Pagar boleto com cartão de crédito Nubank: boa ideia ou cilada?

Aprenda a pagar boletos com cartão de crédito Nubank

Concentrar gastos na fatura é uma das principais estratégias para quem deseja potencializar o ganho de milhas. Além disso, poder usar um único meio de pagamento para todas as despesas facilita muito as nossas vidas. Por isso, cada vez mais bancos têm liberado essa função para os seus clientes. Inclusive, já é possível pagar boleto com cartão de crédito Nubank.  

Mas, será que essa é realmente uma boa opção ou usar o roxinho para pagar boletos é uma cilada? Para responder a essa pergunta, nós decidimos elaborar este post. Vamos explicar como funciona o pagamento de contas de consumo na Nubank, além das vantagens e desvantagens de utilizar esse serviço da fintech. 

Quer saber se vale a pena pagar boleto com cartão de crédito Nubank? Então, venha com a gente! 

Pagar boleto no cartão de crédito: como funciona e qual a vantagem? 

Como já falamos no início deste post, pagar boleto com cartão de crédito tem as suas vantagens. Inclusive, nós já falamos sobre esse assunto algumas vezes aqui no blog. Mas, como sempre tem gente nova por aqui, não custa nada fazer um resumo dessa função. Bem, acontece que hoje, muitas empresas já permitem que os seus clientes usem os plásticos para pagar contas. 

Sabe o aluguel, a conta de energia, internet e gás? Pois bem, todas elas podem ser pagas por meio do cartão de crédito. Tudo o que você precisa é ter um plástico com limite suficiente e uma plataforma que aceita esse tipo de transação. Em seguida, basta escanear o código de barras e escolher o meio de pagamento. Em geral, há um limite de valores e operações que cada pessoa pode fazer. 

Pagar boletos  com cartão de crédito é uma boa estratégia para acumular pontos
Pagar boletos com cartão de crédito é uma boa estratégia para acumular pontos

Além disso, algumas plataformas cobram uma taxa por esse tipo de serviço. Atualmente, várias empresas permitem o pagamento de boletos com cartão de crédito. Entre elas, as mais populares são: PicPay, Ame Digital, Mercado Pago, Iti, 99Pay, Recarga Pay, IQ e agora o Nubank. O processo é praticamente o mesmo em todos esses aplicativos. 

Agora talvez você esteja se perguntando qual a vantagem disso. Bom, além da praticidade, pagar boletos com cartão de crédito é uma estratégia fundamental para quem deseja potencializar o acúmulo de pontos. Quanto mais gastos você consegue acumular no plástico, mais pontos recebe. Assim, poder pagar as contas do dia a dia com esse produto é uma maneira de acelerar os seus ganhos, sem comprometer a sua saúde financeira. 

Posso pagar boleto com cartão de crédito Nubank?

A função pagar boleto com cartão de crédito Nubank foi lançada no dia 15 de julho de 2021. A princípio, apenas alguns clientes da instituição tinham acesso a esse serviço. Entretanto, já liberou tal aplicabilidade para a maioria dos usuários do roxinho. O processo para quitar contas de consumo com o plástico é muito simples. Confira o passo a passo: 

  1. Para começar você deve acessar o aplicativo do Nubank e selecionar a opção “Pagar”;
  2. Entre as possibilidades de pagamento disponíveis, escolha “Pagar boleto com cartão de crédito”;
  3. Em seguida, escaneie o código de barras e digite os números do documento;
  4. O próximo passo é conferir se todas as informações estão corretas; 
  5. Escolha a quantidade de parcelas e clique em “Pagar”; 
  6. Por fim, insira a sua senha de 4 dígitos, a mesma do cartão; 
  7. Pronto, o seu boleto está pago. 
Passo a passo para pagar boleto com cartão de crédito Nubank
Continue lendo: 

Usar o cartão Nubank para pagar boletos é uma boa?

Até aqui você viu que usar o plástico para quitar as contas do dia a dia é uma estratégia valiosa. Além disso, aprendeu que o processo para pagar boleto com o cartão de crédito Nubank é bastante simples. Mas, será que vale mesmo a pena realizar esse tipo de transação por meio da fintech? Separamos aqui, alguns pontos que merecem a nossa atenção. 

1. Parcelamento

Apesar de não ser uma função nova, não podemos deixar de salientar que a possibilidade de parcelar um boleto é bastante interessante. Como sabemos, alguns sites oferecem descontos de até 5% para quem opta por essa forma de pagamento. Entretanto, dependendo do valor da compra, nem sempre é viável pagar tudo de uma vez só, mesmo com o abono. 

É possível parcelar em até 12x
É possível parcelar em até 12x

Entretanto, se existe a possibilidade de parcelar o boleto, a coisa já muda de figura. Pois, nesse caso, você pode optar pelo boleto, receber os 5% de desconto e em seguida, parcelar o pagamento do mesmo, pagando com cartão de crédito. No Nubank é possível dividir o documento em até 12 vezes. 

2. Limites

Outro ponto que preocupa bastante quem deseja pagar boletos com o cartão de crédito é o limite disponível. Bem, segundo as informações que obtivemos do Nubank, essa margem varia de cliente para cliente, de acordo com o crédito disponibilizado no roxinho. Funciona assim, cada usuário pode comprometer até 50% do crédito pré-aprovado no plástico para esse tipo de pagamento. 

O limite para pagar boletos com cartão de crédito Nubank varia de acordo com o cliente
O limite para pagar boletos com cartão de crédito Nubank varia de acordo com o cliente

Esse limite para pagar boleto com cartão de crédito Nubank é contabilizado por ciclo de fatura. Além de não comprometer mais do que 50% do limite disponível, cada boleto pode chegar a no máximo R$ 5.000,00. É claro que, você só poderá pagar um documento deste valor se a sua margem for o dobro ou mais deste montante. 

3. Taxas 

Muitas plataformas oferecem a função de pagar boletos com cartão de crédito de maneira gratuita, até certo valor. No caso do Nubank, os clientes pagam uma taxa de serviço que pode variar de 0 a 5,99% além de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). No caso da primeira tarifa, a porcentagem pode variar de acordo com o valor do boleto e quantidade de parcelas.  

Taxas para pagar boleto com cartão Nubank
Taxas para pagar boleto com cartão Nubank

Embora essa seja a informação padrão da instituição, a taxa média cobrada para pagar boleto com cartão de crédito Nubank é de 3,99% ao mês. Já no caso do IOF a tarifa é fixa em 0,51% por pagamento. Essa é uma enorme desvantagem, pois com esses custos utilizar a função na fintech deixa de ser interessante. 

4. Pontos no Nubank Rewards

Depois de entender que pagar boletos com cartão de crédito gera pontos, temos certeza que você está curioso para saber como funciona para quem assina o Nubank Rewards. Entramos em contato com a instituição e, infelizmente, essa função não gera pontos no programa e nem cashback para quem é usuário do Ultravioleta. 

Sendo bem sinceros, uma grande “bola fora” da fintech. É claro que nós também perguntamos se seria possível utilizar o roxinho para pagar boletos em outras plataformas e a resposta é sim! O que já é uma boa notícia para quem usa apenas o plástico do Nubank. Pois, dessa forma é possível usar o cartão pagar contas do dia a dia em aplicativos que não cobram por esse serviço. 

Por fim, questionamos se utilizar o cartão Nubank para pagar boletos em outra plataforma geraria pontos no programa da fintech. Bem, nesse caso, o atendimento da instituição foi bastante evasivo e apesar de termos repetido a mesma pergunta algumas vezes, eles simplesmente nos privaram de uma resposta adequada. 

Mas, aqui a gente sempre quer trazer a informação completa e fomos testar na prática se pagar boletos com cartão Nubank em outras plataformas gera pontos. E o resultado foi que sim! Usar o roxinho em outros aplicativos de pagamento pode sim render pontos para os participantes do programa de fidelidade da instituição. Talvez por esse motivo não obtivemos uma explicação do atendimento da fintech. Uma pena. 

Veja também: 

Resumo da ópera

O Nubank é inegavelmente uma das empresas que mudou a relação dos brasileiros com os serviços financeiros. Entretanto, no que diz respeito à pagar boletos com cartão de crédito Nubank, no app da fintech, somos categóricos em afirmar que não vale a pena. Embora as regras para limite de utilização deste serviço e a opção de parcelamento sejam interessantes, no mais só encontramos desvantagens. 

A começar pela taxa cobrada por esse serviço. Até o momento a mais alta era a tarifa do PicPay (3,09%), entretanto a Nubank pratica um valor ainda maior, exatos 3,99%. Além disso, cobra o IOF o que não é comum entre as carteiras digitais e aplicativos de pagamento. Por fim, quem participa do Nubank Rewards não consegue acumular pontos (ou cashback no caso dos cartões Ultravioleta) com esse tipo de operação. 

A saída é usar o cartão Nubank em outras plataformas
A saída é usar o cartão Nubank em outras plataformas

Por outro lado, se você tem um cartão Nubank com bom limite, participa do Nubank Rewards e deseja potencializar o ganho de pontos a dia é cadastrá-lo em outras plataformas. Como vimos, o plástico continua acumulando pontos, mesmo ao quitar boletos em outros aplicativos.

Existem outros cartões para pagar boletos? 

Felizmente, existem outros cartões de crédito bem interessantes no mercado. Não só para quem deseja pagar boletos, mas também para ter acesso a outros benefícios como por exemplo, acesso a salas vip, seguro viagem, serviço de concierge e upgrade em programas de fidelidade. Assim, se você quer ter acesso a essas vantagens, conheça o TOP 10 Melhores Cartões do Império. 

Nesse ebook você encontra a lista atualizada com os 10 melhores cartões do mercado brasileiro para quem busca benefícios para viagens e também para o dia a dia. E o melhor: você pode ter acesso gratuito a esse conteúdo. Clique no banner abaixo e faça o download!