10 atrações turísticas em Portugal que você tem de conhecer

Conheça atrações turísticas em Portugal

As atrações turísticas em Portugal já estão prontas para receber visitantes. Essa novidade é motivo de alegria para muitos brasileiros. Afinal, a terrinha é um dos nossos destinos preferidos. Assim, que tal aproveitar a abertura da fronteira para conhecer lugares novos no país lusitano? Curtiu a ideia? 

Então, vem com a gente! Neste post fizemos uma lista de 10 lugares imperdíveis para visitar em sua próxima viagem a Portugal. Além disso, vamos contar como está sendo a reabertura das fronteiras. Você vai ficar sabendo quais são as regras e o que precisa ser feito para curtir a terrinha.

Descubra novas atrações turísticas em Portugal. Continue a leitura deste post. 

Portugal já está recebendo turistas? 

Sim! No dia 31 de agosto de 2021 o Governo Português publicou no Diário da República um despacho autorizando a realização de viagens não essenciais para pessoas vindas do Brasil e também de outros países. Portugal foi um dos últimos dentro da União Europeia a liberar a entrada de brasileiros. Uma ótima notícia, visto que a nação é o destino escolhido por muitos de nós. 

Para entrar no país não será necessário fazer quarentena. Contudo, será necessário apresentar um teste PCR negativo para Covid-19, realizado em até 72 horas. Ou então, fazer um exame rápido de antígeno feito com até 48 horas de antecedência à chegada no país. Apesar de boa parte da população brasileira já ter tomado a primeira dose da vacina, ela não será exigida para quem deseja visitar a terrinha. 

Portugal voltou a receber turistas vindos do Brasil
Portugal voltou a receber turistas vindos do Brasil

Esse despacho entrou no dia 1º de setembro de 2021. Contudo, as regras podem mudar a qualquer momento, dependendo do cenário da pandemia. Tanto aqui no Brasil quanto em Portugal. Por isso, se você pretende visitar a terrinha é importante verificar quais serão as regras vigentes na época da sua viagem. 

TOP 10 atrações turísticas em Portugal

Algumas atrações turísticas em Portugal já são figurinhas carimbadas no roteiro de viagem dos brasileiros. Entretanto, para quem já conhece a terrinha, visitar lugares novos é uma boa pedida. Por isso, separamos aqui pontos turísticos menos convencionais, mas que com certeza vão te surpreender. Veja a seguir! 

Berardo Museu Art Deco – Lisboa

Depois de mais de um ano com as fronteiras fechadas Portugal reabre para visitantes com novas atrações turísticas. Um bom exemplo disso é o Berardo Museu Art Deco. O local foi inaugurado no primeiro semestre de 2021 e fica localizado em Lisboa, no bairro de Alcântara. A instalação já foi residência de veraneio do Marquês de Abrantes no século XVIII. 

Berardo Museu Art Deco
Berardo Museu Art Deco

Como o próprio nome sugere, o museu abriga um acervo de obras do movimento Art Deco, bem como dos movimentos Arte Nova e Arts and Crafts. Por lá é possível encontrar muitas criações das décadas de 1920 e 1930. Além disso, alguns espaços da residência foram decorados nesses estilos para que os visitantes possam viajar no tempo. 

Ponte 516 Arouca

Que tal conhecer a terrinha de um ângulo diferente? Entre as mais recentes atrações turísticas em Portugal está a Ponte 516 Arouca. Trata-se da maior passarela do mundo. Com 516 metros de extensão e a 175 metros de altura dentro do Arouca Geopark. A inspiração foram as pontes incas.

Ponte 516 Arouca
Ponte 516 Arouca

Desde outubro de 2020 a construção da ponte foi finalizada. Contudo, devido à pandemia, a obra que custou cerca de dois milhões de euros ainda não havia sido inaugurada. Assim, se você planeja visitar Portugal, essa é a sua chance de ser um dos primeiros a visitar esse monumento da engenharia.  

Confira outras dicas de viagem: 

Porto 360 – Porto 

A cidade de Porto conta com uma história incrível e muitas coisas para ver e fazer. Assim, que tal uma vista de 360º deste lugar? Das novas atrações turísticas em Portugal está o miradouro da Super Bock Arena. A visita começa no interior do edifício, que já foi o Palácio de Cristal e em 1952, Pavilhão de Desportos.

Porto 360 - Arena Super Bock
Porto 360 – Arena Super Bock

Depois de uma aula de história os visitantes são convidados a subir até a cúpula da edificação. Pelo lado externo da arena são 150 degraus que levam até o topo. De lá é possível conhecer a cidade do Porto e o Rio Douro de uma maneira super diferente. Em geral a visita dura até 40 minutos.  

LX Factory – Lisboa

As atrações turísticas em Portugal têm um grande apelo histórico, principalmente do período colonial. Mas, você sabia que é possível conhecer um pouco da era industrial da terrinha? Isso mesmo, a LX Factory fica no antigo Complexo Fabril na cidade de Lisboa. O local já abrigou companhias de fiação e tecido, tipografia e gráfica. 

Hoje, a LX Factory transformou esse espaço em um centro comercial e complexo de lazer. Por lá estão algumas empresas de design, lojas, restaurantes e até livrarias. No local também acontecem diversas apresentações culturais, desde shows, exposições de arte, até cursos. Vale muito a pena conhecer esse espaço. 

Museu do Holocausto do Porto – Porto

Quando pensamos em holocausto nossa mente automaticamente viaja para países como Alemanha e Polônia. Mas, você sabia que é possível aprender mais sobre essa história em Portugal? Entre as mais recentes atrações turísticas do país está o Museu do Holocausto do Porto. Construído pela Comunidade Judaica, em parceria com a B’nai B’rith International. 

Museu do Holocausto
Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto do Porto conta um pouco mais das tristes histórias das atrocidades causadas pelo governo nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Parte desses relatos são contadas através de histórias e objetos coletados sobre esse período tão marcante e deprimente do mundo. 

Cabo das Rocas – Lisboa

Para quem curte natureza não faltam atrações turísticas em Portugal. Alguns locais são bem conhecidos e procurados, entretanto, existem lugares menos populares, mas que valem muito a pena conhecer. Há poucos quilômetros de Lisboa está Cabo das Rocas, uma falésia de 140 metros de altura e o ponto mais ocidental deste país. 

Cabo das Rocas
Cabo das Rocas

O local tem uma vista incrível, e já foi descrito por Camões em Os Lusíadas como “onde a terra se acaba e o mar começa”. Assim, visitar o Cabo das Rocas é conhecer não só as belezas da terrinha, mas também sentir-se dentro dos poemas de um dos principais autores deste país. 

Palácio da Bolsa – Porto 

Considerado Patrimônio Mundial pela Unesco, o Palácio da Bolsa fica localizado no centro do Porto. Erguido sobre as ruínas de um antigo convento, o local é a principal sala de visitas de personalidades ilustres. Todos os anos, mais de 200 mil visitantes passam por lá. Dentre as áreas mais famosas estão a Sala Árabe e a Sala do Presidente. 

Palácio da Bolsa
Palácio da Bolsa
Veja também: 

Livraria Lello – Porto 

Porto é realmente uma cidade incrível, inclusive já inspirou a criação de uma das melhores séries de contos fantásticos do mundo. A Livraria Lello foi o local que iluminou a autora JK Rowling a escrever as aventuras de Harry Potter. O local tem uma aura mágica e é considerada uma das mais lindas do mundo. Chama atenção os trilhos no chão da livraria, por ele corre um carrinho que ajuda no transporte. 

Esse lugar te lembra algum filme?
Esse lugar te lembra algum filme?

WOW – Porto

Uma das atrações turísticas de Portugal são os passeios às vinícolas. Assim, nada melhor do que visitar um local destinado a apreciar essa bebida. O WOW (World of Wine) fica em Porto. Com 35 mil metros quadrados, esse espaço reúne lojas, restaurantes, exposições, museus, escolas de vinho, cafés e bares. Por fim, a WOW fica nas antigas caves às margens do Rio Douro. 

Arquipélago das Berlengas

Por fim, entre as atrações turísticas em Portugal que você precisa conhecer está o Arquipélago das Berlengas. Esse local é desconhecido inclusive por muitos portugueses. A apenas 10km de Peniche, é preciso pegar um ferry boat. Contudo, só é possível visitar o local entre maio e setembro. 

Arquipélago das Berlengas
Arquipélago das Berlengas

Com pouco mais de 2km de comprimento, a ilha é parcialmente desabitada. O Arquipélago das Berlengas é conhecido como Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. Quem visita esse local pode levar barracas para se hospedar por lá. Além disso, não deixe de incluir o Forte de São João Batista em seu roteiro. 

Curtiu as nossas dicas de atrações turísticas em Portugal? Quais desses lugares você vai incluir em seu roteiro?