O que não fazer na viagem de avião

Viagem de avião
Viagem de avião

Viagem de avião já se tornou algo comum entre os brasileiros. Entretanto, o que não faltam são casos de experiências negativas entre os viajantes. O motivo? Muitos deixam de dar a devida atenção a alguns detalhes importantes. Assim, para evitar estresse durante o seu próximo voo, nós separamos algumas dicas do que não fazer. 

Confira! 

Não chegar com antecedência

Você já ouviu falar na Lei de Murphy? Basicamente, ela diz que se alguma coisa tem a chance de dar errado, provavelmente vai dar errado. É uma maneira bem negativa de ver a vida, mas você já parou para reparar que quando estamos atrasados ou com pressa as coisas simplesmente não saem como estamos imaginando? 

O que não faltam são histórias de pessoas que perderam o avião porque simplesmente deixaram para sair de casa no último minuto. Nesse sentido o transporte aéreo é bem diferente do rodoviário, ele não espera. E se você perde o voo, já era. Não dá para alcançar na próxima parada e ainda corre o risco de perder o bilhete de volta. 

Em uma viagem de avião chegar com antecedência é fundamental
Em uma viagem de avião chegar com antecedência é fundamental

Dessa forma, para evitar esse sufoco o melhor é se programar para sair com o máximo de antecedência possível. Assim, se o transporte atrasar ou você tiver que enfrentar um engarrafamento, terá tempo suficiente para chegar ao aeroporto antes do horário previsto para o voo. Aqui vai uma dica, chegue mais cedo e aproveite para conhecer uma sala vip. 

Deixar para fazer o check-in no aeroporto

Geralmente, quem se atrasa também comete o erro de não fazer o check-in em casa. Hoje, a maioria das companhias aéreas permitem que os passageiros confirmem a sua viagem com 24 horas de antecedência. Fazendo isso, você evita vários contratempos. O primeiro deles é o de não conseguir embarcar porque não chegou a tempo de fazer o check-in. 

Para evitar transtornos o ideal é fazer o check in antes da viagem

Da mesma forma, ao realizar o check-in online você pode conferir se alguma coisa mudou no seu voo, como por exemplo o horário ou o portão de embarque. Em tempos de pandemia essas alterações estão cada vez mais frequentes. Além disso, com essa atitude é possível garantir um assento mais confortável ou na janela e se protege contra um possível overbooking

Por fim, vale lembrar que, por conta da pandemia, muitas companhias aéreas estão encerrando o check-in e despacho de bagagem 1 hora antes do voo. Ou seja, mais um motivo para você fazer esse processo pela internet, bem antes da sua viagem. 

Não conferir a bagagem

Por falar em bagagem, esse é um outro grande erro que as pessoas cometem em uma viagem de avião. Como sabemos, o transporte aéreo impõe uma série de restrições com relação às malas. Hoje, a maioria dos voos só permitem uma bagagem de até 10kg gratuita. Até aí tudo bem, todo mundo conhece essa regra. 

O grande problema é que algumas pessoas acabam levando uma mochila extra, mais uma bolsa e várias sacolinhas. Muito cuidado! Em algum momento um funcionário da companhia pode obrigá-lo a despachar as malas. O mesmo acontece quando levamos determinados produtos.

Principalmente quem vai viajar apenas com a mala de mão deve ficar atento ao tamanho de frascos com perfume e cosméticos. O máximo permitido são 10 embalagens de até 100ml cada Além disso, alguns objetos como tesoura de unha, espátula e materiais pontiagudos são proibidos. Por isso, é sempre bom conferir as regras da companhia sobre esse quesito. 

Asian woman tourist wearing face mask sitting on social distancing chair with luggage waiting for flight during coronavirus or covid-19 outbreak. New normal travel concept

Hoje muitas companhias oferecem voos internacionais sem mala despachada. Na euforia de garantir um bom preço, muitas pessoas acabam passando batido por essa informação. Para evitar esse tipo de surpresa, sempre confira a franquia de bagagem do seu voo. Assim, se for necessário você poderá adicionar uma mala de porão à sua reserva. 

Com certeza, vai ser muito mais barato do que pagar na hora do embarque para despachar a sua mala. Por fim, não se esqueça de colocar uma identificação com o seu nome e telefone. Dessa forma, se a bagagem extraviar no meio do caminho vai ser muito mais fácil para recuperá-la. 

Desconhecer os seus direitos e deveres

Quando se trata de viagem de avião as pessoas ficam um pouco receosas de cobrar certas coisas. Muitas vezes, parece até que a empresa está nos fazendo um favor e que nós simplesmente não podemos exigir ou questionar nada. Mas, não é bem assim. Na verdade o que falta é entender quais são os nossos direitos. 

Por exemplo, você sabia que quando o seu voo é cancelado ou atrasado por mais de 4 horas a companhia é obrigada a lhe oferecer alimentação? Em casos mais graves a empresa deve providenciar hospedagem e transporte para o passageiro. Em alguns casos, você pode pedir reembolso integral ou para viajar com outra empresa, sem custos. 

É muito importante conhecer quais são os seus direitos em uma viagem de avião

Da mesma forma, quando fica comprovado que o cliente chegou no horário e já tinha feito o check-in, mas, foi impedido de embarcar a companhia pode ser obrigada a indenizar o passageiro. Em voos nacionais o valor a ser recebido pode chegar a R$ 1.140,00. No caso de viagens internacionais a compensação é um pouco maior, R$ 2.280,00. 

É claro que para garantir esses direitos você precisa saber que eles existem e ficar atento às situações em que cabe a cobrança. Não se intimide caso a companhia queira dissuadi-lo. Nesses casos, o melhor a se fazer é conversar e chegar a um concesso. Mostre que você conhece as leis e não vai se deixar ser lesado. 

Não verificar os documentos necessários para viagem de avião 

Andar por aí “sem lenço e sem documento” é muito poético, mas nada seguro. E quando se trata de viagem de avião, esquecer seus documentos é sinônimo de não embarcar. Em viagens nacionais nós podemos apresentar carteira de identidade, CNH, carteira da ordem de advogados. Ou seja, você tem opções se esquecer algum deles em casa. 

Mas, em viagens internacionais a coisa é um pouco mais complicada. Assim, para evitar esquecer o passaporte, carteira de vacinação ou qualquer outro documento importante o ideal é organizá-los com antecedência. Coloque todos em uma pasta ou naquelas carteiras próprias para viagem. Por fim, no dia anterior ao embarque confira se tudo o que precisa está separado e coloque na sua bagagem de mão.

Antes da viagem de avião confira todos os seus documentos

Além dos documentos é sempre bom checar todas as informações do seu bilhete de viagem. Confira qual é o aeroporto, para não correr o risco de ir para o lugar errado. Verifique o horário e o portão de embarque. Assim, você evita correria e sufoco no início da sua viagem. 

Curtiu as nossas dicas para evitar problemas na sua viagem de avião? Então, confira outros artigos que separamos para você: 

O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis Passeios para conhecer Paris