Viagem de férias. Conheça os 4 destinos nacionais imperdíveis

Viagem de férias
Viagem de férias. Quatro destinos nacionais imperdíveis

Feriadão de Páscoa e a gente bem que poderia estar conhecendo um lugar novo, mas infelizmente, dessa vez precisamos ficar em casa para nos proteger e poder aproveitar em breve. Entretanto, isso não quer dizer que a gente não possa começar a planejar uma viagem de férias agora mesmo. 

Sendo assim, neste post vamos apresentar para você alguns dos melhores destinos nacionais. Para falar a verdade são muitos, pois o Brasil é um país de grande diversidade cultural e natural. Porém, hoje vamos falar de quatro desses lugares incríveis. Ficou curioso? Então venha com a gente! 

Fernando de Noronha – PE

Viagem de férias. Foto de ponto turístico de Fernando de Noronha
Foto: Flickr MTur Destinos

Esse arquipélago mexe com o imaginário do brasileiro. Afinal, quem não quer poder tomar banho em águas clarinhas na Baía dos Porcos ou fazer um mergulho de cilindro na Baía do Sancho e poder ver todas as belezas do fundo mar? Sem falar nas rochas vulcânicas que fazem o contorno das 21 ilhas. Sem dúvidas, Noronha é um lugar que faltam elogios para descrever tanta beleza. 

No passado, Noronha foi uma base militar, por isso quem visita o local pode conhecer as fortificações e de lá apreciar o belo pôr do sol desse lugar. Hoje, o lugar faz parte do estado do Pernambuco e está a 545 km da capital Recife. Esse é um dos destinos mais procurados no Brasil para viagem de férias e um dos mais caros também. Por isso, se está planejando ir para lá é bom preparar o bolso. 

Como chegar:

Para chegar até lá existem dois meios possíveis: avião ou embarcação, sendo a primeira a mais utilizada pelos turistas. Todos os voos com destino a Fernando de Noronha saem de Recife, ou seja, se você está saindo de outro lugar obrigatoriamente fará uma conexão na capital pernambucana. Atualmente as companhias que realizam essa viagem são a Gol e Azul. 

Para permanecer na ilha o visitante deve pagar uma taxa de preservação. Essa tarifa é paga de acordo com a quantidade de dias que o turista pretende ficar por lá e é bem salgadinha. Só para ter uma ideia a taxa para um dia de permanência é de R$ 75,93. Além disso, o valor da tarifa pode mudar de acordo com o período do ano. Consulte mais valores aqui

Vale lembrar que a taxa é paga por pessoa. No site oficial da ilha você tem a possibilidade de pagar essa tarifa antecipadamente. Aliás, esse é uma boa ideia se  você não quer pegar filas na sua chega a Noronha. Geralmente quando se reserva uma pousada na ilha é oferecido transfer gratuito. Esse receptivo leva os hóspedes de várias pousadas. 

Quando ir: 

Vamos combinar que não existe tempo ruim para visitar Fernando de Noronha, não é mesmo? Entretanto, se você gosta de pegar ondas o melhor período é entre dezembro e março, pois nessa época o vento é mais forte na ilha o que provoca ondas maiores. Agora se você curte um mar mais tranquilo, propício para mergulho, os meses de setembro e outubro são ideais. 

Entretanto se você está pensando em períodos para fazer uma viagem de férias pagando menos evite os meses de dezembro a fevereiro e julho, pois são períodos em que a ilha está cheia. Em contrapartida, entre abril e junho há chances de encontrar bons preços. Por isso, é bom começar a procurar com antecedência. 

Pontos turísticos:

Poderíamos fazer um post só para falar de Noronha, mas para você ter uma ideia de quanta coisa boa tem para ver por lá separamos alguns lugares. Se você curte aprender sobre história não deixe de dar um passeio na Vila dos Remédios. Aproveite a visita para ver o pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios. 

No Museu do Tubarão você pode conhecer um pouco mais das espécies de tubarão que vivem no arquipélago e provar um delicioso bolinho de tubarão. Sobre as praias, não deixe de visitar a praia do Sancho. Para chegar até é um pouco complicado, mas vale à pena. Se você gosta de nadar a Baía dos Porcos é um excelente lugar para snorkel. 

Você também vai querer visitar a Baía dos Golfinhos e ver essas criaturinhas nadando por lá. Por fim, visite as praias do Sueste e do Leão. Para quem gosta de explorar a natureza a trilha da Atalaia é uma boa pedida. Vale lembrar que além dos passeios naturais Noronha tem uma vida noturna agitada com bares e ótimos restaurantes. 

Capitólio – MG

Foto dos cânions do lago de furnas
Foto: Prefeitura de Capitólio

O Brasil realmente tem paisagens dos mais variados tipos, um exemplo disso é Capitólio. Para quem curte passeios radicais, trilha e muito contato com a natureza não tem  trip melhor. A represa de Furnas é uma atração à parte com cânions que chegam a vinte metros de altura. Dá para explorar as belezas do lugar com passeios de lancha ou nadando nas águas translúcidas da Cachoeira da Lagoa Azul.

Como chegar:

A cidade de Capitólio não tem aeroporto, por isso, você terá que obrigatoriamente colocar o pé na estrada. Embora esteja localizada em Minas Gerais, o aeroporto mais perto fica em Ribeirão Preto-SP a exatos 238 km. O aeroporto de Confins em Belo Horizonte fica a 317 km do destino final. Para percorrer a estrada você pode alugar um carro ou fazer a rota de ônibus.  

Quando ir:

Para visitar esse paraíso é preciso considerar o período em que deseja ir, afinal é um lugar muito visitado, além disso, a variação climática certamente influenciará sua experiência. Os meses de dezembro a março, por exemplo, são os mais quentes, entretanto é também a época que mais chove por lá.  De julho a setembro e inverno em Capitólio e embora não tenha tantas chuvas o nível de rios e cachoeiras diminuem. 

Por isso, se você está pensando em conhecer esse destino em sua viagem de férias considere  os períodos entre abril e junho e de outubro a dezembro. Nessas épocas as precipitações são menores e as temperaturas são amenas. Vale lembrar também que são meses de baixa estação, então se você puder viajar nessas datas e fora dos feriados, vai poder desfrutar de um paraíso quase deserto. 

Pontos turísticos: 

Se você pretende conhecer todos os pontos turísticos de Capitólio serão necessários pelo menos sete dias. Para começar visite o Lago de Furnas e o Mirante dos Cânions de Capitólio. Não deixe de conhecer as cachoeiras de Cascatinha e da Ilha, geralmente nesses pontos tem alguns bares flutuantes que fazem a festa para os turistas. 

Vale lembrar que o uso de carros 4X4 é altamente recomendado nesses lugares. Você vai precisar de um para chegar a Pedreira da Lagoa Azul, ao Morro do Chapéu e as cachoeiras Retiro Viking e Fecho da Serra. Se você está querendo fugir dos períodos de férias e feriados prolongados vai encontrar um noite mais tranquila em Capitólio. Se não é o seu caso, prepare-se para apresentações e espetáculos agitando a cidade. 

Costa do Descobrimento – BA

Viagem de férias. Praia do espelho em Trancoso Bahia
Foto: Flickr MTur Destinos

Essa é uma viagem para entender porque Cabral se apaixonou pelo Brasil. Na Costa do Descobrimento estão situadas as cidades de Porto Seguro, Caraíva, Arraial D’Ajuda a linda Trancoso e mais quatro cidades. Nesse roteiro você vai encontrar uma diversidade de paisagens, mar, rios, cachoeiras, mata atlântica e um pouco de história também. 

Como chegar:

Para chegar à Costa do Descobrimento o roteiro mais comum é de avião com pouso na cidade de Porto Seguro. Atualmente as principais companhias aéreas do país realizam esse trecho. Daí é possível alugar um carro e visitar as demais cidades. Você também pode escolher uma empresa de turismo para levar você aos demais destinos. 

Quando ir: 

Do ponto de vista climático a Costa do Descobrimento pode ser visitada o ano inteiro, pois o clima é sempre bom. Entretanto se você curte festas populares, o carnaval de Porto Seguro é o segundo maior da Bahia. Outra festa muito procurada na região é o réveillon nas cabanas de praia. Além disso, na alta temporada — dezembro a março — a região está sempre cheia e os preços são mais altos. 

Por isso, se você deseja tranquilidade para conhecer a Costa do Descobrimento e, sobretudo conseguir preços melhores para reservar hotéis e passagens aéreas os meses de abril, maio, junho e de agosto a novembro são uma excelente opção. 

Pontos turísticos: 

A Costa do Descobrimento recebe esse nome justamente por ser o primeiro lugar em que os portugueses ancoraram quando chegaram às terras tupiniquins. Por isso, quando estiver em Porto Seguro, não deixe de visitar o museu da cidade e o centro histórico. Também é possível conhecer a aldeia indígena Pataxó e o local onde foi realizada a primeira missa do Brasil.  É claro que a visita as praias de Trancoso, Caraíva e Aldeia D’Ajuda não podem ficar de fora da sua viagem de férias.

Se você ficar hospedado e Porto Seguro não deixe de aproveitar a vida noturna do lugar. Na passarela do descobrimento você encontra uma grande variedade de bares e restaurantes. Na Ilha dos Aquários é possível conhecer um pouco da vida marinha da região e curtir a noite, pois além dos aquários gigantes acontecem festas no local. 

Gramado e Canela – RS

Viagem de férias. Foto de igreja antiga em Gramado
Foto: Flickr MTur Destinos

Se você quer sentir a sensação de estar na Europa sem sair do Brasil com certeza Gramado e Canela é o seu próximo destino. Essas cidades encantam tanto pelas belezas naturais com as matas de araucárias, rios e animais silvestres, quanto pela arquitetura no estilo alemão, herança dos colonizadores dessa região. 

As cidades são bem próximas, por isso se você está planejando uma viagem de férias para Gramado vale à pena dar um pulinho em Canela também. Esses lugares são altamente turísticos e tem muita coisa para ver, então se prepare para um dia cheio de atividades. Venha conhecer mais sobre esse destino. 

Como chegar:

Gramado e Canela não possuem aeroporto, então a rota mais comum é chegar pela capital Porto Alegre que fica a 115 km de distância. Daí os turistas devem seguir para o destino de carro alugado, transfer ou ônibus. O aeroporto de Caxias do Sul fica mais perto — 70 km — entretanto, a passagens são mais caras.

Quando ir:

Essas cidades são preparadas para o turismo nos 365 dias do ano. Entretanto, o inverno, o Natal Luz e os feriados são as datas mais procuradas. Por estarem localizadas no sul do país essas cidades têm temperaturas mais baixas que a média do país, mas vamos combinar que o friozinho faz parte do charme desse destino. Então, prepare o casaco. 

De maneira geral esse é um destino que não têm baixa temporada, pois no inverno há uma alta procura de casais e famílias que querem curtir o frio. Da mesma forma, na primavera e verão tem o Natal Luz e as hortênsias que florescem por toda a cidade. Além disso, no mês de agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado. A boa notícia é sempre tem promoções para esse destino, inclusive na alta estação. 

Pontos turísticos:

Bem o que não faltam são pontos turísticos nessas cidades, pois além de museus, jardins, passeios na neve, Gramado e Canela tem um forte turismo gastronômico. A região produz muitos vinhos e chocolates, não tem como resistir não é mesmo. Para facilitar vamos falar de cada cidade separadamente.

 Em sua viagem de férias a Gramado não deixe de visitar a Rua Coberta, a Paróquia de São Pedro e bem pertinho deles o mundo do Chocolate. Se você quer aprender a esquiar ou quer conhecer a neve viste o Snowland. Para quem está viajando com crianças o Mini Mundo e Gramado Zoo são atrações imperdíveis. Não deixe de fazer o tour Vale dos Vinhedos para conhecer as vinícolas da região e o passeio de Maria Fumaça.

Na cidade de Canela entre as atrações imperdíveis estão à vista ao Parque Estadual do Caracol onde você pode fazer um passeio de bondinho. Para quem viaja com crianças o Alpen Park e o Park da Terra Mágica Floribal devem estar no roteiro. Vale a pena também uma visita ao Museu de Cera Dreamland.

Ufa! O Brasil é mesmo cheio de destinos incríveis. Em cada um dos lugares que falamos neste post podemos ver diferentes culturas, paisagens naturais e atrações turísticas e cada uma tem o seu encanto e a capacidade de deixar a gente com vontade de voltar. Então que tal começar a planejar a sua próxima viagem de férias para algum desses lugares? Temos certeza que vai se apaixonar.

Agora que você já descobriu destinos incríveis, que tal aprender a economizar na passagem aérea? Dá uma olhadinha nesse post aqui. Até mais! 

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH