10 países que não precisam de visto para quem é brasileiro

Países que não precisam de visto
Brasileiros podem viajar para mais de 10 países que não precisam de visto

Planejar uma viagem internacional envolve várias etapas. Busca de passagens aéreas, reserva de hospedagem, elaboração de roteiro e por aí vai. Vamos combinar que esse é um processo um tanto quanto cansativo. Mas, nada é mais estressante do que ter que organizar a documentação necessária. Nesse sentido, os países que não precisam de visto ganham o coração de muitos viajantes. 

Talvez você não saiba, mas há muitos países que não exigem visto para quem é brasileiro. A isenção para apresentação deste documento se deve a acordos entre o Brasil e tais nações. Assim, elaboramos este artigo com 10 opções de destino para você visitar sem precisar passar por toda a burocracia de solicitar o visto. 

México 

O México é um país que atrai milhões de visitantes todos os anos e não poderia ser diferente. Assim, o país oferece aos seus visitantes uma aula de história com as Pirâmides de Teotihuacán e sítios arqueológicos. Da mesma forma, é possível observar traços da colonização espanhola nas construções coloniais. 

Sítio arqueológico em Yucatan, Mexico
Sítio arqueológico em Yucatan, Mexico

Além disso, os visitantes podem se encantar com a gastronomia e cultura apimentada do país que envolve lutas livres, mariachis e claro a celebração aos mortos. Da mesma forma, é possível admirar a produção artística de nomes como Frida Khalo e Diego Rivera, bem como a mistura entre história e contemporaneidade.

Como se tudo isso não fosse o suficiente, o México ainda tem praias maravilhosas como Cancún, Cozumel, Tulum e Playa Del Carmen. O melhor de tudo é que esse é um dos países que não precisam de visto. Assim, os brasileiros podem visitar a terra da tequila apresentando apenas o passaporte e comprovação de estadia. 

Hong Kong

Localizada no sudoesta da China, Hong Kong é uma ilha pra lá de agitada. O lugar é um dos centros econômicos da Ásia e mistura um pouco da cultura milenar chinesa com a influência da colonização inglesa. Entretanto, para muitos é um pouco complicado entender o sistema político e econômico deste lugar. 

Embora Hong Kong ainda não seja completamente independente da China, a ilha vive sob princípios bem diferentes. Para começar, a cidade-estado é altamente capitalista e conta com moeda própria, o dólar de Hong Kong. Assim, por ser pequena em extensão, o lugar cresce literalmente para cima, por esse motivo há tantos arranha-céus por lá.

Hong Kong é um dos países que não precisam de visto para brasileiros
Hong Kong é um dos países que não precisam de visto para brasileiros

Assim, Hong Kong atrai milhões de pessoas em busca de conhecer o que há de mais moderno e efervescente na Ásia. E se você pensa em visitar o continente, vale a pena dar um pulinho na ilha, e nem precisa se preocupar, pois eles não exigem vistos para os brasileiros. 

Panamá

Nos últimos anos o Panamá tem sido o destino de muitos brasileiros atraídos pelos preços mais baixos, belezas naturais e por ser um dos países que não precisam de visto. Da mesma forma, o lugar tem ganhado fama pela grande quantidade de shoppings e lojas com bons preços. Tanto que lhe rendeu o apelido de “Nova Miami”.

Ilha de San Blas, Panamá
Ilha de San Blas, Panamá

Além disso, quem visita o Panamá tem acesso a uma grande variedade de restaurantes com cozinhas de várias partes do mundo. Outra grande atração do país é o canal que liga os oceanos Pacifico e Atlântico. Por fim, o destino tem lindas praias com o arquipélago de San Blas, a cidade de Bocas del Toro e o Volcan Baru National Park. 

Emirados Árabes Unidos

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes são sinônimo de riqueza. Assim, quem visita o país pode conhecer alguns dos lugares mais luxuosos do mundo. Abu Dhabi, capital dos EAU, é uma cidade que tem investido cada vez mais no turismo. O lugar mistura a cultura islã com a modernidade dos grandes edifícios.

Quem visita Abu Dhabi não pode deixar de conhecer a mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque. Da mesma forma, deve agendar pelo menos uma refeição no Emirates Palace Abu Dhabi, o hotel cinco estrelas mega luxuoso. Outras atrações do lugar são o Parque Ferrari World, a roda gigante Marina Eye e claro, um mergulho no Golfo Pérsico. 

Indonésia

No sudeste asiático encontramos vários países que não precisam de visto para brasileiros. Para nossa alegria, a Indonésia é um desses destinos. O lugar é conhecido pelas suas praias paradisíacas, diversidade cultural, gastronomia e milhares de ilhas vulcânicas. Além disso, outro grande atrativo dessa nação é o preço. 

Brasileiros não precisam de visto para conhecer a Indonésia
Brasileiros não precisam de visto para conhecer a Indonésia

Embora a passagem aérea seja um pouco mais cara, o custo é compensado nos demais gastos. Quem visita a Indonésia tem acesso a diversos serviços por preços bem baixos. Nesse sentido, Bali é o ponto que mais atrai visitantes. Assim, surfistas e turistas em busca de experiências espirituais vão todos os anos até a ilha. 

Mas, engana-se quem acredita que Bali é um destino apenas para turistas com um estilo hippie e desapegado. O lugar conta com uma boa estrutura de hotéis e culinária com restaurantes premiados. Ou seja, a Indonésia com certeza é um destino que deve estar na sua lista. 

Espanha

Flamengo, tapas e vinho. Não tem como não pensar nesses ícones quando falamos da Espanha. Contudo, o país localizado na península Ibérica oferece muito mais aos seus visitantes. Quem passa por lá se encanta com a história, arquitetura, gastronomia e paisagens naturais. 

A Espanha tem muitas cidades turísticas e cada uma delas com algo novo para ser visto. Assim, em Barcelona os visitantes podem admirar os monumentos modernistas de Antoni Gaudí e saborear uma incrível gastronomia à beira mar. Já em Madri, capital do país, os visitantes podem conhecer um dos museus mais importantes da Europa. 

A Sagrada Família é uma das obras mais importantes do artista espanhol Gaudí
A Sagrada Família é uma das obras mais importantes do artista espanhol Gaudí

Para quem curte festa, Ibiza é um dos destinos mais populares da Espanha. Contudo, não deixe de conhecer as praias de Maiorca e as cidades históricas de Toledo, Sevilha, Granada, Salamanca e Segóvia. Ahh, pode ficar tranquilo, pois esse é um dos países que não precisam de visto para brasileiros. 

Grécia 

Palco do nascimento da filosofia e de outras ideias que até hoje norteiam a cultura ocidental, a Grécia é um dos países que podemos visitar sem visto. O destino oferece um mix de história, gastronomia e belezas naturais. Além disso, tem um excelente clima que lhe rendeu o título de um dos melhores verões da Europa.

Parthenon, Atenas, Grécia
Parthenon, Atenas, Grécia

A capital, Atenas, é um grande museu a céu aberto. É lá que estão monumentos como o Partenon e a Acrópole. Além disso, a cidade oferece mercados, museus e comidas incríveis. Por fim, não deixe de visitar as famosas ilhas de Mykonos e Santorini. É possível acessá-las de avião ou via ferry-boat. 

Nova Zelândia

Fiordes, lagos de azul penetrante, glaciares próximos do mar, aventuras radicais e fantásticas. Assim é a sensação para quem visita a Nova Zelândia. O pequeno país da Oceania é um convite para o turismo. Esse destino oferece aos viajantes uma infraestrutura que permite que você faça inúmeros passeios sem precisar comprar pacotes ou contratar guias. 

Nova Zelândia é um dos países que não precisam de visto
Nova Zelândia é um dos países que não precisam de visto

Assim, quem visita a Nova Zelândia está em busca de aventuras e paisagens exóticas. O mais tradicional roteiro para quem visita o país é percorrer a Ilha Norte e a Ilha Sul. Além das belezas naturais, aproveite o seu tempo por lá para aprender sobre a cultura Maori e visitar as cidades de Queenstown, Auckland e Wellington. Mas vai tranquilo, bem ao estilo kiwi. 

Itália

Além de uma história, gastronomia, arte e cultura tão rica, a Itália é um dos países que não precisam de visto. O destino faz parte da lista de Schengen que permite que cidadãos de algumas nações, inclusive o Brasil, entrem apresentando apenas o passaporte. Assim, quem visita esse lugar tem uma lista interminável de cidades, pontos turísticos e restaurantes para conhecer. 

Fontana de Trevi, Roma, Itália
Fontana de Trevi, Roma, Itália

O país em forma de bota conta com inúmeros patrimônios tombados pela UNESCO. Além disso, a sua capital foi o berço de um dos maiores impérios que já existiram, o Império Romano. Mas não para por aí, percorrendo outras cidades você pode aprender sobre o Renascimento, passear pelas vinícolas, provar a gastronomia peculiar de cada região e apreciar as belezas naturais. 

República Dominicana

República Dominicana
República Dominicana

Sabe aquele cenário com mar azul turquesa, areia branca e coqueiros? Assim, é o último destino da nossa lista de países que não precisam de visto. A República Dominicana fica localizada no Caribe. A cidade mais famosa é Punta Cana, que ganhou destaque durante os Jogos Pan Americanos de 2003. 

Muito procurado por jovens em busca de badalação e casais em lua de mel, a principal atração de Punta Cana são os hotéis. Por esse motivo, a grande parte dos estabelecimentos são complexos que funcionam no sistema all inclusive, além de cassinos, piscinas, lojas e apresentações. Além disso, o que atrai muitos brasileiros são os preços que competem diretamente com alguns destinos do nordeste. 

Outros países que não precisam de visto

Além dos destinos que citamos aqui, os brasileiros podem visitar outros 83 países que não precisam de visto. Assim, logo abaixo você encontra uma lista com todos eles subdivididos por continentes e regiões. Confira. 

Outros lugares onde brasileiros não precisam de visto
Outros lugares onde brasileiros não precisam de visto

Américas / Caribe

  • Antígua e Barbuda
  • Aruba
  • Bahamas
  • Barbados
  • Belize
  • Costa Rica
  • Curaçao
  • El Salvador
  • Granada
  • Guatemala
  • Honduras
  • Jamaica
  • Nicarágua
  • Santa Lúcia
  • Trinidad e Tobago

África

  • África do Sul
  • Botsuana
  • Ilhas Seychelles
  • Marrocos
  • Namíbia
  • Tunísia

América do Sul

  • Argentina
  • Bolívia
  • Chile
  • Colômbia
  • Equador
  • Uruguai
  • Paraguai
  • Venezuela
  • Suriname
  • Guiana
  • Peru

Ásia

  • Cazaquistão
  • Coreia do Sul
  • Filipinas
  • Ilhas Maldivas
  • Israel
  • Macau
  • Malásia
  • Mongólia
  • Singapura
  • Tailândia

Europa

  • Alemanha
  • Andorra
  • Áustria
  • Bélgica
  • Bósnia
  • Bulgária
  • Croácia
  • Dinamarca
  • Eslováquia
  • Eslovênia
  • Finlândia
  • França
  • Geórgia
  • Holanda
  • Hungria
  • Irlanda
  • Islândia
  • Liechtenstein
  • Luxemburgo
  • Mônaco
  • Noruega
  • Polônia
  • Portugal
  • Reino Unido
  • República Tcheca
  • Romênia
  • San Marino
  • Sérvia
  • Suécia
  • Suíça
  • Turquia
  • Ucrânia
  • Vaticano

Oceania

  • Fiji
  • Micronésia
  • Nauru
  • República do Palau
  • Samoa
  • Tonga
  • Tuvalu

Dicas para visitar países que que não precisam de visto

Embora você possa visitar muitos países sem a necessidade de emitir um visto, ainda assim é preciso ficar atento a alguns detalhes. Por isso, antes de finalizar este conteúdo, nós separamos algumas dicas. A primeira coisa que você precisa saber é que as regras para entrada de brasileiros em uma nação podem mudar. 

Assim, antes de realizar a viagem, verifique a documentação necessária no site do consulado do país de destino. Além disso, apesar de muitos países não exigirem passaporte de brasileiros, é necessária a apresentação de outros documentos. Em muitos casos, são aceitos passaporte com no mínimo seis meses de validade. 

Graças ao acordo do Mercosul não precisamos de passaporte para viagens pela América do Sul. Mas, vale lembrar que apenas o RG é considerado válido nesse caso. Da mesma forma, em alguns países também é obrigatório a contratação de um seguro de viagem e apresentação do certificado de vacinação contra febre amarela. Por fim, outro detalhe muito importante é com relação ao tempo de permanência em país estrangeiro sem visto. 

Na Europa, por exemplo, os brasileiros podem permanecer por até 90 dias sem o documento, podendo renovar por mais 90 dias em alguns casos. Entretanto, em outros destinos a dispensa pode ser de 30, 59, 60 até 180 dias. Você pode conferir quais nações não exigem visto para brasileiros e o tempo de permanência no Portal Consular do Itamaraty. 

Conclusão

Os brasileiros podem viajar para muitos países que não precisam de visto. Não podemos negar que esse é um privilégio e acima de tudo um estímulo para nos aventurar por terras estrangeiras. Neste post apresentamos 10 destinos que você pode conhecer sem ter que passar por toda burocracia para emitir esse documento. Agora, basta fazer as malas.

Ahh, se você curtiu esse conteúdo e quer mais dicas de viagem, dê uma olhada nesses artigos que nós separamos. 

Melhores praias de Maceió para conhecer em 2024 O que fazer em Maceió: melhores passeios e pontos turísticos Cartão de crédito para MEI – Melhores de 2024 É possível pagar IPVA com cartão de crédito em 2024?