Passo a passo para tirar o visto americano

Visto americano
Descubra como tirar visto americano

Se você pretende conhecer a terra do Tio San deve saber que é preciso de autorização para isso. De acordo com as leis dos Estados Unidos todo brasileiro que deseja visitar o país deve ter em mãos o visto americano. Entretanto, muita gente fica apreensiva com relação a essa etapa do planejamento da viagem. 

Essa preocupação se deve ao fato de que o Consulado Americano é bastante rigoroso na autorização de vistos. Porém, com as informações corretas e conhecendo todo processo as chances de você passar por essa fase com sucesso são grandes. Então, fique calmo, pois preparamos este post para ensinar o passo a passo para conseguir o visto americano.

Preencher o formulário

A primeira etapa para solicitar o visto pode ser feita no conforto da sua casa. Tudo o que você precisa fazer é preencher o formulário DS-160. Nesse questionário você deve informar todos os seus dados pessoais como data de nascimento, sexo, nacionalidade, documentos entre outros. Assim, é importante ter bastante atenção, pois, informações erradas invalidam o processo. 

Além disso, todas as perguntas estão em inglês, mas a página oferece o mecanismo de tradução. Da mesma forma, lembre-se de salvar todas as etapas à medida que for respondendo para não perder as informações caso a página expire. Você pode acessar o formulário diretamente no site do Departamento de Estado americano

Pagar a taxa do visto americano

Você deve se lembrar que ao solicitar o passaporte foi necessário pagar uma taxa, não é mesmo? Pois, com o visto americano não é diferente. Assim que você finalizar o preenchimento do formulário será gerado um documento com o seu nome para o pagamento da solicitação. No caso do visto para turismo o custo é de $160.

Entretanto, para outros tipos de visto o preço pode mudar. A taxa pode ser liquidada via cartão de crédito ou boleto bancário e a conversão para real é feita com base na cotação do dia. Vale lembrar que essa tarifa não é reembolsável além de ser intransferível e como validade de um ano. Ou seja, após o pagamento você tem 365 dias para concluir as demais etapas do processo. 

Print do site do consulado com as taxas para tirar visto americano
Fonte: site Governo Americano

Agendar a entrevista para tirar visto americano

Após a confirmação do pagamento — que geralmente são dois úteis — você deve agendar a sua entrevista com o consulado. Para isso é preciso ter em mão os o “seu número” que foi gerado ao preencher o formulário DS-160 e o recibo de pagamento da guia. Você pode marcar a conferência pelo call center ou site

Caso escolha a segunda opção será necessário criar um cadastro de acesso. Ao agendar sua entrevista você deve escolher em qual unidade será realizada essa fase. No Brasil temos Consulado Americano nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Porto Alegre.

CASV

Assim, para complementar a solicitação do visto americano você precisa comparecer ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto. Lá vão ser coletados os seus dados biométricos — impressões digitais e foto. Dessa forma, no dia e data marcada vá ao CASV com passaporte válido e página de confirmação do formulário DS-160. Pessoas acima de 60 anos e menores de 15 não são obrigados a fazer a coleta devendo apenas entregar uma foto 5×7 e o formulário de confirmação, pessoalmente ou por meio de um representante.

Entrevista com o consulado

Essa é a fase que as pessoas mais temem principalmente aquelas que não falam inglês. Entretanto, temos uma boa notícia para você. Para visto de turismo a entrevista é feita em português mesmo e embora os funcionários do consulado sejam americanos eles falam e entendem bem a nossa língua. Assim, para que dê tudo certo se mantenha calmo, seja pontual e bem claro e objetivo nas suas respostas.

No dia da entrevista você deve levar o passaporte e página de confirmação do formulário DS-160 com código de barras. A nossa dica é que você leve outros papéis como, por exemplo, documentos que indiquem seus vínculos com o Brasil como certidão de casamento, comprovante de renda e emprego estável e declaração de imposto de renda. 

Outros documentos como extratos bancários, fatura de cartão de crédito também são válidos. Se você vai ficar na casa de um amigo ou familiar apresente a carta convite e suas passagens de ida e volta. Quanto mais seguros os avaliadores estiverem de que você é apenas um turista interessado em conhecer os EUA e que possui vínculos fortes com o Brasil maior a chance ter o visto americano aprovado. 

Geralmente a entrevista dura cerca de 5 minutos e a principais perguntas são:

  • Qual a sua idade?
  • A sua profissão? 
  • Qual a sua renda? 
  • Com quem você vai viajar? 
  • Você tem filhos?
  • Conhece alguém que more nos EUA?
  • Qual o objetivo da sua viagem? 
  • Quanto tempo pretende ficar nos EUA?
  • Quantas e quais cidades pretende visitar? 

Assim, depois da entrevista tudo o que você vai precisar fazer é esperar para receber do seu passaporte com o visto americano. Essa entrega pode ser feita por transportadora, Correios ou mesmo retirar no CASV. Vai depender da opção escolhida no momento em que você agendar a entrevista. 

Conclusão

Por mais complicado que possa parecer tirar o visto americano no final das contas é uma questão de conhecer o processo e se preparar para ele. Neste post vimos que são basicamente quatro etapas e que você pode concluir tudo em até um ano, ou seja, dá para fazer tudo com calma e segurança. Além disso, o governo americano tem central de atendimento em diversas localidades do Brasil, se você tiver dúvidas. 

Agora que você já sabe como tirar o visto confira nosso roteiro de 5 dias em Orlando. Até mais!