Nomad: como abrir uma conta nos Estados Unidos e ganhar milhas?

Conheça a conta Nomad

Numa viagem internacional uma das preocupações é com relação à melhor maneira de levar dinheiro. Além da segurança é preciso considerar os custos da troca de moedas. Assim, as contas digitais são uma opção que tem ganhado a atenção dos viajantes pela praticidade, segurança e preço. A Nomad é uma das plataformas que oferecem esse serviço. 

Além de facilitar a vida financeira dos viajantes, a Nomad ainda faz com que os seus clientes tenham acesso a investimentos estrangeiros. Por isso, nós elaboramos este post para contar tudo sobre a conta. Vamos explicar como ela funciona, custos, taxas, quais são os serviços e claro: como investir nos Estados Unidos. 

Quer saber tudo sobre a Nomad? Então, continue a leitura deste post!

Conta digital internacional: o que é? 

Hoje está cada vez mais fácil ter acesso a serviços financeiros, tanto no Brasil quanto no exterior. Assim, as contas digitais internacionais são ferramentas que facilitam a vida de quem precisa fazer viagens internacionais ou realizar pagamentos e transferências. Basicamente, essas contas contam com os serviços essenciais de saque, enviar e receber dinheiro e cartão de débito. 

As contas digitais internacionais facilitam as vida dos viajantes
As contas digitais internacionais facilitam as vida dos viajantes

Entretanto, o seu saldo fica em moeda estrangeira. Além de nos permitir ter uma conta bancária internacional, essas plataformas facilitam as transações financeiras. Para começar, a abertura de conta pode ser feita diretamente pelo celular e de maneira gratuita. Além disso, você pode realizar compras com cartão de débito, sem a cobrança de IOF.

A Nomad

Dentre as contas digitais internacionais, a Nomad é uma das opções mais completas. A instituição atua como correspondente bancário do Banco Ourinvest para realizar operações de câmbio. Assim a fintech oferece aos seus clientes uma solução integral para quem deseja gerenciar finanças em moeda estrangeira. 

A conta Nomad
A conta Nomad

Por meio da plataforma os usuários têm acesso à conta-corrente, cartão de débito, transferências e até investimentos. Inclusive a Nomad é certificada pela SEC (Agência Federal Reguladora de Títulos e Câmbio nos Estados Unidos) para prestar serviços de consultoria em aplicações financeiras. 

Veja também:

Quais os serviços oferecidos pela Nomad?

Muitas pessoas pensam que ter uma conta internacional é algo complicado. Entretanto, a Nomad é uma conta digital que tem como objetivo, simplificar esses serviços para brasileiros. Assim, a instituição oferece alguns produtos para os seus clientes. Veja a seguir quais são e como cada um deles funciona. 

Câmbio 

Esse é o serviço primordial da Nomad. Afinal, para ter uma conta em moeda estrangeira será necessário trocar os seus reais por dólar ou euro. Assim, uma das vantagens dessa conta digital é que ela oferece um câmbio com base no dólar comercial e não no dólar turismo. O que já é uma grande vantagem, já que o valor deste último é sempre maior. 

Câmbio Nomad
Câmbio Nomad

Assim, ao comprar dólares com a cotação comercial você já tem uma vantagem. Da mesma forma, o IOF cobrado pela Nomad é o mesmo praticado pelas casas de câmbio. Isto é, 1,1%; 5,28% menos do que o que os cartões de crédito usam. Além disso, a taxa de serviço é variável e pode chegar a 1% de acordo com o valor que será transferido. 

Taxa regressiva de spread Nomad
Taxa regressiva de spread Nomad

Pode até parecer muito, contudo vale lembrar aqui que muitas instituições não são claras com relação a essa tarifa e na maioria delas o spread mínimo são 2%. Em muitos casos, os bancos e casas de câmbio chegam a cobrar até 4% de taxa de serviço. 

Por fim, os usuários da conta Nomad ainda têm a praticidade de fazer todo o processo pelo aplicativo. Na plataforma é possível realizar a cotação e contratação do câmbio. Já o pagamento pode ser feito via TED ou Pix e o dinheiro fica disponível na conta internacional em até 2 dias úteis. 

Compras

Além de oferecer um serviço de câmbio mais em conta, a Nomad facilita as suas compras no exterior. A plataforma oferece para os usuários um cartão de débito internacional, com bandeira Mastercard, sem anuidade e sem taxa de ativação. Assim, você pode usar o plástico em compras no exterior sem a cobrança de nenhum tipo de tarifa, nem mesmo IOF. 

Compras Nomad
Compras Nomad

Além disso, é possível usar o cartão Nomad em compras online em lojas como Amazon, Apple e eBay. Da mesma forma, os usuários podem adicionar o plástico ao PayPal e assim, assinar serviços digitais fora do Brasil. Por fim, os clientes podem vincular esse produto a carteiras de pagamento (Samsung, Apple, Google) para facilitar o pagamento em estabelecimentos físicos. 

Transferências

Embora as contas digitais sejam bastante populares entre os viajantes, essas plataformas também são muito úteis para quem deseja enviar e receber dinheiro de fora do Brasil. Com a Nomad é possível realizar transferências de até 250 mil dólares de maneira simples e protegida pela FIDC. 

Transferências Nomad
Transferências Nomad

Dessa forma, os clientes podem receber salário, bolsas e efetuar pagamentos por meio de operações ACH ou Wire por meio do aplicativo. O melhor de tudo é que a Nomad não cobra para realizar transferências entre contas. Além disso, a maioria das operações são automáticas. Ou seja, o dinheiro cai na mesma hora. 

Confira outros conteúdos que podem lhe interessar: 

Investimentos

Nos últimos anos o interesse dos brasileiros por investimentos cresceu bastante. Consequentemente, a curiosidade por produtos estrangeiros também aumentou. Acontece que, até pouco tempo, ter acesso a aplicações no mercado estrangeiro era um processo bastante burocrático. Entretanto, quem tem a conta Nomad pode montar uma carteira e conseguir rentabilidade em dólares.

A plataforma oferece carteiras compostas por ETFs (Exchange Traded Funds), ações e outros ativos internacionais. Todos selecionados cuidadosamente. Outra vantagem é que, a plataforma conta com um time de especialistas, responsáveis por gerir essas carteiras, a fim de que elas tragam mais retornos para os seus usuários.  

Investimentos Nomad
Investimentos Nomad

Além de poder investir em produtos internacionais, a Nomad não cobra pela abertura, manutenção e transferências da conta-corrente para a conta de investimentos. Da mesma forma, a instituição conta com taxas de administração bem interessantes. Esta tarifa refere-se aos serviços de gerenciamento das carteiras e varia de 0,50% a 1% por ano.   

Como abrir a conta Nomad?

Agora que você já conhece a conta Nomad deve estar se perguntando o que fazer para ter acesso a esses serviços. Bem, como falamos anteriormente, a ideia da instituição é oferecer aos clientes uma conta no exterior, sem burocracias e gratuita. Assim, todo o processo é feito por meio do aplicativo. Dessa forma, o primeiro passo é fazer o download da ferramenta. 

Em seguida, é necessário reunir alguns documentos: comprovante de residência fixa no Brasil, número de telefone brasileiro ou americano, ter mais de 18 anos e apresentar RG, CNH, CPF ou Passaporte brasileiro. Além disso, é preciso enviar a sua foto e vídeo dos documentos. Dessa forma, a empresa vai analisar o seu cadastro e, em até 2 dias úteis, a sua conta estará aberta. 

É importante salientar que a instituição tem critérios de avaliação e realiza consulta a dados públicos e privados a respeito da sua situação financeira. Por isso, existe a possibilidade de ser reprovado. Contudo, se isso acontecer, não se preocupe, você poderá tentar novamente. Segundo a Nomad, os modelos de análise de perfil são ajustados de tempos em tempos. 

Por fim, ao realizar a abertura de conta, você terá acesso aos serviços da conta americana, isto é: câmbio, cartão de débito e transferências. Em seguida, será possível solicitar a liberação para investir em produtos internacionais por meio do aplicativo. Veja a seguir a tabela completa com todos os custos da conta Nomad:

Como acumular milhas com a conta Nomad?

Com o dólar ultrapassando a casa dos R$ 5,17 ter uma conta em que podemos comprar a moeda pelo valor comercial e ainda aproveitar uma taxa de câmbio e spread reduzido já é uma grande vantagem. Entretanto, com a Nomad ainda é possível gerar milhas. A fintech oferece aos seus clientes diversos benefícios para viagem e a parceria com o TudoAzul é um deles. 

Graças a parceria entre a conta digital e o programa de fidelidade os clientes podem acumular milhas com o envio de remessas em dólar para a conta. Dessa forma, a cada US$ 1,00 enviado você acumula um ponto no TudoAzul. Assim, para começar a gerar milhas é necessário acessar a aba “Benefícios” no aplicativo da Nomad. 

Através da parceria Nomad e TudoAzul é possível acumular milhas
Através da parceria Nomad e TudoAzul é possível acumular milhas

Em seguida, selecione “Pontos em Parceiros”>TudoAzul. Assim, você deve vincular a sua conta do programa de fidelidade, inserindo o seu número de passageiro frequente. Dessa forma, sempre que realizar uma remessa vai acumular pontos.  A conta digital internacional também permite que você acumule pontos no Passaporte Decolar. 

Comentários

A Nomad é uma excelente ferramenta para quem vai viajar para os Estados Unidos e precisa de uma forma segura e prática de levar dólares para o exterior. Além disso, é uma opção mais em conta em comparação com os cartões de crédito e casas de câmbio. Neste post vimos como a conta funciona, quais os serviços que ela oferece e seus custos. 

E se você está planejando uma viagem para o exterior e deseja economizar, uma boa saída é utilizar pontos e milhas. Neste sentido, os cartões de crédito podem acelerar o processo, além de oferecer outras comodidades para a sua trip. Assim, conheça o TOP 10 dos Melhores Cartões do Império. 

Nesse ebook selecionamos os principais plásticos para quem deseja acumular pontos, ter acesso a salas vip, seguros de viagem, entre outros. Para ter acesso a esse conteúdo é muito simples, basta clicar no banner abaixo e fazer o download gratuitamente.