5 cenários da novela Pantanal que você precisa conhecer

O remake da novela Pantanal está dando o que falar. 32 anos após a sua primeira edição,o sucesso da produção global é tanto que seus efeitos chegaram até o turismo. Isso mesmo. Graças à novela, municípios da região pantaneira têm atraído a atenção de turistas, que se sentem inspirados pelas paisagens retratadas nas telinhas. 

Assim, não deu outra: o pantanal entrou na lista de destinos nacionais mais buscados dos últimos meses. O impacto é sentido de perto pelos moradores locais e profissionais do setor turístico — como hotelaria, agências de viagens, guias e donos de restaurantes. 

Esse boom na procura pelo destino foi confirmado pelo levantamento feito pela Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur). Segundo os números do instituto, foi constatado um aumento de, ao menos, 100% nas consultas por destinos na região.

A cidade de Aquidauana, por exemplo, é um dos locais sedes das filmagens da novela Pantanal e vem surfando nessa onda e investido em pacotes de viagem. Assim, o turista conhece os cenários onde ocorreram as gravações e ainda aproveita para visitar outros municípios, como Bonito (já famosa entre os destinos brasileiros).

Bom, tanto a novela como o turismo na região estão bombando e você não quer ficar de fora dessa, não é? Portanto, o Império das Milhas preparou esse post trazendo 5 cenários da novela Pantanal para você conhecer. Além de um guia completo, com tudo que você precisa saber para fazer a sua viagem à casa dos marruás. E então, vamos lá?

O pantanal

Considerada a maior planície alagável do mundo, o pantanal é responsável pela segunda maior biodiversidade do Brasil. Ou seja, mais do que um belo destino turístico, o lugar é um santuário sagrado de espécies da fauna e flora brasileira. Estima-se que o pantanal possua mais de 2.000 espécies de flores e plantas, além de 1.000 espécies de animais.

Em boa parte, o pantanal está localizado no noroeste do Mato Grosso do Sul. Contudo, a sua vastidão se estende pelo sul do Mato Grosso, até alcançar territórios da Bolívia e do Paraguai. Ao todo, são mais de 210 mil km² de extensão. O pantanal é tão grande que é dividido em duas partes: Norte e Sul.

Os rios são fundamentais para a manutenção do ecossistema e são um atrativo turístico à parte. Além de serem habitat natural de muitos animais, eles determinam o território de solo firme — pois em épocas de chuva a terra costuma ficar alagada —, e são um dos principais vetores da economia local. Dentre os principais, destaque para os rios Aquidauana, Cuiabá e Miranda.

Apesar de ser reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, quase 95% do território do bioma é formado por áreas privadas. Assim como retrata a novela Pantanal, a região é cercada por grandes fazendas e latifúndios. Por outro lado, apenas 4,6% da área é protegida por Unidades de Conservação (UC).

Quando ir

Essa é uma parte importante em toda viagem, e para quem quer conhecer o pantanal é mais fundamental ainda. Isso porque a região sofre muita influência das chuvas, principalmente por conta dos alagamentos nas vegetações — o que interfere no seu deslocamento entre as cidades, nos passeios e até no comportamento dos animais.

Assim, entre os meses de dezembro e fevereiro, costuma chover muito forte no local. Logo, a melhor época para visitar o Pantanal é entre os meses de julho e outubro, quando é marcada a temporada de seca.  No entanto, como é de se esperar, essa também é a época de alta temporada. 

Veja outros destinos nacionais

Como chegar

A princípio, para quem não mora na região e quer conhecer o pantanal, a melhor opção é desembarcar nos aeroportos de Cuiabá (MT), ou Campo Grande (MS). Como falamos, existem duas regiões bastante distintas (e relativamente distantes) dentro do próprio bioma.

Portanto, se for conhecer a parte norte, que reúne  as cidades de Poconé e Porto Jofre, a melhor opção é desembarcar em Cuiabá (MT). Então, você seguirá a viagem pelas estradas estaduais — e aí a nossa dica é passar pela famosa rodovia Transpantaneira, a estrada com mais pontes do mundo.

Mas quem optar pela região sul do pantanal, onde estão os municípios de Aquidauana, Corumbá e Miranda, região em que acontece a trama das 21h, o ideal é escolher voos com destino a Campo Grande (MS). De lá a viagem segue pela BR-262. 

No entanto, Corumbá também possui aeroporto, e com voos operados pela Azul, que liga a cidade à capital sul-mato-grossense. Por fim, aproveite para  percorrer a Estrada Parque Pantanal, que liga outras cidades da região.

5 locais para você conhecer

Agora que já conhecemos mais sobre este bioma tão importante para o ecossistema brasileiro, e vimos como chegar e quando visitar, vamos ao que interessa. Nesse post você verá uma lista com cinco lugares que você precisa conhecer quando for visitar o pantanal. 

Assim, vai conhecer de perto as belezas do lugar que inspirou a novela Pantanal. Então coloque seu chapéu de vaqueiro e vamos junto!

Aquidauana

O pequeno e histórico município de Aquidauana não era tão conhecido, até se tornar o cenário oficial das gravações da novela Pantanal. No entanto, com o sucesso da trama, a cidade  tem atraído interesse de diversas pessoas, que desejam visitar as paisagens que ficaram marcadas em cenas da novela. 

Não à toa, o município é conhecido como Cidade Natureza, devido a sua variedade de flora e fauna. Localizada no estado de Mato Grosso do Sul, a cidade fica a cerca de 300 quilômetros da capital, Campo Grande, e a 200 quilômetros de Bonito.

Inclusive, vale estender a sua viagem até Bonito e aproveitar o restinho de suas férias de julho para conhecer as famosas cachoeiras. Assim, verá de perto porque o local é um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.

Mas, voltando a Aquidauana, vale dizer que o turismo local é baseado nas pousadas pantaneiras. Portanto, não vá esperando por nenhuma acomodação luxuosa de hotel cinco estrelas. 

O que você vai encontrar são alguns confortáveis quartos em fazendas. Contudo, esta experiência é única, pois nela o hóspede vive uma completa imersão no estilo de vida do pantanal. Aproveite para cavalgar, pastorear o gado, ou realizar passeios de barco pelos rios da região. 

Só cuidado ao encontrar animais selvagens caminhando pela natureza — não vá querer tirar uma foto com uma onça-pintada, achando que é a Maria Marruá da novela Pantanal. Por fim, uma dica é experimentar pratos típicos, principalmente com o pescado local, de espécies como pacu e pintado.

Miranda

Fundada em 1778, Miranda é mais um município que ganhou notoriedade por conta da novela Pantanal. A cidade, distante 207 km de Campo Grande possui forte integração com a vida no campo. Portanto, assim como em Aquidauana, o turismo rural é uma das principais referências econômicas de Miranda. 

Batizada com o nome do rio homônimo que a circunda, Miranda tem o título de Portal do Pantanal, por ser uma porta de entrada do bioma aos turistas que por ali chegam. A arquitetura é uma atração à parte, pois o município possui vários prédios coloniais que dão um charme.

Miranda abriga uma grande parte do pantanal. Logo, você não pode deixar de se aventurar em atrações que envolvam as paisagens deslumbrantes. Nesse sentido, o ideal é fazer um passeio de chalana. São embarcações que percorrem os principais trajetos do pantanal e te levam para observar de perto aves e mamíferos que vivem nas margens dos rios.

Não só de belas paisagens vive a cidade. Um passeio imperdível de ser feito em Miranda é visitar o Marco Histórico da Guerra do Paraguai. Afinal de contas, a cidade viveu o Combate de Miranda, episódio final do confronto bélico. No local, você encontrará acervo e conhecerá um pouco mais sobre a história do conflito.

Além disso, dê uma passada no Centro Referencial da Cultura Terena (Cerecute). O local abriga uma exposição de artesanato indígena produzido pelas aldeias terena, naturais de Miranda — que possui a segunda maior população indígena do MS. O Centro fica na entrada da cidade, às margens da BR-262, e você ainda pode comprar algumas peças.

Corumbá

Situada na fronteira com Bolívia e Paraguai, Corumbá é a terceira cidade mais populosa e a mais extensa do Mato Grosso do Sul. Margeado pelo rio Paraguai, boa parte do município de Corumbá é preenchido pelo bioma pantaneiro. Por isso, a cidade recebeu o título de Capital do Pantanal.

Por ser a maior zona urbana da região pantaneira, Corumbá apresenta um desenvolvimento econômico diferenciado das demais cidades. Apesar de ser forte na pesca e no ecoturismo, a cidade possui atrações em todos os sentidos para você, do turismo cultural, ao histórico. 

Além disso, a cidade possui diversas opções de lazer, como a pesca esportiva, exposição e venda de artesanato. Para quem quer ter contato próximo com o Pantanal, a dica é visitar a Estrada Parque do Pantanal. Com 116 quilômetros de estrada de terra você desfrutará de paisagens que vão de serras a campos. 

Nas típicas áreas de inundação, verá uma diversidade de espécies de animais da fauna pantaneira. Algumas agências de turismo realizam safáris pelo Parque. Outro passeio imperdível é conhecer o Museu de História do Pantanal, em Corumbá. No tour você começa vendo tudo sobre as características físicas e biológicas do bioma. 

Em seguida, descobre curiosidades sobre os primeiros habitantes da região, até a chegada de espanhóis e portugueses e a deflagração da Guerra do Paraguai. E o melhor: a entrada é gratuita! O Museu funciona de segunda à sexta, a partir das 13h.

A última parada em Corumbá é no Forte Coimbra. Reconhecido como Patrimônio Histórico da Humanidade, o forte fica na tríplice fronteira entre Brasil, Bolívia e Paraguai. Para chegar, é preciso fazer uma travessia de barco pelo Rio Paraguai, que dura 1h30. A visita é gratuita e guiada por militares, que residem e cuidam do local. Assim, você só paga para almoçar (R$15, sob reserva).

Poconé

Poconé é um dos portais do pantanal, marcando o começo do Pantanal Norte. Por lá o ecoturismo é o carro-chefe e você vai encontrar uma série de roteiros e atividades pela região. O programa mais conhecido são os passeios de barco, bons para observar os jacarés, pássaros e outros animais.

No entanto, nos meses de seca,os passeios noturnos são mais explorados pelos turistas. Assim, com o acompanhamento de guias especializados, você poderá observar os animais em seu habitat natural durante a madrugada.

Além das atividades do ecoturismo, outro atrativo bacana é passear pelo colorido centro histórico de Poconé. Repleta de construções no estilo colonial, a arquitetura da cidade dá um charme típico da região. Por fim, você não pode ir embora sem antes degustar o tradicional bolinho de arroz, um saboroso quitute típico da localidade.

Porto Jofre

Já no final da estrada Transpantaneira, que liga diversos municípios do bioma em um trecho de 147km, está Porto Jofre. Distrito de Poconé, no sul de Mato Grosso, a cidade está a cerca de 324 km de Corumbá e o trajeto até lá já é um verdadeiro safári, tamanha a quantidade e diversidade de bichos pelo caminho.

Então, se você procura natureza pura e selvagem, Porto Jofre  é o lugar ideal. A região, inclusive, possui a maior concentração de onças-pintadas do mundo. Contudo, por ser uma das partes mais isoladas do pantanal, a vila do município não conta com uma estrutura tão grande assim. 

Portanto, é bom preparar-se com antecedência, levar lanches e abastecer o carro, pois o último posto fica em Poconé. Mas tudo isso vale a pena se seu intuito é ver de perto as belezas do pantanal. Alugar um barco e partir rio adentro é uma das melhores opções para quem quer ter um encontro com a onça-pintada. 

Além disso, é comum você deparar-se com a diversidade de fauna da região, com espécies como pássaros, jacarés, veados campeiros, quatis e até ariranhas. Por outro lado, conforto não falta quando o assunto é hospedagem. 

Assim, recomendamos hospedar-se nos luxuosos barcos hotéis, que contam com quartos semelhantes ao de hotéis 5 estrelas e refeições elaboradas com o melhor da gastronomia local. Além disso, essa opção é mais interessante para quem quer seguir o seu safári pelo rio, desbravando a fauna e flora local.

Encontre o pacote perfeito para a sua aventura no pantanal

Conhecer o pantanal é uma das experiências mais inesquecíveis que o Brasil pode te proporcionar. Como vimos, a região está repleta de atrações que atendem a todo o tipo de perfil, tanto os mais radicais, no ecoturismo, quanto nos passeios históricos e culturais.

E neste post conhecemos algumas das principais cidades do pantanal, além de conferirmos dicas do que fazer, quando ir e como chegar sem se perder pelas estradas. Afinal de contas, você tá tão expert das terras pantaneiras quanto o personagem Zé Leôncio.

E se quiser conhecer de perto as paisagens que inspiraram a novela Pantanal, conte com o Império das Passagens. Nossa equipe está sempre com as melhores ofertas para te ajudar a realizar a sua viagem dos sonhos. Acesse nosso site, confira nossos pacotes e reserve a sua passagem.

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH