#5 PULO DO GATO: Como ganhar milhas em voos parceiros

Ganhar milhas em voos parceiros
Como ganhar milhas voando com companhias parceiras

Fala jovem! Acumular pontos é uma tarefa de formiguinha. E nesse processo, toda ajuda é bem-vinda. Assim, uma das estratégias mais básicas é o resgate desses benefícios em voos de empresas parceiras. Porém, muitas pessoas não fazem ideia de como ganhar milhas em viagens com outras companhias aéreas. 

Pensando nisso, no quinto artigo da nossa série Pulo do Gato, você vai aprender como ganhar milhas em companhias parceiras e qual a importância de fazer esse resgate. Além disso, vamos explicar o passo a passo dessa operação nos três principais programas de fidelidade do Brasil. 

Ficou curioso(a)? Então venha com a gente!

Por que parcerias aéreas são importantes?

Aqui no blog a gente sempre bate na tecla de que todo programa que se preza tem uma boa quantidade de parceiros, sejam eles aéreos ou não. Afinal, essas alianças permitem que os participantes dessas plataformas acumulem mais pontos no dia a dia. Seja comprando produtos e serviços ou em viagens. 

Assim, o primeiro passo para quem quer aprender como ganhar milhas em voos de outras empresas é conhecer quem são os parceiros do seu programa. Essa parte não é nenhum bicho de sete cabeças. Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é acessar o site do programa de fidelidade e consultar as alianças aéreas. E quanto mais, melhor. 

As parcerias aéreas, além de facilitar a vida dos passageiros nos ajudam a ganhar mais milhas
As parcerias aéreas, além de facilitar a vida dos passageiros nos ajudam a ganhar mais milhas

Em seguida, depois de conhecer os parceiros do seu programa de fidelidade você deve priorizá-los. Ou seja, sempre que for realizar uma viagem com outra companhia aérea, que não seja a do programa, opte por uma empresa que tenha aliança com o seu clube de recompensas. Pois assim, você vai ganhar mais milhas. 

Como ganhar milhas em voos? 

Sempre que falamos de potencializar o acúmulo de pontos, fazemos questão de explicar como ganhar milhas com os voos. Esse é o processo mais básico dentro de um programa de fidelidade. Funciona assim, você compra a sua passagem, em dinheiro, e dentre as informações deve inserir o seu número de passageiro frequente. 

Assim, após a conclusão do voo as milhas correspondentes àquele trecho serão creditadas na sua conta. Da mesma forma, é possível solicitar esses pontos depois da viagem. Nesse caso, é necessário guardar o seu bilhete, pois você vai precisar das informações que estão nele. Como por exemplo, número do voo, origem, destino etc. 

Todos os voos comprados em dinheiro na companhia do seu programa de fidelidade geram milhas
Todos os voos comprados em dinheiro na companhia do seu programa de fidelidade geram milhas
Continue aprendendo como ganhar milhas: 

Passo a passo de como ganhar milhas voando com companhias parceiras

Agora que você já sabe como ganhar milhas nos voos da companhia principal do seu programa de fidelidade, chegou a hora de aprender como acumular nas empresas parceiras. O processo de solicitação desses pontos é bem parecido entre as plataformas. Mas, você deve saber que algumas regras podem mudar devido ao acordo entre as companhias. 

Por exemplo, a quantidade de milhas acumuladas em um mesmo trecho pode mudar de acordo com a empresa parceira. O mesmo pode ser observado no tipo de tarifa. Dependendo do contrato entre as companhias, algumas tarifas geram pontos para o programa parceiro, enquanto outras não. Sendo assim, vamos falar das regras dos principais programas do Brasil.  

LATAM Pass

O LATAM Pass permite que os seus participantes acumulem milhas em 18 companhias parceiras, São elas: Azul, Aeroméxico, Alaska Airlines, Austrian Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Delta Airlines, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Lufthansa, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines e Swiss Air Lines. 

Tabela de acúmulo de milhas LATAM Pass em voos com a Delta Airlines
Tabela de acúmulo de milhas LATAM Pass em voos com a Delta Airlines

Em cada uma delas os participantes do programa acumulam uma quantidade de milhas. O montante de pontos varia de acordo com a cabine, tarifa de voo e categoria de elite. Além disso, em algumas companhias os passageiros ganham bônus e pontos qualificáveis. Ou seja, para upgrade de status. 

Assim, para ganhar milhas em companhias parceiras LATAM Pass o passageiro primeiro deve se certificar de que comprou um bilhete cuja cabine de tarifa geram pontos. Se no momento da compra você inseriu o seu número de passageiro frequente, deve aguardar no mínimo 2 semanas. 

Milhas bônus em voos Delta
Milhas bônus em voos Delta

Se dentro deste período o programa não realizar o crédito dos seus pontos, você deve acessar o site e fazer o pedido. Cada participante tem até 60 dias para reclamar as milhas acumuladas em voos de companhias parceiras do LATAM Pass.  

Smiles

A Smiles é parceira de mais de 40 companhias aéreas. Dentre elas, os participantes do programa podem acumular milhas em voos das seguintes empresas: American Airlines, Air Europa, Aerolíneas Argentinas, Air France, Alitalia, Air Canada, Avianca, Aeromexico, Copa Airlines, Emirates, Ethiopian, Ethiad, KLM, Korean Air, Qatar Airways, South African Airways, TAP Air Portugal, entre outras. 

Como ganhar milhas Smiles e voos parceiros

Assim, no programa a quantidade de pontos acumulados varia de acordo com a cabine escolhida, tarifa do bilhete e trecho. Por exemplo, em voos intercontinentais a tabela de acúmulo tem um valor, enquanto que em voos regionais os percentuais são outros. Além disso, a porcentagem de milhas muda de uma companhia para outra. 

Da mesma forma, em algumas empresas os clientes das categorias de elite Smiles recebem bônus. Assim, para garantir milhas em voos parceiros do programa você deve se certificar de que a tarifa e cabine escolhida acumulam pontos. Em seguida, a plataforma oferece três caminhos para o passageiro. 

O primeiro é inserir o número de passageiro frequente na reserva. Da mesma forma, é possível adicionar essa informação no momento do check-in. Por fim, os participantes do programa podem solicitar os pontos de voos parceiros em até 180 dias após a viagem. Nesse caso, devem guardar o bilhete eletrônico e cartão de embarque. 

Milhas bônus em voos Air France
Milhas bônus em voos Air France

Em seguida, dentro do prazo de 6 meses devem acessar a conta Smiles pelo site ou aplicativo e no menu selecionar “solicitar milhas de voos”. Assim, você deve informar o localizador, número do bilhete, tipo de viagem — ida ou ida e volta — e anexar a imagem da sua passagem. Dessa forma, as milhas são creditadas em até 30 dias após o pedido. 

TudoAzul 

A Azul é conhecida por ter uma extensa malha aérea nacional. Contudo, quando o assunto é parcerias a companhia deixa a desejar. Atualmente, os participantes do TudoAzul podem acumular milhas em voos com a Latam, Air Canada, Copa Airlines, United, TAP Air Portugal e Turkish Airlines. No programa o ganho de pontos é baseado na distância da viagem, cabine e tarifa do bilhete. 

Bônus em voos United
Bônus em voos United

Além disso, apenas em voos com a United os clientes das categorias de elite ganham bônus. Assim, para os participantes do programa podem incluir o número de passageiro frequente no momento da compra ou solicitar essas milhas após a viagem. Nesse caso, assim como nos demais programas é preciso guardar o bilhete e ficar atento ao prazo para fazer o pedido. 

Como ganhar milhas com a parceria entre LATAM Pass e TudoAzul 

Até aqui vimos que a maioria das companhias parceiras para acumular pontos são internacionais, o que é excelente. Contudo, ter a possibilidade de juntar milhas voando em duas companhias nacionais é maravilhoso. Assim, o acordo entre LATAM Pass e TudoAzul permite que clientes dos dois programas juntem pontos ao voar com a Azul e com a Latam. 

O acordo também serviu para expandir a malha aérea das companhias. Com relação ao acúmulo de pontos, as regras para este caso em específico é um pouco diferente do que vimos até agora. Como se trata de uma parceria codeshare, ambas empresas podem comercializar voos uma das outras. Assim, dependendo de quem comercializa e opera o voo, o cliente só pode acumular pontos em um programa. 

Veja outros conteúdos sobre companhias aéreas e programas de fidelidade:

Por exemplo, se você é cliente LATAM Pass e comprou um voo vendido pela Latam e operado pela Azul, pode escolher pontuar tanto no LATAM Pass quanto no TudoAzul. Mas, se a viagem é vendida e operada pela Latam, só é possível ganhar milhas no LATAM Pass. Essa mesma regra é válida para quem participa do TudoAzul. 

Veja a seguir como ganhar milhas LATAM Pass e TudoAzul:

Além disso, os clientes dos dois programas devem ficar atentos a tabela de acúmulo de milhas. Tanto o LATAM Pass quanto o TudoAzul usam a distância do trecho e classe tarifária para determinar a quantidade de milhas acumuladas em voos dos parceiros. Confira. 

Como ganhar mais milhas no dia a dia?

Resgatar pontos acumulados em voos com companhias parceiras é uma das formas de potencializar o nosso ganho de milhas. Mas, verdade seja dita, não é todo dia que realizamos viagens internacionais para juntar pontos dessa forma. Por isso, se você quer aprender como alavancar a sua performance nos programas de fidelidade, participe do nosso evento online. 

Entre os dias 08 e 15 de março vai acontecer o Workshop Milhas sem Fronteiras. Um evento totalmente gratuito que vai sacudir o mercado das milhas. Leandro Cardoso, o Imperador das Milhas, será o comandante deste evento e durante esses sete dias ele vai contar dicas e estratégias que o levaram a conhecer o Brasil inteiro e mais 45 países. 

Então, se você quer descobrir como multiplicar as suas milhas para viajar mais, fazer uma grana extra e ter mais liberdade, não perca tempo! Clique neste link e se inscreva no Workshop Milhas sem Fronteiras. 

Vemos você lá!