Réveillon 2022: para onde ir

Onde curtir o Réveillon 2022

Faltam aproximadamente 3 meses para o Réveillon 2022. Sabemos que muita gente está ansiosa por esse momento. Afinal, passamos a última virada de ano em casa e na incerteza do que ainda poderia acontecer. Felizmente, depois de quase 16 meses vivendo com restrições, vamos poder receber 2022 como manda a tradição. 

Assim, quem planeja viajar no Réveillon 2022 deve começar a se preparar já. Pois, certamente muitas pessoas estão com a mesma ideia e pode ser difícil encontrar voos e hospedagem em cima da hora. Assim, se você ainda não decidiu para onde ir, está no lugar certo. Neste post vamos apresentar 11 opções de destinos para passar a virada do ano. 

Quer se preparar para o Réveillon 2022? Então venha com a gente!

O Réveillon 2022 

O dia 31 de dezembro deste ano cai numa sexta-feira. Isto quer dizer que vamos poder curtir bastante a virada do ano. Afinal, os dias 01 e 02 de janeiro de 2022 vão ser um sábado e um domingo, dia em que muitos brasileiros costumam não trabalhar. Talvez por isso, tantas pessoas estão se preparando para viajar nessa época. 

Como já falamos anteriormente, o Réveillon 2022 representa não só a passagem de um ano para outro, mas também o começo do fim de um momento muito difícil para todos. Por conta da pandemia não houve festas e comemorações públicas na última virada do ano. Entretanto, a chegada do próximo ano novo promete ser diferente. 

A expectativa pelo Réveillon 2022 é grande
A expectativa pelo Réveillon 2022 é grande

É claro que com a expectativa de comemoração em diversas cidades do país, vem também os efeitos da oferta e demanda. Depois de um ano sem Réveillon, muitas pessoas estão ansiosas para curtir esse momento. Essa alta procura pode levar um aumento nos preços de passagens aéreas, hospedagem e também nos pacotes de festas;

Vale lembrar que nessa época os valores desses itens já são naturalmente mais caros. Assim, se você viajou na virada de ano de 2019 para 2020, espere pagar mais dessa vez. Pois, além do aumento orgânico dos preços há outros dois fatores que pesam nos custos. O primeiro deles é a alta procura e o segundo é o fato de que quem trabalha com eventos certamente vai tentar “tirar o atraso” dos últimos 16 meses. 

É seguro viajar durante o Réveillon 2022? 

O principal motivo que tem feito com que muitas cidades anunciem a realização de festas no Réveillon 2022 é o avanço da vacinação em todo o país. Graças a ela as taxas de contaminação e internações tem diminuído bastante o que deixa as autoridades públicas mais seguras quanto à realização de grandes eventos. 

Por outro lado, o coronavírus ainda é uma ameaça presente. Inclusive, a variante Delta já conta com mais de mil casos no país, com possibilidade de contaminar ainda mais pessoas. Assim, é mais do que natural pensar na sua segurança em uma viagem no Réveillon 2022. Embora muitos locais já tenham confirmado festas, sabemos que a realização dessas comemorações depende da autorização pública. 

Ou seja, são as autoridades estaduais e municipais que vão determinar se a festa poderá mesmo acontecer ou não. Assim, as licenças vão ser concedidas com base na situação epidemiológica do lugar — pelo menos é o que se espera. Além disso, existe a possibilidade de cancelar eventos caso o cenário da pandemia mude. 

Dessa forma, ao se programar para o Réveillon 2022 você deve ter muita cautela. O primeiro passo é garantir a sua imunização completa, assim as chances de contaminação diminuem. Da mesma forma, leia atentamente os contratos de hospedagem, passagens e pacotes de festa. Pois, se for necessário cancelar a viagem você não terá prejuízos. 

Réveillon 2022: no Brasil ou no exterior?

Outra pergunta que pode surgir a respeito do Réveillon 2022 é com relação aos destinos: nacionais ou internacionais? Bem, a primeira coisa que você deve ter em mente é que o faz a virada de ano ser tão especial para nós é a tradição brasileira. Vestir-se de branco, pular sete ondas e por aí vai. Assim, quem curte esses ritos pode acabar se frustrando em uma viagem para o exterior. 

Acontece que cada país tem à sua maneira de receber o ano novo. Em muitos lugares a data não tem quase importância nenhuma. Então, se você quer aproveitar a época para conhecer outro país, procure saber como será o Réveillon 2022 por lá, prepare-se para curtir o destino mais do a festa. Além disso, lembre-se que em muitos lugares é inverno. 

Por fim, outro aspecto importante a respeito do Réveillon fora do país é com relação ao coronavírus. Como sabemos, várias nações ainda estão com as fronteiras fechadas para turistas vindos do Brasil. Em outros casos é necessário cumprir quarentena obrigatória, realizar testes PCR e/ou comprovar vacinação. Então, na nossa opinião, nesse momento o melhor é ficar por aqui mesmo.  

10 opções de destino para curtir o réveillon 2022

Apesar de muito aguardo o Réveillon 2022 ainda será um pouco diferente do que estávamos acostumados. Ou seja, ainda vamos ter que tomar todos os cuidados para garantir que esse momento seja o mais seguro possível. Sabemos que muita gente ainda não está preparada para grandes aglomerações. 

Ou simplesmente não curte esse tipo de festa. Por isso, selecionamos 10 destinos para todos os gostos. Tem lugares com festas super badaladas, cidades para quem quer passar a virada de ano mais reservada na beira da praia, tem até para aqueles que preferem receber 2022 no meio da natureza. 

ALERTA SPOILER: você vai notar que o Rio de Janeiro não está na lista. O motivo: Réveillon em Copacabana é um clássico. Todo brasileiro tem que ir uma vez na vida. Então, se você nunca foi, vá!

Veja a seguir para onde ir no fim de ano. 

Península de Maraú (BA)

A nossa primeira indicação para curtir o Réveillon 2022 é a Península de Maraú. Localizada no litoral Sul da Bahia, a região abriga algumas das praias mais bonitas do estado. Entre elas: Taipu de Fora, Algodões e Barra Grande. Nesta última, costuma acontecer festas de final de ano que atrai pessoas do país inteiro, inclusive celebridades. 

Península de Maraú
Península de Maraú

Esse ano o Mil Sorrisos, festa de Réveillon, vai acontecer entre os dias 27/12 e 02/02. Além de shows de grandes nomes da música brasileira, o evento oferece Beach Club, passeios turísticos e programações gastronômicas. Por fim, a empresa que organiza a festa fornece opções de voos fretados com saída de diversas capitais do país. 

Paraty (RJ)

Como falamos anteriormente, o Réveillon no Rio de Janeiro é um clássico. Mas, há quem prefira fugir do mar de gente nas areias de Copacabana. Assim, Paraty é uma opção interessante para curtir a virada do ano com mais tranquilidade. Por lá não é esperado grandes festas, a animação fica mesmo por conta do clima que essa época cria. 

Paraty
Paraty

Assim, o Réveillon 2022 em Paraty é sinônimo de pular ondas na praia e aproveitar o turismo histórico, excelente gastronomia, intenso movimento cultural e a beleza da Mata Atlântica. Apesar de não ser um destino de grandes festas, não espere uma cidade vazia. Ou seja, é bom começar a se programar já! 

Gramado (RS) 

Quando você ouvir que Gramado é um destino para ser visitado o ano inteiro, leve essa afirmação a sério. O lugar é uma ótima alternativa para quem está a fim de curtir o Réveillon 2022 longe das praias lotadas. Além disso, é uma boa opção para famílias com crianças pequenas. Por lá, todos os anos acontece o Natal Luz e até o fim do ano a cidade fica completamente enfeitada e cheia de programações. 

Gramado
Gramado

Todos os anos a prefeitura de Gramado costuma realizar a tradicional queima de fogos no dia 31 de dezembro. Em 2022 não será diferente, além do show pirotécnico os visitantes vão poder curtir atrações musicais no palco montado na Rua Coberta. Para quem curte festas mais elaboradas, o Bal Masqué é uma das opções. 

A festa remete aos bailes de máscaras venezianos e na programação estão inclusos, música ao vivo, queima de fogos, ceia e open bar. Além do Bal Masqué vários hotéis e pousadas vão realizar festas fechadas para os seus hóspedes. Uma coisa é certa, diversão não falta no Réveillon em Gramado. 

Maceió (AL)

Praia é a pedida de muitos no Réveillon 2022. Nesse aspecto, Maceió não decepciona. A capital de Alagoas tem um clima aconchegante de interior e um durante a virada do ano atrai turistas de todo o Brasil. Entre os banhos de mar e passeios pela orla, quem vai até a cidade no fim de ano pode curtir as festas particulares. 

Maceió
Maceió

Por lá o Réveillon Celebration é o mais famoso. Assim, o evento vai começar no dia 27/12 e vai até o dia 31 de dezembro com a festa de virada do ano. A dinâmica da festa será um pouco diferente esse ano, as festas pré Réveillon vão ser realizadas em local diferente da do dia do ano novo. 

Ilhabela (SP)

Conforto, bons serviços, preços acessíveis e mais de 30 praias. É isso que você pode esperar de Ilhabela. A cidade do litoral paulista é uma das opções para curtir o Réveillon 2022. Por lá não são esperadas grandes festas para a virada do ano. Entretanto, alguns hotéis já estão divulgando pacotes especiais para a data. Assim, se você deseja passar um fim de ano mais tranquilo, talvez não tão longe de casa e pulando as suas sete ondinhas, esse destino é uma boa opção. 

Ilhabela
Ilhabela

Tiradentes (MG)

Apesar da pandemia nos deixar em casa por longos meses, o isolamento social foi uma experiência bastante cansativa. Assim, para muitas pessoas o Réveillon 2022 será o momento de sair um pouco e relaxar sem grandes programações. Nesse sentido Tiradentes pode ser uma opção interessante para quem pensa em ir na contramão das aglomerações.

Tiradentes
Tiradentes

Próxima a cidades de Minas e São Paulo, Tiradentes é rica em história, cultura e boa gastronomia. No Réveillon alguns restaurantes da cidade costumam oferecer ceias. Da mesma forma, a prefeitura organiza shows na praça principal da cidade, o Largo das Forras. Ou seja, uma programação para começar 2022 bem tranquilo. 

Praia de Carneiros (PE)

Quando o assunto são praias e festas de final de ano, o Nordeste é destino de muitos brasileiros. O que não faltam são opções para curtir na região. Assim, a Praia de Carneiros em Pernambuco será a escolha de muitos para o Réveillon 2022. Por lá, vai acontecer o Réveillon Carneiros.

Uma festa com 5 dias de duração que reúne diversas atrações, além de programações para quem deseja relaxar. Além de aproveitar as praias de Carneiros e as festas de Réveillon, quem escolhe esse destino ainda pode se programar para conhecer outros lugares de Pernambuco. O local fica a apenas 51 km de distância de Porto de Galinhas. 

Itacaré (BA) 

Localizada no sul da Bahia, a cidade de Itacaré é conhecida pelas suas belas praias que atraem surfistas do mundo inteiro. Apesar de ser uma cidade pequena, o local é cheio de bares, restaurantes e muito agito. No Réveillon, o lugar recebe a festa Nº 1. O evento terá duração de 4 dias e vai acontecer na praia de Itacarézinho. 

Itacaré
Itacaré

É possível escolher pacotes apenas com as festas ou ainda com aéreo e hospedagem. Além das festas, os visitantes podem aproveitar os dias em Itacaré para fazer trilhas no meio da Mata Atlântica, tomar banhos de cachoeira e degustar as iguarias baianas. 

Ilha do Mel (PR)

Para quem mora no Sul, a Ilha do Mel é um destino bem conhecido para passar as festas de fim de ano. Para chegar até lá os visitantes precisam fazer a travessia de barco, por lá os trajetos podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Assim, entre uma caminhada e outra é possível apreciar a natureza bem preservada e algumas das praias mais bonitas do Paraná. 

Ilha do Mel - Fonte Vou na Janela
Ilha do Mel – Fonte Vou na Janela

O Réveillon 2022 na Ilha do Mel vai ser bem tranquilo. Por lá não acontecem grandes festas nessa época e a programação fica por conta dos hotéis e pousadas do local. Assim, esse destino é mais uma excelente opção para quem deseja fugir das aglomerações e receber o novo ano com tranquilidade.  

Trancoso (BA)

Depois de tanto tempo em isolamento algumas pessoas querem curtir o Réveillon 2022 em grande estilo. Assim, a nossa sugestão é Trancoso. Esse paraíso baiano ganhou projeção mundial nos últimos anos, o motivo: praias lindas e uma vila com excelente infraestrutura. No Quadrado de Trancoso encontramos excelentes opções de hotéis e pousadas, além de ótimos restaurantes. Na vila não haverá grandes festas. 

Trancoso - Fonte: Esse Mundo É Nosso
Trancoso – Fonte: Esse Mundo É Nosso

Entretanto, em Arraial D’Ajuda, que fica a 23km de Trancoso, acontece o Sundance Festival. Esse ano a festa começa no dia 27/12 e vai até o dia 31/12 com várias atrações de música eletrônica. Quem pretende passar a virada do ano nessa região certamente terá uma experiência incrível, mas é bom preparar o bolso, pois, esse não é um destino econômico. 

O Réveillon 2022 está chegando e por aqui nós desejamos que o próximo ano traga muitas coisas boas para todos nós, principalmente viagens. Que você possa visitar os destinos da sua lista e que a pandemia realmente fique no passado. Esperamos que as dicas deste post tenham inspirado a sua trip de ano novo. 

E se você curtiu este conteúdo e quer mais dicas de viagem, confira esses artigos que nós separamos: