Parceria Latam e OneWorld chega ao fim. Entenda o que vai mudar com essa decisão

Latam
O que pode mudar com a saída da Latam da aliança OneWord?

Se você é cliente Latam e participa do programa de fidelidade Latam Pass sabe que a companhia fazia parte da aliança OneWorld. Isso mesmo, fazia, pois no início deste mês — 1° de abril de 2020 — a parceria entre as duas empresas chegou ao fim. Esse era, inclusive, um desfecho esperado desde que a Latam vendeu 20% de suas ações para a americana Delta Airlines. 

Você deve estar se perguntando como essa decisão vai impactar a sua vida daqui para frente. Por isso, preparamos este post para explicar como tudo vai funcionar, como por exemplo, a equiparação de status, resgate de milhas em companhias parceiras e medidas para o futuro. Então, venha com a gente! 

Parceria Latam e OneWorld

A OneWorld é uma aliança fundada em 1998 pelas Companhias American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Qantas e Canadian Airlines. O objetivo desse tipo de grupo é facilitar a viagem dos clientes de cada companhia. Assim, você pode ter um voo operado por uma empresa parceira daquela em que você adquiriu o bilhete. Além, disso essas alianças permite integração entre programas de fidelidade, possibilitando o resgate de milhas e upgrade de categoria. 

Fazer parte de uma aliança é uma prática bem comum entre as companhias aéreas. Sendo assim, quais motivos levaram a parceria entre Latam e OneWorld ao fim? No final de 2019 a Latam e Delta Airlines se tornaram parceiras por meio de um acordo bilionário — R$ 10 bilhões precisamente — na compra de ações da empresa brasileira. Vale lembrar que a Delta é membro fundadora de outra aliança, a SkyTeam.

O que vai mudar para os clientes Latam? 

O maior impacto da saída da companhia da aliança será o fim da parceria com a American Airlines. A princípio todos os voos operados pela empresa americana reservados antes do fim do acordo vão ser honrados. Entretanto, novas viagens com destino a América do Norte e Ásia vão ser atendidos pela Delta. Além disso os membros LATAM Pass Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature não vão ter mais acesso às salas Vip Admirals Club.

Ainda vou ter equiparação com as categorias OneWorld? 

Infelizmente, não. Como sabemos é comum que as categorias de uma companhia sejam equiparadas às da aliança que faz parte. Porém, com o fim da parceria os clientes Latam Pass vão deixar de ter o status do grupo. Vale lembrar que a aliança conta com três categorias a Ruby, Sapphire e Emerald. Entretanto a Latam afirma que vai manter acordos bilaterais com companhias membro OneWorld para manter benefícios para os seus consumidores. 

Como vai ficar o acúmulo e resgate de pontos?

Como sabemos a Latam permite que os seus clientes façam o resgate de milhas voadas com companhias parceiras. Além disso, é possível acumular pontos qualificáveis para upgrade de categoria com essas viagens. Felizmente, essa parte não vai mudar. Ou seja, você ainda poderá resgatar e ganhar pontos voando com as companhias do grupo, exceto a American Airlines.

Em contrapartida, no lugar da antiga parceira você vai poder acumular pontos em viagens com a Delta. Outra mudança realizada pela Latam foi o fim da tabela dinâmica. A empresa voltou a utilizar valores fixos para o resgate de pontos em trechos voados com empresas amigas. Entretanto, é importante ressaltar que mudanças podem acontecer tanto nas regras de acúmulo quanto na tabela de resgate.

A Latam vai se tornar membro SkyTeam?

A Latam informou que não vai se juntar a aliança e que a sua intenção é se manter independente para realizar parcerias diretas com as companhias internacionais, assim como já acontece com a Azul e Gol aqui no Brasil. Com essa decisão as três alianças globais vão ficar sem representantes no país o que dificulta a conectividade com outros continentes. 

Como falamos neste post os clientes Latam vão sofrer poucas mudanças na prática. Entretanto, de certa forma a participação das companhias brasileiras nessas alianças significava outros benefícios que agora os brasileiros não têm mais direitos. O que podemos fazer agora é torcer para que bons acordos bilaterais sejam firmados. 

O que você achou dessa decisão da Latam? Deixe o seu comentário. Até a próxima!

Como conseguir o melhor cartão do Bradesco em 2024? O que fazer em Portugal? 5 atrações imperdíveis As 5 melhores praias da Linha Verde, na Bahia O que fazer em São Roque: 5 atrações imperdíveis