Como planejar viagem em família: 6 dicas incríveis

viagem em família
Aprenda a planejar uma viagem em família

2020 foi um ano bem atípico para todo mundo. Devido a pandemia tivemos que passar a maior parte do nosso tempo em casa e todas as atividades que antes realizámos em outros espaços foram realocadas para o nosso lar. Nem precisa falar que por conta disso, muitas pessoas não vem a hora de fazer aquela viagem em família e pôr o pé na estrada. 

Depois de tantas incertezas causadas pelo coronavírus finalmente estamos, aos poucos, voltando à normalidade. Mas, planejar uma viagem em família não é uma tarefa fácil. Afinal, ela envolve vários fatores e pessoas. Por isso, elaboramos este post com seis dicas incríveis para ajudar você a organizar essa trip. 

Partiu?

Se organize com antecedência

Não precisa ser nenhum gênio para saber que depois de meses confinados em casa muitas famílias vão aproveitar as festas de final de ano para viajar. É claro que essa também é uma das épocas mais caras para comprar passagem, reservar hospedagens e passeios. Além disso, muitos serviços ainda estão com a capacidade reduzida. Ou seja, muita procura e pouca oferta. 

O resultado disso tudo você já pode imaginar, os preços vão para alturas. E quando falamos de viagem em família os custos muitas vezes é multiplicado por 3 ou 4 dependendo da idade dos seus filhos. Por isso, se você pretende passar o natal, réveillon ou alguns dias dos meses de verão fora de casa comece a se organizar agora. 

Assim, você garante que terá hospedagens e passagens aéreas disponíveis, bem como um preço mais em conta. Como sabemos, planejar uma viagem em família pode ser estressante. Por isso, a nossa dica é que você reparta as tarefas com os membros da sua família. Por exemplo, alguém pesquisa as passagens, o outro hospedagem e por aí vai. 

Viagem em família requer planejamento financeiro 

Quando fazemos uma viagem em família os custos geralmente são maiores isso porque tem mais pessoas incluídas, mas apenas duas delas bancam tudo. Por exemplo, uma casa com duas crianças com idade entre 12 e 14 anos, todas duas pagam passagem e hospedagem. Contudo não são elas que vão bancar esses custos e sim os pais. 

Dessa forma, o planejamento financeiro é muito importante, principalmente para quem pretende viajar durante as festas de natal e réveillon ou nos meses de janeiro e fevereiro. Lembre-se que no início do é quando as famílias costumam ter as maiores despesas pois é preciso pagar tarifas como IPTU, IR (Imposto de Renda), matrícula e material escolar, entre outros. Como ninguém quer ficar apertado depois das férias a nossa primeira dica é: comece a fazer um caixa para quitar essas obrigações, assim você poderá pagá-las sem que isso influencie a sua viagem. 

Da mesma forma, faça comparações entre as possibilidades de sua viagem. O que seria mais em conta, comprar um pacote com passagem e hospedagem já incluídos ou adquirir tudo separadamente? Outro questionamento que você pode fazer é: “é mais rentável pagar todas as refeições em lugares diferentes ou reservar um hotel com sistema all inclusive?”. 

Pensar nessas variáveis pode ajudar a fazer uma viagem com conforto e diversão para toda família. Sem falar que você não vai precisar se preocupar se está gastando muito, pois tudo já foi planejado para curtir esse momento sem esse tipo receio. 

Escolha um destino para todos

Um dos objetivos da viagem em família é criar memórias com as pessoas que nós amamos. Mas, para que isso seja possível é preciso que todos estejam contentes. Por isso, a escolha do destino deve ser feita em conjunto, assim você garante que a opinião dos membros foi ouvida e levadas em consideração na decisão final. 

É claro que nem sempre podemos bancar uma viagem para Disney, que é o sonho de muitas crianças. Nesse sentido, uma forma de não frustrar nenhum dos seus familiares é criar uma lista de opções de acordo com as suas possibilidades para aquele momento e discutir com todos a escolha de um dos destinos pré selecionados. 

Tenha um roteiro para sua viagem em família

Um roteiro do que fazer durante a viagem é sempre importante e quando envolve crianças, adolescentes e/ou idosos ele se torna imprescindível. Planejar o que fazer durante as férias é uma forma de garantir que você e a sua família vai conhecer os principais pontos turísticos do lugar e também vai manter todos entretidos. 

É claro que em uma viagem com várias pessoas você deve levar em consideração os gostos de cada um deles — mesmo que eles sejam seus filhos, pais, esposo(a). Assim, é interessante encorajar todos a pesquisar coisas que gostariam de fazer durante os dias de férias e tentar encaixar todas as atividades dentro do roteiro. 

Também é importante respeitar os limites de cada um. Se você vai viajar com pessoas idosas talvez não seja uma boa ideia levá-los para uma trilha de 4 horas. Da mesma forma, se você tem filhos pequenos, mas o seu desejo é ficar deitado na beira da praia sem fazer absolutamente nada opte por resort que oferece uma programação com atividades para crianças.

Faça um seguro de viagem 

Durante uma viagem várias coisas podem dar errado e quanto mais pessoas envolvidas, maior são as chances desses imprevistos acontecerem. As crianças podem adoecer ou se machucar, você também pode ser roubado, as malas podem ser extraviadas, o voo pode atrasar, enfim as possibilidades são muitas. 

Nesses casos a melhor coisa a se fazer é contratar um seguro de viagem. Para que pretende ir para o exterior esse já é um item obrigatório. Contudo, ele também é muito útil em viagens pelo Brasil. Talvez você ache que é um gasto desnecessário, mas imagina ter que pagar por um atendimento médico de emergência ou depender do sistema público? Já dizia o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”. 

Além do mais, o valor cobrado para ter essa segurança é muito baixo, você consegue encontrar apólices por menos de R$ 30,00 por dia para viagens internacionais. Da mesma forma, alguns cartões de crédito oferecem esse serviço gratuitamente. Por fim, não esqueça de selecionar um seguro que tenha coberturas para pandemias, pois, apesar de estarmos retornando a vida normal ela ainda não acabou. 

Check list: a melhor forma de organizar a viagem em família

Por fim, depois de planejar toda a viagem é preciso garantir que tudo está pronto para que a sua família possa curtir esse momento. Assim, a melhor maneira de fazer isso é elaborando um check list. Com ele você vai ter um controle de tudo que já foi feito e o que ainda precisa ser providenciado para as férias. 

Você pode fazer um check list geral com todos os itens, desde passagens até o que vai levar na mala. Da mesma forma, pode criar uma lista para com tarefas de planejamento e outra para não esquecer nada importante que deve ser levado. O que achar melhor, só não deixe de utilizar essa ferramenta. 

Viagem em família é uma das melhores experiências que podemos ter ao lado das pessoas que amamos, mas, tirar essa ideia do papel pode ser um tanto cansativa. Por isso, é muito importante planejar com antecedência e contar com a ajuda de todos. Assim, vocês podem começar a curtir antes mesmo de chegar no destino. Esperamos que com as dicas deste post organizar as próximas férias seja mais fácil. 

Ahh, se você curtiu este artigo então dá uma olhada nesses conteúdos que separamos.