Por que os aviões evitam voar sobre o Oceano Pacífico?

Avião
Avião

Uma das partes mais interessantes no mundo da aviação é a quantidade imensa de curiosidades e possibilidades existentes. Nesse sentido, temos certeza que você, viajante de plantão, já se perguntou algumas vezes por que as aeronaves passam ou deixam de passar por determinados locais nos céus. Um dos questionamentos mais feitos pelos passageiros é o motivo pelo qual os aviões evitam sobrevoar o oceano pacífico. 

Se você já fez uma viagem da América do Sul até a Austrália saiba que está entre as poucas pessoas do planeta que já sobrevoaram o maior oceano da Terra. Isso acontece porque as companhias aéreas buscam utilizar rotas aéreas que evitem voar sobre o Pacífico. 

Por isso, o Império das Milhas te conta agora mesmo os motivos pelos quais as empresas evitam que os seus aviões sobrevoem o Oceano Pacífico. Se interessou? Então continue conosco e confira já! 

Por que os aviões evitam sobrevoar o Oceano Pacífico?

O motivo mais importante pelos quais as aeronaves evitam voar sobre o Oceano Pacífico é a segurança. Com incríveis 165.200.000 km², o Pacífico é o maior oceano do Planeta Terra. Por isso, a distância entre as suas ilhas é gigantesca.

Em situações emergenciais como falhas no motor, por exemplo, realizar um pouso emergencial seria inviável. Praticamente impossível. As aeronaves mais modernas podem conseguir voar por até 6 horas com problemas no motor. Entretanto, esse tempo ainda não seria o suficiente para chegar até um local seguro pelo Oceano Pacífico graças à sua extensão. 

Sendo assim, em caso de falhas como estas, a aeronave precisaria realizar um pouso forçado na água que, como vocês podem imaginar, aumenta consideravelmente os riscos à vida dos passageiros e funcionários. 

Além disso, existem outros motivos pelos quais o Pacífico é evitado. A distância da viagem é um deles. Para entender esta razão é necessário ressaltar que nem sempre a distância mais curta entre dois pontos é uma reta. Ou seja, na maioria das vezes, é mais vantajoso optar pelas rotas curvas, que seguem o formato terrestre e tornam as viagens menores e mais rápidas. 

Ainda, fatores como a rotação da Terra e a gravidade influenciam diretamente na velocidade e nos trajetos aéreos. Nesse sentido, a rota que passa pelo Pacífico costuma ser a menos vantajosa em sentido geográfico. Por isso, o segundo motivo é a economia de tempo e combustível.

Aviões Oceano Pacífico

É proibido voar sobre o Oceano Pacífico?

Apesar dos motivos que citamos acima, não é proibido sobrevoar o Oceano Pacífico. Esta é apenas uma medida adotada pelas companhias para evitar problemas futuros e diminuir a distância das viagens.

Por isso, se você está prestes a realizar uma viagem na qual a aeronave irá sobrevoar o Pacífico, não há porque temer! Nestes casos, as rotas são precisamente calculadas pelas empresas aéreas e a decisão é tomada com base em dados concretos que apontam as vantagens da rota.

Afinal, andar de avião é seguro?

Muitas vezes quando vemos curiosidades como estas começam a surgir pulgas atrás da orelha e questionamentos sobre a segurança do transporte aéreo. Entretanto, viajar de avião é muito seguro! Segundo a Condé Nast Traveler, o avião é o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, ficando atrás apenas do elevador. 

Ou seja, tudo é precisamente calculado e pensado por profissionais extremamente capacitados que elaboram as rotas e as medidas de segurança. Atualmente as chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreo são baixíssimas. Por isso, não existem motivos para desconfiar ou temer as viagens de avião. 

Aprenda a ganhar dinheiro com milhas 

Sabia que através das milhas você pode fazer uma renda extra de até R$3.000,00 por mês? Aprenda conosco a vender as suas milhas de forma prática e segura e comece a ganhar dinheiro. 

No curso Como Vender Milhas você terá acesso às melhores estratégias para comercializar pontos. Portanto, clique aqui e descubra o melhor método para ganhar dinheiro com milhas. 

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis