são uma boa forma de economiza, mas também tem riscos
Reservas opacas são uma boa forma de economiza, mas também tem riscos

Outro risco, mas que você só vai correr se não prestar atenção, é ficar numa região muito distante ou perigosa. Se o destino para o qual você planeja ir não oferece muitas opções de localidade, é bom redobrar a sua atenção nesse quesito. Por fim, uma desvantagem de fazer reserva nesses sites é que, embora você consiga ótimos preços em excelentes hotéis, não consegue acumular pontos em programas das redes hoteleiras. 

Como saber se a oferta é realmente boa? 

Outra dúvida comum é: se não sabemos de fato qual é o hotel até concluir a reserva, como ter certeza de que essas plataformas estão mesmo oferecendo o menor preço. Essa é uma pergunta bem pertinente e muito importante. Afinal, a intenção é economizar e não trocar gato por lebre. 

Site betterbidding.com
Site betterbidding.com

Para isso, já existem sites especializados em reservas com Hotwire e Priceline. O mais conhecido é o betterbidding.com. A plataforma conta com um fórum em que pessoas que já fizeram reserva por meio dessas plataformas contam em detalhes a sua experiência. Graças a esses relatos o Better Bidding conseguiu reunir os principais hotéis encontrados tanto no Priceline quanto no Hotwire. 

Assim, no Better Bidding você pode descobrir em qual hotel provavelmente vai ficar informando a cidade, data e número de pessoas. A partir daí basta comparar preços, amenidades e região da oferta encontrada no Hotwire ou Priceline que a plataforma vai revelar qual o possível hotel daquela oferta.

O betterbidding.com traz indicação do provável hotel  tanto na Hotwire quanto no Priceline
O betterbidding.com traz indicação do provável hotel tanto na Hotwire quanto no Priceline

Além de revelar quais são os possíveis hotéis, o Better Bidding oferece cupons de desconto e guarda um histórico dos melhores lances do Priceline. Embora essa opção não esteja mais disponível. Por fim, usando a informação do site, você pode comparar o preço da reserva em outros operadores e descobrir se está realmente mais barato no Hotwire ou Priceline. 

Para quem é indicado o Hotwire e Priceline?

Por fim, é importante ressaltar que embora a Hotwire e Priceline sejam ótimas ferramentas para encontrar hotéis de luxo com preço bem abaixo, nem sempre elas servirão para você. Assim, se você não tem disposição para pesquisar ou não quer correr alguns dos riscos que citamos anteriormente, essas plataformas não são para você. 

A Hotwire e Priceline são indicados para quem está disposto a fazer pesquisa para encontrar a melhor oferta
A Hotwire e Priceline são indicados para quem está disposto a fazer pesquisa para encontrar a melhor oferta

Da mesma forma, se você pretende fazer uma viagem, mas não sabe exatamente quando ou existe a possibilidade de ter que alterar as datas, descarte a opção de usar a Hotwire ou Priceline. Esses sites são indicados para quem está disposto a entender a dinâmica de cada um deles, fazer muita pesquisa e correr alguns riscos. Nesses casos, a economia compensa. 

Veja outros conteúdos que podem interessar

Quais as outras formas de conseguir hotéis de luxo gastando pouco?

Com a Hotwire e Priceline é possível se hospedar em excelentes hotéis pagando bem pouco. Entretanto, essas não são as únicas possibilidades para alcançar esse objetivo. Os programas de fidelidade também oferecem ótimas oportunidades para quem quer desfrutar do conforto de uma acomodação cinco estrelas. 

Além da Hotwire e Priceline existem outras formas de se hospedar em hotéis de luxo pagando pouco
Além da Hotwire e Priceline existem outras formas de se hospedar em hotéis de luxo pagando pouco

E o melhor, na maioria das vezes sem gastar nada! Talvez você se pergunte como isso é possível. Simples, aprendendo a utilizar os programas de fidelidade do segmento de hotéis da melhor forma possível. E a gente pode ensinar a você o caminho das pedras. No curso do Império das Milhas você vai aprender como viajar mais gastando menos. 

São 14 módulos com tudo o que você precisa saber sobre programas de fidelidade para poder viajar cada vez mais, pagando menos. O guia dessa jornada é o Leandro Cardoso, uma das autoridades no assunto e que já conheceu mais de 44 países usando essas plataformas.

E você também pode conseguir, para isso clique neste link e se inscreva na Lista Vip da sétima turma do curso Império das Milhas.

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo