Conheça as melhores companhias aéreas do mundo

Conheça as 10 melhores companhias aéreas do mundo

Se você curte curiosidades sobre aviação, com certeza já se perguntou quais são as melhores companhias aéreas do mundo. Felizmente, existem outras pessoas interessadas no assunto e até empresas que se dedicam a criar premiações para essas companhias. Mais do que um reconhecimento, essas homenagens estimulam a melhoria do setor. 

Afinal, quem não quer poder viajar na melhor companhia aérea do mundo, não é mesmo? Pensando nisso, elaboramos este post para contar quem foram as campeãs de 2021, quais são as categorias disponíveis, entre outras coisas. Inclusive, algumas das vencedoras operam aqui no Brasil. 

Continue a leitura deste post para conhecer as melhores companhias aéreas do mundo.  

World Airline Awards 

O World Airline Awards é uma premiação realizada anualmente pela Skytrax. A honraria começou a ser distribuída em 1999 quando a empresa realizou a primeira pesquisa de satisfação do cliente. Assim, um dos grandes diferenciais do WAA é que não existe restrição para companhias participantes, empresas pré-selecionadas, nem muito menos taxas relacionadas à pesquisa.

O World Airline Awards já acontece há 29 anos
O World Airline Awards já acontece há 29 anos

Assim, a Skytrax garante que os vencedores do World Airline Awards são de fato as companhias preferidas pelos passageiros ao redor do mundo. Dessa forma, o WAA alcançou algumas marcas importantes ao longo dos anos, entre elas mais de 13 milhões de participantes nas pesquisas, bem como passageiros de 100 nacionalidades diferentes. 

TOP 10 melhores companhias aéreas do mundo

A edição 2021 do World Airline Awards foi um pouco diferente das premiações anteriores. Para começar a indústria de transporte aéreo foi fortemente afetada nos anos de 2020 e 2021. Assim, para chegar a um veredito a Skytrax decidiu estender o período da pesquisa por 23 meses, de setembro de 2019 a julho de 2021. 

Ou seja, o resultado dessa pesquisa inclui a avaliação de voos realizados durante a pandemia. Consequentemente, as medidas de proteção e segurança sanitária foram um ponto a ser observado pelos passageiros. Assim, além da melhor companhia do mundo, o World Airline Awards inclui outras categorias. 

A premiação do WWA é realizada com base nas respostas dos passageiros
A premiação do WWA é realizada com base nas respostas dos passageiros

Entre elas: melhor tripulação, cabines mais limpas do mundo, as melhores low cost, as companhias que realizaram mais melhorias durante o período de avaliação, bem com as melhores companhias por região. A seguir, você confere o TOP 10 eleito pelos passageiros. 

1º Qatar Airways 

A Qatar Airways foi eleita pela sexta vez a melhor companhia aérea do mundo. Fundada em 1993 em Doha no Catar, a empresa faz parte da aliança Oneworld e opera em mais 151 destinos nos cinco continentes. A companhia também é muito conhecida pelo seu serviço luxuoso. Aqui no Brasil Qatar Airways realiza voos diretos para Dubai, partindo de São Paulo. 

A melhor companhia aérea do mundo
A melhor companhia aérea do mundo

Além disso, a companhia é parceira dos programas de fidelidade Smiles e LATAM Pass. Inclusive, é possível acumular milhas e pontos qualificáveis em voos com a Qatar, bem como resgatar viagens utilizando os benefícios dessas plataformas. 

2º Singapore Airlines

Na segunda posição do ranking das melhores companhias aéreas está a Singapore Airlines. A empresa já foi eleita algumas vezes a melhor do mundo e também é conhecida por realizar algumas das rotas mais longas que existem. Assim, uma curiosidade sobre a companhia é que ela é de propriedade da cidade-estado de Singapura. 

Singapore Airlines
Singapore Airlines

Atualmente a companhia é membro Star Alliance e opera em mais de 90 destinos em 40 países da Ásia, Oriente Médio, Sudeste do Pacífico, África, América do Norte e Europa. Entretanto, infelizmente a Singapore Airlines não realiza voos para o Brasil e nem conta com parceria com os programas de fidelidade nacionais. 

Veja também: 

3º ANA – All Nippon Airways

Mais uma empresa Asiática no TOP 3 do World Airlines Awards. A All Nippon Airways, mais conhecida como ANA, é a segunda maior companhia do Japão e a sétima maior do mundo. Além disso, a empresa é membro da Star Alliance e conta com o hub concentrado no aeroporto de Narita em Tóquio. 

ANA - All Nippon Airways
ANA – All Nippon Airways

Por isso, a ANA opera em mais 40 destinos no Japão, além de realizar voos para outros países da Ásia, Europa e América do Norte. A companhia não oferece trechos para o Brasil. Contudo, a All Nippon Airways é parceira do programa Smiles o que permite que participantes possam resgatar viagens na companhia com milhas. 

4º Emirates 

A Emirates é a principal companhia dos Emirados Árabes Unidos e uma das melhores companhias aéreas do mundo em 2021. A empresa é conhecida por oferecer um serviço de alto padrão e por contar com um dos melhores acervos de entretenimento durante o voo. Operando em todos os seis continentes, a Emirates realiza voos saindo de São Paulo para 9 países diferentes. 

Emirates Airlines
Emirates Airlines

Aqui no Brasil, a Emirates é parceira da Smiles. Assim, os participantes do programa de fidelidade podem acumular milhas em voos com a companhia. Além disso, podem usar os pontos da plataforma para resgatar viagens para os diversos destinos operados pela empresa. 

5º Japan Airlines

Sediada em Shinagawa, Tóquio, essa é a principal companhia do Japão. Membro da aliança Oneworld, a empresa opera em mais de 70 destinos na Europa, Ásia e América do Norte. Apesar de não realizar voos para o Brasil, a Japan Airlines é parceira do programa LATAM Pass e além de pontos os clientes de elite da plataforma contam com alguns benefícios como check-in preferencial e acesso a sala vip da JAL. 

JAL
JAL

6º Cathay Pacific Airways

Em sexto lugar no ranking das melhores companhias aéreas do mundo está a Cathay Pacific Airways. A empresa é subsidiária da Qatar Airways que, consequentemente, levou o primeiro lugar do World Airline Awards 2021. A empresa já havia ganhando o prêmio de companhia do ano em Skytrax, além disso, também já havia levado o prêmio de companhia mais segura do mundo. 

A Cathay Pacific é a 6ª colocada no ranking
A Cathay Pacific é a 6ª colocada no ranking

Assim, operando em mais de 90 destinos ao redor do mundo, a Cathay Pacific é membro da aliança Oneworld. Aqui no Brasil a companhia realiza voos saindo de São Paulo com destino a países da Ásia, África, Europa, Oceania e Oriente Médio. Além disso, é parceira do programa de fidelidade LATAM Pass. 

7º EVA Air

Um detalhe bastante surpreendente sobre o World Airline Awards é que a grande maioria das companhias eleitas são de origem asiática. Assim, em sétimo lugar está a EVA Air. A empresa foi fundada em 1989 em Taiwan e pertence ao grupo Evergreen Marine que é uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo. 

EVA Air
EVA Air

Membro da Star Alliance, a EVA Air opera em alguns países da Ásia, Oceania, Europa e América do Norte. Infelizmente a companhia não realiza voos para o Brasil. Da mesma forma, não há parceria com os programas de fidelidade nacionais. 

8º Qantas Airways 

Apesar de ser a terceira empresa do setor mais antiga do mundo, a Qantas Airways ocupa o oitavo lugar do ranking de melhores companhias aéreas do mundo. A maior companhia da Austrália realiza voos para Nova Zelândia, Ásia, África, Sul do Pacífico e América do Norte. Inclusive, a Qantas realiza a sétima maior rota do mundo entre Dallas e Sidney.   

A Qantas é conhecida por realizar alguns dos voos mais longos do mundo
A Qantas é conhecida por realizar alguns dos voos mais longos do mundo

Além disso, a companhia é membro da aliança Oneworld. Apesar de não operar no Brasil, a Qantas Airways é parceira da LATAM Pass. Dessa forma, os participantes do programa podem acumular milhas em voos da empresa, bem como resgatar bilhetes com pontos. Além disso, os clientes Black, Black Signature e Platinum tem acesso a sala vip da companhia. 

Confira outros artigos sobre viagens: 

9º Hainan Airlines 

Em nono lugar no ranking das melhores companhias aéreas do mundo está a Hainan Airlines. A empresa é a maior aérea privada da China. A maior parte de sua operação é doméstica, realizando voos entre Hong Kong e Macau. Entretanto a Hainan também realiza rotas internacionais. 

A companhia chinesa também faz parte da lista
A companhia chinesa também faz parte da lista

Assim, entre os principais destinos estão no Sudeste Asiático e Extremo Oriente, além de alguns aeroportos da América do Norte, Europa e Oceania. No passado, a Hainan e Azul Linhas Aéreas assinaram um acordo de codeshare para realizar voos entre Pequim e Recife com escala em Lisboa. Contudo, a parceria não existe mais. 

10º Air France 

Completando a lista das melhores companhias aéreas do mundo está a Air France. A empresa foi fundada em 1933 e se tornou subsidiária do grupo Air France-KLM anos depois. Membro da aliança SkyTeam, a companhia realiza voos nos 5 continentes em 23 países. 

A Air France é a única empresa europeia na lista
A Air France é a única empresa europeia na lista

No Brasil, a Air France realiza voos partindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além disso, a companhia é parceira do programa de fidelidade Smiles. Isso quer dizer que os participantes podem resgatar voos com milhas, bem como acumular pontos e bônus nas viagens com a empresa. 

E as companhias brasileiras?

Você deve ter notado que nenhuma aérea brasileira os da América em geral aparece no ranking das melhores companhias aéreas do mundo. Ao nosso ver, existem alguns motivos para isso. Como sabemos, o top 10 foi desenvolvido por meio do voto popular, assim, não podemos mensurar quantos passageiros do Brasil tiveram a oportunidade de votar. 

Além disso, as companhias brasileiras operam majoritariamente rotas domésticas. Ou seja, era de se esperar que não estivessem no ranking. Por fim, para ganhar uma posição na lista de melhores do mundo as nossas empresas precisam melhorar e muito. Por outro lado, a Skytrax realizou também uma pesquisa por região e na América do Sul a LATAM foi a vencedora, seguida pela Azul. Confira:

Melhores companhias da América do Sul
Melhores companhias da América do Sul

Você concorda com o TOP 10 das melhores companhias aéreas do mundo? Conta pra gente!