O que fazer em Belo Horizonte: roteiro com os melhores passeios na capital mineira

O que fazer em Belo Horizonte: roteiro com os melhores passeios na capital mineira
O que fazer em Belo Horizonte: roteiro com os melhores passeios na capital mineira

Belo Horizonte, ou, para os íntimos, simplesmente “BH”, é uma das capitais mais amadas do Brasil. O local é um imenso centro cultural, gastronômico e arquitetônico. Por lá você vai encontrar uma série de museus, espaços culturais, artísticos e, é claro, muitos botecos! Aliás, se você perguntar a um morador da região o que tem de melhor para fazer por lá, provavelmente a resposta vai vir acompanhada com o nome de um bom boteco.   

Além de ser uma cidade moderna, segura e lotada de experiências culturais e gastronômicas para se conhecer, BH ainda é porta de entrada para diversas cidades mineiras populares entre os turistas, como Ouro Preto e Diamantina. Pensando nisso, o Império te conta agora o que fazer em Belo Horizonte. Continue a leitura e descubra!

Confira também:

Lugares para viajar em Minas Gerais gastando pouco

Como chegar em Belo Horizonte 

Felizmente, chegar à capital mineira não é uma tarefa difícil. Infelizmente o Aeroporto da região da Pampulha já não recebe voos domésticos há um bom tempo, por isso, para quem vem de avião, a opção é desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins e se deslocar até BH. O trajeto dura entre uma e duas horas a depender da região onde você irá se hospedar.

Ao chegar no Aeroporto de Confins é possível alugar um carro, pegar um ônibus, táxi ou chamar um carro por aplicativo. A última alternativa é a que possui o maior custo benefício, com valores beirando os R$ 150,00.

Chegando em Belo Horizonte, não há muito com o que se preocupar. A depender da região em que você estiver hospedado, alguns passeios podem ser feitos a pé e outros trechos são facilmente percorridos com carros por aplicativo. 

o que fazer em Belo Horizonte
o que fazer em belo horizonte

Onde se hospedar em BH

O que não falta na capital dos botecos são opções de hospedagens para todos os gostos e bolsos. Por isso, o ideal é traçar as suas preferências e necessidades durante a viagem. A região da Pampulha, por exemplo, pode ser uma boa opção para quem quer conhecer bem as obras de Niemeyer e ficar mais próximo ao aeroporto. 

Já para quem busca uma localização mais tranquila, segura e centralizada, recomendamos a região da Savassi ou da Lourdes. Se locomover por lá é muito fácil e a maioria dos hotéis são excelentes além de ficarem próximos a bares, restaurantes, prédios empresariais e shoppings. 

Nesse sentido, alguns nomes como o Hotel Vivenzo Savassi Belo Horizonte, o eSuites Savassi Toscanini e o Novotel BH Savassi se destacam, especialmente pela qualidade do atendimento e localização.

Quantos dias ficar em BH

Se você vai até BH exclusivamente à passeio, recomendamos uma estadia de 4 dias, sendo 3 deles para passear pela cidade e um para visitar o famoso Inhotim. Entretanto, para quem vai até a capital mineira à trabalho, recomendamos separar pelo menos dois dias para passear pela cidade e conhecer as principais atrações. 

o que fazer em belo horizonte
o que fazer em belo horizonte

O que fazer em Belo Horizonte: passeios e atrações imperdíveis 

Como falamos anteriormente, BH é uma cidade grande, movimentada, mas também segura e cheia de atrações incríveis para se conhecer. Por isso, continue a leitura e descubra agora memso  que fazer em Belo Horizonte!

Dia na Lagoa da Pampulha 

A primeira dica do nosso guia não poderia ser diferente. O Complexo da Pampulha é um dos maiores (se não o maior) cartões postais da capital mineira. Por lá você irá encontrar as construções projetadas por Oscar Niemeyer, a pedido do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Todos os projetos são fenomenais e a lagoa em si também conta com um ambiente muito agradável. 

Se você quer conhecer todas as construções do projeto, o que vale muito a pena, é ideal passar o dia todinho por lá, já que são cinco lugares icônicos:

  •  Igreja de São Francisco;
  • Casa Kubitschek;
  • Casa do Baile;
  • Museu de Arte Moderna;
  • Iate Clube.
o que fazer em belo horizonte
Lagoa da pampulha

Saiba mais em:

Lagoa da Pampulha – BH: Guia completo com fotos

Mineirão e Mineirinho

E para os loucos por futebol, o famoso Mineirão não pode passar batido. Assistir a um clássico Cruzeiro x Atlético no local é uma experiência realmente mágica, mas se não for possível, vale a visita mesmo assim. Construído em 1965, além do gramado de ponta e da estética de arena, ele abriga o Museu do Futebol, um espaço cultural que conta a história do esporte em Minas Gerais e no Brasil. 

o que fazer em belo horizonte
Mineirão – imagem: portal belo horizonte

Já o Mineirinho, construído em 1980, é, como o próprio nome já sugere, um estádio pequeno. Ele tem capacidade para 25 mil pessoas e recebe shows, eventos esportivos e uma feirinha muito animada aos domingos.  

Circuito Cultural Praça da Liberdade

o que fazer em belo horizonte
Praça da liberdade

O Circuito Cultural Praça da Liberdade é mais um dos cartões postais da capital. Se você está pensando o que fazer em Belo Horizonte, pelo menos um dos espaços precisa entrar no seu roteiro. 

Além da praça da Liberdade ser linda e super agradável por si só, os museus e espaços culturais do complexo formam uma atração imperdível. Confira a seguir a lista dos lugares que compõem o circuito:

  • Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB);
  • Memorial Minas Gerais;
  • Museu das Minas e do Metal;
  • Espaço do Conhecimento da UFMG;
  • Casa FIAT de Cultura;
  • Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro.

E se você só vai ter tempo para conhecer um destes espaços, recomendamos que escolha o CCBB. O local é o mais icônico do circuito e conta com uma arquitetura lindíssima que chama a atenção por dentro e por fora. Além disso, você vai encontrar exposições sazonais com obras de artistas variados e renomados no Brasil e no Mundo.

Mirantes 

Como o próprio nome já sugere, a capital mineira tem, realmente, um belo horizonte. A cidade, rodeada por montanhas, conta com um pôr do sol de tirar o fôlego. Nesse sentido, alguns dos melhores lugares para aproveitar o fim do dia são o Mirante do Mangabeiras, o Parque da Serra do Curral e a Praça do Papa. Todos esses locais oferecem uma vista única e inesquecível da cidade que fica ainda mais bonita e viva quando o sol está se despedindo.

O que fazer em Belo Horizonte: roteiro com os melhores passeios na capital mineira
Mirante do Mangabeiras

Mercado Central de Belo Horizonte 

O Mercado Central de Belo Horizonte reúne todas as cores, pessoas e sabores de Minas Gerais. Com mais de 300 lojas em funcionamento, o local é um verdadeiro paraíso para quem quer comprar lembrancinhas, queijos, cachaças, doces e embutidos. Aliás, se você quer comprar uma boa goiabada cascão, o melhor doce de leite do país e alguns dos melhores queijos do continente, o mercado Central é o lugar!

Além do tradicional tropeiro com torresmo e do famoso fígado com jiló, recomendamos que você experimente outras duas iguarias mineiras no Mercado Central. A primeira delas é a empada de carne com jiló vendida pela lojinha Ponto da Empada. 

o que fazer em belo horizonte
mercado central de BH

Já a segunda sugestão conquista o coração de todos os turistas; é o pão de queijo recheado com pernil assado e queijo canastra do Comercial Sabiá. Acompanhado de um cafezinho e com uma broa recheada de sobremesa, essa vai ser uma das suas melhores refeições em BH.

Instituto Inhotim

Localizado em Brumadinho, a cerca de 60km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é um dos lugares mais marcantes de Minas. Ele abriga um dos acervos de arte contemporânea mais importantes do Brasil e é considerado como o maior museu a céu aberto do mundo.

Ah, e não pense que vai conseguir conhecer tudo em uma tarde. Para quem deseja conhecer todos os três roteiros do Instituto, o ideal é separar dois dias inteiros para ficar por lá. São realmente dezenas de atrações artísticas e naturais que valem ser vistas. São inúmeras galerias e exposições que abraçam artistas e manifestações artísticas variadas, além, é claro, do cenário natural que deixa tudo ainda mais bonito. 

Instituto Inhotim
Instituto Inhotim

Restaurantes: onde comer em Belo Horizonte

Você com certeza já ouviu falar que a comida mineira é a melhor do Brasil. Nós garantimos que a fama realmente tem fundamento. Minas Gerais tem uma das gastronomias mais características do país e os pratos típicos são de dar água na boca de qualquer um. Por isso, preparamos uma lista especial com alguns dos nossos restaurantes favoritos na capital mineira, com opções para todos os gostos e bolsos. Confira!

O Ninita é um dos restaurantes do aclamado chef Léo Paixão. O ambiente é sofisticado e os pratos unem o melhor das culinárias italiana e mineira. 

O Glouton também faz parte do grupo de restaurantes do Léo Paixão. O local é extremamente sofisticado e o atendimento é impecável como o do Ninita. Por lá, o chef mostra tudo o que sabe de gastronomia francesa e, sem dúvidas, o menu degustação é um dos melhores da cidade. 

Como o próprio nome já sugere, o AA Wine é ideal para quem aprecia um bom vinho. O local abriga a maior adega de restaurante da América Latina, com mais de 3000 rótulos. Além disso, o mixologista do local conta com uma carta de drinks autoral e de altíssima qualidade. Por fim, mas não menos importante, a comida do local também não deixa a desejar. Os pratos trazem o clássico tempeiro mineirin de forma sofisticada e muito bem elaborada. 

AA Wine Experience
prato do AA Wine Experience

O Xapuri é o lugar perfeito para você que quer conhecer o melhor da típica culinária mineira. O ambiente é rústico e você se sente em uma fazenda no interior de Minas. Com pratos como tropeiro, tutu de feijão e torresmo, o local atrai turistas e moradores locais com um ambiente delicioso e muita comida boa. 

Como já falamos anteriormente, o Ponto da Empada está localizado no Mercado Central de BH. A famosa empada de carne com jiló é impecável, mas para quem não quer se arriscar, por lá você também encontra o salgado em diversas versões com inúmeros sabores.

O Comercial Sabiá, originalmente, está localizado no mercado Central. Porém, felizmente, já existe uma filial na Savassi, o que facilita o acesso. Por lá, além do pão de queijo recheado com pernil, você vai encontrar broas de milho, cafés e outras delícias mineirinhas típicas. Todos os lanches são muito bem servidos e podem facilmente substituir uma refeição. 

pão de queijo recheado do Comercial Sabiá
pão de queijo recheado do Comercial Sabiá

O Granulado está localizado bem pertinho do Shopping Pátio Savassi e oferece um imenso cardápio de doces e salgados deliciosos. O local é perfeito para um fim de tarde, mas vá preparado! Até em dias chuvosos, a fila pode ser bem grande.

Leia também:

Conheça a cidade de Tiradentes, em Minas Gerais

Passagens aéreas para Belo Horizonte com os melhores preços: Viaje com o Império das Passagens

Seja a trabalho ou a passeio, Belo Horizonte é uma daquelas capitais que todo brasileiro deveria conhecer. A terra do pão de queijo está te esperando e o Império te ajuda! Agora que você descobriu o que fazer em Belo Horizonte, é só fazer as malas.  

Então não perca tempo! Acesse agora mesmo o Império das Passagens. A nossa agência de viagens está sempre com os melhores pacotes e ofertas para quem quer viajar gastando pouco. Entre em contato conosco através deste link e reserve seu pacote.

Quais são os cinemas com sala VIP em 2024? O que fazer em Olinda: Melhores atrações Pico do Itapeva: O que saber antes de ir O que fazer em Ilhéus: Passeios imperdíveis