Liberada a entrada de brasileiros nos Estados Unidos? Entenda!

entrada de brasileiros nos Estados Unidos
Trump libera a entrada de brasileiros nos Estados Unidos

Durante a pandemia temos vivido muitos momentos de incerteza. Seja com relação à saúde, economia e também no turismo. Nesse período, muitos países fecharam as fronteiras para evitar que o coronavírus se espalhasse. Por conta disso, a entrada de brasileiros foi suspensa em vários lugares, inclusive nos Estados Unidos. 

Entretanto, o presidente Donald Trump emitiu um comunicado na última segunda-feira (18/01) que deixou muitos brasileiros entusiasmados. O motivo? A possível liberação da entrada de pessoas vindas do Brasil nos Estados Unidos. Entenda neste post tudo sobre essa novidade e como ficam as viagens para os EUA a partir de agora. 

Restrição da entrada de brasileiros nos Estados Unidos

Desde o dia 29 de maio de 2020 está proibida a entrada de pessoas que estiveram no Brasil 14 dias antes de desembarcar nos Estados Unidos. Essa medida, entretanto, não se aplica a pessoas que são casadas com cidadãos americanos, filhos ou irmãos de americanos e quem tem residência no país. 

Da mesma forma, convidados do governo americano e tripulantes de companhias aéreas fazem parte do grupo que podem viajar para os Estados Unidos em voos saídos do Brasil. Vale lembrar que, essa restrição também se estende a outros países como Reino Unido, Irlanda e membros do Tratado de Schengen.

O fim das restrições 

Quase oito meses depois do início das restrições de viagem, o presidente americano Donald Trump decidiu suspender a medida. O comunicado feito ontem (18/01) pela Casa Branca revoga a proibição da entrada de pessoas que estiveram no Brasil e alguns outros países em até 14 dias antes da chegada nos Estados Unidos. 

De acordo com o comunicado as flexibilização começaria em 26/01/2021. Contudo, a declaração de Trump gerou um impasse com o futuro governo dos Estados Unidos. Acontece que, amanhã (20/01/2021) começa o mandato do novo presidente do país, Joe Biden. Ou seja, seis dias depois da sua posse. 

Assim, apesar do novo decreto, a equipe do futuro governo se pronunciou a respeito da flexibilização. Segundo a porta-voz do novo mandato, Jen Psaki, a reabertura não vai acontecer. De acordo com Psaki, “Na verdade, planejamos apertar as medidas de saúde pública sobre viagens internacionais para mitigar a transmissão da Covid-19.”

Jen Psaki usou as redes sociais para se pronunciar
Jen Psaki usou as redes sociais para se pronunciar

Como fica a entrada de brasileiros agora? 

Bem, na prática a entrada de brasileiros nos Estados Unidos nunca foi proibida, mas sim o desembarque de qualquer pessoa que tenha estado no Brasil 14 dias antes. Ou seja, o que de fato impede que muitos de nós possamos ir para os EUA é a necessidade de fazer quarentena em outro país e não poder utilizar voos diretos. 

Com relação a medida assinada por Trump, embora ela traga esperança a muitos brasileiros, ainda não podemos afirmar se ela realmente entrará em vigor. Afinal, a flexibilização começaria apenas em 26/01/2021. Entretanto, a partir de amanhã (20/01/2021) inicia-se o governo de Joe Biden, que já deixou claro que pretende endurecer ainda mais as restrições de viagens. 

Vale lembrar que, também no dia 26/01/2021 começa a valer a regra que exige que visitantes apresentem teste negativo para coronavírus, para entrar nos EUA. Segundo esse decreto, o passageiro que não apresentar essa documentação ficará proibido de embarcar. Ainda não sabemos se essa exigência será mantida por Biden. 

Aqui no Império das Milhas você fica por dentro das principais notícias sobre programas de fidelidade, cartões de crédito, viagens, hotéis e muito mais!

Passeios para conhecer Paris Will Bank ainda é confiável em 2024? As melhores ilhas da Bahia para conhecer em 2024 Lagoa da Pampulha: Conheça o cartão postal de BH