Como consultar score de crédito? 

Aprenda a consultar score

De acordo com estudo do Serasa Experian, 23% dos brasileiros nunca pensou em consultar score. Não saber qual a sua pontuação nas agências de crédito te deixa no escuro. Talvez seja esse o motivo pelo qual você não consegue aquele cartão ou o seu pedido de empréstimo é sempre negado. 

Mas hoje, isso vai acabar. Neste post elaborei um guia completo de como consultar score em qual bureau de crédito gratuitamente. Além disso, vou te explicar porque é importante saber a sua pontuação, o passo a passo para encontrar essa informação e o que fazer com ela.  

O que é o score de crédito? 

A nossa relação com o score de crédito foi criada em cima de um histórico um tanto quanto negativo. Por aqui, costumamos relacionar o trabalho das agências de crédito com uma “polícia do histórico financeiro”. Ou seja, a nossa primeira impressão é julgar que esses órgãos estão sempre procurando por falhas em nossa conduta de consumidor.

Talvez por esse motivo os brasileiros ainda não estão 100% familiarizados com o score de crédito e não sabem das vantagens de monitorar esse dado. Para muitos, o score é só mais uma ferramenta das agências de crédito para nos “incriminar”. Bem, posso afirmar que a verdade passa bem longe disso. 

Score de crédito
Score de crédito

Assim, é importante começar esclarecendo o que é o score de crédito. Essa pontuação é usada em diversos países e ela ajuda a classificar o nível de risco que um consumidor oferece. Em geral, o score pontua os indivíduos numa escala de 0 a 1000 em que zero significa grandes chances de inadimplência e mil pouca probabilidade de inadimplência. 

Para quê serve o score? 

O score é uma informação muito utilizada por bancos, instituições financeiras e empresas que, de alguma forma, realizam a concessão de crédito. Por meio dos dados fornecidos junto com a pontuação elas podem decidir se é um risco — ou não — emprestar dinheiro para determinado consumidor. 

Em geral, sempre que você pede um empréstimo, financiamento, cartão de crédito ou deseja abrir um simples crediário, a empresa consulta o seu score. Assim, ela busca saber se você é realmente um cliente que merece a confiança do crédito. 

Como é formado o score de crédito?

Os bureaus de crédito são os responsáveis por estabelecer a pontuação dos consumidores. Para isso, essas empresas levam em consideração uma série de informações desde dados cadastrais (endereço, idade, profissão, etc.), até o seu histórico de dívidas, contas pagas e relacionamento com instituições financeiras. 

Ou seja, embora muitos pensem que o score de crédito é só a reunião de dívidas, na verdade ele também leva em conta o seu bom comportamento. Assim, se você paga contas em dia, já contratou empréstimos e pagou no programado ou se usa cartão de crédito pagando a fatura em dia, isso conta pontos ao seu favor. 

No geral, todas os bureaus usam essas informações para definir a pontuação do consumidor. Contudo, a fórmula utilizada no cálculo nem sempre é a mesma. Em outras palavras as agências de crédito podem atribuir pesos diferentes para cada um deses dados. Por isso, a sua nota pode mudar na consulta em diferentes empresas. 

Por que é importante consultar score? 

Acredito que você já tenha entendido a importância de consultar score. Mas, mesmo sabendo que é por meio dessa informação que as empresas decidem se vão conceder, ou não crédito, muitos consumidores simplesmente ignoram esse fato. Segundo estudo do Serasa Experian, cerca de 26% dos brasileiros só procuram saber da pontuação quando tem um pedido negado.

Quando criamos o hábito de consultar score, além de ficarmos atentos a saúde do nosso histórico financeiro, podemos usar essa informação ao nosso favor. Isso mesmo! Quando o consumidor tem uma pontuação excelente, ele pode barganhar com as empresas. É possível negociar desde maior parcelamento até taxas de juros menores.  

Onde consultar score de crédito? 

Atualmente existem no Brasil 4 agências de crédito. Todas elas elaboram seu próprio score de crédito. Assim, uma pergunta comum é: em qual delas consultar? Em todas! Primeiramente porque esse é um serviço gratuito. Além disso, não tem como saber qual delas cada empresa utiliza. 

Assim, o melhor a se fazer é consultar score em cada uma delas e garantir que a sua pontuação seja boa em todas elas. Dessa forma, você não corre o risco de ter um pedido de crédito negado simplesmente por não saber qual é a sua nota em uma determinada agência. 

Veja a seguir o passo a passo para consultar a sua pontuação nos principais bureaus do país. 

Serasa 

O Serasa é o nome mais lembrado pelos brasileiro quando o assunto é score. Talvez, por isso, seja a plataforma campeã em consultas. Uma característica bastante interessante da plataforma é que ela é bastante detalhada e aponta quais pontos você precisa melhorar para aumentar o seu score. 

Assim, o primeiro passo para consultar score no Serasa é acessar o site do bureau e criar uma conta. Nessa fase será necessário informar alguns dados pessoais como CPF, data de nascimento, nome completo, entre outros. Também é possível se cadastrar usando a sua conta Google. 

Depois disso, é só entrar no site do Serasa com seu CPF e senha. Assim, você já poderá consultar a sua nota na plataforma. É possível acompanhar a evolução do seu score mês a mês. No aplicativo você também consegue visualizar a sua pontuação gratuitamente. 

Nesse tutorial você confere o passo a passo para consultar score no Serasa:

SCP Brasil 

Para consultar score no SPC Brasil os primeiros passos são semelhantes ao que vimos no Serasa. Mas, um detalhe importante é que a consulta gratuita ao score do SPC é realizado através do Portal do Consumidor. É importante utilizar esse link ou você será direcionado para um serviço pago.

Se, assim como no Serasa, você nunca consultou o score na plataforma, será necessário realizar o cadastro. Após essa etapa, informe o seu CPF e senha para acessar. 

O SPC solicita uma validação via token por meio do app Google Authenticator, o que torna o processo um pouco mais trabalhoso. Mas, nada que impeça de consultar o score na plataforma.

Após inserir o código você será redirecionado para a página principal de consulta do SPC. Basta escolher a opção Score para visualizar a sua pontuação.

Boa Vista

A Boa Vista foi criada em 2010 para integrar o serviço do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Assim, consultar score na plataforma é bem fácil. O primeiro passo é acessar o Consumidor Positivo. Como nas demais plataformas, é obrigatório criar um cadastro. 

Na plataforma você consegue ver a sua nota e quais empresas consultaram o seu score recentemente. Esse é um dado muito interessante. Afinal, se houverem instituições consultando a sua pontuação sem necessidade, você pode solicitar a exclusão dessa conferência do seu histórico. 

Quod 

Por fim, a Quod é a agência de crédito mais recente do mercado brasileiro. A empresa foi fundada em 2018 e é controlada pelos cinco maiores bancos do país (Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco e Santander).

No site da plataforma você deve fazer o seu cadastro e em seguida usar o CPF e senha para ter acesso às informações da agência. No seu primeiro acesso será preciso realizar uma validação via SMS.

Em alguns casos a Quod demora para fornecer as informações do seu score. Ou seja, mesmo realizando o cadastro e autenticação necessária pode ser você não consiga visualizar a sua pontuação no primeiro acesso.  

Consultei o meu score e ele está baixo, o que fazer? 

Muita gente se espanta quando, ao consultar score, descobre que a pontuação está bem abaixo do que era esperado. Em geral, a grande maioria só tomam consciência dessa situação quando tem um pedido de crédito negado. Mas, isso não significa que seja tarde demais para reverter essa situação. 

O que fazer para aumentar o score
O que fazer para aumentar o score

Existem vários motivos que podem diminuir o seu score. Assim, o primeiro passo é identificar o que está prejudicado a sua pontuação. Dessa forma, você poderá tomar medidas para reverter esse quadro. Já adianto que não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. 

Por isso, nós elaboramos um guia completo para te ajudar. No e-book Como Aumentar o Score você vai entender a fundo sobre essa ferramenta, também vai conhecer melhor as agências de crédito. Além disso, poderá identificar o que está diminuindo o seu score e o passo a passo para aumentar a sua pontuação.