Acumular pontos no cartão: conheça os 5 erros mais comuns

Conheça 5 erros que atrapalham você a acumular pontos no cartão

Não dá para negar a importância de acumular pontos no cartão na estratégia de quem deseja viajar com milhas ou aproveitar esse benefício para gerar renda. Entretanto, seja qual for o seu objetivo, existem alguns erros que te impedem de ganhar o que deveria ou mesmo potencializar o seu saldo nos programas de fidelidade. 

O pior de tudo é que muitas pessoas cometem esses erros e nem sabem que estão se auto sabotando. Por isso, elaboramos este post com os 5 maiores de quem deseja acumular mais pontos no cartão de crédito. Você vai aprender como identificar essas falhas e de que maneira corrigir. 

Quer saber quais erros são esses? Então, venha com a gente! 

Por que acumular pontos no cartão?

Existem várias maneiras de acumular pontos e milhas. Entretanto, de todas as opções, o cartão de crédito é considerado uma das maneiras mais eficazes. O motivo é simples, com esse produto você ganha pontos diariamente, pois, sempre que usa o plástico como forma de pagamento, automaticamente é gerado esse benefício. 

Os pontos no cartão podem gerar uma série de benefícios
Os pontos no cartão podem gerar uma série de benefícios

Diferente das passagens aéreas que só acumulamos ao fazer uma viagem, o cartão torna as oportunidades de ganho de pontos mais frequentes. Consequentemente, a quantidade de benefícios se multiplica com mais facilidade. Além disso, depois de juntar um certo montante podemos transferi-los para diferentes companhias aéreas e programas de hotéis. 

5 maiores erros de quem acumula pontos no cartão

Apesar de ser bem fácil acumular pontos no cartão, ainda assim algumas pessoas têm certas atitudes que os impedem de gerar a quantidade necessária de milhas. A princípio, parecem comportamentos inofensivos, mas ao longo do tempo eles representam muitos pontos a menos em sua conta. Veja a seguir quais erros são esses e como evitar. 

Veja outros conteúdos sobre cartões de crédito:

1. Não conhecer o programa de recompensas do banco

A gente sabe que muitas pessoas simplesmente acumulam pontos porque tem um cartão que oferece esse benefício. Geralmente, essas pessoas não fazem ideia de como o programa de recompensas do banco funciona e esse é o primeiro grande erro de quem deseja potencializar os ganhos com o plástico. 

Quando uma pessoa mais experiente em acumular milhas vai solicitar um cartão em um banco diferente é porque, além dos benefícios do plástico, ela sabe que aquela instituição tem um bom programa de recompensas. Mas, como saber se o programa da empresa é bom ou não? Bem, nesse sentido existem alguns pontos que você deve considerar.

Muitas pessoas não conhecem o programa de fidelidade do seu banco
Muitas pessoas não conhecem o programa de fidelidade do seu banco

O primeiro deles é a parceria com outros programas de fidelidade. Isto é, para quais companhias aéreas você pode transferir os pontos do cartão de crédito? Também é possível transferir para companhias internacionais e programas de hotéis? Quanto mais vínculos deste tipo o banco tiver, melhor é para os clientes. 

Ainda sobre as parcerias com companhias você deve saber como funciona o resgate desses pontos. As principais perguntas nesse quesito são: qual a paridade entre o programa do banco e a aérea? Qual o lote mínimo para realizar uma transferência? Esse tipo de operação é pago ou gratuito? Quanto tempo leva para transferir os pontos. 

Outro detalhe muito importante dos programas de fidelidade de cartões de crédito são as promoções. Algumas plataformas como a Livelo (Banco do Brasil e Bradesco) oferecem muitas oportunidades dos seus clientes acumularem pontos em lojas e serviços de parceiros. Da mesma forma, participa de muitas campanhas de transferência bonificada. 

2. Não saber quanto custa acumular pontos no cartão

Esse é um erro até bem clichê, mas em pleno 2021 ainda tem gente que acredita que os pontos do cartão são de graça! Apesar de parecer um bônus nós pagamos sim para ter esse benefício. Geralmente, os cartões que contam com pontos cobram anuidade. Além disso, você só acumula se usa o plástico. 

Você sabe quantos pontos o seu cartão acumula
Você sabe quantos pontos o seu cartão acumula?

Ou seja, mesmo que o seu cartão não tenha anuidade ou ofereça alguma maneira de isentá-la, ainda assim, de maneira indireta você paga pelos pontos. Dessa forma, se considerarmos todos os pontos acumulados dentro de um ano e o quanto gastamos no plástico nesse período vamos descobrir que esse benefício não sai nada barato. 

3. Não ter uma meta 

Além de ser um equívoco achar que milhas são de graça, também é um erro não ter uma meta de ganhos mensais. Como disse o gato de Alice no País das Maravilhas: para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. Mas, se você deseja usar os pontos do cartão para resgatar passagens aéreas ou diária num hotel cinco estrelas então, é bom criar hoje mesmo uma meta. 

Em geral, todo o cartão oferece uma quantidade de pontos por dólar e tem um limite de crédito. Por outro lado, você tem objetivos e uma renda mensal que, muito provavelmente, é finita. Sendo assim, a melhor maneira de garantir que vai conseguir acumular milhas é estabelecer metas. 

Ter um objetivo claro nos ajuda a potencializar os ganhos
Ter um objetivo claro nos ajuda a potencializar os ganhos

Estabeleça quantos pontos gostaria de acumular por mês e o quanto teria que gastar para isso, considerando a quantidade de pontos por dólar. Talvez você chegue à conclusão de que com o seu cartão e renda atual não é possível alcançar essa meta. Assim, nesse caso, uma boa saída é tentar um cartão melhor com o seu banco. 

Continue aprendendo sobre cartões de crédito:

4. Não concentrar gastos

Se você já conhece o programa de fidelidades do seu banco, avaliou os custos do cartão e estabeleceu uma meta para acumular pontos, não concentrar gastos plásticos é um erro. Essa é a principal estratégia para quem deseja potencializar os ganhos. Hoje, é possível pagar tudo usando o plástico.

Para acumular pontos no cartão, use-o em todas as suas compras
Para acumular pontos no cartão, use-o em todas as suas compras

Quando falamos em concentrar gastos não significa que você vai sair gastando como se não houvesse amanhã. A ideia aqui é poder pagar todas as suas despesas com o plástico. Desde compras de supermercado até contas de água, luz e internet. Alguns aplicativos permitem realizar o pagamento com plástico sem taxas.   

5. Não saber a validade dos pontos

Por fim, o quinto erro de quem acumula pontos no cartão é não saber a validade desses benefícios. Em geral, a maioria dos plásticos oferecem 2 anos para usar os pontos, entretanto, de acordo com a variante e banco emissor as milhas não expiram. Assim, é importante ficar atento a esse prazo. 

Não deixe os pontos no cartão perderem a validade
Não deixe os pontos no cartão perderem a validade

Como sabemos, acumular uma boa quantidade de milhas pode levar algum tempo, além dos custos que você teve nesse processo. Por isso, quem junta pontos no cartão de crédito não pode de maneira nenhuma deixar que eles expirem. Antes que isso aconteça, tente transferir para o programa de fidelidade ou resgatar algum serviço. 

Como escolher um cartão para acumular pontos? 

Acumular pontos no cartão é uma excelente estratégia para quem deseja resgatar viagens e outros serviços. Além disso, quando eliminamos os possíveis erros ao longo do caminho, o resultado é ainda melhor. Nesse sentido, um fator que pode fazer toda a diferença em nosso processo é ter o plástico certo. 

Um cartão de crédito adequado para nossa renda mensal e padrão de gastos junto com uma boa pontuação são a combinação perfeita. Assim, se você deseja encontrar o plástico ideal, nós temos um presente: conheça o e-book TOP 10 Melhores Cartões do Império. Nesse material, nós selecionamos os melhores plásticos para quem deseja acumular milhas, ter acesso a salas vip, seguro de viagens e outros benefícios. 

Clique no banner abaixo para ter acesso ao TOP 10 Melhores Cartões do Império.