Cartão por Aproximação: é seguro?

Cartão por aproximação é seguro?

Quem nos acompanha por aqui com certeza tem visto que uma das características que mais se tem feito presente nos plásticos atuais é a tecnologia contactless. Ou seja, o pagamento por aproximação. Esta nova modalidade veio para facilitar e simplificar ainda mais a vida dos usuários. 

Os pagamentos por aproximação tornam a experiência de realizar compras ainda mais prazerosa. Tudo acontece de maneira rápida e prática, sem burocracias ou transtornos. Em apenas alguns segundos, sem nenhum tipo de esforço, a sua compra já está paga e pronta para ser levada para casa. É realmente incrível!

Entretanto, como nem tudo são flores, muitas pessoas têm sido vítimas de golpes, furtos e fraudes ligados à esta tecnologia. Este tipo de situação gera muitos prejuízos e uma baita dor de cabeça. Pensando nisso, o Império das Milhas traz hoje tudo o que você precisa saber sobre os cartões por aproximação. Se interessou? Então fique por aqui e confira na íntegra agora mesmo!

Não deixe de conferir:

O que é e como funciona o pagamento por aproximação?

Como o próprio nome já diz, o cartão por aproximação funciona de modo que basta aproximar o plástico da maquininha e o pagamento já será efetuado no mesmo momento. Sem exigência de senhas ou qualquer outra comprovação. Esta modalidade de pagamento vem se popularizando cada vez mais no Brasil graças à sua praticidade.

Quem não gosta de fazer compras sem preocupações, não é mesmo? Sendo assim, utilizar cartões por aproximação tem facilitado demais a vida de muitos compradores.Por isso, a maioria dos plásticos emitidos no país já possuem esta tecnologia.

A compra por aproximação ocorre quando o plástico se encontra  até 4 cm de distância da maquininha. A mágica acontece por meio de ondas de rádio emitidas entre o cartão e o aparelho, possibilitando a transação.

Este boom dos pagamentos por aproximação aconteceu justamente durante o conturbado período da pandemia. A necessidade de evitar contato entre pessoas e seus objetos fez muitos compradores optarem por esta modalidade de pagamento. Contudo, a facilidade conquistou o coração dos brasileiros e segue firme até hoje. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito (Abecs), o número de transações realizadas por aproximação cresceu 7 vezes se comparadas às do ano anterior. 

É seguro usar cartão por aproximação?

Em tese, a resposta com certeza é sim! Os plásticos com tecnologia NFC foram idealizados justamente para tornar a vida do consumidor mais simples. Seus dados ficam 100% seguros e tudo é protegido com criptografia de ponta.

Em alguns casos o cartão com tecnologia NFC pode até mesmo ser mais seguro do que os plásticos convencionais. Isso acontece graças à tecnologia mais avançada que é utilizada na proteção dos dados dos cartões por aproximação. A chance deles serem clonados, por exemplo, costuma ser menor.

Recentemente surgiram alguns boatos de que os cartões por aproximação cobravam taxas extras sem o consentimento do consumidor. Entretanto, esta notícia é falta e este tipo de prática é descabida e ilegal. O cartão por aproximação é um plástico comum, como qualquer outro, a diferença está apenas na possibilidade de pagar sem inserir o cartão na maquininha.

Além disso, a maioria dos bancos emissores de cartões  por aproximação estipulam limites de compras para esta modalidade de compra. A maioria das instituições costuma exigir senha nas compras com valores altos, o que inviabiliza compras grandes sem o consentimento do titular.

Riscos do pagamento por aproximação

O maior risco eminente  a este tipo de tecnologia, sem dúvidas, são os furtos e golpes que visam lesar o consumidor. Infelizmente já existem muitos tipos de atividades criminosas e fraudulentas destinadas especialmente aos cartões por aproximação. 

Isso ocorre graças à facilidade na realização de transações. Ou seja, sem senhas, qualquer um consegue usar o plástico. Sendo assim, esta é a importância de se manterem os limites baixos em compras feitas via contactless.

No geral, a maioria dos criminosos agem de forma silenciosa, se aproveitando da inocência ou desatenção dos donos dos cartões. Sendo assim, o ideal é se manter atento e saber exatamente como acontecem estes golpes. Portanto, confira agora mesmo quais são os mais comuns entre os brasileiros:

  • Perdas e furtos: caso o seu cartão seja furtado ou até mesmo se você o perdeu por qualquer outro motivo, fique muito atento! Ao cair nas mãos erradas, o seu cartão pode ser utilizado em diversas compras. Por existir um limite relativamente baixo, os criminosos costumam realizar compras diversas respeitando o teto estipulado pela instituição. De qualquer modo, o prejuízo costuma ser grande. Portanto, esteja sempre atento.
  • Compras com valores indevidos: Infelizmente muitas pessoas agem de má fé e se aproveitam da rapidez das compras por aproximação para cobrarem valores maiores do que o real preço da compra. Por isso, sempre confira os valores.

O que fazer caso sofra um golpe?

Infelizmente muitos brasileiros acabam sendo vítimas deste tipo de prática lesiva. Por isso o ideal é estar informado e agir estrategicamente. Sendo assim, ao perceber que foi vítima de um golpe, o primeiro passo é manter a calma e agir de forma estratégica. O segundo passo é, imediatamente, bloquear o cartão. 

Seja por aplicativo ou telefone, não mantenha o plástico ativo. Ao bloqueá-lo, imediatamente as compras indevidas irão cessar. Após realizar este procedimento, entre em contato com a instituição responsável e explique o ocorrido. A empresa irá realizar o cancelamento e enviar outro plástico até o seu endereço.

Além disso, você deverá contestar as compras indevidas junto ao banco. Este processo pode ser um pouco demorado e burocrático. Ainda, a instituição pode exigir algumas comprovações dos fatos. Contudo, este tipo de situação costuma ser resolvida de forma pacífica e as empresas normalmente restituem os valores sem muitos problemas.

Entretanto, caso isso não aconteça, o ideal é buscar um advogado que possa dar maiores orientações. Em alguns casos extremos é necessário judicializar o ocorrido, o que pode tornar a solução um pouco mais lenta e cansativa. Por isso, o Império traz algumas dicas para que você evite ser vítima deste tipo de situação. Portanto, continue conosco e confira!

Dicas do Império para utilizar cartão por aproximação com segurança

Como já deu para perceber, os cartões por aproximação vieram para facilitar e simplificar as nossas vidas. Entretanto, alguns cuidados especiais podem tornar esta experiência mais proveitosa e sem dores de cabeça. Por isso, confira abaixo as dicas do Império para utilizar o seu cartão por aproximação com segurança!

  • Sempre confira o valor da compra antes de realizar o pagamento
  • Ative as notificações do seu banco e sempre confira o seu extrato de compras
  • Efetue o bloqueio do cartão em qualquer caso de perda. Não espere o pior acontecer
  • Não empreste o seu cartão para terceiros
  • Esteja sempre atento ao seu cartão
  • Desative a opção de pagamentos por aproximação, caso não use com frequência
  • Não deixe o seu cartão nos bolsos da calça ou casaco

Ainda não sabe como escolher o melhor cartão de crédito?

Conheça o TOP 10 melhores cartões do Império!

Pensando nisso, criamos o e-book TOP 10 melhores cartões do Império, especialmente para você. Nele você encontrará uma seleção cuidadosa dos melhores cartões de crédito para quem deseja acumular milhas, visitar salas vip e conseguir diversos benefícios disponíveis no mercado. 

E o melhor: você pode ter acesso a todo este material de forma gratuita. Basta clicar aqui e fazer o download. 

Conheça o Kûara Hotel, em Arraial D’ajuda Conheça Praia do Pontal, no Arraial do Cabo Conheça Fontana di Trevi, em Roma Praia do Futuro em Fortaleza: o que você precisa saber