Viagem para praia: conheça 5 lugares imperdíveis no Brasil

Confira cinco destinos de viagem para praia

Uma viagem para praia é capaz de renovar as nossas energias, nos deixar mais alegres e com aquela cor bronzeada, típica de quem passou alguns dias debaixo do sol. Contudo, escolher um destino pode ser uma tarefa um tanto complicada, no bom sentido. Afinal, o que não faltam no Brasil são praias incríveis para conhecer. 

Por isso, decidimos fazer uma seleção com 5 lugares imperdíveis. Tem praias para viajar com a família, praias com preços acessíveis e para todos os gostos. Mas, uma coisa todas elas têm em comum: são incrivelmente lindas e merecem estar na sua lista de viagens. 

Quer conhecer os 5 melhores destinos de viagem para praia no Brasil? Então, venha com a gente! 

São Miguel dos Milagres – AL

O estado de Alagoas é pequeno em território, mas gigante em belezas naturais. A região faz parte da Costa do Corais que tem mais de 120km e liga a capital Maceió (AL) a Tamandaré no Pernambuco. Assim, no litoral norte está São Miguel dos Milagres, uma das praias mais preservadas do estado. 

A pequena vila de pescadores tem um clima muito agradável. Com casas bem rústicas e praias praticamente desertas, São Miguel dos Milagres é o destino certo para quem busca paz e sossego. Por lá, não há muita badalação, assim, quem visita a região busca passar o dia na beira da praia ou curtindo um passeio de jangada. 

São Miguel dos Milagres - AL
São Miguel dos Milagres – AL

Assim, para chegar até esse paraíso você pode tanto desembarcar em Maceió, quanto em Recife. Em ambos os casos será necessário percorrer um trecho de estrada. Dessa forma, o trajeto pode ser feito de ônibus interurbano, transfer ou carro alugado. Por fim, na cidade de Maragogi é necessário pegar uma balsa para chegar até São Miguel dos Milagres. 

Como dissemos, a viagem para praia de São Miguel dos Milagres não inclui muita badalação. Assim, os principais passeios por lá, são conhecer as praias da Rota Ecológica e o passeio de jangada até as piscinas naturais. Os pontos imperdíveis deste destino são: Praia de Porto da Rua, Praia do Toque onde há piscinas naturais, Praia do Riacho; Praia do Marceneiro e a Praia de São Miguel dos Milagres.

Viagem para a praia de Jericoacoara – CE

Jericoacoara já é um destino bem conhecido de quem busca viagem para praia. Por isso, ele não podia faltar na nossa lista. Embora o Ceará tenha outros lugares incríveis ao longo do seu litoral, este é especial. Por fazer parte de um Parque Nacional, Jericoacoara tem uma natureza muito bem preservada, apesar do crescente movimento turístico. 

Nos últimos anos a infraestrutura turística de Jeri cresceu bastante. Assim, é possível encontrar diversas opções de hospedagem. Desde as mais simples até aquelas com alto padrão. Apesar de ser uma vila pequena, a noite de Jericoacoara é bem badalada. Por lá, os visitantes encontram um “mini passarela do álcool” com música eletrônica, além de boas opções de restaurantes. 

Jericoacoara - CE
Jericoacoara – CE

Além disso, uma das diversões são os passeios de buggy para Lagoa do Paraíso e Tatajuba. Inclusive, o caminho até esta praia inclui paradas para ver cavalos marinhos, aventuras entre as dunas, além de tirolesa e toboágua. Para quem viaja com crianças, essa é uma experiência muito divertida. 

Da mesma forma, quem visita Jeri não pode deixar de conhecer pontos turísticos famosos como a Pedra Furada, Lagoa Azul, Árvore da Preguiça, Praia do Preá e Pedra do Frade. A dia nesse paraíso só está completo depois de uma vista a Duna do Pôr do Sol para ver os últimos raios do astro rei. O local fica próximo à vila de Jericoacoara e dá para chegar lá caminhando. 

Ilha Grande – RJ

Águas cristalinas e Mata Atlântica são duas imagens que definem Ilha Grande. Isolada de outras porções de terra, para chegar até esse paraíso será necessário percorrer parte do trajeto de lancha, barca ou fast boat. Por ser distrito de Angra dos Reis, esse é o ponto em que boa parte dos turistas fazem a travessia. 

Assim, quem visita Ilha Grande tem à sua disposição mais de 100 praias para visitar, além de algumas dezenas de ilhas. Entre os pontos mais famosos estão a Praia do Abraão, a Praia do Lopes Mendes e a Praia do Aventureiro. Além dos passeios de barco que levam às ilhas, há também o mergulho na Lagoa Azul e Lagoa Verde que são imperdíveis. 

Ilha Grande - RJ Fonte Mala de Aventuras
Ilha Grande – RJ – Fonte: Mala de Aventuras

Ilha Grande é composta por várias vilas. Assim, uma das mais legais para você ficar é a Vila do Abraão. Por lá, a estrutura é melhor, além de ter mais opções de pousadas. Por fim, uma boa dica para quem pretende visitar esse paraíso é se programar para incluir Paraty no seu roteiro. Juntos esses dois destinos fazem uma bela dobradinha. 

Morro de São Paulo – BA

E se você curte a ideia de uma viagem para praia em uma ilha, então com certeza vai querer incluir Morro de São Paulo na sua lista. O acesso a esse paraíso é feito exclusivamente por via marítima. Assim, para chegar até lá é possível pegar um catamarã em Salvador ou ir de carro até a cidade de Valença. De lá saem lanchas de hora em hora. 

Como o próprio nome sugere, a cidade fica em cima de um morro. Logo, prepare-se para subir e descer ladeiras por lá. Além disso, não é permitida a entrada de carros na ilha. Assim, todo o deslocamento é feito a pé, mas, felizmente, há carregadores com carrinhos de mão, prontos para nos ajudar a carregar as malas. 

Morro de São Paulo – BA

A principal atração de Morro de São Paulo são as praias. Com um mar calmo e de cor azul turquesa, o lugar é excelente para quem curte passar o dia inteirinho dentro da água. Além disso, o destino é perfeito para mergulhar de snorkel ou de cilindro. Diferente de outros lugares, a noite de Morro é bem badalada. 

Quando a noite cai na Ilha já é possível ver várias barracas de coquetéis pela rua. Morro também tem uma grande variedade de restaurantes e bares, alguns deles com música ao vivo. Mas, se você é daqueles que curte uma festinha, então não deixe de visitar a Toca do Morcego. Esse bar tem uma vista linda do pôr do sol, sempre acompanhado de um agito. 

Viagem para a Praia da Pipa – RN

Para finalizar a nossa lista de 5 destinos imperdíveis de viagem para praia, não poderia faltar Pipa. Esse pequeno distrito de Tibaú do Sul no Rio Grande do Norte já faz parte do roteiro de muitos brasileiros. Pertinho de Natal, capital do RN, muitos planejam conhecer esse lugar em um bate-volta. 

Mas, se você é daqueles que curte passar os dias em um lugar tranquilo, vale muito a pena ficar hospedado em Pipa. Para explorar melhor a região, 3 a 4 dias são o suficiente. Assim, a principal atração deste lugar, são obviamente as praias, muitas delas compostas por falésias, o que deixa a paisagem ainda mais incrível. 

Praia do Amor em Pipa - RN
Praia do Amor em Pipa – RN

Dentre todas as praias de Pipa, a Baía dos Golfinhos é certamente a mais bonita. É possível chegar até lá caminhando ou de barco nos dias em que a maré está cheia. Por lá, a expectativa é de poder ver um golfinho e eles quase sempre dão o ar da graça. Além de poder mergulhar, a região é ótima para andar de caiaque e stand up paddle

Caminhando um pouco mais, chegamos à praia do Madeiro. O local é bem querido dos turistas e tem várias opções de barraca. Uma boa pedida para que curte passar o dia petiscando. Outras atividades bem procuradas na Praia de Pipa são o voo de parapente e os passeios de buggy

Se você é daqueles que prefere apreciar a paisagem em terra firme, não deixe de visitar os mirantes do chapadão e da Praia de Cacimbinhas. Algumas agências oferecem um passeio de arvorismo e tirolesa. Por fim, não deixe de visitar a Galeria Vila Mangueira. A charmosa escadaria reúne várias lojinhas e lanchonetes, além de ser um cenário bem bonito para fotos. 

Considerações finais

Fazer uma viagem para praia é certamente uma ótima escolha, ainda mais quando sabemos o que esperar de cada destino. Neste post, apresentamos 5 das melhores praias do Brasil e temos certeza que muitas delas já passaram a fazer parte da sua lista de viagens. 

Agora, que tal continuar conhecendo outros destinos incríveis? Confira outras dicas de viagem que nós selecionamos para você: