Milhas qualificáveis: a chave para as categorias de elite

Os participantes dos programas de fidelidade das companhias aéreas sabem da importância de acumular milhas nas plataformas. Com elas o cliente resgata passagens, compra produtos e muito mais. Mas existem também as milhas qualificáveis, que são a chave para as categorias de elite dos programas.

A princípio, as milhas qualificáveis servem justamente para auxiliar o cliente na manutenção ou no upgrade de categorias. Ou seja, elas ajudam os participantes a terem acesso aos benefícios exclusivos que só membros de maior status possuem. E como nós sabemos, quanto maior for o seu nível em um programa de milhas, maior serão suas vantagens.

Assim, o Império das Milhas separou todas as informações que você precisa saber sobre as milhas qualificáveis. Dessa forma, você vai ficar sabendo das principais estratégias para acumulá-las e conseguir manter ou melhorar o seu status nos programas de fidelidade.  Portanto, vem com a gente entender o porquê de dizermos que as milhas qualificáveis são a chave para as categorias de elite.

O que são os trechos e milhas qualificáveis?

Em primeiro lugar, como o próprio nome diz, as milhas qualificáveis existem para qualificar os participantes nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Dessa forma, elas auxiliam o cliente na manutenção ou mudança de seus status.

Assim, o acúmulo destas milhas fazem com que você consiga alcançar uma categoria de elite. E quanto mais você usa o serviço do seu programa, mais chances você tem de alcançar esses status. Portanto, de imediato, isto significa mais benefícios e mais vantagens para você.  

Existem algumas formas de acumular milhas qualificáveis. Mais na frente nós falaremos especificamente deste assunto e como funciona em cada plataforma das principais companhias aéreas. Mas, por enquanto, é importante saber as principais maneiras de conseguir esses pontos.

Voos com a companhia aérea

A princípio, os programas adotam esta modalidade na qual os voos feitos na companhia, ou em companhias aéreas parceiras, valem para o upgrade de categoria. No caso das viagens operadas pela própria empresa, a quantidade de pontos acumulados varia de acordo com a tarifa comprada pelo passageiro.

Contudo, em empresas parceiras a pontuação costuma variar de acordo com as regras de cada companhia. Em alguns casos, a distância percorrida no voo também é considerada, além da tarifa. Vale lembrar que nesta modalidade, apenas passagens compradas em dinheiro acumulam milhas qualificáveis.

Cartões co-branded

Outra forma de gerar milhas qualificáveis é adquirindo um cartão co-branded. Aqueles oferecidos pelos programas de fidelidade em parceria com uma instituição financeira. Esses cartões oferecem pontos de recompensa que podem ser trocados por passagens aéreas e de quebra nos ajudam a subir de categoria. Para conhecer mais sobre o assunto, leia nosso artigo.

Alguns cartões co-branded oferecem a possibilidade de acumular milhas qualificáveis. Funciona assim, sempre que o usuário junta uma determinada quantidade de pontos de recompensa, ele recebe uma milha qualificável. Por exemplo, a cada 10 pontos gerados no plástico, o cliente ganha uma milha para upgrade. 

Clubes de milhas

Outra forma de conseguir as milhas qualificáveis é assinando planos dos clubes de vantagem. Cada programa tem o seu clube que oferece, além de uma quantia mensal de milhas, uma variedade de benefícios exclusivos aos seus associados, entre eles os pontos para upgrade. 

A forma de gerar esses benefícios nos clubes é bem parecida com a dos cartões de crédito. Ou seja, a partir de uma quantidade de pontos de recompensa o participante recebe um montante de milhas qualificáveis. Em geral, a proporção é 10:1. Vale lembrar ainda que, alguns programas oferecem acesso direto às categorias de elite em planos dos clubes. Saiba mais em nossa matéria.

Trechos qualificáveis

Por fim, existem os trechos qualificáveis. São, nada mais e nada menos, do que voos operados pela companhia aérea (ou em empresas parceiras) de seu programa de fidelidade elegíveis para manter ou mudar de categoria. Ou seja, sempre que viajar pela sua companhia, este trecho pode contar  para subir de categoria no seu programa.

Período de qualificação

Assim, uma coisa a ser levada em consideração é que as milhas qualificáveis são computadas dentro de um período de 12 meses. Esse tempo é chamado prazo de qualificação. Ele pode corresponder ao ano-calendário, ou seja de janeiro a dezembro ou a um espaço de 12 meses determinado pelo programa. 

Alguns programas de fidelidade começam o seu período de qualificação em abril. Por isso, é importante verificar essa informação no site da companhia. Assim, o cliente tem esse prazo para alcançar a sua pontuação necessária para conseguir o upgrade ou manutenção em sua categoria.

Qual a diferença entre milhas resgatáveis e milhas qualificáveis?

Nós já vimos que as milhas qualificáveis são a chave para as categorias de elite. Com elas o cliente consegue se manter ou até mesmo melhorar o seu status dentro do programa de fidelidade. Portanto, o cliente acumula estas milhas com o objetivo principal de obter os benefícios exclusivos das categorias de elite.

Assim, a principal diferença é que as milhas resgatáveis são aquelas milhas que podem ser utilizadas para resgatar bilhetes aéreos, reservar hospedagem, adquirir produtos nas lojas parceiras ou contratar demais serviços nas plataformas.

Como acumular milhas qualificáveis?

Bom, como prometemos agora vamos falar sobre as formas que você encontra para acumular milhas qualificáveis. Nós apresentamos as principais estratégias utilizadas pelos programas das companhias aéreas, mas agora vamos ver detalhadamente como funciona em cada uma delas. A princípio, elas possuem algumas especificidades, além de terem paridades diferentes. 

TudoAzul

O programa de fidelidade da Azul, possivelmente, é onde o cliente encontra mais facilidade na hora de acumular milhas qualificáveis. Isso porque a plataforma é a que mais disponibiliza formas de você juntar os pontos para upgrade.

Assim, o assinante pode acumular milhas em voos com a Azul e companhias parceiras, compras no cartão co-branded, transferência de pontos de programas parceiros ou até mesmo entre contas TudoAzul e compra de pontos. No entanto, as proporções são diferentes em cada método de acúmulo. Veja o quadro abaixo.

Vale chamar a atenção para as milhas acumuladas do cartão de crédito. Lembra que falamos que essa operação acaba sendo a longo prazo e bem custosa? Isso porque o procedimento envolve duas conversões e paridades: a de dólares por pontos e de pontos por milhas qualificáveis.

No caso do TudoAzul Itaucard Platinum, por exemplo, ele pontua 2,2 a cada dólar gasto. Assim, a cada mil dólares, você acumula 2.200 pontos no TudoAzul. Portanto, na hora de transformar estes pontos em milhas acumuláveis, é necessário 10 pontos para uma milha. Ou seja, no final você terá 220 milhas qualificáveis a um preço de mil dólares.

O TudoAzul possui três categorias de elite em seu programa. Assim, os status são:

  • TudoAzul Topázio: exige quantidade mínima de 5.000 pontos qualificáveis;
  • TudoAzul Safira: o cliente consegue o status com 10.000 milhas qualificáveis;
  • Por fim, o TudoAzul Diamante, que considera a quantidade de 20.000 pontos.

Para ter mais informações sobre o assunto, veja esse conteúdo que separamos para você. E não deixe de conferir o nosso canal no Youtube para ficar antenado nas principais dicas e promoções.

Smiles

Na Smiles o participante encontra menos opções para acumular milhas qualificáveis. O programa basicamente oferece  três modalidades que apresentamos para você obter estes pontos que te auxiliam no upgrade de categoria: voos com a Gol e companhias parceiras, pontos do cartão e assinando o Clube Smiles.

Assim, o cliente tem as seguintes opções:

Contudo, a Smiles oferece alguns benefícios ao cliente. Por exemplo, em caso de você ultrapassar a quantia exigida para qualificar-se a uma categoria, o saldo excedente será contabilizado no ano seguinte para te ajudar a conquistar suas metas.

As categorias de elite na Smiles são:

  • A categoria Prata, que possui exigência de 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis;
  • O status Ouro, por sua vez, admite membros com 18.000 pontos ou 18 trechos qualificáveis;
  • Por fim, para fazer parte da categoria Diamante o cliente precisa de 30.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis.

Para mais informações, acesse a página da Smiles. E se quiser conhecer as categorias de clientes Smiles e saber sobre os benefícios e como realizar upgrade, basta clicar aqui e ler nossa matéria.

LATAM Pass

Por fim, no LATAM Pass o cliente encontrará somente duas opções de acumular milhas qualificáveis. A primeira é voando pela LATAM ou em voos comercializados pela companhia aérea. A outra forma é por meio do  acúmulo no cartão de crédito LATAM Pass Itaucard. O programa também oferece a possibilidade de upgrade acumulando trechos qualificáveis.

Vale destacar que a quantidade milhas qualificáveis recebidas em cada voo depende do valor gasto com a passagem. Além disso, voos nacionais usam a medida em reais, enquanto a paridade dos trechos internacionais é calculada em dólares.

Contudo, valores referentes a taxas, impostos e outros serviços adicionais não contam no cálculo. Assim, o valor é multiplicado de acordo com o número multiplicador do seu destino (nacional ou internacional). Confira:

O LATAM Pass possui cinco categorias de elite. Portanto, vamos a elas:

  • A categoria Gold exige 10.000 pontos qualificáveis ou 14 trechos qualificáveis;
  • Já a Gold Plus tem limite mínimo de 17.000 pontos ou 20 trechos;
  • Para ser cliente Platinum, por sua vez, é necessário 28.000 milhas qualificáveis ou 30 trechos qualificáveis;
  • O status Black admite o cliente que acumular 80.000 pontos ou tiver 80 trechos;
  • Por fim, o Black Signature exige 160.000 milhas qualificáveis ou 120 trechos qualificáveis.

Curtiu este post? Então se quiser continuar aprendendo sobre programas de fidelidade, salas vip, cartões de crédito e muito mais, conheça a Bíblia das Milhas e Pontos. Neste e-book completo e exclusivo, reunimos tudo que você precisa saber sobre esse universo. Clique no banner e descubra!