O que é uma consolidadora de turismo?

Descubra o que é uma consolidadora de turismo

O mercado de turismo é um dos mais rentáveis e diversos no cenário mundial. Diversas empresas e países têm suas atividades financeiras diretamente ligadas à atividade. Sendo assim, é comum que comecem a surgir novos modelos para simplificar e acelerar os procedimentos burocráticos ligados ao turismo. 

Quem nos acompanha por aqui provavelmente já sabe que muitas vezes organizar uma viagem pode ser uma atividade extremamente burocrática. Por isso, há cerca de trinta anos o termo consolidadora surgiu no cenário do turismo como uma solução prática para auxiliar pequenas empresas e agências que atuam neste ramo.

Pensando nisso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre as consolidadoras de turismo, seus objetivos e funções. Portanto, continue conosco e confira na íntegra agora mesmo!

O que é uma consolidadora de turismo?

As consolidadoras são uma espécie de mediadoras entre agências de viagem e companhias aéreas. Elas atuam “distribuindo” as passagens e fornecendo crédito para suas agências clientes.

Isso acontece porque para que pequenas agências comprem passagens diretamente com as companhias aéreas é demandado um esforço burocrático e financeiro gigantesco. Portanto, como essas pequenas e médias empresas normalmente não teriam condições de atuar sozinhas no mercado, as consolidadoras podem ser suas parceiras número um!

Ao comprar passagens por intermédio de uma consolidadora, as agências recebem ainda um incentivo financeiro das companhias aéreas com o objetivo de fomentar o mercado. Em processo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, no ano de 2018, a CVC Brasil elaborou dois esquemas que explicam melhor como funciona a atuação das consolidadoras no mercado de turismo. Confira a seguir:

Esquema elaborado pela CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A E ESFERATUR PASSAGENS E TURISMO S.A. Retirado do Processo Nº 08700.004969/2018-10
Esquema elaborado pela CVC BRASIL OPERADORA E AGÊNCIA DE VIAGENS S.A E ESFERATUR PASSAGENS E TURISMO S.A. Retirado do Processo Nº 08700.004969/2018-10

Benefícios de contratar uma consolidadora de turismo

Como já falamos, uma consolidadora funciona intermediando diretamente as relações comerciais entre agências e companhias aéreas. Portanto, o maior benefício é a praticidade. As consolidadoras possuem o código IATA (International Air Transport Association), dispensando que seus clientes passem por todo o processo para adquiri-lo. 

Além disso,elas diminuem drasticamente as burocracias que as agências teriam ao comprar as passagens diretamente na fonte. Sobretudo, os clientes ainda recebem incentivos financeiros que contribuem diretamente na ascensão das empresas.

Qual a melhor consolidadora de turismo do Brasil?

No Brasil já existem diversas empresas atuando neste ramo. Entretanto, algumas se destacam pela qualidade e seriedade nos serviços prestados. Confira a a seguir a lista com as melhores consolidadoras do mercado nacional:

  • Rextur Advance
  • EsferaTur
  • Flytour Gapnet
  • Skyteam

As duas primeiras empresas fazem parte do grupo CVC e lideram o mercado de turismo nacional. Elas são responsáveis pela esmagadora maioria de serviços de consolidação do Brasil. Ambas são extremamente fortes no cenário nacional. Sobretudo a Rextur, que atualmente já consolida mais de 60 companhias aéreas nacionais e internacionais.

Já a Flytour Gapnet faz parte do Grupo Flytour, que é um dos gigantes do cenário global. Com faturamento superior a dois bilhões de reais por ano, a empresa é responsável por muitas das consolidações realizadas no país. 

Já a Skyteam ganha cada vez mais visibilidade pelos multi serviços prestados com muita qualidade. Ela é famosa por incentivar de forma extremamente eficaz as pequenas e médias agências. 

Vale a pena contratar os serviços de uma consolidadora?

Se você é um agente de viagens ou turismo, sem sombra de dúvidas a resposta é sim. Infelizmente a burocracia que permeia a vida dos pequenos e médios empresários no Brasil é gigantesca! Sendo assim, uma consolidadora pode ser a sua melhor amiga na hora de intermediar as relações comerciais com as companhias aéreas.

Além disso, para pequenas e médias empresas, comprar passagens diretamente com a companhia pode sair muito mais caro. As consolidadoras possuem contratos, parcerias e estratégias que mitigam consideravelmente os valores. Por isso, contratar os serviços dessas empresas pode ser uma mão na roda. 

Outro atrativo é que alguns documentos caros e de validação complicada, como o código IATA serão de responsabilidade única e exclusiva da consolidadora. Assim, você e sua agência não terão dores de cabeça quanto a isso.

Sobretudo, algumas agências ainda conseguem bons valores de incentivo vindos das companhias aéreas consolidadas. Por isso, se você trabalha diretamente com o mercado de viagens e turismo, vale muito a pena cogitar a contratação de uma consolidadora!

Aprenda a ganhar dinheiro com milhas 

Sabia que através das milhas você pode fazer uma renda extra de até R$3.000,00 por mês? Aprenda conosco a vender as suas milhas de forma prática e segura e comece a ganhar dinheiro. 

No curso Como Vender Milhas você terá acesso às melhores estratégias para comercializar pontos. Portanto, clique aqui e descubra o melhor método para ganhar dinheiro com milhas. 

Cristo Redentor: 5 Curiosidades sobre o monumento icônico Passeios em Paris: 5 opções imperdíveis Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos