Começa hoje a emissão do novo passaporte brasileiro: veja o que muda

Nesta terça-feira (03/10), começa a ser emitido o novo passaporte brasileiro. Embora mantenha o brasão da República na capa, o novo documento traz várias novidades internas, e ainda presta homenagem às regiões do Brasil. Continue a leitura para saber o que muda com esse novo passaporte. 

Novo passaporte brasileiro

novo passaporte brasileiro

Produzidos pela Casa da Moeda, a principal mudança do novo passaporte brasileiro são os novos dispositivos de segurança, que foram idealizados em conjunto com a Polícia Federal e o Ministério das Relações Exteriores. 

Segundo informações do governo, a Icao (International Civil Aviation Organization), instituição das Nações Unidas responsável pela padronização dos documentos de viagem, recomenda que o passaporte seja trocado a cada dez anos. 

E para se ter ideia, os dispositivos de segurança do passaporte brasileiro eram os mesmos desde 2006, ou seja, quase 20 anos sem atualização. 

O que muda agora no novo passaporte brasileiro?

Novo passaporte Brasileiro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, comentou que a capa do novo passaporte tem um novo estilo da bandeira do Brasil. E no que se refere à segurança, ele destacou que o documento também conta com imagens que só podem ser visualizadas na luz ultravioleta: 

“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes”, afirmou. 

Além disso, aumentou o número de marcas d’água no novo passaporte brasileiro: passou de uma para 13 ilustrações diferentes, o que dá mais segurança contra fraudes. Por sua vez, essas ilustrações representam a flora e a fauna dos principais biomas brasileiros. 

Outra mudança foi a página de identificação. Segundo Torres, agora ela apresenta uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada pelos dados biométricos do portador. “Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, declarou o ministro. 

É obrigatório emitir esse novo passaporte brasileiro?

Não. Trocar o passaporte só é obrigatório quando o documento vence. E como a Icao recomenda, a validade do passaporte continua sendo de dez anos. 

Como era antes. Foto: Divulgação/Itamaraty

O novo passaporte brasileiro é mais caro?

Também não. De acordo com o governo, a taxa para emitir o passaporte continuará a mesma. Atualmente, no site da Polícia Federal, a taxa custa R$257,25 para o passaporte comum. 

Estou no exterior, o que faço?

Por enquanto, não há nada a fazer. A emissão do novo passaporte brasileiro só chegará ao exterior em 2024. 

Confira mais conteúdos sobre passaportes:

Conheça o novo site do Império das Passagens

Assim como o novo passaporte brasileiro, o Império das Passagens também está de cara nova. Agora, além de passagens aéreas, você consegue buscar e reservar hospedagem no destino de sua escolha e também confere diversos pacotes e passeios turísticos em oferta.

Desde 2018, a agência emite centenas de bilhetes aéreos para diversos destinos ao redor mundo, realizando o sonho de viagem de muitas pessoas e o próximo pode ser o seu. Portanto, não perca tempo! Confira o novo site do Império das Passagens agora mesmo!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis