Consulado: O que é e como ele funciona?

O que é consulado
consulado brasileiro

Você que é um viajante de plantão com certeza já se deparou com o termo “consulado” algumas vezes. A palavra é familiar, contudo, muita gente ainda não sabe o que é consulado, de fato. Acontece que, entender termos como estes pode ser essencial para te salvar em muitas situações.

Por isso, o Império das Milhas preparou este artigo especialmente para você. Nele iremos te mostrar o que é consulado, sua função e importância. Por isso, continue conosco e confira na íntegra agora mesmo!

Veja também:

O que é consulado

Em síntese, consulado é um espaço que configura a autoridade de um país em território estrangeiro. Por exemplo, o consulado alemão, no Brasil, é um espaço de autoridade da Alemanha em outro território. Sendo assim, o Brasil também possui consulados em diversos países, como Argentina, África do Sul, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, etc.

Diferença entre consulado e embaixada

Quando falamos sobre a definição de consulado, é comum que algumas pessoas confundam o termo com a definição de embaixada. Sendo assim, enquanto os consulados são responsáveis pelos cidadãos no país estrangeiro, as embaixadas têm como principal função reger as relações internacionais. Ou seja, são as embaixadas que protegem e garantem os interesses do seu país no espectro internacional.

Como funciona um consulado

Agora que você já sabe o que é um consulado, chegou a hora de entender como ele funciona. Sendo assim, podemos dizer que os consulados prestam serviços para auxiliar os cidadãos de uma determinada nação em território estrangeiro. 

Ou seja, um brasileiro com questões de prisões, repatriações, hospitalizações,  legalização de documentos, emissão de vistos, emissão de passaportes, etc. em solo estrangeiro deve receber auxílio do ente brasileiro. Afinal, é ele quem representa o Brasil no país em questão. Você provavelmente já ouviu algum caso de brasileiro que foi preso no exterior. Este é o tipo de situação que exige a intervenção do consulado.

Atualmente, o governo brasileiro administra 52 consulados-gerais, 11 consulados, 8 vices, 12 missões ou delegações, 3 escritórios e 139 embaixadas. Sendo assim, todas estas entidades têm como função basilar a defesa dos interesses brasileiros no exterior. 

Importância dos consulados

Antes de tudo, podemos dizer que saber a definição do termo não é o suficiente para o entendimento da sua importância. Por isso, é extremamente importante reiterar o quando estas entidades são essenciais para a manutenção da organização social a nível global. São eles os responsáveis por proteger e assistir os cidadãos de um país em território estrangeiro

Com o advento da globalização, pessoas se locomovem para todo lugar a todo tempo. Ou seja, é necessário que exista algum ente específico para lidar com as questões que envolvem cidadãos de outros países. 

Por isso, se você estiver viajando e passar por algum problema em território estrangeiro, basta acessar o portal consular brasileiro  para ter mais informações e, então, se dirigir até o consulado mais próximo. 

Aprenda como mudar a sua vida financeira com milhas!

Quer saber como utilizar as milhas a seu favor? Que tal aprender com quem realmente entende do assunto? O Milhas Rápido é para você que deseja viajar ou até mesmo ter uma renda extra. 
Não perca tempo e comece a ganhar dinheiro com seu cartão de crédito!  Aprenda conosco quais são as principais estratégias para lucrar com esse mercado clicando aqui.

Os 4 melhores hotéis fazenda no Rio de Janeiro Os Melhores lugares para quem quer conhecer a neve Conheça a ferramenta do Kayak que busca hotéis 5 estrelas Opções de investimento para o seu dinheiro