Capadócia: 5 curiosidades para você conhecer a região

Hoje, no guia de destinos do Império, vamos falar sobre um dos principais destinos turísticos da Europa: a Capadócia. Localizada na Turquia, na Anatólia Central do país, a região é bastante conhecida por sua riqueza histórica e cultural, sem contar a paisagem fascinante. Ou seja, se você está planejando uma viagem para a europa, vale muito a pena visitar a Capadócia. 

Decerto, os noveleiros de plantão já devem conhecer de longe esta localidade, que foi cenário de fundo para a novela Salve Jorge, de 2013. Desta forma, o Império das Milhas preparou este artigo mostrando as principais curiosidades para quem curte o turismo cultural e quer conhecer a Capadócia. Vem com a gente!

Resumo do Destino

Por incrível que pareça, a Capadócia não é uma cidade da Turquia. Não, a Capadócia é uma região com aproximadamente 15 mil quilômetros quadrados de área, com 700 km de distância de Istambul. Entre todos os seus atrativos, pode-se dizer que o mais famoso são os voos de balão, nos quais é possível acompanhar o pôr do sol bem perto das nuvens. 

Capadócia

Basicamente, a Capadócia é o resultado de erupções vulcânicas e a ação da erosão ao longo do tempo. Esses fatores deram espaço a um local de formações geológicas incomparáveis. Afinal, foi por isso que essa região foi escolhida como um local de refúgio por várias civilizações antigas, como os gregos, romanos e os cristões bizantinos.  

Na região, a principal cidade é Göreme, que tem apenas 6 mil habitantes. Quem passa pela Capadócia não pode deixar de passar por essa pequena cidade, principalmente para quem aprecia o turismo histórico e cultural. Lá, é possível visualizar de pertinho os registros da atividade monástica que aconteceu no local entre os séculos V e XII. Isso é notável quando vê-se as diversas capelas e mosteiros nos arredores do Parque Nacional de Göreme. 

Além disso, a vila é repleta por casas de pedras e hotéis-cavernas. Sem contar as formações rochosas com aparência de cogumelos, também chamadas de “chaminés das fadas”. Inclusive, em algumas dessas colunas, você encontra cavernas incríveis que foram esculpidas em seu interior. Portanto, caso queira uma recomendação de estadia na Capadócia, nossa sugestão vai para Göreme. 

Quando ir à Capadócia

O período ideal para visitar a Capadócia é durante a primavera (meses de março a maio) e o outono (meses de setembro e outubro) devido às temperaturas moderadas na região. No entanto, vale ressaltar que a visita pode acontecer durante todo o ano. Geralmente, os preços aumentam no verão (junho a agosto), assim como as temperaturas. 

Como chegar à Capadócia

Primeiramente, é necessário ir até a Turquia. No Brasil, a única companhia aérea com voos direto para o país (na capital Istambul) é a Turkish Airlines. A empresa, por sua vez, tem rotas diárias partindo de São Paulo. Mas essa não é a única opção. Você também pode escolher entre as seguintes empresas para chegar ao país:

  • KLM (com conexão em Amsterdam);
  • Air France (com conexão em Paris);
  • Lufthansa (conexão em Frankfurt);
  • Swiss (conexão em Zurique). 

Já na Turquia, você tem a opção de ir para a Capadócia por via terrestre ou aérea. Nós recomendamos a viagem por avião, já que a viagem por terra pode levar 12h ou 13h enquanto o voo tem somente 1h15. Ou seja, muito mais rápido e prático, não é? Por ser uma viagem internacional, o preço pode sair um pouco mais caro. Mas há uma solução, com as suas milhas aéreas, você pode ganhar uma renda extra e economizar o bastante para a viagem. Clique aqui para saber como.

Caso você escolha ir de avião, há dois aeroportos na região, um deles é em Nevsehir. Esse aeroporto está a 40 km de Göreme, a cidade ideal para se hospedar na Capadócia. O outro aeroporto é o Kayseri Erkilet Airport, que fica na cidade Keyseri, com cerca de 900 mil habitantes. 

Curiosidades sobre a Capadócia

Cidadão Ilustre

Como dissemos anteriormente, a Capadócia é uma região cheia de histórias para contar. Nesse sentido, é impossível falar do local sem mencionar que foi o berço de São Jorge, um soldado romano, que também era padre, que foi canonizado pela Igreja Católica anos depois. Na cidade de Göreme, o turista pode encontrar uma igreja com afresco representando São Jorge matando o dragão com uma lança. 

Cenário de cinema

Além da novela brasileira, Salve Jorge, a beleza da Capadócia também já foi cenário de diversos filmes gravados ali. Segundo dados governamentais de Nevsehir, o primeiro longa filmado na região foi em 1971. Até hoje, já foram quase 200 produções na Capadócia, incluindo longas, shows, seriados e documentários. Entre as gravações célebres, temos os sucessos “Empire of the Wolves”, de Jean Reno, “Ghost Rider II”, de Nicolas Cage, e inclusive, um dos episódios de “Star Wars”.

Região vinícola

Não é de conhecimento geral, mas uma das principais atividades econômicas da Capadócia é a produção de vinhos. As condições do solo se tornaram propícias para a criação de uvas, e é por isso que a região possui uma das indústrias mais antigas de vinho, com cerca de 4000 anos de história. Além disso, é possível visitar algumas “vinícolas subterrâneas” para realizar degustações do produto. 

Paraíso das Cerâmicas

Outra atividade que ocorre na Capadócia, mas que não é de conhecimento geral é a cerâmica. As cidades da região são repletas de peças e pinturas feitas à mão, e tem até alguns ateliês que permitem que o turista conheça a fundo o processo de produção das peças. Por isso, se você tiver um tempinho durante o dia na sua visita, não deixe de conhecer uma dessas lojinhas. 

Cidades Subterrâneas

Como falamos acima, a Capadócia serviu como abrigo de diversas civilizações ao longo da história. Dessa forma, você sabia que na região existem mais de 100 cidades subterrâneas? Pois é. No entanto, menos da metade delas estão abertas para visitação, já que as demais continuam escondidas debaixo do solo. Até hoje, não se sabe, exatamente, qual a intenção por trás das construções, permanecendo como um dos mistérios da Capadócia. Por fim, as cidades subterrâneas mais famosas são Derinkuyu, a mais profunda e que fica a 85 metros abaixo do solo, e Kaymakli, considerada a mais ampla. Ambas as cidades são liberadas para turistas. 

Conheça a Capadócia com o Império

Sem dúvidas, conhecer a Capadócia de pertinho será uma experiência maravilhosa e que ficará na sua memória para sempre. E o melhor: seu sonho está mais perto de se realizar do que você imagina com o Império das Passagens

A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para você aproveitar. Portanto, não perca tempo e entre em contato com a nossa equipe através deste link e aproveite!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH