Earn and Burn: aprenda a estratégia e descubra porque você NÃO deve guardar milhas

Earn and Burn
O que é earn and burn

Já faz algum tempo que acumular milhas deixou de ser uma coisa que fazemos apenas quando viajamos. Hoje é possível juntar pontos com praticamente qualquer compra que realizamos. Entretanto, muitas pessoas buscam técnicas para aperfeiçoar os ganhos e com isso ter mais vantagens. Nesse sentido, a estratégia earn and burn é uma das preferidas do mercado. 

Talvez você já tenha ouvido falar sobre essa estratégia, mas não sabe do que se trata e nem como aplicá-la. Então, se você quer aprender técnicas avançadas para ganhar e utilizar milhas, está no lugar certo. Pois, neste post vamos explicar o que é o earn and burn, como funciona, quais as vantagens, riscos e se realmente vale a pena. 

Venha com a gente!

O que é earn and burn

O termo earn and burn vem do inglês e significa “ganhar e queimar”. Assim, os participantes de programas de fidelidade usam essa expressão para denominar uma estratégia que consiste em acumular e gastar pontos. Talvez você esteja se perguntando: “mas, ganhar e gastar não é o que todos os participantes dessas plataformas fazem?”.

De certa forma, é o que a maioria das pessoas fazem. Contudo, a estratégia earn and burn implica que os participantes “queimem” as suas milhas o mais rápido possível. Evitando assim a desvalorização dos seus pontos. Para ficar mais claro, vamos dar um exemplo. Imagine que você juntou 20 mil milhas no cartão de crédito. 

O que é earn and burn?
O que é earn and burn?

O seu objetivo é utilizar esses pontos para resgatar uma viagem. Nesse sentido, o ideal é utilizar a técnica earn and burn. Ou seja, você só vai fazer a transferência para um programa de fidelidade, depois que tiver feito uma pesquisa de preço e quando já estiver pronto para resgatar a passagem. Em outras palavras, nada de ficar acumulando milhas na conta da companhia aérea. 

Por que não vale a pena poupar milhas? 

A técnica do earn and burn é contra a poupança de milhas por alguns motivos. O primeiro deles parte da premissa de que os programas de fidelidade mudam as suas regras frequentemente. Aliás, essa é uma característica bem presente nas plataformas aqui no Brasil. Essas alterações, com aviso prévio de no máximo 90 dias, podem atrapalhar os seus planos. 

Da mesma forma, quando você decide guardar milhas no programa da companhia aérea, sem um objetivo de curto prazo, pode estar perdendo oportunidades. Pode ser aquela promoção de transferência bonificada ou quem sabe a oportunidade de resgatar uma passagem pela metade do preço no programa de outra empresa.

Poupar milhas não é a melhor estratégia
Poupar milhas não é a melhor estratégia

O terceiro motivo pelo qual não vale a pena poupar milhas é possibilidade de desvalorização deste benefício por conta das alterações nas tabelas de resgate. Da mesma forma, os programas trabalham com preços dinâmicos para a emissão de bilhetes com milhas. Assim, mesmo que o regulamento ou tabela não mude, não é raro vermos o preço de uma passagem saltar de 80.000 para 100.000 num piscar de olhos. 

Por fim, precisamos nos lembrar que as milhas não geram ganho financeiro por causa do fator tempo. Isto é, deixar os pontos parados na conta do programa de fidelidade não vai lhe render juros. Muito pelo contrário. Você corre o risco de que elas percam o valor com o passar do tempo.

Veja outros conteúdos que podem interessar:

Quais são os riscos dessa estratégia?

O principal risco para quem utiliza a estratégia earn and burn é não ter um objetivo definido. Embora a técnica não incentive a poupança de pontos, não quer dizer que você deva gastar as suas milhas com qualquer coisa. Como por exemplo, trocá-las por produtos. Além disso, embora nós não consideremos um risco, existe a possibilidade de não conseguir o melhor acordo. 

A estratégia earn and burn também tem riscos
A estratégia earn and burn também tem riscos

Nesse caso, nos referimos a utilização do earn and burn para venda de milhas. Assim, imagine que surgiu uma promoção para compra de pontos com 60% de desconto. Nessa situação, o valor do milheiro ficou abaixo do preço de mercado. É natural que a curto prazo as milhas desvalorizem. Mas, com o término da promoção, o preço pode voltar ao patamar anterior.

Sendo assim, por que “queimar” — vender — logo ao invés de esperar o preço subir? Simples, espera-se que o preço retorne ao patamar anterior, mas você não tem certeza de que isso vai acontecer e nem quando. Por isso, neste caso, é melhor correr o risco de ganhar menos e ter dinheiro em caixa rendendo juros de uma aplicação. Do que deixar as milhas paradas no seu programa de fidelidade à espera de uma possível valorização.

Vale mesmo a pena adotar o earn and burn?

Para lidar com os programas de fidelidade, temos que aceitar o fato de que é preciso conviver com a incerteza. Pode ser uma mudança inesperada no regulamento, alterações da tabela de resgate, a variação no preço da passagem ou mesmo uma excelente promoção. O fato é que, precisamos estar preparados para essas modificações.

Vale a pena utilizar a técnica earn and burn na sua estratégia
Vale a pena utilizar a técnica earn and burn na sua estratégia

Assim, adotar a estratégia earn and burn pode ser uma forma de proteger as suas milhas da desvalorização. Principalmente para quem visa ter ganhos financeiros, essa técnica é uma maneira de defender o seu capital diante das mudanças do mercado. Por fim, quem está começando a fazer operações com pontos deve usar esse método e evitar poupança em programas com poucas oportunidades. 

Continue aprendendo sobre pontos e milhas:

Como se tornar um expert na técnica earn and burn? 

Até aqui você aprendeu o que é a técnica earn and burn e porque utilizá-lo na sua estratégia para acumular e utilizar milhas. Entretanto, para se tornar um expert nesse método você vai precisar da ajuda de quem já tem muita experiência no assunto. Assim, o Curso Império das Milhas é a melhor forma de alcançar esse objetivo. 

Nele, Leandro Cardoso, o Imperador das Milhas, ensina na prática como aplicar o earn and burn e outras técnicas. São 14 módulos que levam você do nível básico ao avançado, além de aulas ao vivo. Tudo isso para que você possa aprender como se tornar um expert em acumular milhas e com isso viajar o mundo e gerar renda extra. 

Faça parte da oitava turma do Curso Império das Milhas. Clique neste link para participar do nosso grupo exclusivo no WhatsApp, garantir a sua vaga e decolar com as suas milhas. 

Nos vemos em breve! 

Mais de 70 mil milhas assinando o Clube Smiles 6 pontos Esfera por R$1 na PetLove Para quem é o cartão Crefisa? Descubra como ter o seu! Guia completo de Santiago do Chile