Brasileiro precisa de visto para o México? Descubra como tirar a Autorização de Viagem Eletrônica

O México está entre os destinos internacionais favoritos dos viajantes brasileiros. O país encanta pelas praias paradisíacas — como Cancún — e pelas belezas das construções históricas das civilizações maias e astecas. Isso sem falar em sua bela capital, Cidade do México. 

Mas há quem procure desembarcar no México por outros motivos. Pela sua proximidade com os Estados Unidos, muitos passageiros — brasileiros inclusos — veem o país como uma porta de entrada ilegal nos EUA.

Dessa forma, recentemente o governo mexicano mudou as regras para brasileiros que desejam visitar o país. Agora, é necessário apresentar uma autorização de viagem para entrar no México. Por isso, neste post vamos explicar essa mudança e o passo a passo para conseguir esse visto. 

Brasileiros precisam de visto para ir ao México? 

É comum que os países passem a exigir vistos, ou decidam abrir suas fronteiras. Estas regras migratórias costumam ser negociadas entre políticos e embaixadas e variam por diferentes razões: seja por políticas internas, ou externas. Assim, o México decidiu mudar as determinações para a entrada de brasileiros no país. 

Confira 10 países que não exigem vistos para brasileiros nesta matéria.

Tido como um dos destinos mais aberto a turistas, inclusive durante a pandemia, o México passou a exigir visto para turistas vindos do Brasil. O governo mexicano apontar como motivo o alto número de brasileiros embarcando para o país com o intuito de entrar nos Estados Unidos de forma irregular. 

Entre abril e agosto de 2021, estima-se cerca de 40 mil brasileiros tentando cruzar a fronteira. Dessa forma, como medida preventiva a casos como estes, agora é obrigatório apresentar uma autorização prévia de viagem.

Assim, o que sabemos sobre a exigência de visto para o México é que ela é temporária, ainda que a sua duração seja incerta. A nova regra entrou em vigor em dezembro de 2021.  Vale lembrar que em  2013 o ingresso dos viajantes brasileiros no país fora facilitado.

Mas se você pretende conhecer o México, não precisa se assustar. Diferentemente do visto exigido para brasileiros no passado, o processo não é burocrático e pode ser feito totalmente online. O visto, inclusive, é eletrônico, gratuito e dá direito à permanência de até 180 dias no país. Ou seja, não vai ser isso que irá frustrar seus planos de viajar e curtir.

Como tirar o visto para o México?

Primeiramente, há uma diferença de exigências para os desembarques nos aeroportos e para quem chega por via terrestre e marítima. Se você pretende entrar no México por via aérea, é necessário preencher o formulário de “Autorização Eletrônica”

Você poderá encontrá-lo no site do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Nacional de Migração. Importante ressaltar que esse procedimento precisa ser feito com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data da viagem.

Assim, ao ser direcionado para a página, basta preencher o formulário com as informações requeridas. Além dos dados pessoais do viajante, o questionário segue de forma protocolar. Então, você irá inserir os detalhes da viagem, como data de embarque, tempo que planeja estar no México e o motivo da entrada no país.

Por fim, há um campo com informações adicionais, onde você terá que informar sua profissão, religião, se já esteve no país anteriormente e se foi expulso do México. Finalmente, há o questionamento sobre antecedentes criminais.

Já quem pretende chegar ao país de  ônibus, carros, cruzeiros e outros meios de transporte, terão que solicitar o visto físico em seu passaporte junto às autoridades consulares mexicanas. Portanto, nesses casos o visto deve ser emitido junto aos consulados do México ou na embaixada mexicana no Brasil. 

Há consulados do país no Rio de Janeiro e em São Paulo, além da Embaixada em Brasília. Além disso, há os consulados honorários em Belém, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus e Recife que podem facilitar o processo de muitos viajantes. Escolha a mais próxima de você e realize o procedimento. Você encontra a lista de endereços dos consulados neste site.

Exceção à regra

Para toda regra sempre haverá uma exceção e no caso do visto para o México não é diferente. Há dois documentos que, se apresentados pelo turista brasileiro, o isenta de emitir o visto mexicano ou mesmo o formulário de “Autorização Eletrônica”. São eles:

  • Comprovante de residência permanente nos seguintes países: Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen, bem como os países membros da Aliança do Pacífico;
  • Visto válido e vigente do Canadá, Estados Unidos da América, Japão, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países que compõem o Espaço Schengen.

Espaço Schengen e Aliança do Pacífico

O Espaço Schengen é um tratado internacional firmado por nações do continente Europeu. Nesse acordo, os países membros se comprometem com uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas. Ou seja, na prática, é como se você estivesse entrando em um único país. 

Assim, brasileiros residentes em países membros do Espaço Schengen  ou com vistos válidos para permanência acima de 90 dias em uma dessas nações , podem entrar no México sem a necessidade do visto. Já a Aliança do Pacífico consiste em um bloco de integração econômica, feito entre o México com outros países latino-americanos, como Peru, Colômbia e Chile. 

Apesar de ter um foco maior no comércio entre os países signatários, a Aliança também implica em outros assuntos. Entre eles, o desenvolvimento da cultura, esporte, ciência e inovação. Dessa maneira, o cidadão brasileiro que more em um dos países pertencentes ao bloco tem livre acesso ao território mexicano.

Principais dúvidas sobre a Autorização de Viagem Eletrônica

Então vimos que apesar de obrigatório, o visto é bastante acessível e obtê-lo é mais prático e simples do que imaginamos. Mas, se ainda restam dúvidas, vamos aos principais pontos para você se atentar sobre a Autorização de Viagem Eletrônica.

Quem precisa de visto para o México?

  • Viajantes brasileiros, desembarcando em aeroportos, são obrigados a apresentar a Autorização de Viagem Eletrônica para entrar no México.

Quem não precisa do visto?

  • Brasileiros que possuem visto válido e vigente ou comprovante de residência nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e Irlanda do Norte ou qualquer um dos países do Espaço Schengen, bem como  membros da Aliança do Pacífico. 

Como tirar o visto?

  • Para tirar o visto é simples e prático. Basta acessar o site e preencher o Formulário de Autorização Eletrônica. 

Quanto custa para tirar o visto?

  • O processo é inteiramente gratuito e pode ser resolvido em 30 minutos pela internet.

E o visto físico? Como conseguir?

O visto físico pode ser emitido em um dos consulados do México no Brasil.

Gostou da nossa matéria? Então se quer continuar por dentro das documentações exigidas em viagens internacionais e aprender mais sobre isso, confira outros artigos que nós selecionamos para você: 

O que fazer em Curitiba em 3 dias: Roteiro para 2024 Como abrir uma conta em dólar no Brasil Unidas Mastercard 2024: tudo sobre a parceria no aluguel de carros O que são Milhas aéreas?