Manaus, capital do Amazonas, é conhecida pela sua localização privilegiada, às marganes do Rio Negro e próxima ao coração da maior floresta tropical do mundo. A cidade é porta de entrada para a Amazônia, mas também possui seus próprios encantos e histórias que valem a pena explorar. Pensando nisso, o Império das Milhas te conta agora o que fazer em Manaus, um dos destinos mais fascinantes de todo o Brasil.
Veja também:
Resumo do destino
Localizada às margens do Rio Negro, Manaus, a atual capital do Amazonas, foi uma das cidades mais prósperas do Brasil durante o auge do ciclo da borracha no final do século XIX e início do século XX. O legado desse período de grandes mudanças na região Norte do País pode ser visto na arquitetura e nos monumentos da cidade.
Além de sua rica herança cultural, Manaus é um verdadeiro paraíso natural. Ao leste da cidade, o Rio Negro converge para o Rio Solimões, resultando em um dos fenômenos visuais mais incriveis do planeta, o chamado “Encontro das Águas”. Além disso, a capital é o ponto de partida ideal para explorar a biodiversidade e a grandiosidade da Floresta Amazônica.
Como chegar em Manaus
Manaus é atendida pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, um dos principais da região Norte do Brasil. O aeroporto recebe voos diretos de várias capitais brasileiras, bem como conexões internacionais de algumas cidades na América do Sul. Essa é, sem dúvidas, a opção mais rápida e confortável.
Para quem busca uma experiência diferente, é possível chegar a Manaus por barco, navegando pelos rios da Amazônia. Viagens fluviais de cidades como Belém podem ser uma verdadeira aventura, permitindo contato direto com a paisagem natural e a biodiversidade local.
Também é possível chegar até Manaus de carro ou ônibus. Contudo, avisamos desde já que acessar a cidade por meio das rodovias pode ser demorado e extremamente desconfortável. Atualmente a única rodovia que dá acesso à capital é a BR-174, já que seguir pela Transamazônica pode gerar uma grande dor de cabeça graças à precariedade das estradas.
Melhor época para visitar Manaus
- Estação seca (junho a novembro): Durante este período, as chuvas são menos frequentes, facilitando as atividades ao ar livre e os passeios pela floresta. No entanto, as temperaturas podem ser mais altas.
- Estação chuvosa (dezembro a maio): As chuvas são mais frequentes, o que pode dificultar algumas atividades. No entanto, é a melhor época para visitar as regiões alagadas da Amazônia, conhecidas como igapós, e para fazer passeios de barco pelos igarapés e lagos inundados.
Por isso, o ideal é escolher o período de acordo com o seu roteiro de viagem.
Leia também:
O que fazer em Manaus: melhores passeios e atrações turísticas
Manaus é uma das cidades brasileiras que transpiram ancestralidade, surpreendem e encantam viajantes de todo o planeta, seja pela sua rica história cultural ou pela proximidade com a biodiversidade sem igual da Amazônia. Visitar Manaus é sentir de perto a essência da maior floresta tropical do mundo e conhecer ainda mais sobre a história brasileira. Por isso, continue conosco e descubra agora mesmo o que fazer por lá para aproveitar ao máximo a sua estadia!
Teatro Amazonas:
Um dos principais cartões postais da cidade, o Teatro Amazonas é símbolo da riqueza da elite amazonense durante o ciclo da borracha. O teatro possui uma cúpula dourada e um interior luxuoso que remete a construções europeias. É uma verdadeira joia da arquitetura. Além de visitas guiadas, também é possível assistir a espetáculos e concertos.


Encontro das Águas:
Um fenômeno natural onde as águas escuras do Rio Negro se encontram, mas não se misturam imediatamente, com as águas barrentas do Rio Solimões. O contraste é impressionante e a experiência é simplesmente única.
Bosque da Ciência:
Gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o Bosque da Ciência é uma excelente oportunidade para conhecer de perto a fauna e flora amazônicas. O espaço é dedicado à divulgação científica e é um passeio incrível para todas as idades.


Museu do Seringal Vila Paraíso:
Situado a cerca de 25 km de Manaus, este museu ao ar livre recria um seringal da época áurea da borracha, oferecendo uma visão ampla e real sobre a vida e o trabalho dos seringueiros.
Durante a visita é possível conhecer todo o processo de produção da borrachas e ver até mesmo a diferença entre o modo de vida do seringueiro, que vivia em condições análogas à escravidão, e a do seringalista, o dono do seringal que vivia uma realidade de luxo e conforto, mesmo dentro da floresta.
Palacete Provincial:
Localizado no centro de Manaus, este edifício histórico abriga diversos museus, incluindo o Museu de Numismática e o Pinacoteca do Estado.


Mercado Adolpho Lisboa:
Inspirado no famoso mercado Les Halles de Paris, este é o lugar ideal para comprar frutas regionais, peixes frescos e artesanato local.
Excursões pela Floresta Amazônica:
Por fim, mas não menos importante, não deixe de aproveitar a proximidade de Manaus com a floresta para embarcar em expedições, seja para pescar piranhas, observar a biodiversidade da floresta ou conhecer mais sobre as tradições dos povos indígenas.


Procurando passagens aéreas para Manaus? Viaje com o Império das Passagens!
Quer tirar o sonho da Trip pelo Norte do papel? O Império te ajuda! Agora que você descobriu o que fazer em Manaus, com certeza já bateu a vontade de visitar o local e viver essa experiência, não é mesmo?
Então não perca tempo! Tire o sonho do papel e conheça esse destino incrível. Acesse agora mesmo o Império das Passagens. A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para você aproveitar. Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote.
Deixe uma resposta