Aplicativos de viagem: 15 ferramentas que todo viajante deve conhecer

Aplicativos
Aplicativos podem ajudar a planejar a sua viagem

Colocar o pé na estrada é uma das melhores sensações que existe. Entretanto, para evitar algumas surpresas desagradáveis precisamos planejar a nossa viagem. É claro que com a tecnologia tudo isso fica mais fácil, hoje já existe uma variedade de aplicativos que nos ajudam a escolher nosso próximo destino, comprar as passagens mais baratas, reservar o hotel, converter moedas e por aí vai. 

Pensando nisso, elaboramos este post com os nossos aplicativos preferidos para viagem. Tem ferramentas para você utilizar antes, durante e depois da trip. Duvida? Então vem com a gente, pois temos certeza que as suas viagens vão ficar muito mais divertidas. Ah, tem dica bônus no final.

Aplicativos para usar antes da viagem

É isso mesmo, tem ferramentas sobre viagens que são ideais para ser usadas antes de viajar. Para falar a verdade, depois que elas apareceram não conseguimos nem imaginar como planejar uma viagem sem elas. Nesta seção separamos alguns dos melhores aplicativos para monitoramento de voos, reserva de acomodação entre outras coisas. 

Skyscanner

Depois de decidir o destino a primeira coisa que fazemos é buscar as passagens aéreas, pois, geralmente, essa é a maior despesa de uma viagem. Por isso é importante ter uma ajuda nesse momento. O Skyscanner mostra o valor das passagens numa escala de tarifa alta, na média e baixa. Além disso, informa qual o mês mais barato para viajar para um determinado destino. Você também pode criar alertas para receber promoções do trecho que deseja voar.

Booking

Se você não quer correr o risco de chegar ao seu destino e não ter onde ficar a melhor opção é reservar a sua acomodação previamente. No Booking é possível escolher hotéis e pousadas de acordo com a localização, valor da diária, comodidades oferecidas, categoria, etc. O aplicativo também oferece a possibilidade de cancelar gratuitamente e pagar apenas quando chegar na acomodação. 

Airbnb

Para quem curte a experiência de viver como um local o Airbnb é o aplicativo indicado. Com ele você consegue alugar quartos na residência de nativos do seu destino, em qualquer lugar no mundo. Da mesma forma, talvez você só quisesse ficar numa residência típica do local, sem a movimentação de um hotel ou a presença de desconhecidos, o aplicativo também permite que você reserve um apartamento — casa, studio, loft — inteiro.

TripAdvisor

Com certeza você vai querer conhecer as melhores atrações turísticas, bons bares, restaurantes e outras detalhes do lugar. Afinal, ninguém quer sair de casa para ter uma experiência ruim, não é mesmo? Por isso, você não pode deixar o TripAdvisor de fora da sua lista de apps pré viagem. Com ele você consegue ver as avaliações de outros turistas que já visitaram aquele local que você quer muito ir e assim descobrir se vale mesmo à pena ou não. 

Aplicativos para usar durante a viagem

Explorar uma cidade que você nunca visitou nem sempre é fácil. Às vezes o trânsito é um pouco complicado, a oferta de transporte público é pequena, não tem muita informação disponível sobre as atrações turísticas, restaurantes, etc. Nada que bons aplicativos não possam resolver, dá uma olhada nessas ferramentas para usar quando chegar ao seu destino. 

Google Maps

Não importa se você vai a pé, de ônibus, taxi, ferry boat — acontece — ou qualquer que seja o meio de transporte uma coisa é certa: o Google Maps vai mostrar o caminho. Com ele você consegue traçar diferentes rotas, ver o tempo que vai gastar para se locomover e claro, chegar ao local desejado. Além disso, você pode deixar salvo os pontos que pretende visitar, assim fica mais fácil para encontrar as rotas depois. 

FlightStats

Sabe aquelas longas horas no aeroporto esperando por seu voo que não chega? Ou a aflição que é ficar sem saber se seu avião já decolou sem você? Com o FlightStats você fica livre disso. O aplicativo te diz onde o seu avião está, qual sua origem, destino e tempo estimado de voo. A ferramenta é ideal tanto para quem está no aeroporto esperando um voo atrasado ou para quem aguarda alguém chegar de viagem.

Uber

Vamos combinar que não é todo viajante que curte sair por um lugar desconhecido seguindo as coordenadas de um mapa. Muitas pessoas só querem chegar. Nesses casos, o Uber é o seu app número um durante a viagem. Não vamos nem nos alongar explicando com ele funciona, afinal já é um meio de transporte indispensável para muita gente no dia-a-dia. Não poderia ser diferente na viagem. 

Yelp

Às vezes a gente vai para um lugar e quer encontrar o que comer, beber, onde se divertir, enfim, essas coisas que buscamos durante uma viagem. Por isso, o Yelp precisa estar no seu smartphone durante a trip, pois ele utiliza o GPS para encontrar bares, restaurantes, atrações turísticas, festas, lugares para compra, etc. Além disso, o app oferece avaliações de cada estabelecimento. 

AccuWeather

Chega de ser pego desprevenido pela chuva. Esteja preparado para a sua viagem, faça chuva ou faça sol. Com o AccuWeather você fica sabendo a previsão climática dos próximos 10 dias. Além disso, o aplicativo atualiza e apresenta a condição do tempo de cada hora das próximas 48h. A ferramenta também exibe as chances de chuva e a sensação térmica momentânea.

XE Currency

Dizem por aí que quem converte não se diverte, mas nem sempre isso é verdade. Afinal, se você está em outro país e quer adquirir um determinado produto, como saber se realmente vale à pena comprar ou não? Com esse aplicativo você consegue saber o valor de uma moeda em tempo real, além disso, dá para calcular as taxas de câmbio e evitar prejuízos durante sua viagem. 

Splitwise

Esse aplicativo é perfeito para quem viaja em galera. Assim, a ferramenta auxilia no cálculo na hora de dividir os gastos da viagem. Basta inserir o valor gasto em uma determinada compra e, a partir desse valor, o Splitwise dirá quanto ficou para cada pessoa. Portanto, nada de pagar a mais ou ficar devendo, não é?

Wi-Fi Finder

Verdade seja dita, quando estamos viajando nem sempre os dados móveis correspondem como gostaríamos, não é mesmo. Quando viajamos para outro estado as operadoras telefônicas cobram roaming de dados, no exterior então, nem se fala. Por isso, esse app é a nossa salvação, pois ele nos ajuda a encontrar Wi-Fi gratuito por meio do GPS do seu smartphone, isso sem pagar tarifas. 

Verbalizeit

Se você fala mais de um idioma já é uma grande vantagem durante uma viagem internacional. Entretanto, nem todo mundo fala outras línguas ou mesmo talvez você esteja indo para um lugar com o qual não tem afinidade com o dialeto. Nessa hora, ter uma ajuda para conversar com os nativos é muito importante. Assim, com esse aplicativo você consegue se comunicar com pessoas do mundo inteiro sem necessariamente ser um falante. 

Trail Wallet

Um dos queridinhos dos viajantes que planejam suas trips internacionais. Este aplicativo reúne todos os seus gastos e imediatamente os converte para a sua moeda. Ou seja, sempre que o usuário incluir uma compra no sistema, em quantas moedas forem, a ferramente já busca o valor do câmbio atualizado. Dessa forma, você terá um maior controle sobre os seus gastos durante a viagem. O ponto negativo é que o aplicativo só funciona para iOS.

Aplicativos para acumular pontos com a viagem

É claro que não poderíamos terminar este post sem dar uma dica dessas não é? Afinal, se você é viajante raiz sabe que não pode perder nenhuma oportunidade para acumular milhas. Por isso temos aqui essa dica bônus de aplicativo para você. 

Foursquare

Essa é a rede social dos destinos. Você pode adicionar os seus amigos, compartilhar suas atividades em outras plataformas — Twitter, BBM, etc. — ler as críticas de outros viajantes sobre um local, pode comentar e o mais importante: fazer check-in em qualquer lugar. É assim que você acumula pontos, ou seja, sempre que você marca a sua chegada em um destino ganha.

Viajar é uma das melhores coisas que existem no mundo e fica melhor ainda quando a gente consegue ferramentas para nos ajudar nessa missão. Por isso, aproveite esses aplicativos, eles não custam nada e oferecem muitos benefícios. Agora que você já pode começar a planejar sua nova trip. Partiu?

Ah, se está na dúvida sobre seu próximo destino ou quer saber as principais notícias e novidades obre o mundo das viagens, fique conosco. Aqui no Império nós estamos sempre com um conteúdo para facilitar a sua jornada. Então, que tal conhecer esses três guias de destinos?

O que fazer em Curitiba em 3 dias: Roteiro para 2024 Como abrir uma conta em dólar no Brasil Unidas Mastercard 2024: tudo sobre a parceria no aluguel de carros O que são Milhas aéreas?