Conheça Petra, a cidade Rosa

Conheça Petra, a cidade rosa

Quando falamos em viagens, automaticamente a maioria dos brasileiros pensam em destinos na Europa ou nos Estados Unidos. Entretanto, o Oriente Médio conta com verdadeiras jóias escondidas no seu território. Um excelente exemplo disso é a Jordânia. O país abriga Petra, a cidade Rosa. O local é simplesmente fascinante e encanta todos que o conhecem.

Petra é um sítio arqueológico que fica no deserto da Jordânia e é simplesmente um dos locais mais bonitos de todo o mundo. A paisagem natural do oriente médio se funde com as antigas construções humanas formando um cenário digno de novela. Por isso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre Petra. Portanto, venha com a gente e confira agora mesmo!

Não deixe de conferir:

Resumo do destino

Como já falamos, Petra está localizada no Oriente Médio, mais especificamente na Jordânia. Sua fundação é datada em cerca de 312 anos antes de Cristo e era uma das cidades de grande importância nas rotas comerciais do continente. Petra, como o próprio nome faz jus, foi construída sobre pedras. Ela foi o berço do povo nabateu e atualmente atrai muitos turistas.

A cidade é cheia de túmulos reais, tumbas, altares, obeliscos, ruas colunadas e muitas outras construções que aspiram à história e cultura. Por lá foram feitas muitas descobertas arqueológicas que foram essenciais para a construção da história local. Petra é um verdadeiro paraíso para os amantes de arqueologia e história antiga.

A cidade rosa foi vítima de um terremoto que devastou praticamente tudo o que lá existia. Sendo assim, Petra é considerada uma cidade fantasma, pois sobreviveram apenas as construções antigas esculpidas nas pedras rosas do local.

Além disso, Petra é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno e é patrimônio da Unesco. Cerca de 1% do território da cidade foi explorado até hoje, o que indica que ainda existem muitas descobertas arqueológicas a se fazer. Isso acontece, em especial, pela sua localização. Ela foi palco de muitos eventos históricos e construções humanas de extrema importância para a humanidade. 

Sendo assim, Petra é, sem dúvidas, um daqueles destinos que vale a pena conhecer. O clima semidesértico do local e as suas belezas naturais se unem às construções feitas em pedras rosas (que dão o apelido da cidade) formando uma paisagem inigualável. Até mesmo quem acredita não gostar deste tipo de viagem costuma se apaixonar por Petra e sua beleza de tirar o fôlego.

Quando ir à Petra?

Graças à sua localização geográfica, os verões em Petra costumam ser bem áridos e com temperaturas extremamente altas. Sendo assim, os passeios turísticos podem ser bem desagradáveis durante este período. Por isso, o período ideal para conhecer Petra é na primavera. De março a maio as temperaturas são amenas e agradáveis. Os dias não costumam ser frios e nem quentes. 

Alguns viajantes também gostam de ir à cidade rosa durante o outono. Entre setembro e novembro os dias podem ser um pouco mais frios do que na estação das flores, mas ainda são agradáveis e confortáveis para passeios. Entretanto, durante essas duas estações os valores podem subir bastante e a cidade tende a ficar mais cheia com turistas e comércios.

Como chegar em Petra?

Um ou dois dias são o suficiente para conhecer cada cantinho da cidade rosa. Por isso, é possível incluí-la em um roteiro de ida ao Oriente Médio. Sendo assim, a forma mais barata de ir à Petra é de ônibus. É possível embarcar em um automóvel na estação Abdali, na cidade de Amã, capital da Jordânia. O ônibus costuma sair às 6h30 e retornar às 17h, o que é tempo suficiente para turistar no sítio arqueológico de pedras rosas.

Como se trata de uma cidade fantasma, não é possível se hospedar ou pegar um avião até Petra. Por isso, será necessário ir de avião até a Jordânia (normalmente os voos são para Amã, sua capital) e ir de ônibus para a cidade rosa.

Além disso, vale ressaltar que não existem voos diretos do Brasil para o país. Sendo assim, será necessário realizar conexão em aeroportos europeus, africanos ou de algum país da própria Ásia. 

O que fazer em Petra

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a cidade rosa, chegou a hora de descobrir quais os melhores passeios e lugares para aproveitar por lá. Como já falamos, Petra é um sítio arqueológico, uma cidade fantasma. 

É possível conhecer tudo em apenas um dia. Alguns viajantes optam por realizar os passeios a pé e outros pagam por passeios de cavalo. A primeira opção, além de gratuita, pode proporcionar uma melhor experiência. Conhecer essa bela cidade caminhando é uma experiência inesquecível. Portanto, continue por aqui e confira o que fazer em Petra!

Caminhar pela cidade 

Como falamos acima, a melhor forma de conhecer Petra é caminhando. Dessa forma, você conseguirá conhecer todos os grandes pontos turísticos e ainda aproveitar as belezas do caminho. Toda a cidade está em ruínas da antiguidade. Tudo por ali é encantador. 

Caminhar pelas ruas da cidade rosa é uma experiência singular. É possível apreciar vestígios das rotas comerciais antigas e de toda a vida que existia no local. Vale muito a pena! Além disso, existem memórias de diversos povos, como os romanos, timbradas em vários lugares da cidade.

Petra, Jordânia

Visitar o Monastério Al Deir

O Monastério Al Deir é uma das mais lindas jóias escondidas no Oriente Médio. A construção tem um portão monumental de quase 50 metros de altura que, segundo pesquisadores, significava o fim da jornada terrestre para os povos originários locais. 

O local era palco de reuniões religiosas e a sua estrutura colossal esculpida em pedra é capaz de tirar o fôlego de qualquer um que o conheça. Além disso, a sua beleza é tão fascinante porque é praticamente impossível acreditar que o Monastério foi idealizado e construído há mais de 1900 anos. É, realmente, um passeio sem igual.

Monastério Al Deir

Conhecer o Povoado de Wadi Musa

O vilarejo também é conhecido como Vale de Moisés e por lá é possível encontrar lojinhas de artesanato e souvenirs e até mesmo restaurantes. Além disso, o local é lindo e complementa as belezas antigas de Petra. Vale muito a pena conhecer!

Conhecer as Tumbas da Serpente e do Obelisco

Elas estão localizadas próximas ao desfiladeiro de Al Siq, onde estão as ruínas da cidade antiga. As tumbas foram talhadas em pedra e são simplesmente fascinantes. Além disso, são elas que abrem caminho para o gigantesco desfiladeiro, que é uma das coisas mais encantadoras da cidade. Portanto, se você vai a Al Siq, não deixe de apreciar as tumbas talhadas em pedra rosa!

Al Siq

Venha conhecer Petra com o Império

Ficou com vontade de conhecer a fascinante cidade rosa? Tire já o sonho do papel! Por que perder tempo planejando de forma errônea a sua viagem? O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência. 

Portanto, acesse o site, faça sua consulta e viva essa experiência única conosco.

Guia das salas VIP Santos Dumont em 2024 Salas VIP no Aeroporto de Viracopos 2024 Como ficar na sala VIP dos aeroportos Salas Vip Galeão: conheça os lounges do aeroporto