Carteiras digitais: quais são as melhores de 2021?

Conheça as melhores carteiras digitais de 2021

O acesso aos serviços financeiros está cada vez mais fácil e democrático. Um dos grandes responsáveis por essa mudança são as carteiras digitais. Para se ter uma ideia, cerca de 61% dos brasileiros já usam esse tipo de ferramenta do dia a dia. Mas, com tantas opções, como escolher o melhor aplicativo para realizar pagamentos e transferências? 

Por isso, nós decidimos elaborar este post para responder todas as suas dúvidas sobre esses aplicativos. Vamos contar o que são e como funcionam tais ferramentas, quais as vantagens de utilizá-las, como escolher a plataforma certa para você, além das principais carteiras digitais para 2021. 

Quer aprender tudo sobre carteiras digitais? Então, venha com a gente! 

O que é uma carteira digital? 

Carteira digital, aplicativo de pagamento, wallets digitais, enfim, existem diversos sinônimos para tratarmos dessas ferramentas. Mas, basicamente, todas elas funcionam como plataformas por meio das quais podemos realizar diversos tipos de operações financeiras sem necessariamente ter conta em um banco. 

Isso mesmo! Com as carteiras digitais você pode realizar e receber transferências entre usuários do aplicativo, pagar boletos, contas diversas, fazer cobranças além de recargas de celular e transporte público. Da mesma forma, é possível comprar em diversos estabelecimentos online e físicos pagando por meio de QR Codes ou por aproximação.

As carteiras digitais facilitam as transações financeiras
As carteiras digitais facilitam as transações financeiras

Assim, para ter acesso a uma carteira digital é muito simples. Tudo o que você precisa é de um smartphone com sistema operacional compatível, em geral, Android ou iOS. A partir daí, basta fazer o download da ferramenta, em seguida, cadastre-se e escolha uma forma de pagamento, que pode ser o seu cartão de crédito. Contudo, é possível adicionar crédito por meio de boletos ou transferências de outras contas. 

Quais as vantagens de ter uma carteira digital? 

Hoje, existem diversos aplicativos que prometem facilitar a nossa vida. Mas, a verdade, é que nem todos eles cumprem o que prometem ou não fazem tanta diferença no dia a dia. Sendo assim, por que as contas digitais são diferentes? Bem, separamos aqui 5 motivos para você adotar essa ferramenta. Confira!

1. Serviços financeiros gratuitos

O primeiro grande motivo para usar contas digitais são os serviços que elas oferecem de maneira gratuita. Até pouco tempo atrás, se você queria pagar uma conta, precisava ir até o banco ou uma casa lotérica. Da mesma forma, quem precisava mandar dinheiro para alguém tinha que fazer um depósito ou uma TED ou DOC. 

Essas duas últimas tinham um custo que nem sempre compensa a operação. Entretanto, com a chegada das carteiras digitais as pessoas passaram a ter acesso a transferências gratuitas. Além disso, as visitas às casas lotéricas passaram a ser cada vez mais escassas. Outra vantagem dessa plataforma foi o fato de que, pela primeira vez, muitos brasileiros tiveram acesso a serviços financeiros. 

Boa parte dos serviços das carteiras digitais são gratuitos
Boa parte dos serviços das carteiras digitais são gratuitos

Como sabemos, muitos bancos cobram cestas de serviços e outros encargos que acabam afastando uma parcela da população brasileira. Entretanto, como as carteiras digitais oferecem a grande maioria dos serviços gratuitos, muitas pessoas tiveram a oportunidade de “guardar” o dinheiro em um lugar seguro. 

2. Acesso a investimentos

Como falamos, muitas contas permitem que os seus usuários guardem dinheiro. Mas, não é só isso. Enquanto o seu dinheiro fica na carteira digital ele é automaticamente aplicado em investimentos com rendimentos melhores do que a poupança. Esse foi mais um grande avanço proporcionado por essas ferramentas. Mais brasileiros tiveram acesso a investimentos de qualidade. 

Muitas carteiras digitais aplicam o dinheiro em investimentos que rendem mais que a poupança
Muitas carteiras digitais aplicam o dinheiro em investimentos que rendem mais que a poupança

3. Segurança

Hoje é cada vez mais raro vermos as pessoas usando dinheiro de papel e não é para menos. Com a chegada dos cartões de crédito e posteriormente as carteiras digitais, percebemos que é mais perigoso sair por aí carregando cédulas. Além do risco de ser assaltado, você pode acabar perdendo essas notas. 

As carteiras digitais são mais seguras do que o dinheiro de papel e cartões de crédito
As carteiras digitais são mais seguras do que o dinheiro de papel e cartões de crédito

Assim, quem usa carteiras digitais fica mais tranquilo. Pois, para ter acesso a essa ferramenta é necessário senha ou biometria. Além disso, com essa ferramenta não é necessário carregar dinheiro ou cartão. Por fim, se o seu smartphone for roubado é bem difícil que o assaltante consiga realizar transações, visto que a maioria delas só é autorizada por reconhecimento biométrico ou facial.

4. Praticidade

Aliada a segurança, as carteiras digitais são práticas. Assim, tudo o que você precisa pode ser feito em poucos segundos no seu smartphone. Não é necessário carregar dinheiro, cartão de crédito ou qualquer outra forma de pagamento. Basta fazer a leitura do QR Code em totens ou maquininhas e em poucos segundos a operação é concluída. 

Esses aplicativos facilitam diversas operações financeiras
Esses aplicativos facilitam diversas operações financeiras

5. Acumular mais milhas

Isso mesmo! Embora as carteiras digitais não tenham programas de fidelidade, é possível utilizá-las para potencializar o acúmulo de milhas. Acontece que essas ferramentas permitem que os seus clientes utilizem o limite do cartão de crédito para pagar contas de água, luz, internet, entre outros, bem como realizar transferências. 

Quem usa carteira digital pode acumular mais milhas
Quem usa carteira digital pode acumular mais milhas

Ao fazer isso, o cartão entende essas transações como uma compra e assim, você ganha pontos com pagamentos que tradicionalmente não poderiam ser feitos com cartão de crédito. Entretanto, é importante verificar pois algumas carteiras tem limite para esse tipo de transação e cobram uma taxa extra para cada operação como esta.  

O que levar em conta na escolha de uma carteira digital?

As carteiras digitais caíram no gosto brasileiro, por esse motivo existem vários aplicativos parecidos no mercado brasileiros, mas como saber qual deles é o melhor para você? Bem, existem algumas características básicas que devem ser levadas em conta na sua seleção. A primeira delas é com relação aos serviços oferecidos. 

Existem carteiras digitais que oferecem serviços básicos como pagamentos e transferências, enquanto que outras contam até com cartão de crédito. Sendo assim, a primeira coisa que você deve observar é se a ferramenta conta com os produtos que atendem a sua necessidade. 

Outro ponto muito importante são os limites. Algumas carteiras permitem que você pague boletos e realize transferências usando o cartão de crédito. Entretanto, esse tipo de operação só é permitido até um certo valor por mês e há cobranças de taxas para que exceda esse valor. 

É importante levar em conta algumas características ao escolher uma carteira digital

Da mesma forma, quem pensa em utilizar essas ferramentas em um estabelecimento deve ficar atento às taxas. Em geral, todas as carteiras oferecem serviços para empresas, entretanto, esses clientes são cobrados pelo recebimento de pagamentos, transferências e também o gerar boletos. Por isso, é importante analisar cada plataforma para escolher a que oferece taxas mais interessantes. 

Não podemos nos esquecer também da aceitação. Pode acontecer que na sua região a carteira digital “X” seja aceita em mais estabelecimentos do que a carteira “Y”. Assim, se sua intenção é usar essa ferramenta no dia a dia é importante garantir que será possível utilizá-la como forma de pagamento na sua cidade. 

Por fim, não podemos nos esquecer dos benefícios extras. Além de poder acumular mais milhas com transações financeiras, muitas carteiras digitais oferecem cashback para compra em lojas parceiras, assinatura de serviços e streaming, entre outros. Assim, escolha uma plataforma que lhe garanta mais vantagens em suas compras. 

Top 5: melhores carteiras digitais de 2021

Agora que você já sabe como as carteiras digitais funcionam e quais as vantagens de utilizar essa ferramenta no seu dia a dia, vamos apresentar as melhores plataformas de 2021. A nossa seleção foi feita levando em conta a quantidade de serviços oferecidos por cada uma delas. 

Além disso, não deixamos de observar a isenção em serviços que nos ajudam a acumular mais milhas, bem como a oferta de benefícios extras como cashback. Você pode escolher uma ou várias delas para participar. Inclusive, é possível usar um pouco de cada uma para ter mais vantagens. Veja a seguir as nossas escolhas. 

99Pay

99Pay
99Pay

Temos certeza que esse nome não é estranho para você.  O 99, que é um aplicativo de mobilidade urbana, recentemente lançou uma carteira digital. Assim, além de corridas, os usuários podem pagar boletos, realizar transferências, recargas e pedir delivery. Para usar esse novo serviço você não paga nada. 

Basta completar o cadastro dentro do aplicativo de corrida da 99 e registar um cartão de crédito ou adicionar saldo. Inclusive, o seu dinheiro rende 220% do CDI na 99Pay. Além disso, os serviços oferecidos pela carteira digital são, em sua maioria, gratuitos. 

Com relação ao pagamento de boletos com cartão de crédito o aplicativo é excelente. Com o 99Pay é possível pagar contas de água, luz, internet, entre outros, em um limite de até R$ 4.000,00 por mês e sem taxas. Infelizmente, a carteira digital ainda não está disponível em todo o Brasil. Veja a seguir quais cidades já contam com a ferramenta:

  • Campinas;
  • Rio de Janeiro;
  • Cuiabá;
  • Curitiba;
  • Porto Alegre;
  • Fortaleza;
  • Recife;
  • Brasília;
  • Aracaju;
  • São Luís;
  • Vitória;
  • São José dos Campos;
  • Uberlândia;
  • Bauru;
  • Ponta Grossa;
  • Joinville;
  • Florianópolis;
  • Limeira;
  • Londrina;
  • Maringá;
  • Piracicaba;
  • Campo Grande;
  • Sorocaba;
  • Santos;
  • Belo Horizonte;
  • Goiânia;
  • João Pessoa.

RecargaPay

RecargaPay
RecargaPay

O RecargaPay é um aplicativo que começou realizando recargas para celular. Contudo, a plataforma cresceu e se transformou em uma carteira digital que oferece diversos serviços. Assim, é possível usar o aplicativo para enviar e receber dinheiro, realizar compras, acumular cashback e pagar contas com cartão. 

Atualmente, é possível pagar boletos com o cartão de crédito até o limite de R$ 500,00 por mês. Assim, quem ultrapassa esse limite deve pagar uma taxa de 2,99% por operação. Entretanto, o RecargaPay oferece uma assinatura do programa Prime+. No plano semestral o usuário paga R$ 14,99 por mês e o plano mensal custa R$ 19,99. 

Aderindo a um dos planos, você poderá pagar boletos com cartão de crédito no limite de até R$ 2.000,00 por mês, sem custos. Da mesma forma, quem assina o Prime+ tem outras vantagens como cashback ilimitado na recarga de celular, descontos em vale-presente, entre outros. 

Iq

O IQ não é apenas uma carteira digital. Ele também ajuda você a potencializar o ganho de pontos e milhas. A plataforma monitora todas as suas operações com o cartão de crédito e fornece dicas de como você pode juntar ainda mais benefícios. Assim, o aplicativo permite o pagamento de boletos com cartão de crédito. 

Dessa forma, é possível pagar contas de água, luz, internet, televisão, telefone e IPTU. Contudo, o limite para essa operação é de R$ 1.000,00 por mês sendo que cada conta deve custar no máximo R$ 700,00.  Além disso, dá para agendar o pagamento das suas contas todos os meses. Assim, além de não correr o risco de esquecer, você ainda acumula mais milhas. Por fim, todas as operações podem ser feitas pelo celular ou computador. 

Mercado Pago

Mercado Pago
Mercado Pago

Ainda na nossa lista de carteiras digitais de 2021 não poderíamos deixar de incluir o Mercado Pago. A ferramenta começou a operar dentro do marketplace Mercado Livre. No começo, o objetivo era proteger os clientes da plataforma contra golpes. Visto que o site comercializa produtos de diversos vendedores. 

Entretanto, algum tempo depois, o Mercado Pago começou a oferecer outros serviços financeiros e se transformou em uma carteira digital. Hoje, o aplicativo realiza transferências, pagamentos de boletos de até R$ 500,00 por mês, sem taxas, recarga de celular e oferece um cartão pré-pago com saldo vinculado à carteira.

PicPay 

Por fim, o PicPay permite que os seus usuários guardem seu dinheiro e façam pagamentos, transferências, saques e recargas. Da mesma forma, a ferramenta oferece cartão de crédito e até 5% de cashback em todas as compras. Outra função do PicPay é o pagamento de boletos com cartão de crédito. Infelizmente, neste último caso é cobrada uma taxa de 3,09%.

Entretanto, o aplicativo permite que os seus usuários realizem transferências usando o cartão com um limite de até R$ 700,00 por mês. Ou seja, é possível mandar dinheiro para outra conta PicPay usando o crédito do plástico. Dessa forma, você acumula milhas e ainda usa o valor transferido para pagar os seus boletos.

As carteiras digitais são excelentes ferramentas para facilitar o nosso dia a dia e as transações financeiras. Além disso, permitem potencializar o ganho de milhas, bem como outros benefícios. Neste post apresentamos os melhores aplicativos deste segmento para você utilizar em 2021. 

Então, se você curtiu este post e quer continuar aprendendo sobre essas carteiras, confira estes artigos que nós selecionamos: