Como pagar conta de luz com cartão de crédito? Passo a passo completo

Como pagar conta de luz com cartão de crédito
Como pagar conta de luz com cartão de crédito

Pagar conta de luz com cartão de crédito pode ser uma verdadeira mão na roda em diversos momentos, além de ajudar na sua organização financeira.

Com o avanço da tecnologia e dos aplicativos bancários, usar o cartão de crédito para soluções financeiras do dia a dia como pagamento de boletos e transferências se torna cada vez mais comum. Os plásticos podem ser uma verdadeira mão na roda para aqueles momentos de aperto ou de emergência. Entretanto, o que muitas pessoas ainda não sabem, é que é sim possível pagar conta de luz com cartão de crédito! 

Pensando nisso, o Império das Milhas te conta agora o passo a passo para realizar o pagamento nesta modalidade.

Se interessou? Então continue a leitura e confira agora mesmo como pagar a conta de luz com cartão de crédito!

Leia também:

https://imperiodasmilhas.com/cartoes/pix-com-cartao-de-credito

Como pagar conta de luz com cartão de crédito? Passo a passo

Fazer pagamentos através do celular já não é novidade para a maioria dos brasileiros. Muitas pessoas já utilizam o aparelho para resolver as suas finanças do dia a dia. Entretanto, muita gente ainda não sabe que o plástico pode ser uma verdadeira salvação nos momentos de aperto ou emergência. 

Essa alternativa pode ajudar naqueles momentos  em que a grana está curta e a data de vencimento do boleto está se aproximando. Entretanto, antes de tudo, é importante saber se o seu banco oferece esta possibilidade.

Como pagar conta de luz com cartão de crédito Passo a passo completo
Como pagar conta de luz com cartão de crédito? Passo a passo completo

A verdade é que não existe nenhum segredo para pagar conta de luz com cartão de crédito. O passo a passo é quase o mesmo que seguimos para pagar qualquer boleto. Confira abaixo:

1 – Vá até o site da Enel ou qualquer que seja a empresa de energia da sua cidade;

2 – Faça login ou cadastro no aplicativo;

3 – Abra a sua conta pendente (vencida ou a vencer);

4 – Escolha a opção “pagar com cartão de crédito”

E pronto! Basta inserir os dados do seu cartão.

Ah, e se o aplicativo da empresa de energia do seu Estado não oferecer a opção de pagar com cartão de crédito você deverá seguir este guia:

1 – Abra a sua conta pendente (vencida ou a vencer);

2 – Copie o código do boleto;

3 – Vá até o aplicativo do seu banco digital;

4 – Clique na opção “pagar boleto”;

5 – Insira o código do boleto;

6 – Selecione a opção “pagar com cartão de crédito”.

Aplicativos de instituições como Nubank, Mercado Pago, PicPay e Recarga Pay permitem este tipo de transação.

Nesta modalidade é possível que incidam juros sobre o pagamento. Esteja atento à política do seu banco.

É possível parcelar a conta de luz com o cartão de crédito?

Sim! É possível escolher a opção de parcelar o pagamento em qualquer uma das modalidades que explicamos acima. No entanto, a política das empresas de energia pode variar, fazendo com que o pagamento parcelado seja impedido. Esteja atento. 

Vantagens e desvantagens de pagar conta de luz com cartão de crédito

Assim como em qualquer transação financeira, existem vantagens e desvantagens em pagar conta de luz com cartão de crédito. Confira a seguir as principais delas:

Vantagens:

  • Organização financeira: unir todos os os custos fixos mensais em um só lugar, tendo maior controle dos valores.
  • Milhas: se o seu cartão de crédito possui programa de pontuação, o valor pago na conta de energia será convertido em milhas no seu bolso.
  • Cashback: se o seu cartão possui programa de cashback, uma parte do dinheiro pago poderá retornar à sua conta bancária. 
  • Situações emergenciais: pagar a conta dentro do prazo de vencimento em situações de dificuldade financeira, evitando juros, cortes e até mesmo negativação do CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito.

Desvantagens:

  • Juros: algumas instituições financeiras cobram juro sobre o valor dos boletos pagos com cartão de crédito.
  • Descontrole: usar o cartão de crédito para pagar despesas fixas, ou seja, aquelas que são cobradas todos os meses, pode gerar um descontrole financeiro para algumas pessoas e famílias. Então, sem o cuidado devido, pode virar uma verdadeira bola de neve.
  • Nem todos os bancos oferecem esta opção: se você ainda não é adepto dos bancos digitais e das fintechs, dificilmente conseguirá utilizar este mecanismo. 

Veja também:

Vale a pena pagar conta de luz com cartão de crédito?

A verdade é que não há uma resposta certa para essa pergunta. Pagar conta de luz com cartão de crédito vale a pena se você está em uma situação de emergência ou ainda não tem o dinheiro necessário para pagar a conta em mãos. 

Caso contrário, os juros que podem incidir nessa modalidade podem torná-la uma opção pouco  atrativa. Por isso, se atente às informações passadas pelo seu banco e, também, pela empresa de energia do seu Estado.

Além disso, tome cuidado com a data de fechamento da fatura do seu cartão de crédito. A depender da data, é possível que a cobrança venha para o mesmo mês que estava o vencimento da sua conta. 

No entanto, se você possui um cartão de crédito com programa de fidelidade, pagar a conta de luz com ele pode ser uma boa pedida, afinal, o valor pago será convertido em pontos que, posteriormente, podem virar viagens ou dinheiro no seu bolso!

No fim das contas, o importante é ser fiel ao seu planejamento financeiro e organizar os boletos de modo que seja possível pagá-los em dia. 

Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH TOP 7 melhores bares do mundo