Conheça 5 países para visitar em sua viagem à África

Aqui no Império das Milhas nós estamos sempre trazendo dicas e guias de viagem dos principais destinos turísticos do mundo. Sejam nacionais ou internacionais, aqui você confere todas as informações necessárias para realizar a sua viagem. E nesse post, nós traremos um guia de viagem à África.

Com uma extensa área repleta de belezas naturais e uma biodiversidade que condiz com o seu tamanho territorial, a sua viagem à África reserva surpresas encantadoras. Para além dos safáris, o turismo no continente africano tem se desenvolvido e atraído viajantes do mundo inteiro, que podem desfrutar também das atrações de grandes centros urbanos.

Portanto, se você sempre sonhou em conhecer outras belezas e encantos que só uma viagem à África pode proporcionar, acompanhe conosco este guia. Nele você encontrará dicas e curiosidades sobre alguns destinos, entre famosos e não tão conhecidos no roteiro turístico do continente africano. E então, vamos lá?

Turismo na África

Biblioteca de Alexandria

Antes de tudo, é importante quebrar alguns estigmas. Pois se antes o turismo na África era lembrado pelos safáris, savanas e passeios pelos desertos, hoje isso mudou. Afinal de contas, o turismo local vai muito além dessas atrações. A relevância histórica e arqueológica de todo o continente africano é imensa.

Desde construções de civilizações antigas, que preservam as culturas de diversas etnias, ao impacto ecológico com a conservação ambiental de espécies animais e de plantas, há muito o que se conhecer. Inclusive, viajar por muitos destes locais é uma verdadeira imersão sobre a história da humanidade a céu aberto.

Não à toa, o turismo no continente acabou se desenvolvendo ao longo dos anos, trazendo foco para questões sensíveis e importantes na compreensão histórica e fundamentais para a perspectiva e estudo da antropologia.

E como não podia ser diferente, tem opções para todos os gostos. Para quem curte o turismo de aventura, uma viagem à África é um prato cheio de emoções. Assim, você pode praticar mergulhos ou surfar na costa litorânea, fazer escaladas nas montanhas. Pode conhecer os santuários dos gorilas, subindo pela mata fechada, ou andar de carros 4×4 pelas dunas dos desertos.

Cidade do Cabo, na África do Sul

Já aqueles viajantes que preferem um tour mais calmo e gostam de desfrutar de mais conforto e até certo luxo, encontram diversas alternativas disponíveis. Nos grandes centros urbanos, cidades como Cairo, Lagos, Luanda e Cidade do Cabo, o turista se deparará com catálogos recheados de atrativos culturais e artísticos, entre museus e teatros. Além disso, estas cidades possuem uma boa estrutura hoteleira e uma vida noturna bastante agitada.

Isso tudo sem falar da gastronomia africana, que, em qualquer país do continente, é certeza de sabores e temperos inesquecíveis. A culinária apenas reflete a tão rica e diversificada identidade africana, representada por suas nações e povos.

Dicas para viagem à África

Mesquita Hassan II, em Casablanca

Quando falamos em dicas de viagem à África, a primeira recomendação é preparar bem a sua mala. Afinal de contas, boa parte do continente possui clima desértico. Nesse caso, com exceção da costa litorânea, a maioria dos destinos possui forte calor durante o dia (em alguns lugares pode ultrapassar o 50°), e frio à noite, quando os termômetros podem cair de 0°, principalmente no deserto.

Dessa forma, leve roupas leves, mas não esqueça o casaco para te aquecer em noites mais frias. Além disso, é importante se preparar para os fortes ventos, com agasalhos corta-ventos, óculos de sol e demais acessórios.

Veja outros destinos de viagem:

Assim, se quiser curtir o máximo de sua viagem, saiba que a melhor época para fazer a sua viagem à África é entre os meses de abril e março, além de outubro e novembro. Claro que aqui estamos falando de um continente inteiro, e cada país possui as suas especificidades climáticas e geológicas.

Fish River Canyon

Mas, de modo geral, esta época registra temperaturas mais amenas. Contudo, caso queira saber o melhor período para conhecer determinadas regiões, pesquise com antecedência e se planeje de acordo com estas informações.

Inclusive, se desejar uma estimativa de quanto serão os seus custos, esta informação será imprescindível. Como sabemos, as melhores épocas também são aquelas de alta estação, onde o turismo está aquecido e os preços mais altos. Além disso, as escolhas de hospedagem, alimentação, passeios, e outros itens também influenciam nesta conta.

5 destinos para visitar na África

Tanzânia

Apesar de não figurar nas listas de principais destinos turísticos, a Tanzânia é um país repleto de incríveis belezas naturais que certamente te surpreenderão. E o melhor, há atividades interessantes que atendem todo tipo de perfil de visitante. Um dos principais pontos a se colocar no seu roteiro da Tanzânia é o famoso Parque Serengeti.

O lugar, na verdade, é um enorme complexo de parques ecológicos, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1981. No meio de toda a imensidão, você terá contato com milhares de animais selvagens que compõem a fauna do continente, como gnus, hienas, leões, zebras, elefantes e crocodilos. Além disso, você pode até fazer um sobrevoo de balão pelo lugar.

Outro ponto turístico marcante de sua viagem à Tanzânia é o Monte Kilimanjaro. Esta é, simplesmente, a montanha mais alta da África e o seu ponto máximo atinge os 5895 metros de altura. Além disso, por lá existem 3 cones vulcânicos e 6 rotas oficiais de trekking. Assim, se você é apaixonado por natureza e adrenalina, recomendamos explorar este lugar repleto de aventura. 

Namíbia

Situada no sul do continente africano, a Namíbia faz fronteira com Angola, Botswana, Zâmbia e África do Sul. Uma peculiaridade especial chama a atenção dos viajantes que por lá embarcam durante sua viagem à África. Dois desertos fazem parte do território nacional da Namíbia: o deserto de Namíbia e o deserto de Kalahari — o segundo maior do continente e o 5° do mundo, com aproximadamente 930 mil km².

Contudo, o que mais chama atenção é o deserto da Namíbia, que está localizado na costa litorânea do país. Ou seja, neste lugar, conhecido como Costa dos Esqueletos (o nome se dá pelas várias carcaças de baleias encontradas no local),  presenciamos o encontro das dunas de areia desérticas com o mar, que dá origem a uma das paisagens mais deslumbrantes que você verá. Além do mais, ele é considerado o deserto mais antigo do mundo, com 55 milhões de anos

Por fim, não deixe de conhecer o Fish River Canyon. Considerado o segundo maior cânion do planeta (só fica atrás do Grand Canyon, nos Estados Unidos), ele está localizado na parte sul da Namíbia. Apesar de toda a grandiosidade magnífica, o local não é muito frequentado por turistas, então você terá o privilégio de ter toda aquela paisagem de formações rochosas só para você por alguns instantes.

Egito

Destino mais conhecido da nossa lista, o Egito está localizado no norte da África e é uma boa alternativa para quem está fazendo viagem pela Europa e quer conhecer o continente africano. Inclusive, é comum encontrar pacotes de viagem para o Egito em diversas agências de turismo europeias. 

Bom, falando em roteiro de viagem do Egito não dá para não falar da cidade de Cairo, que abriga as pirâmides e a Esfinge de Gizé. Na cidade há até outras dessas construções, contudo as mais famosas e mais conservadas merecem a sua atenção. Até porque elas são consideradas uma das sete maravilhas do mundo desde tempos antigos. Uma curiosidade interessante é que os nomes das pirâmides “homenageiam” os faraós que estão enterrados no seu interior, como Queóps, Quéfren e Miquerinos.

Outra dica de passeio é visitar o Museu Egípcio, considerado o mais importante do país. Ele abriga um verdadeiro acervo antropológico, com mais de 120 mil peças, entre múmias, relíquias, sarcófagos e outros objetos históricos que remontam toda a história e relevância cultural do continente africano.

Por fim, uma visita à cidade de Alexandria, certamente vai enriquecer ainda mais a sua jornada pelo país. A ilustre Biblioteca de Alexandria, uma das mais famosas da história, é o local onde foram produzidas parte do conhecimento ocidental ao qual conhecemos hoje. Além disso, ela foi a primeira escola de medicina da história.

Seychelles

O arquipélago de Seychelles é composto por 115 ilhas e faz parte do continente africano. As belezas naturais são tão ricas e incríveis que a região possui dois patrimônios mundiais da UNESCO: a reserva natural Vallée de Mai — também conhecido como Jardim do Éden — e o atol de corais Aldabra.

Com um vasto número de praias, recifes de corais e reservas naturais, Seychelles abriga animais raros que só se vêem por lá, como a tartaruga-das-seychelles. A principal ilha é Mahé, onde está localizada a capital, Victoria, e o aeroporto internacional. Outro passeio imperdível é conhecer as florestas tropicais montanhosas do Parque Nacional Morne Seychellois.

Marrocos

O Marrocos é um dos países do continente africano que mais investem no turismo, sendo este o setor de segunda maior receita da economia nacional. Contudo, por lá os atrativos são focados na cultura e na história do país. Dessa forma, um dos passeios mais recomendados é a visita à Mesquita Hassan II, em Casablanca.

Outro passeio que você não pode deixar de fazer quando estiver no Marrocos é andar de camelo pelas dunas do célebre deserto do Saara. Além disso, há possibilidade de se hospedar no lugar e ter uma experiência de um beduíno por um dia. Por fim, para quem curte uma adrenalina pode fazer caminhadas e escaladas em uma montanha de neve na Cordilheira do Atlas.

Curtiu?  De fato, uma viagem à África reserva emoções e experiências que serão inesquecíveis. E para viver tudo isso de perto, conte com quem tem expertise no assunto. Na hora de reservar as suas passagens, procure pelo Império das Passagens. Nossa equipe está sempre à disposição para realizar a sua viagem dos sonhos e com as melhores oportunidades. Acesse o site e faça a sua reserva!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis