Faltam apenas 5 dias para resgatar bilhete cortesia Gol e Azul

Últimos dias para resgatar bilhete cortesia Gol e Azul

Poder resgatar uma passagem com milhas é algo que deixa qualquer viajante feliz. Agora, imagine ganhar todo ano uma viagem de presente da companhia aérea? Seria incrível, não é mesmo? Pois, saiba que algumas pessoas contam bilhete cortesia Gol e Azul para voar sem nenhum custo. 

Entretanto, esses clientes têm até o dia 31/12 para resgatar o bilhete cortesia de 2021. Se você é uma dessas pessoas está no lugar certo! Neste post vamos explicar como emitir passagem aérea utilizando esse benefício, quais são as regras, quem tem direito a essa cortesia, entre outras coisas. 

Quer saber como resgatar o seu bilhete cortesia Gol ou Azul? Então, venha com a gente! 

O que é bilhete cortesia? 

Bem, como o próprio nome já diz, o bilhete cortesia Gol e Azul nada mais é do que uma passagem aérea gratuita. Entretanto, esse benefício não é concedido a qualquer pessoa. Em geral, podem usufruir deste direito os participantes dos programas de fidelidade. Ou seja, TudoAzul e Smiles. 

Os bilhetes cortesia são passagens aéreas que os clientes de algumas companhias aéreas podem resgatar gratuitamente
Os bilhetes cortesia são passagens aéreas que os clientes de algumas companhias aéreas podem resgatar gratuitamente

Além disso, o bilhete cortesia é um benefício para membros da categoria Diamante em ambos programas. Assim, esses clientes tem a sua fidelidade recompensada podendo viajar, na companhia de outra pessoa, pagando apenas uma passagem. Isto é, dois pelo preço de um.  

Como resgatar o bilhete cortesia? 

Embora não seja complicado emitir um bilhete cortesia Gol ou Azul, existem alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos por quem deseja utilizar esse benefício. Além disso, a regra muda de um programa para outro. Por isso, vamos explicar separadamente como emitir essa passagem tanto na Smiles quanto no TudoAzul. 

Bilhete cortesia Gol 

A Smiles oferece bilhete cortesia desde 2017. Assim, clientes da categoria Diamante do programa podem resgatar uma passagem para um acompanhante, sem custo, uma vez por ano. Além de pertencer ao status mais alto do programa, o cliente precisa realizar a compra das passagens em dinheiro. Ou seja, o benefício em questão não se aplica para resgates com milhas. 

Bilhete cortesia Gol
Bilhete cortesia Gol

Ao atingir a categoria Diamante o cliente já pode resgatar o bilhete cortesia Gol. Desde que, seja uma viagem realizada dentro do Brasil ou América do Sul e operada pela Gol Linhas Aéreas. Dessa forma, a passagem pode ser apenas de ida ou ida e volta. Contudo, o acompanhante deve realizar o mesmo trajeto do cliente Diamante. 

Ou seja, mesma origem, destino, horário e número de voo. Além disso, as reservas do cliente Diamante e seu acompanhante deve estar no mesmo localizador. Outra regra importante sobre o bilhete cortesia Gol é que ele não é aplicável para a compra com milhas. Além disso, se o acompanhante for cliente Smiles, a passagem do mesmo não vai gerar pontos. 

Veja também:

Passo a passo para emitir o bilhete cortesia Gol 

A emissão do bilhete cortesia Gol deve ser feita com a compra da passagem do cliente Diamante. Por isso, quem tem esse benefício e deseja regatá-lo deve seguir um fluxo diferente da emissão tradicional. Além disso, vale ressaltar que, é necessário reservar com no mínimo 7 dias de antecedência a data da viagem.  Veja a seguir o passo a passo: 

  • Faça login na sua conta Smiles e acesse a opção “Minhas Viagens”; 
  • Em seguida, ao clicar no seu nome, vai aparecer um menu. Nele você verá a opção “Resgate do bilhete cortesia”, selecione-a; 
  • O próximo passo é realizar a pesquisa das suas passagens. Lembre-se que o bilhete cortesia é válido apenas para trechos de ida ou ida e volta. Além disso, a pesquisa deve ser feita para 2 pessoas;
  • Em seguida, escolha o voo e as tarifas e preencha os dados dos viajantes. Lembrando que o primeiro passageiro deve ser sempre o cliente Diamante;
  • O acompanhante pode ser qualquer pessoa com 2 anos completos. Independente do grau de parentesco; 
  • Por ser cliente Diamante você poderá escolher o seu assento nas poltronas Gol+Conforto;
  • Por fim, você vai ver o resumo da compra. Note que haverá o preço do seu bilhete e do acompanhante vão estar separados;
  • No caso do acompanhante você só vai pagar as taxas de embarque, pois o custo da passagem será zerado, graças ao bilhete cortesia. 

O pagamento das passagens pode ser feito com cartão de crédito em até cinco vezes. Para quem pretende usar o plástico Gol Smiles é possível parcelar em 12x. Por fim, a Gol também aceita transferências bancárias por meio da Caixa Lotérica e das carteiras de pagamento PicPay e Mercado Pago.  

Bilhete cortesia Azul 

Os clientes Diamante TudoAzul também contam com um bilhete cortesia por ano. O benefício se aplica para acompanhantes. As regras do programa são um pouco diferentes da Smiles. Para começar, apenas bilhetes com tarifas A, B e Y não são elegíveis para essa vantagem. 

Bilhete cortesia TudoAzul
Bilhete cortesia TudoAzul

Da mesma forma, apenas voos de ida ou ida e volta dentro do Brasil são contemplados. Embora o bilhete cortesia seja disponibilizado para clientes Diamante, quem alcançou esse status por meio do Desafio TudoAzul, Clube 20 mil ou Cartão TudoAzul Infinite, precisa ter 20 mil pontos qualificáveis para ter direito a esse benefício. 

Outro detalhe importante sobre o bilhete cortesia Azul é que o acompanhante não tem acesso aso privilégios da categoria Diamante. Ou seja, não poderão realizar despacho gratuito de bagagem, check-in antecipado, embarque prioritário, bem como marcação antecipada de assento e acesso à sala vip. 

Passo a passo para o resgate

Assim como na Smiles a emissão deve ser realizada com no mínimo 7 dias de antecedência ao dia do voo. Contudo, um grande diferencial do programa é que ele permite que esse benefício seja aplicado a passagens resgatadas com pontos. Por outro lado, o processo é um pouco diferente. Veja a seguir. 

  • O primeiro passo para resgatar o bilhete cortesia da Azul é comprar a passagem do cliente Diamante. A compra pode ser realizada em qualquer canal, site, aplicativo e agência de viagens;
  • Em seguida, o cliente deve entrar em contato com Central de Atendimento TudoAzul, exclusiva para membro Diamante, e solicitara emissão do bilhete cortesia; 
  • Então, o cliente deve pagar a taxa de embarque referente ao bilhete cortesia do seu acompanhante; 
  • Por fim, quem deseja comprar a passagem em dinheiro pode fazê-lo por meio do aplicativo. Nesse caso, deve adicionar dois passageiros e solicitar a utilização do bilhete cortesia. 
Continue aprendendo:

Quando o cliente Diamante emite o bilhete cortesia por meio da Central de Atendimento, a passagem terá um localizador diferente. Contudo, ela estará atrelada a reserva do titular do status de elite. Isso quer dizer que, se o passageiro principal (Diamante) cancelar ou alterar a sua passagem, terá impacto na cortesia. 

O que acontece se eu não usar o bilhete cortesia até 31/12?

Tanto na Gol quanto na Azul o bilhete cortesia não é um benefício cumulativo. Além disso, os clientes Diamante tem um prazo para utilizá-lo que vai de 01/01 a 31/12 de cada ano. Caso o bilhete não seja resgatado, o participante perde um voucher. Por isso, se você faz parte da categoria Diamante no TudoAzul ou Smiles e ainda não resgatou a sua cortesia, corra! 

Faltam apenas 5 dias para o bilhete cortesia de 2021 vencer. A dúvida de muitas pessoas nessa situação é com relação ao prazo mínimo de 7 dias de antecedência. Entretanto, esse período se aplica a distância entre a data da reserva e o dia do voo e não ao vencimento do benefício. Em ambas empresas o cliente pode voar em até 330 dias a frente ao momento do resgate. 

Se você não resgatar o bilhete cortesia Gol ou Azul até 31-12 perderá uma viagem gratuita
Se você não resgatar o bilhete cortesia Gol ou Azul até 31/12 perderá uma viagem gratuita

O bilhete cortesia Gol ou Azul é um excelente benefício e quem é cliente do programa não pode perder a oportunidade de utilizá-lo. Neste post você viu o passo a passo para resgatar essas passagens em cada companhia e quais são os pré-requisitos. E o mais importante de tudo, já sabe que tem mais 5 dias para aproveitar essa vantagem. 

Se você curtiu ser lembrado de uma informação tão importante e quer ficar por dentro de tudo que acontece no mundo dos programas de fidelidade, participe do Segredos do Império. Em nosso canal do Telegram divulgamos diariamente artigos e notícias sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, promoções, viagens e muito mais. Clique neste link e participe gratuitamente! 

Cristo Redentor: 5 Curiosidades sobre o monumento icônico Passeios em Paris: 5 opções imperdíveis Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos