O que fazer em Gramado e Canela: Guia completo com 100 atrações para visitar

O que fazer em Gramado: 100 atrações e guia de viagem completo
O que fazer em Gramado: 100 atrações e guia de viagem completo

Você com certeza já se perguntou o que fazer em Gramado. A cidade é um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha, Gramado e encanta milhares de viajantes de todo o Brasil ano após ano. Seja pelo seu clima frio e serrano, pela charmosa arquitetura de influência alemã, pela gastronomia de ponta ou pelo natal mágico, o lugar se consolidou como um dos maiores -e melhores destinos turísticos do país. 

Localizada a cerca de 130 km de Porto Alegre, basta dar uma olhada nos números para entender o quanto Gramado é encantadora. Estima-se que, anualmente, cerca de 6 milhões de pessoas visitem a cidade. Por lá há tanto para se conhecer que, provavelmente, você vai querer voltar. Pensando nisso, o Império das Milhas traz hoje um guia completo com o que fazer em Gramado através de 100 dicas imperdíveis.

Aqui você irá encontrar detalhes sobre as principais atrações, hospedagem, locomoção e alimentação. Também traremos dicas de como chegar até Gramado e qual a melhor época do ano para fazer a sua viagem. Confira agora mesmo e descubra!

1 – Resumo do destino

Como dissemos, Gramado é uma cidade localizada na região conhecida como Serra Gaúcha. O município fica a cerca de 130 km da capital Porto Alegre. Com uma população de aproximadamente 35 mil habitantes, o lugar é um dos destinos turísticos favoritos no sul do país — tanto entre viajantes brasileiros, como para estrangeiros. 

Além das atrações naturais, que fazem a cidade encantadora por si só, Gramado já se tornou um verdadeiro polo turístico com dezenas de atrações temáticas para todos os gostos, bolsos e idades. 

O fluxo maior de visitantes ocorre a partir do mês de julho, com o começo do inverno. Isso, claro, sem mencionar as festas natalinas. Desde 1986 Gramado promove o famoso Natal Luz, época em que a cidade fica completamente decorada com as luzes, que proporcionam um belo espetáculo visual. Mas o fato é que, com tanta beleza e atrativos, você pode visitar em qualquer época do ano que certamente terá boas experiências para contar.

2 – Como chegar em Gramado

Para quem vem de fora do estado do Rio Grande do Sul, a melhor opção é desembarcar no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Como dissemos, o terminal está a cerca de 130 km de distância de Gramado e recebe voos de todo o país. 

A outra opção seria desembarcar no Aeroporto Regional de Caxias do Sul. Contudo, apesar do terminal receber voos de cidades como Campinas e São Paulo, as passagens costumam ser mais caras do que aterrissando no Aeroporto Salgado Filho. Por outro lado, a distância do aeroporto de Caxias do Sul para Gramado é de aproximadamente 70 km.

3 – Melhor forma de ir de Porto Alegre até Gramado

Basicamente, existem três  opções: alugar um carro; contratar um traslado (que pode ser individual ou coletivo); ir de ônibus; ir de carro por aplicativo.

Os traslados individuais costumam sair por, em média, R$350,00 para duas pessoas na alta estação. Entretanto, se você optar por um traslado coletivo, este valor pode abaixar consideravelmente. 

De ônibus, é possível fazer o percurso gastando cerca de R$60,00, mas a viagem pode ser mais cansativa e demorada. 

Existe, ainda, a possibilidade de chamar um carro por aplicativo, entretanto, as chances de encontrar motoristas (principalmente  na alta estação) são grandes.  

4 – Como chegar até Gramado de carro

Para quem escolhe sair de carro de Porto Alegre com destino a Gramado, existem algumas opções de trajetos. Contudo, as duas principais alternativas se dividem entre o caminho que passa por Gravataí e Taquara ou vindo via Novo Hamburgo — sendo esta última a alternativa mais usada pelos viajantes.

Portanto, quem decidir pela opção pegará a BR-101 e depois seguirá pela RS-020 até chegar em Taquara. A partir de então, você segue pela RS-115 até chegar em Gramado. Essa viagem dura, em média, 2h.

Porém, quem decidir pelo trecho mais utilizado, terá como ponto de partida a BR-116, até chegar na cidade de Novo Hamburgo. Então você deverá pegar a RS-239 para, por fim, chegar à RS-115 que dará em Gramado. O viajante que escolher este trecho terá uma viagem que dura, aproximadamente, 2h10min.

5 – Vale a pena alugar um carro para ir até Gramado?

Não existe uma só resposta para essa pergunta. Caso você esteja viajando em família, especialmente com crianças, vale sim a pena halovar um carro pela comodidade e conforto. Entretanto, pode ser mais econômico se locomover na cidade apenas com transfer e carro de aplicativo. Por lá o valor dos estacionamentos costuma ser salgado e na alta estação a cidade fica com o trânsito bem conturbado. 

O que fazer em Gramado e Canela: Guia completo com 100 atrações para visitar
O que fazer em Gramado e Canela: Guia completo com 100 atrações para visitar

6 – Qual a melhor época para visitar Gramado e Canela

Como dissemos, apesar de prover boas experiências durante todo o ano, a melhor época para curtir o charme e aconchego de Gramado é durante o inverno. Mas é bom se preparar para o frio, pois as temperaturas ficam próximas de zero. Assim, a partir de julho a cidade vai se aquecendo com o fluxo de turistas que esperam o ano todo para conhecer Gramado nesta época.

Por vezes é comum enfrentar nevoeiros e geadas. Mas nada que um vinho ao lado da lareira e um fondue não resolva. Inclusive, são por essas combinações que Gramado é considerado um dos destinos mais românticos do Brasil.

Já para os amantes de natal, os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro são um verdadeiro paraíso. Nessa época, a cidade é enfeitada com as luzes, cores e o espírito das festas natalinas. O Natal Luz, como falamos anteriormente, é um dos eventos abertos mais concorridos do país. Neste período os dias são quentes e as noites amenas. Entretanto, por se tratar de região serrana, o frio sempre marca presença. Mesmo no verão, não se esqueça dos casacos. 

7 – Como ir de Gramado para Canela?

A verdade é que Canela e Gramado são tão próximas que você que mora em uma cidade grande vai achar que são apenas bairros vizinhos. Ou seja, é plenamente possível ir de carro de aplicativo de uma cidade para a outra. Entretanto, caso você queira conhecer lugares mais afastados em Canela, como a Vinícola Jolimont ou o famoso Sky Glass, vale a pena contratar um transfer. 

8 – Hospedagem em Gramado 

A verdade é que a cidade é linda e a locomoção por lá não é difícil. Entretanto, se você quer estar no centro de tudo e fazer a maioria dos passeios a pé (o que vale muito a pena) a nossa dica é: busque opções de hospedagem na Borges de Medeiros e região. Algumas indicações de hospedagens bem centralizadas são a Pousada Bella Terra e o Hotel Laghetto.

9 – Como economizar na hospedagem

Se você quer fazer essa viagem e economizar na hospedagem, vale a pena buscar  por hotéis e pousadas em Canela ou em regiões mais afastadas. Entretanto, prepare-se para gastar um pouco mais com carros por aplicativo, translado ou estacionamento. 

10 – Onde comer em Gramado e Canela

Comer bem em Gramado e Canela, definitivamente, não é uma tarefa difícil. São dezenas de restaurantes, cafés, bistrôs e  confeitarias espalhadas pelas duas cidades. Além da famosa Rua Coberta, que conta com diversos locais sensacionais, você encontrará lugares para comer em toda a Avenida Borges de Medeiros e adjacências. 

Alguns lugares populares e que realmente valem a pena:

  • Férreo Restaurante (Canela, RS): Menu executivo impecável. O carbonara, carro chefe da casa, vale cada centavo;
  • Navio e Porto Cara de Mau (Gramado, RS): experiência completa com pocket show e pizza de qualidade;
  • Pizzaria Hector (Gramado, RS): temática de escola de magia e bruxaria e uma diversidade gigantesca de sabores;
  • Black Lake Restobar (Gramado): o Risoto é o carro chefe da casa e o ambiente é muito agradavel, com vista para o Lago Negro.
Risoto Black Lake Restobar
Risoto Black Lake Restobar

11 – Locomoção em Gramado e Canela

Como falamos, se você optar por uma hospedagem bem centralizada, será possível fazer quase tudo a pé. Entretanto, para os passeios mais afastados, vale a pena ir de carro por aplicativo ou transfer. 

12 – Como conseguir um transfer 

Por  se tratar de um destino movimentado pelo turismo, existe uma rede de motoristas que prestam este serviço. Chegando em Gramado, basta pedir indicação na sua pousada ou até mesmo a um motorista de aplicativo. Ele provavelmente conseguirá te indicar alguém que preste este serviço. 

O que fazer em Gramado: passeios e atrações  imperdíveis 

Bom, agora que já vimos as principais informações a respeito de Gramado e já sabemos como chegar e qual melhor época para fazer a viagem, vamos ao que interessa. Como prometido, o Império das Milhas mostrará o que fazer em Gramado e Canela para aproveitar ao máximo o local. 

13 – Museu Medieval

A nossa primeira parada é um programa para a família toda. O museu fica localizado em um castelo no estilo medieval e possui peças como brasões e armas medievais em exposição. O lugar também é conhecido por ser o único Museu de Cutelaria do Brasil. Assim, lá você vai encontrar facas, espadas e adagas de todas as partes do mundo. O passeio é bem interessante para quem é fã da temática e curte filmes, livros e jogos inspirados neste universo.

14 – Lago Negro

O lugar tem esse nome não por conta da cor de sua água, que possui um tom verde-escuro. Na verdade, vem das árvores plantadas à sua volta, que foram trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Para quem gosta de se exercitar, ao redor do parque tem uma pista de cooper sombreada. Além disso, você pode fazer passeios de pedalinho pelo lago, que certamente será bastante romântico. 

Lago Negro
Lago Negro

15 – Snowland

Inaugurada no final de 2013, a atração já caiu no gosto popular — tanto de viajantes, como de moradores locais. O Snowland é o primeiro parque de diversões indoor com neve da América Latina. E quem vai ao local, procura por neve. E não só vai encontrar, como vai conhecer a “Montanha de Neve”: uma atração com pista para praticar esqui e snowboard.

16 – Como não congelar no Snowland

Por lá a sensação térmica é de -15 ºC e as roupas inclusas no ingresso são apenas impermeáveis. Lembre-se de levar roupas térmicas, toucas, luvas e cachecóis para aproveitar o parque. 

Snowland
Snowland

17 – Parque do Caracol

Para quem vai a Gramado, visitar a cidade vizinha, Canela, é uma ótima programação. É lá, inclusive, que está localizada a próxima atração da nossa lista. O Parque do Caracol é perfeito para quem ama contemplar a natureza e curte um ecoturismo. O lugar fica a apenas 15 minutos do centro de Gramado, e oferece diversas atividades de lazer.

A estrutura conta com alguns restaurantes, mas a maior atração, sem dúvidas, é a Cascata do Caracol. Com 130 metros de queda d’água ela impressiona os viajantes. Vale a pena dar uma passada na torre de observação e ter uma visão 360° do parque. Você também terá belas vistas andando de teleférico. Os ingressos custam R$20. Para mais informações e adquirir a sua entrada, acesse o site.

Parque do Caracol
Parque do Caracol

18 – Acquamotion

Voltando a falar de parques de diversões, temos o Acquamotion. Assim como o Snowland, ele é um parque fechado. Então, você vai poder curtir as piscinas e atrações sem temer o frio que faz lá fora. Inclusive, algumas piscinas possuem água aquecida. Além disso, o lugar dispõe de restaurantes e lanchonetes. 

19 – Caminhada na Rua Coberta

Esse talvez seja um dos passeios mais conhecidos pelos turistas. Umas simples e prática caminhada na Rua Coberta e você entenderá o porquê de ser tão famoso. Localizada no coração de Gramado, a rua possui uma cobertura (daí o nome) que foi decorada com várias espécies de plantas.

Além de admirar a beleza — vale a pena dar um passeio, principalmente para os casais — nas redondezas existem vários restaurantes e lojas. Além disso, é por ali que ocorrem os principais eventos da cidade. Estando por lá, não deixe de tomar um chocolate quente para se aquecer e entrar no clima de Gramado.

Rua Coberta
Rua Coberta

20 – Fábricas de chocolate

Por falar em chocolate, pode ir se despedindo de sua dieta. Um dos passeios mais famosos e concorridos de Gramado é visitar as fábricas de chocolate artesanais da região. São diversas as opções de fábricas e lojas temáticas para visitar.Lá os turistas vão ver de pertinho como é o processo de produção do chocolate, dos ingredientes utilizados à confecção dos doces.

Isso sem falar que alguns estabelecimentos ainda oferecem espaço kids, no tema de chocolates, para crianças brincarem. Entre as principais fábricas de chocolate de Gramado estão a Prawer, Lugano, Florybal, Planalto e Caracol.

21 – Mini Mundo

Um dos lugares mais visitados da cidade é o Mini Mundo. A atração instiga já pela curiosidade, mas chegando lá você se encanta também pela beleza e precisão das representações. O Mini Mundo é um parque temático a céu aberto que possui réplicas fiéis em miniatura de construções famosas do mundo todo. As peças exibidas estão 24 vezes menores do que as obras originais.

Fundado em 1981, o turista encontra guias que fazem o passeio pelas miniaturas, mostrando detalhes e histórias que passariam despercebidos. 

Mini Mundo
Mini Mundo

22 – Igreja São Pedro

Construída em 1917, a Igreja Matriz São Pedro encanta pelo visual. Isso porque a sua estrutura é de pedra. Além disso, a igreja tem vários vitrais e sua torre possui 44 metros de altura. Uma época interessante de visitar a igreja é durante o Natal, pois ela recebe uma iluminação especial

Igreja São Pedro
Igreja São Pedro

23 – Fonte do Amor Eterno

E para quem for até a Igreja de São Pedro, vale a pena conhecer a Fonte do Amor Eterno, que fica logo ao lado da catedral. A fonte é famosa porque é onde casais deixam um cadeado com o seu nome. Acredita-se que o ritual favorece a união eterna do par.

Fonte do Amor Eterno
Fonte do Amor Eterno

24 – Passeio a pé pela Av. Borges de Medeiros

Uma das principais vias de Gramado. Por lá você encontrará uma diversidade incrível de lojas — sempre bom levar uma lembrancinha, não é mesmo? São lojas de artigos de presentes, roupas, calçados e muitos mais. Mas se quiser só sentar em um banquinho e observar a bela cidade, com suas construções, também vai ser bem legal. 

E se der fome, tem restaurantes  por perto que valem a pena conhecer. Outro ponto interessante é que ali se encontra o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado. Isso sem falar das várias fábricas de chocolate — um novo convite para um chocolate quente, porque afinal de contas, nunca é demais.

Av. Borges de Medeiros
Av. Borges de Medeiros

25 – Rua Torta

Perfeita para aquele belo clique, o local é -literalmente uma rua torta. Ela lembra a  Lombard Street, da Califórnia e é extremamente florida. 

26 – Melhor horário na Rua Torta

Se quer tirar uma foto com o local vazio, vá pela manhã, bem cedo, ou à  noite. Durante todo o dia a rua recebe dezenas de visitantes. 

27 – Praça das Etnias

Localizada na região central de Gramado, a praça das etnias representa os diversos povos que colonizaram a cidade. Por lá você encontra a casa do colono e, no natal, a praça fica decorada e temática. 

28 – Le Jardin, o parque de Lavandas de Gramado

O Le Jardin é um parque de lavandas de diferentes espécies. Para quem não abre mão de um passeio em meio à natureza, vale muito a pena. 

Le Jardin
Le Jardin

29 – Parque das Olivas

Localizado a cerca de 30 minutos do centro de gramado, o Parque das Olivas é uma propriedade gigantesca, com cerca de 120 mil mudas de oliveiras plantadas. Além da vista  sensacional para o Cânion da Pedra Branca, os visitantes também podem fazer degustação sensorial de azeites de oliva. O local também tem uma fazendinha e durante o pôr do sol é comum acontecer eventos com música.

30 – Torre da Rapunzel

Com entrada por apenas R$20,00, a Torre da Rapnunzel está locaalizada na lateral do Lago Negro e é um digno cenário de filme. Dentro da torre você encontra os aposentos da princesa, com várias referências à obra.

31 – Casa do Papai Noel, Villa Santa Claus

Na casa do Papai Noel de Gramado é natal o ano inteiro! O local funciona durante todo o ano e é uma pequena vila com lojinhas de roupas, souvenirs e, claro, a casa do bom velhinho. Por lá você encontra alguns espaços instagramáveis para tirar fotos e uma loja natalina encantadora. Entretanto, infelizmente, não é possível fotografar com o Papai Noel e nem dentro da loja. Para ter um registro lá dentro, apenas com a equipe local. 

 Villa Santa Claus
Villa Santa Claus

32 – Vinícola Jolimont

Serra Gaúcha e um bom vinho, sem dúvidas, é a combinação perfeita. E se você vai conhecer Gramado, não pode deixar de  ir até Canela para conhecer a Jolimont. Ela é uma das vitivinícolas mais populares da região serrana e por lá é possível fazer diversos passeios como piqueniques, degustações e a famosa pisa das uvas.Com diversos rótulos premiados, esse é um passeio imperdível para os amantes da bebida. 

Vinícola Jolimont
Vinícola Jolimont

33 – Família Chaulet Salamaria e Cutelaria

E se você vai à Jolimont, vale a pena reservar um tempinho para conhecer a Família Chaulet Salamaria e Cutelaria. O local é vizinho da vitivinícola e por lá você encontra salames diversos, geleias artesanais, queijos, doces de leite e modelos infinitos de facas.

34 – Cristais de Gramado

Gramado realmente é para todos os gostos. Você sabia que por lá é possível visitar uma fábrica de cristais e até mesmo criar a sua própria peça? Pois bem. No Cristais de Gramado isso é possível. 

35 – Museu de Cera

Para quem está com crianças ou não abre mão de um passeio divertido, o Museu de Cera Dreamland pode ser uma boa pedida. O local conta com réplicas de figuras mundialmente conhecidas. Talvez você que já visitou o Museu Madame Tussaud fique um pouco frustrado com a qualidade das peças, mas para quem nunca teve a experiência, vale muito a pena.

Museu de Cera
Museu de Cera

36 – Harley Moto Show

Com motos por toda a parte, o Harley Moto Show é, na verdade, um bar super decorado. Entretanto, muitas pessoas vão até lá apenas pela temática.

37 – Super Carros

O Super Carros abriga diversos carros luxuosos e com motores poderosos. Por lá você pode ver de pertinho e até mesmo alugar aquele carro dos sonhos. Inclusive, na alta estação, não é incomum encontrar Ferraris, Lamborghinis, Porsches e Jaguares rodando pelas ruas de Gramado e Canela.

38 – Vinícola Ravanello

Mais  uma vinícola famosa e que vale a pena conhecer. A Ravanello abriga uma série de rótulos sensacioanis e o passeio guiado inclui a degustação de cinco deles. Assim como a Jolimont, o local é concorrido, por isso, vale a pena adquirir o seu ingresso com antecedência. 

39 – SkyGlass Canela

Suspensa a uma altura de 360 metros, a plataforma de vidro inaugurada em 2020 já caiu no gosto dos turistas. O local proporciona uma vista panorâmica privilegiada da serra e é uma experiência sem igual.

SkyGlass Canela
SkyGlass Canela

40 – Bondinhos aéreos, teleférico de Canela

Pertinho do Parque do Caracol, em Canela, você encontra o Parque da Serra. Por lá é possível fazer o famoso passeio de teleférico e aproveitar uma vista da cascata do caracol e da serra qe  de tirar o fôlego 

41 – Catedral de Pedra

Mais uma parada imperdível em Canela! A Catedral de Pedra é um dos principais cartões postais da cidade. A igreja é simplesmente fenomenal e a visita é para se emocionar. Além disso, durante as festividades do Sonho de Natal, todos os dias à noite é possível presenciar um show de luzes gratuito que antecede a icônica descida do Papai Noel, afinal, em Canela, o bom velhinho chega de rapel!

Catedral de Pedra
Catedral de Pedra

42 – Mundo a Vapor

Mais um passeio imperdível para quem não abre mão de um museu. No Mundo a Vapor você poderá encontrar réplicas perfeitas de máquinas em miniatura, além de saber mais sobre a história das locomotivas ao redor do mundo. 

43 – Parque dos dinossauros

Com diversas réplicas de dinossauros espalhados pelo parque, este é o passeio perfeito para a família. Por lá as crianças ficam encantadas e a experiência é muito divertida para os pequenos.

44 – Alpen Park

Com montanha-russa, passeio de quadriciclo e até descida de trenó, o Alpen Park é mais uma opção divertida em Canela. O local tem uma vista incrível da serra gaúcha e, com diversas atrações, agrada crianças e adultos. 

45 – Museu do Automóvel

Reunindo 50 automóveis antigos, como Ford Thunderbird, Cadillac e Isetta, o Museu do Automóvel nasceu de uma coleção pessoal e é uma parada obrigatória para os amantes dos carros. 

46 – Lojas temáticas da Florybal

A Florybal é conhecida pelo “chocolate  mágico de Gramado”, mas a verdade é que a empresa faz muito mais do que Chocolate. A cada esquina em Gramado e Canela você encontra uma loja Florybal e a verdade é que uma é mais encantadora do que a outra. Existem lojas com temas diversos como duendes, dinossauros, fadas e muito mais. Vale a pena entrar em cada uma delas!

Lojas temáticas da Florybal
Lojas temáticas da Florybal

47 – Lojas Lugano

E para os chocólatras de plantão, Gramado e Canela são um verdadeiro paraíso. A Lugano também está presente em todas as esquinas da cidade e oferece, além de lojas incríveis, chocolates sensacionais e com sabores super diferentes do habitual.

48 – Lojas Caracol

E se você acha que acabou, as Lojas Caracol também marcam presença em diversos pontos de Gramado e Canela. As lojas são lindas, com espaços temáticos diversos e um chocolate quente que, provavelmente, vai ser um dos melhores da sua vida.

49 – Casa da Velha Bruxa

E por falar em chocolate quente, a Casa da Velha Bruxa é mais uma parada obrigatória. por lá você consegue encontrar alguns dos melhores doces da cidade, além do espaço ser super agradável. 

Casa da Velha Bruxa
Casa da Velha Bruxa

50 – Férreo Restaurante

Se você quer ter uma experiência gastronômica de ponta em Canela, o Férreo é o lugar! O restaurante funciona dentro de um vagão de trem e o interior é temático e extremamente aconchegante. Apesar de ter um cardápio excelente, a nossa indicação é pelo carbonara com filé mignon, carro chefe da casa. 

Férreo Restaurante
Férreo Restaurante

51 – Porto Cara de Mau

Se você está pesquisando o que fazer em Gramado, a frase “cara de mau” provavelmente não lhe é estranha. O local é um dos mais famosos da cidade e vale a fama que tem. Por lá você vai aproveitar um dos melhores rodízios de pizza da sua vida, acompanhado de um pocket show e uma verdadeira imersão. Os garçons, ou melhor os piratas, não saem do personagem em nenhum momento e a experiência é sem igual. 

Porto Cara de Mau
Porto Cara de Mau

52 – Navio Cara de Mau

E, além do Porto Cara de Mau, bem ao lado, você encontrará o Navio Cara de Mau. Resumidamente, a única diferença entre eles é o show e o ambiente, mas sem sombra de dúvidas os dois valem muito a pena. Ah, e o local é concorrido. Se possível, adquira o seu ingresso com antecedência e chegue cedo.

53 – Pizzaria Hector

Ainda no clima das pizzarias temáticas temos a Héctor, a pizzaria com tema de escola de magia e bruxaria, inspirada em Harry Potter. Por lá a experiência é mais tranquila,mas excelente. Durante o rodízio, alguns estudantes da “escola” vão até a mesa e apresentam seus truques. Além  disso, os sabores das pizzas são um show à parte.  

54 – Kongo Pizzaria

Com a  temática selva africana, a Kongo Pizzaria oferece um rodízio impecável com shows e animais por toda a parte. A experiência é uma verdadeira imersão e encanta a criançada. 

55 – Qual pizzaria temática escolher

Com tantas opções, fica até difícil escolher um rodízio para ir em Gramado. Mas a verdade é que, enquanto a Cara de Mau é perfeita para adultos e a Hector encanta as crianças mais velhas, a Kongo é ideal para crianças pequenas. Cada uma tem a sua magia e o seu público alvo. 

Kongo Pizzaria
Kongo Pizzaria

56 – Hard Rock Café

Seguindo o padrão da rede, o Hard Rock Café de Gramado reúne música, comida boa e muita agitação. A casa vive cheia e, por isso, vale a pena chegar cedo. 

57 – Gramado Zoo

O zoológico de Gramado abriga apenas animais nativos da fauna brasileira e já foi eleito pelos  leitores do Tripadvisor como o melhor zoo da América do Sul. O local busca recriar o habitat natural das espécies, além de fazer o resgate de animais em situação de risco. 

58 – Gatzz

Com o icônico tema belle époche, o Gatzz é um dinner show. Por lá o jantar é servido em quatro etapas e a comida é  fenomenal. Entretanto, o que realmente encanta é a imersão no luxo e no brilho dos anos 20. 

Gatzz
Gatzz

59 – Museu Egípcio 

Com réplicas de múmias, sarcófagos e até mesmo uma pirâmide, o acervo do Museu Egipicio foi confeccionado pelo artista plástico egípcio Essam Elbattal e vale a pena para os amantes da história antiga. O local fica na estrada que leva até o Parque  do Caracol. 

60 – Castelinho Caracol

Sem pregos e parafusos. Feito de madeira de araucária e pinheiros. O Castelinho do Caracol foi uma das primeiras residências construídas em Canela. O local é lindo e conta a história da família que ali viveu. Vale a pena parar, inclusive para provar um dos melhores apfelstrudel da região.

61 – Fondue em Gramado

O fondue é uma das experiências clássicas que você não pode deixar de ter em Gramado. É perfeito tanto no almoço como no jantar e é dividido em três etapas, sendo duas salgadas, de carne e queijo, e uma doce, de chocolate. 

Alguns restaurantes, como o Belle du Valais, valem a pena para casais em lua de mel ou para aqueles que buscam uma experiência mais sofisticada.

Entretanto, é possível encontrar opções mais acessíveis e que também oferecem um alto padrão de qualidade, como, por exemplo, o Chateau de la Fondue.

Chateau de la Fondue
Chateau de la Fondue

62 – Self-service em Gramado 

E para quem quer economizar em Gramado, vale a pena buscar um restaurante Self-service. Nesse modelo, a nossa indicação é o Restaurante ITA. Ele fica no centro da cidade e oferece uma diversidade enorme de opções e pratos.

63 – Chocolate quente da Caracol

A Caracol é uma das marcas de chocolate mais populares da Serra Gaúcha e a nossa dica é, sem dúvidas, o chocolate quente que é servido nas lojas. Ele é um dos melhores da região e tem um excelente custo benefício. 

64 – BusTour em Gramado

E se você não gosta de montar um roteiro do zero, vale a pena contratar o serviço de BusTour. Ele é aquele famoso ônibus turístico de dois andares que te leva em um roteiro pré definido passando pelos principais pontos da cidade e região.

65 – Café Colonial em Gramado e Canela

O Café Colonial é mais um dos ícones da região de Gramado e Canela. A refeição farta substitui, tranquilamente, o café da manhã e o almoço e vai muito além de pães e frutas. A refeição é uma tradição local e traz diferentes elementos da culinária tradicional alemã. Nós já falamos tudo sobre os melhores cafés coloniais da região aqui no blog. Clique aqui e confira agora mesmo. 

Café Colonial em Gramado
Café Colonial em Gramado

66 – Galeteria 

O galeto é uma das refeições mais tradicionais da região e em Gramado e Canela você encontra diversas opções sensacionais. A nossa recomendação é o Galeto Itália, uma tradicional galeteria localizada na região central de Gramado e os acompanhamentos são os mais variados possíveis, como saladas, massas, lasanhas e até mesmo costela suína.

O que fazer em Gramado e Canela no Natal

O natal em Gramado e Canela é um verdadeiro sonho (não à toa, o evento natalino de Canela recebe o nome de Sonho de Natal). O Natal Luz, evento promovido por gramado, é o mais famoso do Brasil, com atrações pagas e gratuitas. 

67 – Grande Desfile de Natal

O Grande Desfile de Natal é o  evento mais tradicional do famoso Natal Luz e, como o próprio nome já sugere, se trata de um desfile. O evento dura cerca de uma hora e encanta desde o início. Apesar de ser tudo muito bonito e se tratar de uma super produção, acreditamos que, por ser tudo muito lúdico e musical, este programa vale mais a pena para as crianças. Os ingressos custam a partir de R$ 138,00.

Grande Desfile de Natal
Grande Desfile de Natal

68 – Nativitaten

Já o Nativitaten pode chamar mais a atenção dos adultos. O evento é um verdadeiro espetáculo com o show de luzes que é de tirar o fôlego. Os ingressos custam a partir de R$ 138,00.

69 – O Reino de Natal

Com  cenografia natalina, pockets shows  e diversas atrações natalinas, este é um evento mais imersivo, onde você poderá sentir de pertinho a magia do natal. Os ingressos custam a partir de R$ 60,00.

70 – Light of Christmas 

Este é o mais novo evento do Natal Luz. Inaugurado em 2023, o Light of Christmas é um concerto espetacular que encanta independentemente da idade. Os ingressos custam a partir de R$ 80,00.

Light of Christmas 
Light of Christmas 

71 – A Fantástica Fábrica de Natal

A Fantástica Fábrica de Natal é um musical que conta a história  de uma criança que é levada por um anjo até uma fábrica natalina, onde ele ganha o “poder do acreditar”. O evento é mágico e encanta os pequenos. Os ingressos custam a partir de R$ 138,00.

72 – Acendimento das luzes

Este é o maior evento gratuito do Natal Luz. Todas as noites, dezenas de moradores locais e turistas se reúnem nas ruas do centro de Gramado para se encantar com o acendimento de luzes natalinas espalhadas por toda a cidade. 

73 – Passeio pelas ruas 

Entre os meses de outubro e janeiro as ruas de Gramado e Canela, por si só, já são um evento. Cada esquina é decorada e toda a região fica encantadora. 

O que fazer em gramado
O que fazer em gramado

74 – Descida do papai noel na Catedral de Pedra em Canela

Mais um evento gratuito, dessa vez em Canela. Todas as noites durante o Sonho de Natal, o Papai Noel desce de rapel, junto aos seus duendes, em um show de luzes em magia na icônica Catedral de Pedra. 

75 – Praça das etnias

A tradicional Praça das Etnias fica completamente decorada com a temática natalina e por lá ainda será possível encontrar diversos souvenirs temáticos. Ah, e se for até o local, não deixe de comer o tradicional pão com linguiça. Vale cada mordida.

76 – Desfile natalino gratuito

E se você  quer curtir a magia do Natal Luz sem gastar muito, aos finais de semana, a Av. Borges de Medeiros é fechada durante a tarde para receber um desfile de natal 100% gratuito.

77 – Os eventos gratuitos ficam lotados. Chegue cedo

E se você vai até Gramado e Canela no natal, a nossa maior dica é a antecedência. Durante este período a região lota e os eventos gratuitos ficam sempre cheios. Por isso, para aproveitar ao máximo a experiência, vale a pena  chegar alguns minutos antes.

VEJA TAMBÉM:

O que fazer em Gramado e Canela no Inverno

Como falamos anteriormente, a alta estação de Gramado acontece no meio e no final do ano. Durante o inverno, as temperaturas podem chegar a graus negativos e por lá a neve também é um evento possível. 

78 – Compre roupas de inverno em Gramado

Se você está indo de alguma cidade do eixo Norte/Nordeste, onde a demanda por roupas de inverno é menor, vale a pena deixar para ir às compras na Serra Gaúcha. Em gramado existem dezenas de lojas e opções.

Ah, e se você quer uma dica extra: faça as suas compras em ruas paralelas às principais, afinal, os preços costumam ser menores. Ao lado da Rua Torta você encontra, inclusive, lojas de luvas, gorros e casacos com preços bem acessíveis. 

79 – Tome um bom vinho

Durante o inverno, as temperaturas na serra gaúcha podem ficar negativas e nada melhor do que um bom vinho para esquentar. Além dos restaurantes, você encontra diversas lojas de vinhos espalhadas pela região central. 

rua tota, gramado

80 – Jante em um Fondue 

E para esquentar o corpo, vale a pena jantar em um bom fondue! Nos dias frios, os restaurantes com área externa costumam oferecer cobertores e acender lareiras, o que torna a experiência ainda mais aconchegante, 

81 – Aproveite as opções de chocolate quente

Gramado é cheia de confeitarias e bistrôs que servem chocolates quentes simplesmente deliciosos. No inverno, a parada na Caracol e na Casa da Velha Bruxa é obrigatória!

Dicas extras

82 – Deixe um espaço na mala

Gramado é linda  e tem muito a oferecer. Você, dificilmente, conseguirá voltar de lá sem um vinho, um queijo, um chocolate, um suvenir… Vale a pena ir com espaço livre na mala!

83 – Prove o famoso queijo colonial

Servido no clássico café colonial, assim como nos cafés da manhã de pousadas e hotéis, o queijo colonial de Gramado é simplesmente fenomenal. E se você quiser comprar para levar para casa, a nossa recomendação é o queijo da Família Chaulet.

84 – Não vá de carro de aplicativo para passeios distantes 

Ir para passeios mais afastados como o SkyGlass e a Jolimont de carro de aplicativo pode lhe gerar uma dor de cabeça, especialmente na volta. Se possível, feche um transfer de ida e volta. 

85 – Compre ingressos e faça reservas com antecedência 

Se você vai durante a alta temporada, não subestime a cidade. Todos os passeios e restaurantes são concorridos. Faça o possível para adiantar os ingressos e reservas. 

86 – Na dúvida, pergunte qual o carro chefe do restaurante

Muitos restaurantes em Gramado têm cardápios enormes, mas são famosos por apenas um ou dois pratos. Caso você não tenha uma indicação e se depare com um menu gigantesco, vale a pena ir no carro chefe.  

87 – Sempre pergunte até quantas pessoas o prato serve

É tradição gaúcha que os pratos sejam muito bem servidos. Por isso, se você quer evitar desperdícios, sempre pergunte até quantas pessoas aquele prato serve. 

picanha gaúcha  do restaurante O' Pasta Trattoria
picanha gaúcha do restaurante O’ Pasta Trattoria

88 – Descontos em restaurantes 

Alguns hotéis e pousadas têm parcerias com restaurantes e oferecem descontos aos seus hóspedes. Não deixe de perguntar  na recepção.

89 – Degustações

A maioria  das lojas de Gramado oferecem degustações na entrada. Desde chocolates, até queijos e vinhos. Vale a pena provar um pouco de tudo antes de comprar. 

degustação gratuita na Família Chaulet
degustação gratuita na Família Chaulet

90 – Prepare-se para mudanças de temperatura

Os meses de novembro e dezembro são extremamente concorridos em Gramado. Se você pretende viajar nesta época, se prepare para mudanças bruscas de temperatura, com dias extremamente quentes e noites bastante frias. 

91 – Chegue com antecedência aos eventos

Que é preciso chegar cedo nos eventos gratuitos, você já sabe, mas também vale a pena aderir essa técnica aos eventos e programas pagos se você for na alta temporada. As filas podem ser grandes e o transtorno para estacionar ou achar carros também. 

92 – Na alta estação, prepare-se para o trânsito 

Apesar de ser uma cidade pequena, o trânsito de Gramado pode ficar extremamente caótico na alta temporada. Esse é um dos motivos, inclusive, pelos quais recomendamos buscar uma hospedagem no centro. 

93 – É possível curtir o Natal Luz após o Réveillon 

Diferentemente do que muitos acreditam, é sim possível curtir os eventos do Natal Luz em janeiro. A programação é a mesma e vale a pena para quem não quer passar o mês de dezembro longe da família ou para aqueles que querem encontrar a cidade mais vazia. 

94 – Muitos restaurantes e estabelecimentos têm vista para a serra 

Muitos restaurantes ficam famosos graças à vista  que oferecem da Serra Gaúcha. Entretanto, muitos deles não valem o preço que cobram. A verdade é que dezenas de  estabelecimentos na região oferecem este mesmo benefício por valores bem mais acessíveis. Vale a pena pesquisar. 

95 – Alguns passeios  podem ser comprados como combos 

Alguns passeios são mais baratos se comprados juntos. Um exemplo é o ingresso do Snowland, que pode sair bem mais em conta de comprado junto com o Acquamotion. 

96 – Alguns passeios temáticos são mais interessantes para crianças

Alguns locais e eventos famosos como o Kongo, o Parque dos Dinossauros e até mesmo o Grande Desfile de Natal são incríveis, mas normalmente só valem a pena para quem vai com crianças. 

Passeios em cidades próximas

Por fim, mas não menos importante, se você está com um tempinho sobrando na região, vale a pena fazer passeios em cidades próximas.

97 – Passeio de Maria Fumaça

O percurso de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa é clássico e muito famoso pelos vinhos e queijos.  Confira tudo sobre o passeio de Maria Fumaça clicando aqui.

98 – Nova Petrópolis

Nova Petrópolis  é o “jardim” da Serra Gaúcha. A cidade é florida e extremamente agradável, além de ficar a apenas 34 km de Gramado.

99 – Vale dos Vinhedos

O Vale dos Vinhedos é a região mais italiana da Serra. Por lá você encontra uma infinidade de vinhos e casas de massas tradicionais que são uma verdadeira imersão. Apesar de ficar um pouco mais afastado de Gramado, vale a pena o desvio.

100 – Templo Budista de Três Coroas

Com construções de tirar o fôlego, o Templo Budista de Três Coroas está a  apenas 31 km de Gramado e foi fundado em 95 pelo mestre tibetano Chagdud Tulku Rinpoche. O local, além de lindo, transmite uma paz sem igual.

Viagem para Gramado com o Império das Passagens

Gostou? Convenhamos, Gramado é incrível, não é? E viver todos esses momentos, curtir esses passeios com conforto e tranquilidade é uma experiência única. Experiência que o Império das Passagens pode lhe dar.

A nossa equipe preparou um pacote imperdível para você curtir o máximo de Gramado. Entre em contato e faça a sua reserva.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis