Como levar animais no avião?

Levar animais no avião
Como levar animais no avião

Quem tem um bichinho sabe como é difícil sair de férias e ter que deixá-lo na casa de um familiar ou em um hotel para pets. Dá um aperto no coração só de pensar. Nesse sentido, levá-los acaba sendo a única opção possível para algumas pessoas. Mas, ainda assim, existem dúvidas de como levar animais no avião. 

Bem, se você pretende levar o seu bichinho para a próxima viagem, mas não tem ideia de como funciona o processo das companhias aéreas, fica tranquilo. Pois, neste post nós criamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Vamos contar tudo o que precisa ser providenciado, as regras de cada empresa e mais algumas dicas. 

Ficou curioso(a)? Então venha com a gente! 

Como funciona para levar animais no avião?

Levar animais no avião não é a coisa mais complicada do mundo. Por outro lado, não basta aparecer com o bichinho no aeroporto e achar que vai poder embarcar. É necessário cumprir alguns requisitos, entender quais são as exigências e o passo a passo. De maneira geral esse processo é semelhante nas companhias aéreas e envolve três etapas. Confira!

Comprar a passagem

A primeira coisa que você deve saber é que, em geral, as companhias cobram uma taxa para levar animais no avião. Essa tarifa pode variar de uma empresa para outra, do tipo de viagem — nacional ou internacional —, e se o bichinho vai na cabine ou no porão. Além disso, é preciso fazer a reserva com antecedência. 

O seu pet também precisa de uma "passagem aérea"
O seu pet também precisa de uma “passagem aérea”

Pois, existe um limite máximo para o transporte de animais e nem todo modelo de aeronave permite acomodar pets a bordo. Da mesma forma, as companhias têm uma idade mínima para permitir que o seu bichinho viaje. Em geral, ele precisa ter no mínimo 4 meses de vida. Menos que isso, não se recomenda o deslocamento aéreo. 

Onde levar seu pet 

Outra questão importante é em qual compartimento do avião o seu pet vai viajar. Existem algumas regras que indicam se o animal vai na cabine ou no porão. Geralmente essa determinação é feita de acordo com o peso e raça. Por exemplo, só é possível levar na cabine bichos com até 10kg. 

Seja na cabine ou porão, para levar animais no avião é necessário um kennel
Seja na cabine ou porão, para levar animais no avião é necessário um kennel

Da mesma forma, raças de cães e gatos com focinho curto não podem viajar no porão. Além disso, é preciso conhecer algumas regrinhas importantes. Se você levar o animal dentro da cabine, ele deve permanecer abaixo do assento e dentro da caixa durante toda a viagem. 

Da mesma forma, se o bichinho for viajar no porão, é obrigatório identificar o “kennel” e forrar com tapete higiênico. Além disso, no desembarque o pet que estava no bagageiro será despachado na área de retirada de bagagens e não na esteira. 

Vacinas e atestado para levar animais no avião

Um terceiro aspecto muito importante para levar animais no avião é com relação à saúde do bichinho. As companhias aéreas exigem que o seu pet esteja com a vacinação em dia e que tenha um atestado de saúde específico para aquela viagem aérea. Em voos domésticos, em geral deve-se apresentar o Atestado Sanitário e comprovação da vacina antirrábica. 

E no caso dos cães-guia?

Às vezes, levar animais no avião é imprescindível. Esse é o caso de pessoas com deficiência visual, que precisam do auxílio de um cão guia. Para esses bichos as regras são um pouco diferentes. Em geral, os cães-guia podem viajar fora da caixa, sentados em um assento ou no chão da aeronave, desde que não obstrua a passagem. 

Apenas cães-guia ou de apoio emocional podem viajar fora da caixa na cabine do avião
Apenas cães-guia ou de apoio emocional podem viajar fora da caixa na cabine do avião

Além disso, eles precisam estar equipados com algum mecanismo de arreio. Com relação a documentação é necessário apresentar comprovante de treinamento, carteira de vacinação e em caso de viagens internacionais o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Por fim, o dono do animal deve fornecer a alimentação e a reserva pode ser feita em até 48 horas antes do voo.

Levar o pet para viagens internacionais

Algumas pessoas têm necessidade ou não querem deixar o seu bichinho mesmo quando se trata de uma viagem internacional. Nesses casos, também é possível levar o seu pet. Contudo, é preciso se certificar de que o país para o qual está indo aceita ou não a espécie do seu animal. Além disso, é importante providenciar a documentação. 

No caso de viagens internacionais, além do Atestado Sanitário e Carteira de Vacinação, é preciso apresentar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). Quem emite esse documento é a Vigilância Agropecuária Internacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Aqui no Brasil é possível solicitar um Passaporte Animal
Aqui no Brasil é possível solicitar um passaporte animal

Por outro lado, se você vai transportar outros animais além de cães ou gatos, é necessário ter uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Esse documento é emitido pelo Ministério da Agricultura ou órgão de defesa sanitária do seu estado. Se você viaja bastante e pretende levar o seu bichinho para países do Mercosul, pode ser interessante  fazer o Passaporte de Trânsito de Cães e Gatos.

Esse documento substitui o CZI tanto no Brasil quanto em outros países como Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai. Assim, o passaporte é feito em unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizadas em aeroportos, portos e postos de fronteira. A emissão deste documento prevê a existência de uma identificação eletrônica (microchip) do animal.  

Quais são as regras de cada companhia para levar animais no avião?

Até aqui explicamos o processo geral para levar animais no avião. Mas, como falamos anteriormente, cada companhia aérea tem as suas regras e preços para realizar esse serviço. Assim, separamos aqui o regulamento das principais empresas de transporte aéreo do Brasil. Confira. 

Azul

Na companhia só é possível levar animais no avião dentro da cabine. Ou seja, a empresa não faz o transporte de pets no porão. Além disso, cada passageiro pode levar 1 bichinho, sendo permitido o máximo de três por aeronave. A Azul transporta apenas cães e gatos, com no mínimo 4 meses de vida e pesando até 5kg. 

Entretanto, o peso total de 5kg compreende o animal e a caixa de transporte juntos. Para esse serviço a companhia cobra uma taxa de R$ 250,00 por trecho. Para compras no exterior a tarifa é de US$ 100,00. Por fim, em voos operados pela Azul Conecta não é permitido o transporte de pets na cabine. 

Veja outras regras para levar animais no avião com a Azul: 

  • O transporte do animal pode ser feito em caixa rígida ou flexível. Contudo, elas devem obedecer às seguintes dimensões: máximo de 43 cm comprimento X 31,5 cm de largura X 20 cm de altura;
  • A caixa deve ter aberturas que permitam a circulação de ar. Além disso, as dimensões devem possibilitar que o animal consiga realizar um giro completo em torno de si; 
  • Assim, a vacina antirrábica deve ser administrada com no mínimo 30 dias de antecedência e no máximo 1 ano antes da data da viagem; 
  • Da mesma forma, você deve apresentar o Atestado Sanitário emitido pelo médico sanitário com validade de 10 dias da data de emissão; 
  • Por fim, para transportar um cão-guia é necessário preencher um formulário indicando “Assistência Especial”

Latam 

Na Latam é permitido levar cães e gatos. A companhia realiza o serviço de transporte tanto na cabine, quanto no porão. Por isso, para ficar mais claro as regras de cada uma dessas viagens, decidimos separar cada uma delas. Confira. 

Na cabine

  • Cada passageiro pode transportar 1 animal, sempre em cabine Economy e em voos operados pela Latam. A idade mínima permitida é de 8 semanas em voos nacionais e 4 meses em viagens para os Estados Unidos. Para solicitar o serviço é preciso ir até uma loja da companhia ou entrar em contato por meio da Central de Vendas e Serviços
  • Assim, a reserva precisa ser feita em até 24 horas antes do início do voo.
  • Para levar animais no avião da Latam você deve providenciar uma caixa de 36 cm de comprimento x 33 cm de largura x 23 cm de altura se for flexível;
  • Caso o kennel seja rígido as dimensões são 36x33x19cm; 
Levar animais no avião Latam
Levar animais no avião Latam
  • Em ambos os casos o peso do pet, juntamente com a caixa, não pode ultrapassar 7kg. Além disso, a bolsa deve ser de material resistente, impermeável e que caiba embaixo do assento;
  • Da mesma forma, o animal deve conseguir realizar uma volta em torno de si dentro da caixa. Com relação ao custo, ele pode variar de acordo com o destino. Além disso, em alguns países pode haver a cobrança de impostos. 
  • Se o seu voo tem mais de um trecho, deverá pagar a taxa por cada um deles. Confira o preço para transporte de animais na cabine na tabela abaixo. 
Preço para levar animais na cabine em voos Latam
Preço para levar animais na cabine em voos Latam

No porão

Se o seu animal excede o peso máximo para viajar na cabine, você pode transportá-lo no bagageiro do avião. Cada passageiro pode levar até 2 animais em caixas individuais e em voo operado pela Latam. Além disso, o seu bichinho deve ter bom estado de saúde, comportamento dócil e no mínimo 8 semanas de vida para voos domésticos. 

Em voos para os Estados Unidos a idade permitida é a partir de 4 meses. Além disso, durante a viagem o animal não pode estar sedado. Para solicitar esse serviço o processo é o mesmo para o transporte na cabine. Contudo, ele deve ser feito em um período de 7 dias a 48 horas de antecedência ao seu voo. Nem antes, nem depois deste prazo.

  • A caixa de transporte ela deve ter as seguintes dimensões: 300 cm lineares (soma de largura + altura + comprimento), com altura máxima de 115 cm;
  • Assim, o peso do bicho, juntamente com a caixa deve ser de até 45kg ou 32kg para viagens com origem ou destino na Europa, Oceania, Argentina, Aruba ou África do Sul;
  • Além disso, você deve providenciar uma fonte de água que permita que seu animal beba durante o voo sem derramar;
  • Da mesma forma, a caixa deve estar forrada com uma base impermeável absorvente e conter espaço suficiente para animal girar, além de ser ventilada;
Caixa transporte de porão Latam
Caixa transporte de porão Latam
  •  Assim como em voos na cabine, o custo para levar animais no porão do avião varia de acordo com o destino. Em alguns países pode haver cobrança de imposto. Por fim, animais viajando em ação humanitária, com certificação prévia, estão isentos dessa cobrança. Confira os valores na tabela abaixo. 
Custo do transporte de animais no porão com a Latam
  • Por fim, a Latam não transporta raças de cães e gatos. Seja porque são braquicéfalos e/ou considerados perigosos. Veja na tabela abaixo quais são. 

Documentos

Na Latam os documentos exigidos são os mesmos para transportar animais na cabine ou no porão. Assim, em voos nacionais a companhia exige a apresentação de um comprovante vigente da vacina antirrábica. A medicação deve ter sido administrada com no mínimo 30 dias de antecedência ao voo. Já nas viagens internacionais é preciso apresentar o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI)

Gol

Por fim, a Gol também permite levar animais no avião. Inclusive, em voos internacionais você pode optar pela cabine econômica ou Gol Premium. A companhia realiza esse serviço tanto em cabine quanto no porão. Por esse motivo, vamos explicar as regras de cada um deles de maneira separada. Veja a seguir. 

Na cabine

É possível levar o seu bichinho na cabine em todos os voos operados pela Gol. Para solicitar, basta informar que deseja o serviço durante a compra da sua viagem. Você também pode fazer isso, depois da compra, na seção “Minhas Reservas”. Assim, a empresa aceita levar cães e gatos com no mínimo 4 meses de vida. 

  • A caixa para levar animais no avião Gol deve ter as seguintes dimensões: 43x32x24cm se for flexível e 43x32x22cm se for rígida; 
  • Inclusive, a companhia aconselha que os passageiros optem pela caixa flexível. Além disso, a Gol oferece um kennel nas condições ideais para transportar animais nas cabines de aeronaves da empresa; 
Kennel Gol
Kennel Gol
  • Assim, o animal juntamente com a caixa deve pesar no máximo 10kg;
  • Cães-guias e cães-ouvintes são aceitos em todos os voos, desde que estejam acompanhando pessoas com deficiência;
  • Por fim, o serviço custa R$ 250,00 por trecho em voos nacionais e R$ 600,00 nas viagens internacionais. 

No porão 

Para levar animais no compartimento de carga da Gol você deve entrar em contato com antecedência com a GOLLOG por meio do telefone 0300 146 5564 ou via e-mail [email protected]. Assim, você vai informar o seu localizador e dados do pet, como por exemplo peso, idade e raça. 

  • Dessa forma, pode-se levar animais com peso superior a 10kg;
  • Entretanto, o peso do bicho, juntamente com o kennel não pode ultrapassar 30kg;
  • Assim, para viagens no porão as dimensões da caixa são: 142x114x82cm; 
  • Caso o dono do pet não esteja no voo, ele será transportado do porão, mesmo que pudesse viajar na cabine;
  • Vale lembrar que esse serviço só é realizado em voos operados pela própria Gol e que não são codeshare ou interline;
  • Dessa forma, o custo para levar animais no avião Gol é de R$ 850,00 por trecho nacional e R$ 1.100,00 por trecho internacional;
  • Por fim, a companhia não transporta algumas raças de cães e gatos, são elas: Boston terrier, Boxer, Buldogue americano, Buldogue francês, Buldogue inglês, American Bully, Cavalier King Charles Spaniel, Chow-chow, Dogue de Bordeaux, Griffon de Bruxelles, Lhasa apso, Pug, Pug chinês, Pug holandês, Pequinês, Shih Tzu. Os gatos: Burmês, Exótico, Himalaio e Persa.

Documentos

Para que o seu bichinho possa viajar com você na Gol é necessário apresentar alguns documentos. O primeiro deles é o Formulário para Transporte de Animais da companhia. Assim, o passageiro deve baixar essa ficha no site da empresa ou solicitar no balcão de atendimento do aeroporto. 

Além disso, a companhia pede para que os viajantes com pets cheguem ao aeroporto para fazer o check-in 2 horas antes nos voos nacionais e 3 horas antes em viagens internacionais. Nas tabelas abaixo você confere os demais documentos necessários para levar animais na Gol. 

Dicas para levar animais no avião

Agora que você já sabe tudo o que é preciso para levar animais no avião, queremos contar algumas dicas para que essa experiência seja o mais tranquila possível. Para você e principalmente para o seu bichinho. 

Cuidados antes da viagem

Antes de decidir viajar e levar o seu pet é preciso considerar algumas coisas. Para começo de conversa, numa viagem de avião o bicho tem que ficar dentro da caixa o tempo inteiro. Sendo assim, é importante avaliar as condições do seu animal. Será que ele tem condições de encarar esse transporte? 

Antes da viagem faça um check-up no seu bichinho
Veterinarian doctor and a labrador puppy at vet ambulance

Será que vai ficar bem acomodado? Corre o risco de ele ficar estressado?  A viagem de avião apresenta algum risco à saúde do seu pet? É válido levar o seu bichinho ao veterinário para fazer uma avaliação. Além disso, dê preferência a voos diretos e de curta duração. Assim, será mais fácil controlar a ansiedade e necessidades fisiológicas do animal.

A escolha da caixa de transporte para levar animais no avião

Se você nunca levou o seu pet para uma viagem, é bem provável que ele não esteja acostumado às caixas de transporte. Por isso, essa deve ser uma das suas maiores preocupações ao decidir levar animais no avião. O primeiro passo é a escolha do kennel, ele deve ser resistente, arejado e adequado ao tamanho do bicho. 

A caixa deve conter uma trava que impeça o animal de escapulir, além disso, ela deve ter espaço para o seu pet se movimentar. Afinal, ele vai ficar nela durante toda a viagem. Outro detalhe importante a respeito do kennel é com relação a adaptação do seu amiguinho. Os especialistas recomendam um período de no mínimo 15 dias para que eles se acostumem. 

A escolha da caixa de transporte é fundamental para garantir conforto e segurança ao pet
A escolha da caixa de transporte é fundamental para garantir conforto e segurança ao pet

Assim, o ideal é deixar a caixa aberta e acessível ao seu bichinho em algum lugar da casa. Você pode oferecer refeições, snacks e convidar o pet para brincar dentro do kennel. Dessa forma, ele vai começar a se acostumar com esse espaço. À medida que o seu animal entrar na caixa, feche a porta e vá aumentando o tempo de permanência para que ele possa se acostumar.  

O que fazer para manter o bichinho calmo no aeroporto

Por fim, antes do dia da viagem dê banho no seu bichinho e apare as unhas dele. Antes de ir para o aeroporto dê água para que ele possa ficar hidratado. Da mesma forma, ofereça lanches leves e com no máximo 2 horas de antecedência. Assim, ele não corre o risco de ficar enjoado. 

Ao levar animais no avião o ideal é chegar mais cedo para o check-in
Ao levar animais no avião o ideal é chegar mais cedo para o check-in

Também é importante forrar a caixa com tapetes higiênicos, para manter a limpeza e bem-estar do seu animal. Evite entrar na sala de embarque muito cedo. Nesses ambientes os pets devem ficar dentro da caixa, quanto menos tempo ele precisar ficar no kennel, melhor. Por fim, antes do embarque leve o bichinho para dar uma volta. 

Ufa! Levar animais no avião tem uma série de exigências. Mas, nada se compara a alegria de ter o nosso bichinho perto da gente, seja onde for, não é mesmo? Com as dicas deste post temos certeza que agora todo o processo será muito mais fácil. E se você curtiu esse conteúdo e quer aprender mais sobre viagens, confira esses artigos que nós separamos.

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro