Desvio de bagagem: o que fazer nesta situação

Desvio de bagagem: o que fazer nesta situação
saiba já o que fazer em casos de desvio de bagagem

Infelizmente alguns imprevistos podem fugir totalmente do nosso controle durante uma viagem. O desvio de bagagem é um clássico exemplo disso. A problemática começou a acontecer há alguns anos e aparentemente ainda não há perspectiva de melhora significativa. No ano de 2022 os índices de bagagem extraviada aumentaram em 74% em comparação aos registros do ano anterior. O número é realmente assustador. 

Sendo assim, fica claro que todo cuidado é pouco. Quem acompanha o nosso blog com certeza já sabe que apesar de cansativo, é plenamente possível resolver problemas como estes durante uma viagem. Por isso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber para resolver e prevenir o problema. Portanto, venha com a gente e confira agora mesmo!

Veja também:

O que é o desvio de bagagem

O desvio ou extravio de bagagem ocorre quando o percurso das suas malas diverge do que estava programado para acontecer. Ou seja, a mala que deveria ir para um lugar X na verdade ficou ou foi transportada para um lugar Y. Infelizmente, este transtorno pode acontecer por vários motivos. Confira a seguir quais são os principais:

  • Falha durante uma conexão: este é o motivo mais comum. A bagagem do passageiro acaba não sendo transportada para a outra aeronave durante a escala. 
  • Furto ou engano: é possível que a sua mala seja furtada ou levada por engano por outro passageiro.
  • Perda da etiqueta de identificação: durante o percurso, a sua mala pode acabar perdendo a etiqueta que identifica o seu destino.
  • Erro da companhia aérea durante o transporte ou em qualquer outra parte do processo. 

Contudo, Independentemente do que gerou o fato, a dor de cabeça pode ser imensa e resolver este problema nem sempre é uma tarefa simples.  

Desvio de bagagem o que fazer nesta situação
Desvio de bagagem: o que fazer nesta situação

É possível prevenir o desvio?

Você provavelmente já ouviu que prevenir é melhor do que remediar. Por isso, é muito importante tomar alguns cuidados e precauções para evitar que ocorra o desvio das suas malas. Sendo assim, a palavra chave neste momento é atenção. Confira aqui algumas dicas:

  • Tome cuidado com as conexões. Evite aquelas mais transtornadas ou que ocorram entre duas ou mais companhias. O risco de acontecerem erros de logística é bem maior.
  • Preste atenção nas etiquetas e identificações. Nunca deixe etiquetas de viagens anteriores e esteja atento à identificação atual. Além disso, usar algum item que diferencie as suas malas das demais também pode ajudar. Muitos viajantes optam por malas coloridas e com algum chaveiro ou ícone diferente do comum, por exemplo. 
  • Não faça o seu check in com pressa. Realizá-lo em cima da hora pode dar margem para um possível erro de logística no despacho das malas. 
  • Utilize cadeados, abraçadeiras ou lacres. Manter a sua bagagem fechada e protegida é muito importante. 
  • Esteja sempre atento. Nada de se distrair ou deixar a sua bagagem em qualquer lugar. Preze sempre pelo cuidado. 
  • Utilizar seguros de viagem que cubram o desvio de bagagem. Entretanto, esteja muito atento às normas da seguradora. Muitas delas possuem coberturas muito pequenas e que podem não valer a pena a depender do conteúdo que vai ser transportado na mala.

O que fazer nesta situação?

Sendo assim, mesmo se com todos os cuidados você for vítima dessa infeliz situação, não há porque se desesperar. É muito importante manter a calma e focar na resolução do problema. Por isso, o nosso primeiro conselho é: procure algum representante da sua companhia aérea. A primeira pessoa que pode lhe ajudar com uma solução é um funcionário. Por isso, contate a cia e descreva o ocorrido. 

Após este contato, o funcionário irá te orientar a preencher o RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). Além disso, o ocorrido também deverá ser registrado junto à ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O comprovante de despacho de bagagem será exigido, por isso, tome muito cuidado e sempre guarde este documento. 

Já em casos mais severos, como furtos, será necessário registrar um boletim de ocorrência junto à autoridade policial, citando a companhia aérea responsável. Também é válido lembrar que a cia tem a obrigação de encontrar a bagagem perdida. Portanto, caso ela não seja entregue, o passageiro poderá exigir uma tarifa para cobrir a compra dos itens essenciais que não estão em mãos. 

A ANAC também garante que, caso a mala não seja devolvida dentro do prazo, a companhia deverá pagar uma indenização. Este prazo é de 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais.  Todo o andamento da procura e as providências tomadas pela cia deverão ser informadas ao passageiro lesado. As despesas também serão custeadas pela empresa, por isso, não se esqueça de guardar comprovantes e notas fiscais. 

O que fazer caso a companhia não me auxilie?

Caso a empresa responsável não preste a assistência da forma correta, será importante acionar um advogado para que ele veja a possibilidade de judicializar a questão. Além disso, podemos lembrar que em casos de viagens feitas por agências de turismo, elas também poderão responder junto à companhia aérea. 

Outro ponto de atenção é quanto a voos internacionais realizados com cias estrangeiras. Em casos de desvio nestas condições, o passageiro provavelmente não será indenizado conforme as regras do Código de Defesa do Consumidor Brasileiro. Portanto, é muito importante procurar um bom profissional para auxiliar em casos mais complexos como estes. 

Conclusão

Primeiramente, acreditamos que manter a calma é essencial para resolver esta situação. Felizmente, a maioria das companhias costumam oferecer o auxílio necessário para que o passageiro lesado seja restituído da melhor forma. Entretanto, caso isso não aconteça, é possível resolver o problema com auxílio profissional. 

Contudo, seguir as dicas para evitar o problema pode fazer bastante diferença. Ter a bagagem desviada pode gerar uma dor de cabeça terrível e estragar completamente a sua viagem. Portanto, tome muito cuidado e faça o possível para evitar esta situação. 

Está em busca de passagens aéreas? Viaje com o Império

Quer viajar, mas não sabe por onde começar? Tire já o sonho do papel! Por que perder tempo na hora de planejar a sua viagem? O Império das Passagens oferece os melhores pacotes e facilita a sua experiência. Acesse o site agora mesmo, faça sua consulta e viva essa experiência única com o Império das Passagens.

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber