Guia completo de como remarcar voo

Como remarcar voo
Tudo que você precisa saber sobre remarcar voo

O planejamento de uma viagem é fundamental. Entretanto, em alguns casos, apesar de toda a organização é impossível evitar os imprevistos. Nesses momentos muitas pessoas ficam desesperadas pois não sabem o que fazer. Até remarcar voo parece mais complicado nessas situações. 

Pensando nisso, nós decidimos fazer um guia completo para quem precisa remarcar voo. Vamos explicar em quais situações você tem essa possibilidade, que cuidados deve tomar, as regras de cada companhia aérea, entre outras coisas. Assim, se em algum momento você passar por essa situação, vai poder agir com mais tranquilidade.

Quer aprender como remarcar voo? Então, venha com a gente!

Afinal, é possível remarcar voo?

Depende. O processo para remarcar voo é um pouco diferente dos casos de cancelamento. Para começo de conversa, quando você decide alterar determinada informação na sua passagem aérea não significa que desistiu da compra. E é aí que as coisas podem ficar confusas. Assim, é importante esclarecermos alguns pontos. 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o indivíduo tem direito ao arrependimento. Assim, por lei, podemos desistir de uma compra em até 7 corridos depois da aquisição. Nesse sentido, a ANAC estabelece que o passageiro pode cancelar um bilhete aéreo sem nenhum custo em até 24 horas após o recebimento do comprovante. 

Em situações específicas é possível remarcar voo
Em situações específicas é possível remarcar voo

Desde que, a compra tenha sido realizada com no mínimo 7 dias de antecedência a data da viagem. Essas são as regras para cancelamento. Mas, quando se trata de remarcação, quem estabelece as normas são as próprias companhias aéreas ou agência por meio da qual foi realizada a compra. Assim, de maneira geral, o que define se é possível ou não alterar o seu voo é o tipo de tarifa que você escolheu. 

Quais são as regras para remarcar voo? 

Como falamos anteriormente, o principal fator que define se haverá multas ou não ou mesmo se você vai poder remarcar voo é a tarifa escolhida. Dessa forma, cada companhia estabelece as suas próprias regras para essas mudanças. Sendo assim, vamos apresentar as regras das principais companhias aéreas do Brasil. Confira! 

Continue aprendendo sobre viagens:

Azul

Na Azul os clientes podem remarcar voo em quase todos os casos, inclusive em reservas com pontos. Entretanto, essas mudanças têm um custo que pode chegar a 100% do valor da tarifa. Assim, a companhia estabelece multas de acordo com a tarifa e canal por onde a alteração será feita. 

Dessa forma, caso o cliente queira fazer uma modificação na passagem por meio do site  é preciso acessar a área “Minhas Reservas” na página da empresa. Da mesma forma, é possível remarcar voo Azul nos aeroportos ou por meio do call center

Assim, os passageiros podem ligar para o 4003-1118 e solicitar a alteração. Veja a seguir, a tabela de custos para realizar mudanças nos bilhetes da companhia. 

*Na companhia aplica-se 100% da tarifa se o valor da passagem for inferior a multa. 

Latam

Nessa companhia também é possível remarcar voo. Mas, novamente tudo vai depender das condições em que você adquiriu a passagem. Na Latam existem três cenários, você pode fazer alterações sem custo, com o pagamento de uma multa ou mesmo não será permitido alterações. Tudo vai depender da tarifa do seu bilhete. 

A Latam não informa taxas para remarcar voo
A Latam não informa taxas para remarcar voo

Da mesma forma, é possível que haja cobranças extras se tiver diferença no valor da nova passagem. A companhia ainda estipula um prazo máximo para a realização das alterações. Se você não voou nenhum dos trechos, tem até um ano para fazer a remarcação. Caso contrário, deve consultar o tempo disponível para mudanças de acordo com a tarifa que comprou. 

Por fim, a Latam não divulga o valor das multas. A empresa pede que os seus clientes confiram o valor de cada caso acessando a aba “Minhas Viagens”. Dessa forma, o cliente escolhe a nova data, horário ou destino. Assim, de acordo com a tarifa do bilhete e valor da nova passagem será calculado os possíveis custos. 

Gol

Assim como nas demais companhias, a Gol segue basicamente a mesma regra. Ou seja, os passageiros podem remarcar voo. Entretanto, haverá cobranças de acordo com a tarifa do bilhete. Um aspecto interessante a respeito da Gol é que ela deixa claro o que será feito caso o cliente tenha direito a crédito após a alteração. 

Sendo assim, se você realizou uma mudança no seu voo e ainda ficou com um valor em aberto é possível escolher entre crédito e reembolso. No primeiro caso o passageiro tem 365 dias corridos, contados da data da compra para utilizar o valor excedente. Já quem optar por receber o dinheiro poderá fazê-lo em até 356 dias após a aquisição dos bilhetes e vai receber pelo mesmo meio de pagamento utilizado na compra. 

Veja a seguir a tabela de preços para remarcar voo na Gol. 

Agências de viagem

Hoje é bem mais comum a compra de passagens aéreas por meio de agências de viagem online. Inclusive porque, em alguns casos, o valor do bilhete é menor nessas empresas do que na própria companhia. Por outro lado, quando estamos diante de uma situação em que é necessário remarcar voo a coisa se complica. 

Assim, se você comprou uma passagem aérea e deseja fazer alguma alteração, a primeira coisa que deve saber é que não adianta tentar resolver diretamente com a companhia. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a agência de viagens e solicitar as mudanças. 

Quais são as regras para remarcar voo com uma agência de viagem
Quais são as regras para remarcar voo com uma agência de viagem

O grande problema aqui é que, como essas empresas trabalham majoritariamente com tarifa promocional, o cliente acaba sem o direito a alterações. Por isso, é importante ficar atento a esse detalhe ao comprar bilhetes por meio de agências online. Caso você tenha uma passagem que permite remarcar a agência deve seguir as regras estabelecidas pela companhia. 

Veja outros artigos que podem lhe interessar:

Como fica a remarcação de voos durante a pandemia?

Até aqui falamos sobre as regras gerais para remarcar voo. Mas, com a pandemia que estamos vivendo é indispensável falar sobre as mudanças que foram feitas nas regras para cancelar e alterar passagens durante esse período. Em 5 de agosto de 2020 a medida provisória 925 foi convertida na Lei 14.034. 

Essa norma estabeleceu algumas regras para o cancelamento e remarcação de voos realizados durante a pandemia. Assim, se encaixam nessas novas regras todas as viagens feitas até o dia 31 de outubro de 2021. De acordo com a nova lei o cliente pode remarcar sem custos e sem diferença tarifária sempre que o voo for alterado ou cancelado pela companhia aérea. 

Contudo, se a companhia não realizou nenhuma alteração ou o seu voo não foi cancelado haverá sim a cobrança de multa e diferença tarifária para fazer a remarcação. Assim, a nossa dica é: se você comprou uma passagem, mudou de ideia com relação a data ou destino, mas não tem direito a alteração, o ideal é pedir o cancelamento. 

Confira as regras para remarcar voo durante a pandemia
Confira as regras para remarcar voo durante a pandemia

Segundo a Lei 14.034 os passageiros podem desistir de voos com embarque até 31 de outubro de 2021 sem custo algum. Desde que, optem por crédito ao invés de reembolso. Optando pelo crédito, além de não pagar nada você poderá remarcar voo dentro de um período de 18 meses a partir da data da solicitação. 

É importante salientar que algumas companhias não estão aceitando a desistência dos passageiros em casos de voos não cancelados. Se isso acontecer com você, saiba que a empresa está desrespeitando as leis. Nesses casos a nossa indicação é de que seja feita uma reclamação formal na plataforma Consumidors.org. 

Considerações finais

Remarcar voo pode ser um processo complicado e em alguns casos estressante. Mas, com um pouco de informações, realizar as alterações na passagem aérea deixa de ser um problema para o seu planejamento de viagem. Esperamos que com as dicas deste post você consiga fazer as mudanças necessárias com tranquilidade. 

E se você curtiu essa dica e quer continuar aprendendo sobre passagens aéreas, cartões de crédito, programa de fidelidade, milhas e viagens, participe do Segredos do Império. Em nosso canal do Telegram você recebe diariamente notícias e artigos sobre esse universo, e o melhor, você não paga nada! Para ter acesso a todo o nosso conteúdo é só clicar neste link e se inscrever.

Nos vemos no Segredos do Império!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis