Mastercard Surpreenda: ainda vale a pena?

Será que o programa Mastercard Surpreenda ainda vale a pena?

Participar de programas de fidelidade gera uma série de benefícios, desde o resgate de passagens aéreas e hospedagem gratuitas, até o acesso às salas vip. Mas, será que vale a pena aderir a programas como o Mastercard Surpreenda? A plataforma já foi bastante popular entre os brasileiros, mas perdeu força nos últimos anos. 

Pensando nisso, decidimos elaborar este post para contar tudo sobre o Mastercard Surpreenda. Como ele surgiu, de que maneira funciona, quem pode participar, quais são os benefícios e parceiros e se é interessante participar do programa. Então, se você sempre quis conhecer melhor essa plataforma, venha com a gente! 

O Mastercard Surpreenda?

A Mastercard é uma das bandeiras de cartões mais aceitas ao redor do mundo. Mas, curiosamente, o programa de recompensas surgiu aqui no Brasil. Tudo começou em 2008 por meio de uma parceria entre a empresa e a companhia TAM. Na época, a cada 15 pontos acumulados os clientes podiam resgatar um voucher. 

Esse voucher dava direito a compra de um pacote de viagens com TAM que incluía passagens, hospedagem e segundo acompanhante grátis. Muito bom, não é mesmo?! Apesar da parceria com a TAM ter acabado, a ideia agradou tanto os clientes brasileiros que a iniciativa deu vida ao Mastercard Surpreenda que nós conhecemos hoje. 

Como funciona o Mastercard Surpreenda

Para começar, o programa é exclusivo para clientes da bandeira. Ou seja, usuários dos cartões Mastercard. A grande vantagem é que você pode fazer a sua adesão usando cartão de crédito, débito ou pré-pago e sem pagar nada. Assim, para se cadastrar é muito simples, basta acessar o site do programa ou baixar o aplicativo — disponível para Android e iOS — inserir os dados pessoais e informar o número do plástico. 

Como funciona o Mastercard Surpreenda
Como funciona o Mastercard Surpreenda

Inclusive, é possível cadastrar mais de um cartão no Mastercard Surpreenda. A partir daí, todas as suas compras, independentemente do valor, acumulam um ponto no programa. Posteriormente, os seus pontos podem ser trocados por produtos, descontos ou para levar mais um item de um mesmo objeto. 

Quais são os parceiros do programa? 

Como falamos anteriormente, o Mastercard Surpreenda surgiu graças à parceria entre a bandeira e a companhia aérea TAM, atual latam. Entretanto, novas parcerias foram firmadas ao longo desses 13 anos do programa. Assim, quem participa da plataforma tem acesso a benefícios em marcas como Asics, Vivara, Swarovski, Havana, Hurb, Unidas, Bio Ritmo, Mastercard Restaurantes, entre outros. 

É claro que os benefícios e parceiros do programa ficam mais interessantes de acordo com a variante do cartão de crédito. Assim, clientes Platinum e Black podem por exemplo trocar 10 pontos por um voucher que dá direito a um segundo prato igual em alguns restaurantes do portfólio Mastercard Restaurantes. Entre as marcas participantes estão estabelecimentos como o famoso Paris 6 e Rubaiyat. 

Trocando pontos do Mastercard Surpreenda

O Mastercard Surpreenda permite que os seus participantes troquem os pontos de três maneiras diferentes. Assim, a partir de 10 pontos é possível desbloquear vouchers, descontos e produtos em dobro. Veja a seguir como funciona cada um dos benefícios da plataforma. 

Pontos por produto

Trocar pontos por produtos não é lá a melhor escolha do mundo. Mas, para toda regra há a sua exceção. Acontece que a quantidade de pontos necessária para esse tipo de troca no programa é muito pequena. Com 15 pontos, por exemplo, é possível trocar por um combo de rolinhos primavera no China in Box. Já com 30 pontos é possível ter acesso a uma estratégia de investimentos da Eleven Financial. 

Trocar pontos por produtos Mastercard Surpreenda
Trocar pontos por produtos Mastercard Surpreenda

Mastercard pague 1 leve 2

Um dos benefícios mais populares do Mastercard Surpreenda é o pague 1 leve 2. Funciona assim, dentre os parceiros do programa, alguns oferecem a possibilidade de resgatar o segundo item usando pontos Mastercard. Assim, suponha que você deseja ir a um restaurante. Ao apresentar o seu voucher será possível escolher dois pratos principais e pagar apenas um. 

Ponto por desconto

Por fim, os participantes do Mastercard Surpreenda podem trocar pontos por vouchers que dão desconto em diversos produtos e serviços das marcas parceiras. Com 10 pontos, por exemplo, é possível ter 20% de desconto nas reservas de veículo com a Localiza. Da mesma forma dá para conseguir 25% de abono em vinhos selecionados na Evino. 

Pontos por desconto
Pontos por desconto

Posso trocar os meus pontos Mastercard por milhas aéreas?

É claro que quando falamos em programas de fidelidade a primeira coisa que vem à nossa cabeça é usar os pontos para resgatar passagens aéreas ou mesmo diárias de hotel. Com isso, muitas pessoas se perguntam se é possível trocar pontos do Mastercard Surpreenda por milhas. Infelizmente, não. 

A ideia da plataforma é permitir que os seus clientes tenham acesso a descontos e vantagens exclusivas em produtos que já utilizam. Não é a intenção do Mastercard Surpreenda ser um programa de recompensas tradicional. Até porque muitos cartões emitidos com essa bandeira já participam de plataformas que geram pontos, vinculadas aos bancos. 

Vale a pena participar do Mastercard Surpreenda

Na nossa opinião, toda possibilidade de ter benefícios extras é válida. No caso do Mastercard Surpreenda, os participantes conseguem aproveitar algumas oportunidades bem interessantes, principalmente em restaurantes. Além disso, é sempre bom ter um desconto em serviços como aluguel de carro. 

No geral, você não perde nada ao cadastrar os seus cartões no programa. Afinal, você vai ganhar pontos com compras que faria de qualquer jeito. Por outro lado, não podemos deixar de falar dos pontos negativos do Mastercard Surpreenda. Comparando com o benefício da parceria com a TAM lá no começo e com o que é oferecido hoje, o programa caiu bastante. 

Para trocar pontos por produtos, por exemplo, os únicos parceiros são China in Box e Eleven Financial. Não existe nem a possibilidade de trocar pontos pelos famigerados jogos de panela. Na opção descontos, temos algumas opções interessantes como reserva de veículos, clube de vinho e algumas marcas de moda, mas as ofertas poderiam ser mais atrativas.

Já no compre 1 e leve 2 o grande problema não são os parceiros e nem a oferta em si, mas alguns clientes reclamam que o preço é superfaturado. Acontece que que, para garantir o segundo produto o cliente precisa fazer a compra do produto por meio do hotsite do Mastercard Surpreenda. Nesse link promocional o valor de alguns itens costuma ser mais caro do que o praticado na maioria dos sites.

Por fim, não podemos deixar de citar o fim da parceria com a Hurb, antigo Hotel Urbano. Até pouco tempo atrás os clientes do Mastercard Surpreenda podiam resgatar um voucher de segundo hóspede grátis por 50 pontos. Mas, no momento em que estávamos produzindo este artigo essa opção já não estava disponível. 

Resumindo…

Você não perde nada ao cadastrar o seu cartão no Mastercard Surpreenda. Mas, antes de resgatar algum benefício leia bem o regulamento para evitar surpresas. No caso do compre 1 leve 2, sempre compare o preço com outros sites para garantir que não está pagando o dobro do valor. 

Curtiu este artigo? Então confira outros conteúdos que nós separamos para você: