Ganhar milhas: descubra o quanto você pode ganhar em cada voo

Descubra como ganhar milhas em voos

Hoje, existem várias maneiras de ganhar milhas. Contudo, pontuar voando é a forma mais tradicional de fazer isso. Mas, infelizmente, poucas pessoas sabem como esse processo realmente funciona. Ou seja, a maioria das pessoas não faz ideia de como esse benefício é calculado. 

Bom, se você tem planos de acumular milhas, saber o quanto você pode ganhar em cada voo é muito importante. Por isso, elaboramos este post para explicar como você pode gerar pontos com as suas viagens e, mais importante, saber o quanto vai ganhar antes mesmo de viajar. 

Continue a leitura e aprenda a calcular como ganhar milhas em voo. 

Como ganhar milhas nos voos? 

O processo para ganhar milhas em voo é muito básico e quase igual em todas as companhias aéreas. Em geral, para ter direito aos pontos, tudo o que você precisa fazer é comprar uma passagem em dinheiro. Além disso, é necessário incluir o seu número de passageiro frequente na reserva. Também é possível solicitar essas milhas após o voo. 

Apesar disso, existem algumas diferenças nas regras de cada programa. Veja a seguir. 

LATAM Pass

Sempre que você viajar com a LATAM ou companhias parceiras pode acumular pontos. É possível fazer isso, adicionando o número de passageiro frequente no cartão de embarque ou solicitando num período de 7 a 60 dias após a viagem. O programa não pontua na tarifa Promo. 

O crédito dos benefícios pode demorar até 30 dias para acontecer. Quando se trata de voos com companhias parceiras, o cliente escolhe se deseja pontuar com a empresa que realizou a viagem ou no LATAM Pass. De qualquer forma, é preciso estar cadastrado na plataforma antes do início da viagem. 

Smiles

Na Smiles o processo é bem semelhante, ou seja, você pode ganhar milhas sempre que viajar com a Gol e companhias parceiras. Para isso, basta inserir o número de passageiro frequente ou solicitar as milhas em até 180 dias após a viagem. Contudo, é importante ressaltar que as tarifas Light e Promo, em voos Gol, não geram pontos. 

Continue aprendendo:

TudoAzul

TudoAzul
TudoAzul oferece 10 pontos por real na loja Pontofrio

Por fim, no TudoAzul os participantes acumulam pontos voando com a Azul e companhias parceiras, desde que a passagem aérea seja adquirida em dinheiro. Basta inserir o número de participante do programa na reserva ou então solicitar as milhas após o voo. Diferente do que acontece na Smiles, todas as tarifas pontuam. Entretanto, a quantidade de milhas varia de acordo com o status do cliente. 

O quanto vou ganhar em cada voo? 

Aqui as coisas começam a ficar um pouco mais complexas, pois nesse aspecto cada programa de fidelidade tem a sua própria regra. Além disso, o regulamento muda quando se trata de um voo com a companhia principal ou com as parceiras. Assim, para que você saiba o quanto pode ganhar em cada programa é preciso entender as normas de cada uma delas. 

LATAM Pass

No programa o cálculo de pontos de cada voo é feito de duas formas. Tudo vai depender com quem você está viajando. Assim, se você vai realizar um voo doméstico com a LATAM, deverá multiplicar o valor do bilhete por um fator que varia de 1,5 a 6. O multiplicador varia de acordo com a categoria de elite ao qual o passageiro pertence no programa. Confira abaixo. 

Acúmulo de pontos em voos nacionais com a LATAM
Acúmulo de pontos em voos nacionais com a LATAM

Já para as viagens internacionais, operadas pela LATAM, a pontuação vai depender tanto do status do participante quanto do destino. Assim, em voos para América do Sul o multiplicador varia de 1,5 a 6. Já para outros trechos internacionais é possível acumular de 5 a 12 pontos por dólar. 

Vale lembrar que as taxas não estão incluídas no cálculo. Além disso, só é possível acumular no máximo 60 mil pontos por segmento. Já para voos com companhias parceiras a quantidade de milhas é calculada de acordo com a distância. Além disso, a classe tarifária do bilhete e categoria de elite do participante geram pontos. 

Acúmulo de pontos LATAM com a Qatar
Acúmulo de pontos LATAM com a Qatar
Distância GRU - DXB
Distância GRU-DXB

Para dar um exemplo vamos usar o Great Circle Map. Imagine que você comprou uma passagem com a Qatar para o trecho Guarulhos – Dubai, na cabine executiva com a tarifa I. Nesse cenário você teria direito a 100% dos pontos. Assim, como a distância do voo é de 7.592 milhas, você acumularia 7.592 pontos LATAM Pass. Vale lembrar que cada parceria tem a sua tabela de pontuação. 

Smiles

Na Smiles os clientes acumulam pontos em voos domésticos com a Gol se a tarifa do bilhete for Plus ou Max. Assim, a pontuação é calculada de acordo com a quantidade de reais gastos, sendo 2 pontos por R$ 1,00 na tarifa Plus e 3 na Max. Já em viagens internacionais com a companhia a pontuação é baseada na distância. 

Assim, voos na tarifa Plus acumulam 150% da distância e 200% na tarifa Premium Economy. Além disso, o mínimo que cada passageiro pode acumular é 500 milhas. Ou seja, se a distância do voo for inferior a 500 milhas o passageiro vai receber 500 pontos. O programa ainda conta com uma tabela específica para voos codeshare

Nesse caso, a porcentagem varia de acordo com o parceiro. Da mesma forma, clientes Prata, Ouro e Diamante contam com bônus nas viagens domésticas, internacionais e codeshare. Já para viagens com outras companhias a regra muda de acordo com a parceira. Nesses casos, o que vale é a classe tarifária e a distância percorrida. 

Veja também: 

Além disso, os participantes das categorias de elite podem receber bônus em algumas companhias, como por exemplo a Aeromexico. Da mesma forma, certos parceiros da Smiles não são elegíveis para ganhar milhas. Voos com a British Airways, por exemplo, podem ser resgatados com pontos, contudo, os participantes do programa não podem pontuar em viagens operadas pela BA. 

Pontuação Smiles e Aeroméxico
Pontuação Smiles e Aeroméxico

TudoAzul 

Por fim, no TudoAzul, os participantes acumulam pontos em voos domésticos e internacionais de acordo com o status do cliente, a tarifa e o preço do bilhete. Já no caso das companhias parceiras, as milhas são geradas de acordo com a distância e tarifa. Dentre elas, apenas a United Airlines oferece bônus para membros das categorias de elite. 

Ganhar milhas em voos com a Azul
Ganhar milhas em voos com a Azul
Acúmulo TudoAzul com United
Acúmulo TudoAzul com United

Em qual programa devo acumular milhas?

As regras para ganhar pontos nos principais programas são bem claras. Contudo, quem participa de mais de uma dessas plataformas pode ficar na dúvida de onde creditar os pontos de um voo, no caso de viagens internacionais. Só existe um jeito de responder essa pergunta que é fazendo as contas. 

Para isso, vamos supor que você vai viajar para Paris, partindo de São Paulo com a TAP em classe executiva. A companhia é parceira Smiles e TudoAzul e o voo da companhia realiza uma escala em Lisboa antes de chegar ao destino final.  Assim, a distância total percorrida será de 5.810 milhas. 

distância do voo GRU-ORY
Distância do voo GRU-ORY

No nosso exemplo, vamos usar a tarifa J da classe executiva. Nesse cenário, ao creditar pontos na Smiles você acumularia 130% da distância do voo, ou seja, 7.553 milhas. Já no TudoAzul, receberia 170% das milhas voadas, isto é 8.715 pontos. Assim, seria mais interessante mandar as milhas para o TudoAzul. Vale lembrar que o TAP Miles&Go também seria uma opção. 

Acúmulo de milhas Smiles com a TAP
Acúmulo de milhas Smiles com a TAP
Acúmulo de pontos TudoAzul com a TAP
Acúmulo de pontos TudoAzul com a TAP

Saber quantos pontos você pode acumular em um voo é algo muito importante, pois nos ajuda a planejar estratégias para creditar pontos no programa em que teremos o melhor retorno. Neste post, você descobriu como encontrar a pontuação de cada voo nos principais programas do país. E se você quer continuar aprendendo sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens e muitos mais, participe do Segredos do Império. 

Em nosso canal do Telegram você recebe diariamente conteúdo gratuito. Clique neste link e faça parte!