5 passeios para fazer em Florença

Localizada na região da Toscana, Itália, Florença é muito conhecida pela sua arquitetura e arte frutos do período do Renascimento na Europa. Grandes nomes do mundo artístico, como, por exemplo, Michelangelo, Botticelli e Leonardo Da Vinci têm suas obras guardadas na cidade.

Nesse sentido, muitos viajantes consideram Florença como um dos mais encantadores destinos da Europa. O local é um verdadeiro paraíso cultural, em especial para aqueles que admiram arte, História e arquitetura. Já falamos um pouco sobre as 15 melhores cidades do mundo para visitar e Florença consta na lista. Basta clicar aqui e conferir!

Como chegar em Florença

Primeiramente é importante ressaltar que ainda não existem voos diretos do Brasil para o Aeroporto Amerigo Vespucci, na Florença. Contudo, é possível realizar conexões em outros aeroportos de cidades europeias, como, por exemplo, Paris, Roma, Viena e Londres.

Desse modo, ao desembarcar na cidade, ainda será necessário ir de ônibus, táxi ou carro até o centro da cidade, que se localiza a cerca de seis quilômetros do aeroporto.

Outra possibilidade é ir de trem. O sistema ferroviário da Itália é muito completo e eficiente. Estando no país é muito simples: basta ir até a estação mais próxima e adquirir um bilhete na hora. Cidades como Roma, Pisa e Siena são ligadas a Florença e a viagem, além de curta, é bastante confortável. Essa opção pode se mostrar bastante atrativa para aqueles viajantes que preferem viagens terrestres e querem desfrutar da paisagem durante o trajeto.

Outra opção, não tão popular, mas bastante econômica é a viagem de ônibus. É possível embarcar em um ônibus em Roma e em cerca de 4 horas desembarcar em Florença por, em média, 25 euros. Este trajeto pode ser um pouco mais lento e cansativo, mas não deixa de ser uma boa escolha a depender do seu perfil de viagem.

Qual a melhor época do ano para conhecer o destino

A região da Toscana é muito bonita durante todo o ano, porém, com as baixas temperaturas do inverno pode não ser uma boa escolha para os turistas. O melhor período para conhecer a cidade é, sem dúvidas, a primavera. Entre os meses de março e junho as temperaturas são amenas, os dias são mais longos e começam a ficar ensolarados e o clima é propício para passeios. Além disso, as paisagens primaveris na Itália são algumas das mais bonitas do mundo, com muitos jardins e flores por toda parte. 

O verão também pode ser uma ótima opção para conhecer Florença. Apesar das temperaturas muito altas durante o dia, é possível aproveitar todos os melhores passeios da região. Além disso, à noite as temperaturas costumam ser amenas, proporcionando ótimas experiências gastronômicas pela cidade.

Melhores passeios para fazer em Florença

Santa Maria del Fiore

Como já falamos, Florença é extremamente rica em cultura, arte e arquitetura. A cidade foi protagonista durante o Renascimento cultural europeu e traz consigo diversas obras icônicas do período. 

Nesse sentido, a Catedral de Santa Maria del Fiore é considerada como o primeiro símbolo da arquitetura renascentista. Contudo, a construção sofreu influência de diversos períodos culturais e conta com um design singular que encanta turistas e locais. 

A catedral é sede da arquidiocese de Florença e possui 160 metros de altura, além de ter capacidade para 30.000 pessoas. Por isso, a obra monumental é um dos maiores atrativos do país e embeleza o horizonte da cidade. Sem sombra de dúvidas, é parada obrigatória para aqueles que visitam o local. Uma verdadeira obra de arte.

Catedral Santa Maria del Fiore

Galleria degli Uffizi

Outro visita imperdível é a Galleria degli Uffizi, que abriga o museu mais antigo da Itália e é um dos mais famosos do planeta. Nesse sentido, o local é um verdadeiro paraíso para os amantes e admiradores de arte. Lá se encontram obras icônicas como o nascimento da Vênus de Botticelli, a Medusa de Caravaggio, a Madona do Pintassilgo de Rafael, a Anunciação de Leonardo da Vinci e o Tondo Doni de Michelangelo.

Sendo assim, até mesmo para aqueles que não costumam gostar de passeios culturais, a Galleria degli Uffizi pode ser uma ótima opção de passeio. O local reúne obras espetaculares de beleza inigualável. Contudo, a visita pode ser bastante concorrida, por isso recomendamos a compra do ingresso com antecedência pois, em especial na alta estação, as filas podem ser muito longas.

Interior da Galleria degli Uffizi

Visita ao Mercato Centrale

O Mercado Central de Florença foi inaugurado no século XIX, quando a cidade era capital da Itália. Por isso é, também, parada obrigatória para quem visita a região. O local conta com uma imensa variedade gastronômica, onde é possível experimentar as mais famosas comidas da região da Toscana. Os pratos típicos são servidos por preços relativamente acessíveis e ainda é possível experimentar vinhos e doces produzidos no local.

O mercado conta ainda com uma decoração única, alegre e aconchegante que encanta os visitantes. É sem dúvidas, um dos melhores passeios para aqueles que desejam conhecer melhor a gastronomia e cultura local.

Mercado Central de Florença

Pôr do sol na Piazzale Michelangelo

A Piazzale Michelangelo é um mirante que proporciona vista panorâmica da silhueta de Florença. É um dos locais que tiram o fôlego de qualquer visitante. Nesse sentido, muitos turistas afirmam que o pôr do sol da cidade, visto do local, é uma das mais belas paisagens da Europa. 

Além disso, a praça conta com algumas barraquinhas de lanches e souvenirs, além de réplicas das esculturas de Michelangelo, porém o verdadeiro atrativo do local é a vista privilegiada do horizonte de Florença que é uma verdadeira pintura a céu aberto. Assistir ao pôr do sol no local é considerada como uma das melhores experiências para diversos turistas.

Pôr do sol visto da Piazzale Michelangelo

Museo Casa di Dante

Apesar de não ser um dos mais famosos museus do país, é, com certeza, um dos mais encantadores. O museu se localiza na casa onde Dante Alighieri, o pai da língua italiana e autor de obras icônicas como “O inferno”, nasceu. 

O museu foi construído para apresentar a história do país e do artista e reconstitui uma belíssima construção medieval em pedras. Nesse sentido, durante a visita é possível encontrar diversos artefatos medievais do dia a dia, usados por Dante, além de obras feitas durante toda a vida do autor. 

Nesse sentido, o passeio é encantador e traz à tona todo o sentimento do período medieval. A visita é rápida, mas continua sendo extremamente marcante.

Fachada do Museu Casa de Dante

Quer conhecer Florença? Tire o sonho do papel e planeje agora mesmo a sua viagem com o Império das Passagens

Para um planejamento de viagem organizado, assertivo e eficaz, ter suporte e assistência de quem realmente entende do assunto é indispensável! Por isso, se você quer conhecer uma das cidades históricas mais lindas da Europa, o Império das Passagens tem tudo o que precisa!

Tire o sonho do papel! Não perca tempo e venha com a gente! Basta acessar o  Império das Passagens, fazer uma consulta e agendar o seu pacote de viagem.

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis